Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 av1 e av2 interdiciplinar

Ir para baixo 
AutorMensagem
CPC




Mensagens : 107
Data de inscrição : 24/08/2013

av1 e av2 interdiciplinar Empty
MensagemAssunto: av1 e av2 interdiciplinar   av1 e av2 interdiciplinar EmptySeg Jun 09, 2014 9:29 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
As crianças devem ter a oportunidade de desenvolver sua afetividade. É preciso dar-lhes condições para que seu emocional floresça, se expanda, ganhe espaço. (ROSSINI, 2001, p.15). Analisando a citação e pensando sobre a importância do afeto é incorreto afirmar que:

Alternativas

1 -
Quanto mais uma criança se sente amada, mais segura, menos ansiosa e provavelmente mais disciplinada ela será e consequentemente seu rendimento nas aulas será satisfatório.

2 -
Um dos autores de destaque que pesquisou acerca da afetividade foi Henri Wallon.

3 -
A afetividade tem uma concepção mais ampla, envolvendo maiores manifestações, englobando sentimentos (origem psicológica) e emoções (origem biológica).

4 -
Na educação infantil, a preocupação com as emoções dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem torna possível o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos biológico, psíquico, cognitivo e social.

5 -
Os adultos com os quais as crianças convivem, tem pouca importância em sua formação, pois em primeiro lugar estão os amigos da educação infantil.

Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
A educação escolar tem que agir no sentido de proteger, educar e integrar as emoções do educando, é importante que as crianças aprendam desde muito cedo que podem levar inteligência à suas emoções. Sobre o Trabalho Pedagógico podemos assinalar como incorreta a alternativa:

Alternativas

1 -
Os objetivos do trabalho a ser desenvolvido não podem desconsiderar o ponto de vista da criança, isto é, pensar em conhecimentos relevantes que tomam a criança como ponto de referência.

2 -
É necessário levar em conta o que a criança já sabe sobre o objeto a ser aprendido, pois aumenta as possibilidades de construir uma aprendizagem significativa.

3 -
Organizar conteúdos de ensino de forma aleatória, não respeitando a lógica da organização do conhecimento na área, facilita o processo de apropriação do objeto de conhecimento.

4 -
A escolha das atividades de ensino envolve a relação entre o educador e a criança.

5 -
A afetividade está presente em todas as principais decisões de ensino assumidas pelo educador no contexto da Educação Infantil, inclusive na avaliação da aprendizagem.

Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
De acordo com Strocchi (2003, p.13), a autoestima é a “[...] a postura que cada pessoa tem em relação a si mesma” e deve ser considerada nos seguintes aspectos: (assinale a alternativa correta)
Alternativas

1 - Cognitivo, Emotivo e Potencial;
2 - Cognitivo, Emotivo e Comportamental;
3 - Cognitivo, Emotivo e Relacional;
4 - Reflexivo, Emotivo e Comportamental;
5 - Cognitivo, Egocêntrico e Comportamental;
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
A escola pode ser um ambiente que propicia a cada criança aprender a conhecer e regular suas emoções de forma inteligente. Pode propiciar uma convivência entre o cognitivo e o emocional, e esta convivência, uma vez estabelecida, serve de solo fértil para o desenvolvimento da persistência diante das frustrações, da empatia, e principalmente, do auto controle. Sobre as emoções é incorreto afirmar que:
Alternativas

1 - As crianças frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais;
2 - Ingressar numa escola de Educação Infantil é uma situação nova que pode provocar medo, cabe a todos na creche saber como lidar com essa realidade para evitar dificuldades no futuro.
3 - É urgente uma educação voltada para um ser dotado de corpo, espírito, razão e emoção;
4 - Oferecendo ao aluno o direito de ser ouvido e compreendido, os professores dão ao aluno a oportunidade de ser um indisciplinado, pois o atendimento individualizado leva os demais alunos a se dispersarem.
5 - Um trabalho carregado de afetividade dos professores é fundamental para que os pequenos se sintam confiantes e protegidos.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
Sobre a autoestima é incorreto afirmar que:
Alternativas

1 - A autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo sempre intrinsecamente negativa.
2 - A autoestima é uma das necessidades humanas como um processo vital que oferece força, resistência e capacidade de regeneração
3 - A construção da autoestima depende de um contexto afetivamente positivo que possa fortalecer, privilegiar e permitir a imagem da criança que está em construção.
4 - As decisões sobre as condições de ensino assumidas pelo educador, apresenta inúmeras situações com implicações afetivas para a criança.
5 - O dialogo que o professor estabelece com as crianças diariamente demonstra sua preocupação para com as emoções da criança e contribui com a autoestima.
Sua resposta

Sem resposta
Ir para o topo Ir para baixo
CPC




Mensagens : 107
Data de inscrição : 24/08/2013

av1 e av2 interdiciplinar Empty
MensagemAssunto: av 2 interdiciplinar   av1 e av2 interdiciplinar EmptySeg Jun 09, 2014 9:31 pm

Questão 1

Nota: Não gerada
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal". Nesse sentido, é incorreto afirmar que:
Alternativas

1 - Ser autônomo significa não cumprir as regras estabelecidas pelo Centro de Educação Infantil.
2 - O objetivo da educação das crianças de 0 a 5 anos consiste na promoção da autonomia
3 - A autonomia pode ser uma referência nas tarefas de cuidar, educar e acolher.
4 - A criança autônoma possui a capacidade de seguir suas próprias orientações na execução de uma tarefa.
5 - Autonomia é a possibilidade de decidir e saber por que realizar determinada ação.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 2

Nota: Não gerada
A fase em que a criança apresenta ausência total de regras denomina-se:
Alternativas

1 - Autonomia
2 - Anomia
3 - Sincretismo subjetivo
4 - Heteronomia
5 - Sistema simbólico
Sua resposta

Sem resposta
Questão 3

Nota: Não gerada
Sobre a autonomia e a educação de crianças de 0 a 3 anos é incorreto afirmar que:
Alternativas

1 - Explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem.
2 - O objetivo é que as crianças se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
3 - É desejável que os bebês ganhem independência progressiva para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar por meio da linguagem, quanto para o cuidado com a higiene e a alimentação.
4 - O caminho privilegiado para conseguir esse desenvolvimento são as atividades de interação, que possibilitam a criação de vínculos afetivos e o aprendizado das regras para a vida em sociedade.
5 - A autonomia da criança se consolida aos 3 anos, na fase da heteronomia.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 4

Nota: Não gerada
Piaget (1999) indica-nos três conceitos fundamentais para a construção da moralidade infantil, são eles:
Alternativas

1 - anomia, heteronomia e sistema simbólico.
2 - Sincretismo subjetivo, heteronomia e autonomia.
3 - anomia, heteronomia e autonomia.
4 - interacionismo, heteronomia e autonomia.
5 - anomia, heteronomia e dependência.
Sua resposta

Sem resposta
Questão 5

Nota: Não gerada
A roda de conversa é um momento onde a criança tem a oportunidade de expressar seus pensamentos de maneira informal, mas em se tratando de crianças pequenas torna-se uma atividade fundamental para ampliar sua competência comunicativa. Seu trabalho requer, exceto:
Alternativas

1 - Intencionalidade educativa, planejamento e reflexão constante.
2 - É importante que o professor esteja atento a fala das crianças, para ser mediador e participante, atribuindo sentido as mesmas.
3 - O professor deve ter um real interesse por sua fala atribuindo-lhe sentido comunicativo desde as mais simples enunciações.
4 - A Roda da Conversa deve ser muito demorada e a criança deve exercer uma liderança sutil.
5 - Por meio da roda de conversa as crianças contam suas atividades cotidianas de sua casa, dividem seus sentimentos, elaboram regras e tomam decisões que afetam suas vidas nas salas de aula, entre outros objetivos.
Sua resposta

Sem resposta
Ir para o topo Ir para baixo
 
av1 e av2 interdiciplinar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AV 2 -seminário interdisciplinar IV.
» av1 e av2 seminario interdiciplinar I
» av1 e av2 SEMINARIO INTERDICIPLINAR I
» Seminario Interdiciplinar AV 1 e 2 - 4 semeste
»  ALGUEM JA FEZ A AV1 E AV2 DO SEMINARIO INTERDICIPLINAR I.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: