Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....??????????????

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
pola




Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/04/2014
Idade : 31

AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....?????????????? Empty
MensagemAssunto: AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....??????????????   AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....?????????????? EmptyQui maio 22, 2014 7:39 pm

Brincar é fundamental para o desenvolvimento humano. Inúmeras pesquisas bibliográficas já foram realizadas e publicadas sobre a importância do brincar e comprovam os benefícios que o ato de brincar proporciona. O texto da web aula localiza o brincar e a brinquedoteca no âmbito legal. Sobre esse aspecto assinale a alternativa correta:
Alternativas

1 - O Estatuto da Criança e do Adolescente fala de liberdade mas não especificamente sobre o brincar.
2 - A Declaração dos direitos humanos reconhece a criança como sujeito de direitos mas não menciona atividade recreativa ou lazer.
3 - A primeira medida legal referente à brinquedoteca é representada pela Lei 11.104, sancionada em 21 de março de 2005, que beneficia o atendimento à criança hospitalizada.
4 - Segundo o Dr Drauzio Viegas, atualmente todos os hospitais que atendem a criança em caráter de internação possuem brinquedoteca.
5 - A brinquedoteca ainda não é um dos critérios que subsidia o ato de reconhecimento do curso de Pedagogia, dessa forma também não pode se tornar uma tendência para a proposta de políticas públicas que incentivam a implantação de brinquedotecas nas escolas.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
A brinquedoteca é um espaço recente no contexto escolar e foi criada a partir do reconhecimento da necessidade que a criança possui de um espaço intencionalmente organizado destinado ao exercício lúdico. De acordo com o texto estudado, essa necessidade surge porque:

I - O desenvolvimento sócio econômico da urbanidade condicionou as pessoas a viverem em espaços cada vez mais restritos, deixando na história práticas culturalmente comuns como o brincar na rua ou no quintal de casa.

II - A falta de segurança restringe o brincar da criança para locais vigiados.

III - A situação é generalizada no mundo todo. As crianças não brincam mais na rua.

IV - A escola é um dos espaços educativos onde ainda se promove a brincadeira, mas em tempo restrito.
Alternativas

1 - As alternativas I, III e IV estão corretas
2 - As alternativas I, II e III estão corretas
3 - Somente a alternativa III está correta
4 - As alternativas I, II e IV estão corretas.
5 - Todas as alternativas estão corretas
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Assinale F para Falso e V para Verdadeiro nas alternativas a seguir:

( ) A conquista pelos direitos da criança tem avançado gradativamente, entretanto, falta muito para que todas as crianças tenham uma vida digna.
( ) A brinquedoteca é um espaço para brincar e deve ser um direito somente da criança que está matriculada e frequentando a escola.
( ) A brinquedoteca é um espaço lúdico destinado à criança e pode se tornar um ambiente propício para o exercício da participação política, já conquistado desde 1989 na Convenção dos Direitos da Criança (CDC).
( ) Brincar nesse ambiente pode desenvolver a autonomia da criança pela liberdade de escolher com o que deseja brincar, o que também favorece a iniciativa, a criatividade, o senso crítico e a responsabilidade.
Alternativas

1 - V, F, V, V
2 - V, V, F, V
3 - F, F, V, V
4 - F, V, V, V
5 - V, F, F, V
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Leia atentamente os textos I e II.

Texto I - Há uma política pública que incentiva o implantação de brinquedotecas nas escolas – O Programa Mais Educação do Governo Federal. Conforme a Secretaria de Educação de Londrina, para usufruir desse benefício, a escola deve oferecer ampliação de jornada e dispor de espaço físico.

Texto II - Infelizmente, a realidade das escolas públicas no Brasil revela uma condição deficitária pela qual muitas escolas não podem amoldar-se aos requisitos básicos para instalação de uma brinquedoteca em sua estrutura física. Esse é um dos aspectos que expõe algumas fragilidades no alargamento da proposta de instalação de brinquedotecas no Brasil: as escolas carecem de espaço e recursos.

Acerca desse enunciado, assinale a opção correta.
Alternativas

1 - As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira..
2 - As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
3 - A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
4 - A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
5 - Tanto a primeira como a segunda asserção são proposições falsas
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
Sobre a compreensão e funcionalidade da brinquedoteca, como otimizar esse espaço e qual é a função do brinquedista, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas

1 - Os espaços comerciais oferecem espaços para brincar, atraem os pais que optam pelos locais que demonstram respeito à criança, mas a principal intenção desses estabelecimentos é atrair consumidores.
2 - Há estabelecimentos comerciais que instalam brinquedotecas pensando somente no lucro, propondo espaços inadequados onde a criança não se sente à vontade para brincar, os brinquedos não são acessíveis, mas ornamentais.
3 - Existe atualmente no Brasil várias modalidades de brinquedotecas, em espaços públicos e privados.
4 - A incompreensão sobre a funcionalidade desse espaço alcança inclusive os professores das escolas que possuem brinquedotecas.
5 - Condomínios, edifícios residenciais, shoppings, restaurantes, academias, entre outros, possuem orientações pedagógicas e didáticas para implantar brinquedotecas e não estão associadas ao consumo.


AV 2
QUESTÃO 1

Muitos teóricos defendem a participação infantil e afirmam que a criança é ator social, pode e deve emitir opiniões, sugerir, contribuir em assuntos que lhes dizem respeito. Nos conceitos abaixo, assinale a correta:
Alternativas

1 - Tomás (2006) defende que a criança não é mero receptor das influências a que está sujeita, é também um ator em contínuo desenvolvimento e om opinião própria.
2 - Müller (2007), afirma que os esforços estão sendo intensificados para pensar e lutar pela vida comunitária aceitável, e que hoje todas as crianças têm o seu lugar e são respeitadas.
3 - Sarmento (2004) diz que o melhor lugar para se conhecer limites e liberdades é na vida institucionalizada da criança.
4 - Freire (1996) diz que “saber que devo respeito à autonomia e à identidade do educando não exige prática condizente com este saber”.
5 - Tonucci (2005), defende que ouvir a criança significa apreciar o que elas falam, sem contudo levar a sério as suas contribuições ou buscar caminhos para efetivar suas propostas
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
A brinquedoteca é um espaço ideal para a formação dos valores humanos e por isso os princípios orientadores das ações com as crianças, mencionados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil devem ser trabalhados pelo brinquedista. Sobre a definição dos princípios assinale a alternativa incorreta:
Alternativas

1 - Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
2 - Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade.
3 - Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão
4 - Político: do respeito à ordem democrática.
5 - Estético: respeito ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Sobre as atribuições do brinquedista para organizar o espaço físico da brinquedoteca, assinale a alternativa que não pertence ao grupo de atribuições:
Alternativas

1 - Planejar e aplicar propostas lúdicas com as crianças, desafiando pensamento e habilidades; Agendar visitas com escolas;
2 - Controlar o tempo das brincadeiras, indicar quais jogos devem ser utilizados e aplicar atividades pedagógicas de registro;
3 - Analisar, classificar e catalogar os jogos, brinquedos e materiais de forma a facilitar o acesso e possibilitar sua localização;
4 - Organizar um arquivo com catálogos de brinquedos, endereços de lojas;
5 - Organizar pastas contendo regras dos jogos; conservar todo acervo;
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Frequentemente nos deparamos com situações em que os adultos iniciam algo com as crianças e não concluem. Tonucci ressalta a importância de concluir projetos e atividades propostas às crianças. Segundo Tonucci:
Alternativas

1 - As crianças não possuem interesse em desenvolver outros projetos;
2 - Precisamos cumprir os aspectos burocráticos
3 - Devemos ser criativos e sempre inventar propostas ainda que não dê tempo de concluir.
4 - Precisamos alimentar a esperança das crianças.
5 - O cumprimento das propostas mostra ética no ensino.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
Podemos definir como próprias do espaço da brinquedoteca: o brincar, a liberdade e a ética. Sobre a definição desses conceitos, assinale F para Falso e V para verdadeiro:
( ) Autonomia significa ser capaz de considerar os fatores relevantes para decidir qual deve ser o melhor caminho da ação.
( ) Autonomia é a mesma coisa que liberdade completa. Não pode haver moralidade quando alguém considera somente o seu ponto de vista.
( ) Se também consideramos o ponto de vista das outras pessoas, veremos que não somos livres para mentir, quebrar promessas ou agir irrefletidamente.
( ) As ações relacionadas à proposta da brinquedoteca estão diretamente voltadas a questões políticas de convívio social.
Alternativas

1 - F, V, V, F
2 - V, F, V, F
3 - V, F, V, V
4 - V, V, F, V
5 - F, V, F, V
Ir para o topo Ir para baixo
Angel Mary




Mensagens : 14
Data de inscrição : 08/11/2013

AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....?????????????? Empty
MensagemAssunto: FOI DIRETO AS DUAS   AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....?????????????? EmptyDom maio 25, 2014 1:10 pm

PASSOU DIRETO AS DUAS AVALIAÇÕES ASSIM:
AV1 AV2
1-3 1-1
2-4 2-5
3-1 3-2
4-1 4-4
5-5 5-3
Ir para o topo Ir para baixo
danyelly




Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/05/2014

AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....?????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....??????????????   AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....?????????????? EmptySáb maio 31, 2014 3:24 pm

Angel Mary escreveu:
PASSOU DIRETO AS DUAS AVALIAÇÕES ASSIM:
AV1            AV2
1-3             1-1
2-4             2-5
3-1             3-2
4-1             4-4
5-5             5-3
MAS É DAS MESMAS PERGUNTAS
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....?????????????? Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....??????????????   AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....?????????????? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AV 1, AV 2 SEMINÁRIO IV QUEM JÁ FEZ....??????????????
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» quem fez esse seminário?
» Ajuda ai.. quem já fez???
» quem fez a av2 de alfabetizaçao e letramento
» AV2 LUCIDADE E EDUCAÇÃO 4 sem - quem ja fez ajuda aí................
» AVALIAÇÃO VIRTUAL DE GEOMETRIA QUEM JÁ FEL?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: