Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 av 1 e 2 lucidade e educação

Ir para baixo 
AutorMensagem
danyelly




Mensagens : 6
Data de inscrição : 31/05/2014

av 1 e 2 lucidade e educação Empty
MensagemAssunto: av 1 e 2 lucidade e educação   av 1 e 2 lucidade e educação EmptySáb maio 31, 2014 3:10 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa a baixo que demonstra como o adulto durante as atividades lúdicas podem ser um mediador de novos conhecimentos para a criança, segundo a perspectiva de Vygotsky.
Alternativas

1 - Na medida em que reconhece que o planejamento é de sua responsabilidade e organiza as atividades sem que haja a interação da criança.
2 - Ao conceber que a criança é um ser ativo e participativo, devendo, construir novos conhecimentos sem a intervenção do adulto.
3 - Ao reconhecer que a criança não é dotada de inteligência devendo sempre se ensinada por um adulto.
4 - Quando acredita que a criança aprende somente por meio da interação com os brinquedos.
5 - Quando reconhece que é por meio da interação da criança com o adulto que a criança começa a imitá-lo, dando inicio ao seu processo de humanização.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
Na sala do Pré II da escola “Chapeuzinho vermelho” a professora Ana Cláudia organizou para seus alunos uma atividade lúdica em que os alunos deveriam se organizar em dois grupos e passarem a bola por cima da cabeça e depois por baixo das pernas, sendo que vencia o grupo que terminasse de passar a bola primeiro. Mas, sua aluna Carla, recusou-se a participar da brincadeira e imediatamente a professora Ana Cláudia colocou-a no continho do castigo. Diante desta situação “Heloysa Dantas” diz que o professor precisa compreender que .... . Assinale a alternativa correta.

Alternativas

1 - Nem toda atividade lúdica é prazerosa para a criança.
2 - A criança não é capaz de compreender as atividades lúdicas dirigidas.
3 - A criança é livre para escolher como participar da brincadeira, mas não é livre para escolher do que quer brincar.
4 - A liberdade da brincadeira esta na oportunidade que o adulto dá a criança de brincar.
5 - É um direito de toda criança recusar-se a brincar da brincadeira proposta pelo professor.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Ao problematizar  o diálogo existente entre o “Jogo-trabalho”, Heloysa Dantas procura instrumentalizar o professor de como ele pode utilizar o jogo em sua organização docente sem que ele tenha um caráter tarefeiro. Assinale a alternativa que contempla esta ação.
Alternativas

1 - Todas as vezes que o professor conta uma história para a criança deve pedir que ao final ela  faça um desenho.
2 - Todas as atividades lúdicas devem ser um meio para atingir um objetivo pedagógico, assim, o jogo é pedagogizado.
3 - Como jogo e as brincadeiras infantis ocupam o maior tempo da criança, o professor precisa compreender que eles são a materialização do trabalho infantil.
4 - O jogo na educação infantil deve assegurar a liberdade, caso contrário torna-se obrigação.
5 - Por ser “inútil”, “fútil”, do ponto de vista imediato, a ludicidade deve ser cada vez mais substituída pelos trabalhos pedagógicos.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Janaina tem quatro anos e frequenta o Centro de Educação Infantil “Criança Feliz”. Todos os dias ao chegar a sua casa Janaina coloca suas bonecas sentada uma ao lado da outra brinca de escolinha Cabeleireira. O curioso deste fato é que a mãe de Janina é cabeleireira. Para Vygotsky que fase Lúdica Janaina se encontra. Assinale a alternativa correta.
Alternativas

1 - Jogos de exercício.
2 - Jogo de papéis sociais.
3 - Jogo de Construção.
4 - Jogos de Regra.
5 - Jogo Operatório Concreto.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
O direito a liberdade de brincar da criança não deve ser relacionada ao fato de excluirmos o adulto desta ação lúdica, ao contrário, o adulto deve fazer parte em alguns momentos de ludicidade infantil. Desta forma, assinale a alternativa que materializada de que forma liberdade de brincar da criança deve ser preservada pelo adulto.
Alternativas

1 - Povoando o espaço da criança com um amontoado de brinquedos.
2 - Desconsiderando necessária a presença do lúdico na escola.
3 - Povoando o espaço com jogos dirigidos pelo adulto.
4 - Povoando o espaço com jogos viáveis as necessidades das crianças, bem como, passíveis de utilização autônoma pela criança.
5 - Incluindo o jogo dirigido pelo professor em seu planejamento.
Sua resposta

Sem resposta
av 2
 Questão 1

Nota: Não gerada
Sabemos que em tempos passados contemplar atividades lúdicas no planejamento do professor, era interpretado como mero passa tempo ou perda de tempo educacional. Atualmente o lúdico vem sendo reconhecido e valorizado pela comunidade escolar, fato que tem levado varias escolas contemplarem em seus espaços uma Brinquedoteca. Com base no exposto assinale a alternativa que demonstra qual deve ser o propósito da Brinquedoteca escolar.
1) A Brinquedoteca deve ser utilizada nas escolas como um espaço para se guardar os brinquedos.
2) A Brinquedoteca deve ser utilizada nas escolas como um passa tempo de criança e um momento de descanso para o professor.
3) A Brinquedoteca deve ser utilizada nas escolas como um espaço em que a criança brinca e também aprende livremente.
4) A Brinquedoteca deve ser utilizada nas escolas apenas como mais uma atividade complementar do currículo.
5) A Brinquedoteca também pode ser utilizada nas escolas como um local para os professor observar como esta o desenvolvimento do seu aluno, tendo como aliado o lúdico.
Alternativas

1 - estão correta as alternativas 1, 2, 3.
2 - estão correta as alternativas 3, 5.
3 - estão correta as alternativas 2, 3, 4.
4 - estão correta as alternativas 1, 3, 5.
5 - estão correta as alternativas 3, 4.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
As Brinquedotecas trazem inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças. Diante deste fato assinale a alternativa que Não é objetivo da Brinquedoteca, portanto, descaracteriza a sua função.
Alternativas

1 - Valorizar o ato de brincar de forma espontânea.
2 - Fazer a criança ser submissa às regras impostas pelo professor no espaço da Brinquedoteca
3 - Resgatar o espaço e o tempo de brincar; possibilitar o acesso a brinquedos.
4 - Estimular o desenvolvimento da concentração e atenção.
5 - Proporcionar a construção de conhecimentos.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Como o espaço da Brinquedoteca deve ser utilizada pela criança. Assinale a alternativa correta.
Alternativas

1 - De forma livre
2 - De forma dirigida pelo adulto
3 - Sobre a permissão e orientação do professor
4 - Quando estiver contemplada no planejamento do professor
5 - Quando tiver apenas objetivos pedagógicos.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Teóricos e Pesquisadores da educação reconhecem que a Brinquedoteca traze inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças. Diante deste contexto assinale a alternativa que Não é objetivo da Brinquedoteca.

Alternativas

1 - Reconhecer que o ato de brincar deve ser espontâneo.
2 - Promover um o espaço lúdico para a criança brincar;
3 - Estimular o desenvolvimento da concentração e atenção.
4 - Reconhecer que a construção de regas na Brinquedoteca deve ser de forma unilateral.
5 - Possibilitar acesso autônomo para os brinquedos.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
Ângela é Brinquedista. Assinale a alternativa que demonstra qual deve ser a postura de Ângela dentro da Brinquedoteca ao interagir com as crianças.
Alternativas

1 - Ângela deve observar a interação das crianças com os objetos e com elas mesmas.
2 - Ângela deve organizar os cantos de acordo com as necessidades das crianças.
3 - Ângela deve apenas zelar pelo bom funcionamento da brinquedoteca.
4 - Ângela deve apenas repor os brinquedos quebrados.
5 - Ângela deve apenas se preocupar com a organização dos espaços.
Sua resposta

Sem resposta

 affraid por favor me ajudem
Ir para o topo Ir para baixo
 
av 1 e 2 lucidade e educação
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» lucidade e educaçao
» Lucidade e Educação AV 1 e AV 2
» result. da prova lucidade e educação????
» AV 1- AV2 - PED - SEM 4 - LUCIDADE E EDUCAÇÃO
» prova lucidade e educaçao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: