Questão 1
Nota: Não gerada
Leia as alternativas sobre a história da infância e como a criança era considerada pela sociedade medieval. Assinale o item incorreto:
Alternativas
1 - Para se tornar boa para a sociedade, a criança era castigada e punida.
2 - A sociedade medieval considerava a infância em todas as suas peculiaridades, tratava a criança como sujeito de direitos.
3 - A criança era vista como fruto do pecado, logo que nascia deveria ser batizada.
4 - A roda dos rejeitados (ou roda dos expostos) foi uma instituição que acolheu a criança abandonada pelos pais, perdurou no Brasil até 1950.
5 - A prática da disciplina pelo castigo físico ainda permanece como paradigma em muitas famílias.
Sua resposta
Sem resposta
Questão 2
Nota: Não gerada
Assinale a alternativa incorreta na ação didática do planejamento.
Alternativas
1 - Planejar é necessário e orienta a ação didática no dia a dia do professor em sala de aula
2 - O planejamento envolve o que se pretende ensinar, os recursos necessários, o tempo de execução e forma de avaliação
3 - Os conteúdos a serem trabalhados na Educação Infantil estão disponíveis no Referencial Curricular Nacional (RCNEI), o qual tem como objetivo a obrigatoriedade de sua utilização no planejamento do professor
4 - Assim como a rotina, o planejamento também deve ser flexível, de acordo com a necessidade apresentada pela turma
5 - Traçar os objetivos é essencial, visto ser essa a forma de mostrar a intencionalidade da ação didática
Sua resposta
Sem resposta
Questão 3
Nota: Não gerada
Os pensadores e teóricas da infância tiveram grande importância na história, contribuindo para a conquista dos direitos de ser criança e viver a infância com mais qualidade. Sobre as ações desses pensadores, assinale a alternativa correta: Afirmou que "a infância tem maneiras de ver, de pensar e de sentir que lhe são próprias".
Alternativas
1 - Rousseau
2 - Decroly
3 - Montessori
4 - Froebel
5 - Pestalozzi
Sua resposta
Sem resposta
Questão 4
Nota: Não gerada
Leia atentamente os itens abaixo e assinale F para Falso e V para Verdadeiro no que se refere à legalização dos direitos da criança, o respeito à infância e demais documentos oficiais:
( ) Com a Constituição Federal de 1988, a educação infantil passa a fazer parte da educação básica.
( ) As primeiras Instituições de Educação Infantil, ainda de caráter assistencialista, eram norteadas pelo Referencial Curricular Nacional, documento proposto pelo MEC – Ministério de Educação.
( ) Somente com a LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é que a educação infantil volta o seu foco para o desenvolvimento integral da criança.
( ) O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, considera criança até os sete anos de idade, quando esta ingressa na educação básica.
Alternativas
1 - V, V, F, F
2 - V, F, V, F
3 - F, F, V, F
4 - F, F, F, V
5 - V, V, V, F
Sua resposta
Sem resposta
Questão 5
Nota: Não gerada
Na França no século XVIII, quando a Revolução Industrial alterou o modo de produção e a mulher foi inserida no mercado de trabalho para que esta também contribuísse para a melhoria das condições financeiras de sua família, nascem as instituições de educação infantil, a creche. Qual era o objetivo inicial? Assinale a alternativa verdadeira:
Alternativas
1 - As primeiras creches surgiram com a finalidade de atender prioritariamente as necessidades da criança.
2 - As primeiras creches tinham o caráter educativo e obrigatório
3 - O principal objetivo era acolher a criança rejeitada pelos pais
4 - As primeiras instituições surgiram para suprir as necessidades de alimentação e estimulação da criança
5 - O objetivo era atender a necessidade da mulher que ingressava no mercado de trabalho.
Sua resposta
Sem resposta
av 2
Questão 1
Nota: Não gerada
Assinale a alternativa INCORRETA que dispõe sobre a organização do tempo segundo o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil - RCNEI:
Alternativas
1 - A rotina pode auxiliar ou limitar a aprendizagem, dependendo da forma segundo a qual é organizada.
2 - A rotina, nas classes de Educação Infantil, representa um instrumento de auxílio ao professor quanto à organização de seu próprio tempo apenas visto que as crianças, nesta idade, não dispõem de capacidade para compreendê-la, sendo, portanto, disciplinadora e arbitrária.
3 - Rotinas rígidas e inflexíveis limitam o desenvolvimento da criança.
4 - A rigidez e a inflexibilidade também limitam o trabalho do professor, pois tornam seu trabalho repetitivo e monótono.
5 - A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.
Sua resposta
Sem resposta
Questão 2
Nota: Não gerada
Assinale “V” para afirmativas verdadeiras e “F” para falsas no que se refere ao papel a ser desenvolvido pelo profissional da Educação Infantil.
( ) É indispensável a condição de ser mulher para que se possa atuar na Educação
Infantil, ainda que não seja necessário que esta tenha formação específica;
( ) Não cabe ao profissional atentar aos cuidados básicos da criança, pois tal tarefa
cabe aos auxiliares/atendentes;
( ) O profissional deve ser qualificado e ter capacidade para compreender o
desenvolvimento infantil;
( ) O professor deve ser unicamente capaz de encaminhar atividades que estimulem o treino motor do aluno, visando preparar a criança para o Ensino Fundamental.
Assinale a sequência correta:
Alternativas
1 - F, F, V, F
2 - V, V, F, V
3 - V, F, V, F
4 - F, F, V, V
5 - F, V, V, F
Sua resposta
Sem resposta
Questão 3
Nota: Não gerada
A Educação Infantil tem como principal objetivo:
Alternativas
1 - Priorizar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que enfatizem o ensino de conteúdos em detrimento do lúdico
2 - Atender às mesmas exigências previstas para os anos iniciais do Ensino Fundamental através da implantação de um currículo formal
3 - Pensar a criança e seus processos de constituição como sujeitos em diferentes contextos sociais, suas capacidades criativas, intelectuais, expressivas, afetivas e estéticas
4 - Organizar somente atividades recreativas e não pedagógicas, de acordo com a faixa etária das crianças pequenas, para estimular a aprendizagem.
5 - Compreender a criança como um ser frágil, em contextos específicos, que necessita de um padrão de ensino modelado pelos adultos
Sua resposta
Sem resposta
Questão 4
Nota: Não gerada
Na Educação Infantil não cabe aplicar uma avaliação quantitativa, porém é possível avaliar qualitativamente aspectos relacionados ao desenvolvimento das crianças. A avaliação na Educação Infantil tem, portanto, como objetivo:
Alternativas
1 - indicar que algo não vai bem com a criança, não sendo necessária a intervenção pedagógica.
2 - informar a família pelo registro sobre a criança, sem vínculo com o trabalho educativo.
3 - registrar/diagnosticar se os objetivos de ensino foram cumpridos na íntegra sem a preocupação com o desenvolvimento infantil.
4 - atribuir uma medida quantitativa ao desenvolvimento da criança
5 - registrar/diagnosticar os processos de aprendizagem/desenvolvimento da criança e a qualidade da mediação do educador
Sua resposta
Sem resposta
Questão 5
Nota: Não gerada
São objetivos da proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil, assegurar:
Alternativas
1 - O cuidado, exclusivamente, durante os anos em que a criança estiver na creche, visto que é objetivo primeiro destas instituições prestar educação assistencialista
2 - O cuidado, exclusivamente, a ser prestado pela creche em relação à criança, visto que educá-la atestaria a incapacidade da mãe de fazê-lo no próprio ambiente familiar.
3 -
O cuidar e o educar como aspectos indissociáveis tanto na creche quanto na pré-escola
4 - O educar, exclusivamente, a ser realizado pela pré-escola, apenas, visto que a criança só tem habilidades para adquirir qualquer tipo de conhecimento nesta etapa da Educação Infantil
5 -
O educar, exclusivamente, a ser realizado pela creche, apenas, visto que é nesta etapa que a criança encontra-se mais apta a nova aprendizagens
Sua resposta
Sem resposta
me ajudem se puderem,por favor, não consigo fazer