Alguém fez??
Av 1PEDAGOGIA - SEMINÁRIOS III
Questão 1
Por que a alfabetização visual é necessária, segundo Camargo (apud REZENDE, 2005) ?
• Pois significa o mesmo que alfabetização normal, ou seja, aprender a ler e escrever e isso é importante.
• Pois se as crianças não receberem estímulos visuais, não ocorre o desenvolvimento intelectual.
• Pois ao ser visualmente alfabetizado, o sujeito aprende a comtrolar seus impulsos emocionais.
• Pois a imagem foi o primeiro meio de comunicação com o outro, ou seja, ela constrói significado, e esse significado é simbólico. Desta forma, dialogamos com o mundo por intermédio das imagens.
• Pois saber ler imagens é a base para outra forma de alfabetização, a alfabetização auditiva.
Questão 2
O que significa dizer que o mundo dos alunos hoje em dia é polifônico e policrômico?
• Significa dizer que os estímulos que recebem são cheios de cores, imagens e sons.
• Significa dizer que os estímulos que recebem são cheios de odores, imagens e sons.
• Significa dizer que os estímulos que recebem são cheios de cores, sensações táteis e sons.
• Significa dizer que os estímulos que recebem são cheios de cores, odores e sensações táteis.
• Significa dizer que os estímulos que recebem são cheios de cores, imagens e sabores.
Questão 3
Segundo Barbosa (1998), o que explica o medo dos professores brasileiros quanto ao uso de imagens?
• A pornografia e violência por trás dessas imagens.
• A defesa pela aprendizagem realizada apenas por leitura e imaginação.
• A necessidade de manter as aulas em um nível de profunda discussão e reflexão, sem banalização e superficialidade.
• A possibilidade dos alunos não aprenderem mais a ler.
• Os professores abrem mão da televisão, das obras de arte e imagens em geral, por temerem a sedução de seus alunos por elas.
Questão 4
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), o que o conhecimento em Artes possibilita?
• Evoluir na escala social, de forma a se tornar uma pessoa mais culta e rica.
• Que os alunos se interessem pela profissão de Professor de Artes.
• O surgimento de gênios dentro das escolas, algo importante para o desenvolvimento nacional.
• Reconhecer as diversidades, construir uma autoimagem positiva, a se integrar com o grupo e construção da autonomia.
• Formação política, fazendo do aluno um sujeito consciente das condições opressoras do sistema.
Questão 5
Em uma perspectiva antropológica, o que é uma produção artística e cultural?
• conjunto de técnicas para pintar e compor, por exemplo
• um modo pelo qual os sujeitos entendem e marcam a sua existência no mundo
• um modo de domínio de uma classe social sobre a outra
• uma maneira legítima de criar algo decente em um mundo onde nada se cria na verdade
• o mesmo que criação artística, simplesmente
AV 2 - PEDAGOGIA - SEMINÁRIOS III
Questão 1
Qual o objetivo da interdisciplinaridade?
• possibilitar que as pessoas amem e respeitem umas às outras
• gerar intensos confrontos entre as ciências para que elas se fortaleçam cada uma em seu lugar
• servir como uma utopia, uma ideia impossível na verdade, mas que leva as pessoas a sonhar com uma outra educação
• destruir as disciplinas, pois no futuro todo o conhecimento será um só
• construir um conhecimento da totalidade, rompendo com as fronteiras das disciplinas.
Questão 2
Quando podemos dizer que ocorre uma aprendizagem significativa?
• quando o aluno gosta daquilo que aprendeu com o professor
• quando uma nova informação adquirida "ancora-se" em conceitos relevantes previamente existentes na estrutura cognitiva do aprendiz.
• quando se adquire um conhecimento útil para a sociedade
• quando aquilo que a pessoa aprendeu foi aplicado na solução de um problema prático em áreas materiais como saúde e engenharia
• quando aquilo que foi aprendido jamais será esquecido pela pessoa
Questão 3
Afirmamos que nós brasileiros somos resultado de um hibridismo. Isso significa que:
• O Brasil não tem identidade alguma.
• O Brasil não apresenta uma cultura que possa ser estudada por ser muito confusa e complexa.
• O Brasil se caracteriza pela mistura de etnias e diversas culturas.
• O Brasil não tem uma direção de desenvolvimento econômico e político, pois a cada momento histórico “vai para um lado” diferente.
• O Brasil é composto por uma população que não consegue valorizar a si mesma por não ter condições de saber quem é e o que faz aqui.
Questão 4
Um dos objetivos do multiculturalismo, segundo Canen (2002), é:
• Buscar respostas plurais para incorporar a diversidade cultural e o desafio a preconceitos, nos diversos campos da vida social, incluindo a educação.
• Combater a diversidade cultural e preservar preconceitos historicamente construídos.
• É ser fonte de criação artística para editores de moda, não tendo qualquer relação com educação.
• Despertar nos alunos o desejo por fazer viagens internacionais
• Obrigar as pessoas a aceitarem, mesmo a contragosto, a invasão de estranhos em suas cidades para que com o tempo haja respeito entre as pessoas.
Questão 5
O que é Educação Multicultural segundo a visão antropológica?
• uma experiência humana extraordinária.
• uma recente descoberta das sociedades modernas e etnicamente complexas.
• uma experiência humana normal e não uma recente descoberta das sociedades modernas e etnicamente complexas.
• uma educação que visa fazer com que a pessoa abandone seus valores culturais e ponha outros no lugar.
• o ensino de diversas línguas estrangeiras para uma só pessoa