Questão 1Em relação a chegada da idade moderna, pode-se dizer que esta se apresenta como uma revolução em muitos campos. Qual das alternativas abaixo está INCORRETA?
Alternativas
• 1 - Político, afinal as relações de poder se alternam e se modificam nessa época da nossa história e o ponto central dessa revolução foi o nascimento do estado Moderno, que é um Estado centralizado, controlado pelo rei em todas as suas funções. O Estado Absolutista
• 2 - Econômico, pois desaparece o sistema econômico baseado na agricultura e nasce o capitalismo, uma economia de intercambio baseada na mercadoria e no dinheiro
• 3 - Geográfica, afinal o mar mediterrâneo deixa de ser o centro do mundo para ser substituído pelo oceano atlântico, o grande oceano das navegações.
• 4 - Intelectual porque abandona conceitos e verdades trazidos da idade média e até da antiguidade e renova-os substancialmente
• 5 - Social, pois promove a formação e afirmação de uma nova classe: a burguesia, que nasce nos centros urbanos e promove um novo processo econômico – o capitalismo – assim como determina uma nova concepção de mundo e novas relações de poder.
Questão 2Na Modernidade a pedagogia e a educação vão sofrer grandes renovações. Por que isso acontece?
Alternativas
• 1 - Porque a formação do homem vai acompanhar novos caminhos sociais, o que significa dizer, que será necessário mudar-se os fins da educação. Este novo homem será formado para ser ativo e produtivo na sociedade e não mais para ser um bom cristão. Mudam-se também os meios educativos e a escola se torna um elemento central para o desenvolvimento da sociedade moderna.
• 2 - Porque com a criação das universidades e a organização dos colégios, tanto a pedagogia como ciência, como a educação dela resultante, vão passar por transformações de ordem conceituais para que esta educação esteja apta a promover no individuo o autocontrole e a autodisciplina tão necessários na nova sociedade.
• 3 - Para que os novos modelos educacionais promovam a competição entre os alunos e a premiação pública como incentivos à aprendizagem e ao estabelecimento de relações civilizadas entre mestres e alunos.
• 4 - Nenhuma das anteriores.
• 5 - Porque era necessário alterar a dinâmica do sistema de ensino então vigente.
Questão 3Diz-se que uma unanimidade em torno de propostas educacionais na idade moderna era impossível, sobretudo pela diversidade social que se constituiu nesse período. Contudo, pode-se identificar algumas predominâncias. Quais foram elas?
Alternativas
• 1 - A crise nas universidades, os colégios e a pedagogia humanista.
• 2 - Os colégios protestantes e o humanismo.
• 3 - A ampliação dos currículos.
• 4 - Os colégios jesuítas e os colégios protestantes, a pedagogia humanista, a crise nas universidades e os poucos empreendimentos em favor da educação dos pobres.
• 5 - A e D estão corretas.
Questão 4Quais foram os principais agentes da educação na época colonial e por quê?
Alternativas
• 1 - Os franciscanos, afinal foram eles a rezar a primeira missa no Brasil.
• 2 - Os jesuítas. A associação entre a colonização portuguesa e as iniciativas missionárias da Igreja, serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do Vaticano para impedir a propagação do protestantismo no novo mundo. Os jesuítas foram o mais importante grupo religioso na manutenção dos princípios da reação católica ao protestantismo e isso, evidentemente incluía a educação.
• 3 - As irmandades, pois além de ensinarem uma profissão, muitas vezes também eram centros de educação e cultura.
• 4 - As famílias, como células da sociedade e detentoras do direito natural sobre a criança.
• 5 - As escolas isoladas.
Questão 5A necessidade de consolidar e tornar obrigatório o ensino elementar, ainda no império, evidencia que relações historicamente construídas?
Alternativas
• 1 - As relações entre os processos de estruturação do Estado e a educação escolar.
• 2 - Evidencia a relevância da escola como elemento principal na construção do Estado, assim como aconteceu na Europa.
• 3 - Todas as alternativas estão corretas
• 4 - O estabelecimento de normas e regulamentos deixa claro o caráter compulsório da alfabetização e suas relações com a construção do Estado Nação.
• 5 - A partir da presença estatal, a proliferação de debates sobre a validade ou não de se escolarizar crianças, negros, índios, mulheres, quando se procurava afirmar a necessidade da escola como agente civilizadora.
Gabarito foi sem erros:
1-4
2-1
3-5
4-2
5-3