Questão 1
Nota: Não gerada
As crianças devem ter a oportunidade de desenvolver sua afetividade. É preciso dar-lhes condições para que seu emocional floresça, se expanda, ganhe espaço. (ROSSINI, 2001, p.15). Analisando a citação e pensando sobre a importância do afeto é incorreto afirmar que:
Alternativas
1 -
Quanto mais uma criança se sente amada, mais segura, menos ansiosa e provavelmente mais disciplinada ela será e consequentemente seu rendimento nas aulas será satisfatório.
2 -
Um dos autores de destaque que pesquisou acerca da afetividade foi Henri Wallon.
3 -
A afetividade tem uma concepção mais ampla, envolvendo maiores manifestações, englobando sentimentos (origem psicológica) e emoções (origem biológica).
4 -
Na educação infantil, a preocupação com as emoções dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem torna possível o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos biológico, psíquico, cognitivo e social.
5 -
Os adultos com os quais as crianças convivem, tem pouca importância em sua formação, pois em primeiro lugar estão os amigos da educação infantil.
Sua resposta
Sem resposta
Questão 2
Nota: Não gerada
A educação escolar tem que agir no sentido de proteger, educar e integrar as emoções do educando, é importante que as crianças aprendam desde muito cedo que podem levar inteligência à suas emoções. Sobre o Trabalho Pedagógico podemos assinalar como incorreta a alternativa:
Alternativas
1 -
Os objetivos do trabalho a ser desenvolvido não podem desconsiderar o ponto de vista da criança, isto é, pensar em conhecimentos relevantes que tomam a criança como ponto de referência.
2 -
É necessário levar em conta o que a criança já sabe sobre o objeto a ser aprendido, pois aumenta as possibilidades de construir uma aprendizagem significativa.
3 -
Organizar conteúdos de ensino de forma aleatória, não respeitando a lógica da organização do conhecimento na área, facilita o processo de apropriação do objeto de conhecimento.
4 -
A escolha das atividades de ensino envolve a relação entre o educador e a criança.
5 -
A afetividade está presente em todas as principais decisões de ensino assumidas pelo educador no contexto da Educação Infantil, inclusive na avaliação da aprendizagem.
Sua resposta
Sem resposta
Questão 3
Nota: Não gerada
De acordo com Strocchi (2003, p.13), a autoestima é a “[...] a postura que cada pessoa tem em relação a si mesma” e deve ser considerada nos seguintes aspectos: (assinale a alternativa correta)
Alternativas
1 - Cognitivo, Emotivo e Potencial;
2 - Cognitivo, Emotivo e Comportamental;
3 - Cognitivo, Emotivo e Relacional;
4 - Reflexivo, Emotivo e Comportamental;
5 - Cognitivo, Egocêntrico e Comportamental;
Sua resposta
Sem resposta
Questão 4
Nota: Não gerada
A escola pode ser um ambiente que propicia a cada criança aprender a conhecer e regular suas emoções de forma inteligente. Pode propiciar uma convivência entre o cognitivo e o emocional, e esta convivência, uma vez estabelecida, serve de solo fértil para o desenvolvimento da persistência diante das frustrações, da empatia, e principalmente, do auto controle. Sobre as emoções é incorreto afirmar que:
Alternativas
1 - As crianças frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais;
2 - Ingressar numa escola de Educação Infantil é uma situação nova que pode provocar medo, cabe a todos na creche saber como lidar com essa realidade para evitar dificuldades no futuro.
3 - É urgente uma educação voltada para um ser dotado de corpo, espírito, razão e emoção;
4 - Oferecendo ao aluno o direito de ser ouvido e compreendido, os professores dão ao aluno a oportunidade de ser um indisciplinado, pois o atendimento individualizado leva os demais alunos a se dispersarem.
5 - Um trabalho carregado de afetividade dos professores é fundamental para que os pequenos se sintam confiantes e protegidos.
Sua resposta
Sem resposta
Questão 5
Nota: Não gerada
Sobre a autoestima é incorreto afirmar que:
Alternativas
1 - A autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo sempre intrinsecamente negativa.
2 - A autoestima é uma das necessidades humanas como um processo vital que oferece força, resistência e capacidade de regeneração
3 - A construção da autoestima depende de um contexto afetivamente positivo que possa fortalecer, privilegiar e permitir a imagem da criança que está em construção.
4 - As decisões sobre as condições de ensino assumidas pelo educador, apresenta inúmeras situações com implicações afetivas para a criança.
5 - O dialogo que o professor estabelece com as crianças diariamente demonstra sua preocupação para com as emoções da criança e contribui com a autoestima.
Sua resposta
Sem resposta