Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ir para baixo 
+7
erika fabricia da silva
pola
jusciara
Tinker.bell
diana amaral da luz
Michele P
apocanguaia
11 participantes
AutorMensagem
apocanguaia




Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/06/2014

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA    AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptyQua Jun 11, 2014 8:43 pm

:AV 1 - PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Alguem fez as provas virtuais?

Desde já gradeço
Ir para o topo Ir para baixo
Michele P




Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/10/2014

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: av1 e av2 ensino da língua portuguesa    AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptySáb Out 04, 2014 4:10 pm

av1


1=D
2=C
3=B
4=A
5=D

Av2

1=A
2=B
3=B
4=D
5=C
Ir para o topo Ir para baixo
diana amaral da luz




Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/11/2013

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: quero av1 e av2 de ensino da lingua portuguesa 6 periodo   AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptyQui Out 16, 2014 6:56 pm

av1
1:d
2:c
3:b
4:a
5:d
av2
1:a
2:b
3:b
4:d
5:c
estao certas

Ir para o topo Ir para baixo
diana amaral da luz




Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/11/2013

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: passam pra mim a av1 av2 de ensino de educaçao fisica   AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptyQui Out 16, 2014 6:58 pm

av1 e av2 postam ai garotas(os)
Ir para o topo Ir para baixo
diana amaral da luz




Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/11/2013

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: as avaliaçoes virtuais do 6 periodo av1 e av2 ensino da lingua portuguesa   AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptyQui Out 16, 2014 7:01 pm

av1
1:d
2:c
3:b
4:a
5:d
av2
1:a
2:b
3:b
4:d
5:c foram direto,estao certas
Ir para o topo Ir para baixo
diana amaral da luz




Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/11/2013

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: avaliaçoes de ensino de educaçao fisica escolar   AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptySeg Out 20, 2014 1:24 pm

av1:2
2:3
3:5
4:4
5;:::::;1

av2
1:5
2:2
3:4
4:1
5:4
Ir para o topo Ir para baixo
Tinker.bell




Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/10/2012

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA    AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptyTer Out 21, 2014 9:40 pm

Obrigada Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
jusciara




Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/11/2014

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA    AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptySex Abr 10, 2015 7:13 pm

Olá! alguém ja fez a prova de ensino da língua portuguesa?
Ir para o topo Ir para baixo
pola




Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/04/2014
Idade : 31

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA    AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptySeg Abr 13, 2015 1:18 pm

prova é a mesma? prq nao fechou as respostas em nenhuma das 2
av 1
1)
Sobre letramento, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Indivíduo letrado é aquele que sabe ler e escrever, apenas.

b)
O indivíduo é considerado letrado quando ele usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.

c)
Tanto o Letramento quanto a Alfabetização sempre existiram no ambiente escolar, porém, a Alfabetização hoje está em desuso.

d)
O letramento se dá pelo ensino do sistema de códigos de escrita para a criança, apenas.

Alternativa assinalada
2)
A Psicogênese se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento. Assim, tendo em vista a relação entre a psicogênese e a aprendizagem da criança, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
O sujeito, na psicogênese, constrói passivamente o seu saber, visto que ele depende exclusivamente de alguém para compreender algo, ou seja, o sujeito não participa do processo de aprendizagem.

b)
A criança só irá passar pelo processo de psicogênese quando já estiver inserida no ambiente escolar, ou seja, antes disso, não consegue construir nenhum tipo de saber.

c)
A partir da psicogênese, a língua escrita passa a ser concebida, pelo sujeito, como um código que ele precisa dominar.

Alternativa assinalada
d)
Na psicogênese o sujeito constrói ativamente seu saber, incorporando informações percebidas no mundo externo à estrutura cognitiva.

3)
A pesquisadora Emília Ferreiro em meados da década de 80 divulgou livros no Brasil que causaram grande impacto sobre a educação. A respeito disso e de sua teoria, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas:

a)
A estudiosa não criou nenhum método pedagógico, mas sim revelou como ocorrem os processos de aprendizado das crianças, sobretudo como elas constroem a linguagem escrita.

b)
As conclusões a que chegou a pesquisadora a respeito dos processos de aprendizagem das crianças puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

Alternativa assinalada
c)
A pesquisadora foi responsável por criar um novo método de Alfabetização, o qual passou a ser defendido pelos documentos oficiais.

d)
As pesquisas desenvolvidas por Ferreiro demonstraram que as crianças tem um papel ativo no aprendizado.

4)
Estudamos em nossa disciplina como se dava o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Quanto a isso, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Nessa abordagem, o aluno tem o direito de opinar sobre o seu aprendizado e exteriorizar a sua opinião.

Alternativa assinalada
b)
Os aspectos contextualizadores são mais importantes do que os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres).

c)
Os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres) são mais importantes do que os aspectos contextualizadores.

d)
A interação, nessa abordagem, é privilegiada, bem como o trabalho com os diversos textos que circulam na sociedade.

5)
Vygotsky foi um dos pioneiros nos estudos a respeito do desenvolvimento intelectual de crianças. Sobre as teorias que desenvolveu, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas:

a)
O pesquisador foi um dos primeiros a estudar que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

b)
Segundo o autor, não é o conteúdo de uma palavra que se modifica, mas a maneira pela qual a realidade é generalizada e refletida em uma palavra.

c)
O outro (pais, professores, amigos, etc), segundo o pesquisador, é extremamente importante para o desenvolvimento da criança.

d)
O desenvolvimento da linguagem pela criança não se realiza pela influência de outras pessoas que convivem com ela.

Alternativa assinalada




av2
1)
Observe o texto abaixo:

"quando as pessoas não se expressam bem é porque não sabem elaborar o pensamento. Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias. O texto, dessa forma, nada tem a ver com o leitor ou com quem se fala, e sim, somente com o enunciador. Nessa linha de pensamento encontra-se a gramática normativa ou tradicional."

(TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.)

Assinale a alternativa que indica a qual Concepção de Linguagem refere-se o texto acima:

Alternativas:

a)
Linguagem como Expressão do Pensamento

Alternativa assinalada
b)
Linguagem como Expressão do Pensamento

c)
Linguagem como Processo de Interação

d)
Linguagem como Método de Avaliação

2)
Segundo a concepção interacionista de linguagem, como deve agir o professor de língua portuguesa? Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Os aspectos sócio-históricos não devem ser considerados, já que a língua deve ser estudada por si mesma. Nesse sentido, o professor desconsidera tudo que for extralinguístico.

b)
Para que a aprendizagem efetivamente ocorra, o professor precisa levar o aluno a memorizar as regras da gramática normativa.

Alternativa assinalada
c)
O dever do professor é impor o conteúdo, pois o que o aluno traz de casa em nada influenciará o desenvolvimento da aula.

d)
Como a linguagem deve ser considerada dialógica, pois o sujeito ao enunciar algo sempre provoca uma resposta,o professor, nesse sentido, deve propiciar situações de aprendizado, cujo conhecimento seja construído.

3)
Observe o texto abaixo:

" Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir."

O texto acima demonstra, predominantemente, um exemplo de:

Alternativas:

a)
Variação linguística Geográfica.

b)
Variação linguística Histórica.

Alternativa assinalada
c)
Variação linguística Social.

d)
Variação linguística Diacrônica.

4)
Observe o texto abaixo:

"Fenômeno pelo qual uma língua não é, numa época, num lugar e num grupo social idêntica ao que ela é em outra época, em outro lugar e em outro grupo social.

Esse fenômeno diz respeito à:

Alternativas:

a)
Variação Linguística Social

b)
Variação Linguística Geográfica

c)
Variação Linguística Histórica

d)
Variação Linguística Estilística

Alternativa assinalada
5)
Observe as opções abaixo

I.Aulas de língua portuguesa que consideram que todos falam de forma homogênea;

II.A gramática é suficiente para falar, escrever e ler com sucesso.

III.Só o ensino de conteúdos gramaticais não é suficiente para que o aluno fale, escreva e leia com sucesso.

Em nossa web aula, abordamos alguns problemas (equívocos) que permeavam o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Assim, assinale a alternativa que apresenta as opções que dizem respeito a esses equívocos:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
III, apenas.

Alternativa assinalada
d)
I e II, apenas.
Ir para o topo Ir para baixo
erika fabricia da silva




Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/04/2015

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: ava i de lingua portuguesa 2015   AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptySeg Abr 13, 2015 11:26 pm

1-b
2-d
3-c
4-c
5-d
assim foi direto
Ir para o topo Ir para baixo
vanderlene




Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/04/2015

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA    AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptyQua Abr 15, 2015 8:49 pm

ALGUEM FEZ ESSAS AVS POIS VI VSARIAS RESPOSTAS DIFERENTES E FIQUEI NA DUVIDAS AS PERGUNTAS SAO ESSAS :
1)


Sobre letramento, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Indivíduo letrado é aquele que sabe ler e escrever, apenas.

b)
O indivíduo é considerado letrado quando ele usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.

c)
Tanto o Letramento quanto a Alfabetização sempre existiram no ambiente escolar, porém, a Alfabetização hoje está em desuso.

d)
O letramento se dá pelo ensino do sistema de códigos de escrita para a criança, apenas.

Alternativa assinalada
2)
A Psicogênese se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento. Assim, tendo em vista a relação entre a psicogênese e a aprendizagem da criança, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
O sujeito, na psicogênese, constrói passivamente o seu saber, visto que ele depende exclusivamente de alguém para compreender algo, ou seja, o sujeito não participa do processo de aprendizagem.

b)
A criança só irá passar pelo processo de psicogênese quando já estiver inserida no ambiente escolar, ou seja, antes disso, não consegue construir nenhum tipo de saber.

c)
A partir da psicogênese, a língua escrita passa a ser concebida, pelo sujeito, como um código que ele precisa dominar.

Alternativa assinalada
d)
Na psicogênese o sujeito constrói ativamente seu saber, incorporando informações percebidas no mundo externo à estrutura cognitiva.

3)
A pesquisadora Emília Ferreiro em meados da década de 80 divulgou livros no Brasil que causaram grande impacto sobre a educação. A respeito disso e de sua teoria, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas:

a)
A estudiosa não criou nenhum método pedagógico, mas sim revelou como ocorrem os processos de aprendizado das crianças, sobretudo como elas constroem a linguagem escrita.

b)
As conclusões a que chegou a pesquisadora a respeito dos processos de aprendizagem das crianças puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

Alternativa assinalada
c)
A pesquisadora foi responsável por criar um novo método de Alfabetização, o qual passou a ser defendido pelos documentos oficiais.

d)
As pesquisas desenvolvidas por Ferreiro demonstraram que as crianças tem um papel ativo no aprendizado.

4)
Estudamos em nossa disciplina como se dava o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Quanto a isso, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Nessa abordagem, o aluno tem o direito de opinar sobre o seu aprendizado e exteriorizar a sua opinião.

Alternativa assinalada
b)
Os aspectos contextualizadores são mais importantes do que os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres).

c)
Os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres) são mais importantes do que os aspectos contextualizadores.

d)
A interação, nessa abordagem, é privilegiada, bem como o trabalho com os diversos textos que circulam na sociedade.

5)
Vygotsky foi um dos pioneiros nos estudos a respeito do desenvolvimento intelectual de crianças. Sobre as teorias que desenvolveu, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas:

a)
O pesquisador foi um dos primeiros a estudar que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

b)
Segundo o autor, não é o conteúdo de uma palavra que se modifica, mas a maneira pela qual a realidade é generalizada e refletida em uma palavra.

c)
O outro (pais, professores, amigos, etc), segundo o pesquisador, é extremamente importante para o desenvolvimento da criança.

d)
O desenvolvimento da linguagem pela criança não se realiza pela influência de outras pessoas que convivem com ela.

Alternativa assinalada




av2
1)
Observe o texto abaixo:

"quando as pessoas não se expressam bem é porque não sabem elaborar o pensamento. Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias. O texto, dessa forma, nada tem a ver com o leitor ou com quem se fala, e sim, somente com o enunciador. Nessa linha de pensamento encontra-se a gramática normativa ou tradicional."

(TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.)

Assinale a alternativa que indica a qual Concepção de Linguagem refere-se o texto acima:

Alternativas:

a)
Linguagem como Expressão do Pensamento

Alternativa assinalada
b)
Linguagem como Expressão do Pensamento

c)
Linguagem como Processo de Interação

d)
Linguagem como Método de Avaliação

2)
Segundo a concepção interacionista de linguagem, como deve agir o professor de língua portuguesa? Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Os aspectos sócio-históricos não devem ser considerados, já que a língua deve ser estudada por si mesma. Nesse sentido, o professor desconsidera tudo que for extralinguístico.

b)
Para que a aprendizagem efetivamente ocorra, o professor precisa levar o aluno a memorizar as regras da gramática normativa.

Alternativa assinalada
c)
O dever do professor é impor o conteúdo, pois o que o aluno traz de casa em nada influenciará o desenvolvimento da aula.

d)
Como a linguagem deve ser considerada dialógica, pois o sujeito ao enunciar algo sempre provoca uma resposta,o professor, nesse sentido, deve propiciar situações de aprendizado, cujo conhecimento seja construído.

3)
Observe o texto abaixo:

" Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir."

O texto acima demonstra, predominantemente, um exemplo de:

Alternativas:

a)
Variação linguística Geográfica.

b)
Variação linguística Histórica.

Alternativa assinalada
c)
Variação linguística Social.

d)
Variação linguística Diacrônica.

4)
Observe o texto abaixo:

"Fenômeno pelo qual uma língua não é, numa época, num lugar e num grupo social idêntica ao que ela é em outra época, em outro lugar e em outro grupo social.

Esse fenômeno diz respeito à:

Alternativas:

a)
Variação Linguística Social

b)
Variação Linguística Geográfica

c)
Variação Linguística Histórica

d)
Variação Linguística Estilística

Alternativa assinalada
5)
Observe as opções abaixo

I.Aulas de língua portuguesa que consideram que todos falam de forma homogênea;

II.A gramática é suficiente para falar, escrever e ler com sucesso.

III.Só o ensino de conteúdos gramaticais não é suficiente para que o aluno fale, escreva e leia com sucesso.

Em nossa web aula, abordamos alguns problemas (equívocos) que permeavam o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Assim, assinale a alternativa que apresenta as opções que dizem respeito a esses equívocos:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
III, apenas.

Alternativa assinalada
d)
I e II, apenas.
Ir para o topo Ir para baixo
vanderlene




Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/04/2015

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA    AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptyQui Abr 16, 2015 7:49 pm

erika fabricia da silva escreveu:
1-b
2-d
3-c
4-c
5-d
assim foi direto


essas respostas sao dessa avliaçao
1)
Sobre letramento, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Indivíduo letrado é aquele que sabe ler e escrever, apenas.

b)
O indivíduo é considerado letrado quando ele usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.

c)
Tanto o Letramento quanto a Alfabetização sempre existiram no ambiente escolar, porém, a Alfabetização hoje está em desuso.

d)
O letramento se dá pelo ensino do sistema de códigos de escrita para a criança, apenas.

Alternativa assinalada
2)
A Psicogênese se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento. Assim, tendo em vista a relação entre a psicogênese e a aprendizagem da criança, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
O sujeito, na psicogênese, constrói passivamente o seu saber, visto que ele depende exclusivamente de alguém para compreender algo, ou seja, o sujeito não participa do processo de aprendizagem.

b)
A criança só irá passar pelo processo de psicogênese quando já estiver inserida no ambiente escolar, ou seja, antes disso, não consegue construir nenhum tipo de saber.

c)
A partir da psicogênese, a língua escrita passa a ser concebida, pelo sujeito, como um código que ele precisa dominar.

Alternativa assinalada
d)
Na psicogênese o sujeito constrói ativamente seu saber, incorporando informações percebidas no mundo externo à estrutura cognitiva.

3)
A pesquisadora Emília Ferreiro em meados da década de 80 divulgou livros no Brasil que causaram grande impacto sobre a educação. A respeito disso e de sua teoria, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas:

a)
A estudiosa não criou nenhum método pedagógico, mas sim revelou como ocorrem os processos de aprendizado das crianças, sobretudo como elas constroem a linguagem escrita.

b)
As conclusões a que chegou a pesquisadora a respeito dos processos de aprendizagem das crianças puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

Alternativa assinalada
c)
A pesquisadora foi responsável por criar um novo método de Alfabetização, o qual passou a ser defendido pelos documentos oficiais.

d)
As pesquisas desenvolvidas por Ferreiro demonstraram que as crianças tem um papel ativo no aprendizado.

4)
Estudamos em nossa disciplina como se dava o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Quanto a isso, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Nessa abordagem, o aluno tem o direito de opinar sobre o seu aprendizado e exteriorizar a sua opinião.

Alternativa assinalada
b)
Os aspectos contextualizadores são mais importantes do que os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres).

c)
Os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres) são mais importantes do que os aspectos contextualizadores.

d)
A interação, nessa abordagem, é privilegiada, bem como o trabalho com os diversos textos que circulam na sociedade.

5)
Vygotsky foi um dos pioneiros nos estudos a respeito do desenvolvimento intelectual de crianças. Sobre as teorias que desenvolveu, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas:

a)
O pesquisador foi um dos primeiros a estudar que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

b)
Segundo o autor, não é o conteúdo de uma palavra que se modifica, mas a maneira pela qual a realidade é generalizada e refletida em uma palavra.

c)
O outro (pais, professores, amigos, etc), segundo o pesquisador, é extremamente importante para o desenvolvimento da criança.

d)
O desenvolvimento da linguagem pela criança não se realiza pela influência de outras pessoas que convivem com ela.

Alternativa assinalada
Ir para o topo Ir para baixo
vanderlene




Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/04/2015

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA    AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptyQui Abr 16, 2015 7:58 pm

vanderlene escreveu:
erika fabricia da silva escreveu:
1-b cheers obrigado erika vou tentar fazer a av 2 se eu consegui enviar direto ti mando as respostas tb !!

2-d
3-c
4-c
5-d
assim foi direto


essas respostas sao dessa avliaçao
1)
Sobre letramento, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Indivíduo letrado é aquele que sabe ler e escrever, apenas.

b)
O indivíduo é considerado letrado quando ele usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.

c)
Tanto o Letramento quanto a Alfabetização sempre existiram no ambiente escolar, porém, a Alfabetização hoje está em desuso.

d)
O letramento se dá pelo ensino do sistema de códigos de escrita para a criança, apenas.

Alternativa assinalada
2)
A Psicogênese se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento. Assim, tendo em vista a relação entre a psicogênese e a aprendizagem da criança, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
O sujeito, na psicogênese, constrói passivamente o seu saber, visto que ele depende exclusivamente de alguém para compreender algo, ou seja, o sujeito não participa do processo de aprendizagem.

b)
A criança só irá passar pelo processo de psicogênese quando já estiver inserida no ambiente escolar, ou seja, antes disso, não consegue construir nenhum tipo de saber.

c)
A partir da psicogênese, a língua escrita passa a ser concebida, pelo sujeito, como um código que ele precisa dominar.

Alternativa assinalada
d)
Na psicogênese o sujeito constrói ativamente seu saber, incorporando informações percebidas no mundo externo à estrutura cognitiva.

3)
A pesquisadora Emília Ferreiro em meados da década de 80 divulgou livros no Brasil que causaram grande impacto sobre a educação. A respeito disso e de sua teoria, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas:

a)
A estudiosa não criou nenhum método pedagógico, mas sim revelou como ocorrem os processos de aprendizado das crianças, sobretudo como elas constroem a linguagem escrita.

b)
As conclusões a que chegou a pesquisadora a respeito dos processos de aprendizagem das crianças puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.

Alternativa assinalada
c)
A pesquisadora foi responsável por criar um novo método de Alfabetização, o qual passou a ser defendido pelos documentos oficiais.

d)
As pesquisas desenvolvidas por Ferreiro demonstraram que as crianças tem um papel ativo no aprendizado.

4)
Estudamos em nossa disciplina como se dava o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Quanto a isso, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Nessa abordagem, o aluno tem o direito de opinar sobre o seu aprendizado e exteriorizar a sua opinião.

Alternativa assinalada
b)
Os aspectos contextualizadores são mais importantes do que os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres).

c)
Os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres) são mais importantes do que os aspectos contextualizadores.

d)
A interação, nessa abordagem, é privilegiada, bem como o trabalho com os diversos textos que circulam na sociedade.

5)
Vygotsky foi um dos pioneiros nos estudos a respeito do desenvolvimento intelectual de crianças. Sobre as teorias que desenvolveu, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas:

a)
O pesquisador foi um dos primeiros a estudar que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

b)
Segundo o autor, não é o conteúdo de uma palavra que se modifica, mas a maneira pela qual a realidade é generalizada e refletida em uma palavra.

c)
O outro (pais, professores, amigos, etc), segundo o pesquisador, é extremamente importante para o desenvolvimento da criança.

d)
O desenvolvimento da linguagem pela criança não se realiza pela influência de outras pessoas que convivem com ela.

Alternativa assinalada
Ir para o topo Ir para baixo
vanderlene




Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/04/2015

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA    AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptyQui Abr 16, 2015 8:01 pm

diana amaral da luz escreveu:
av1
1:d
2:c
3:b
4:a
5:d
av2
1:a
2:b
3:b
4:d
5:c
estao certas lol! essa respostas da av 2 sao dessa avaliaçao
?

av2
1)
Observe o texto abaixo:

"quando as pessoas não se expressam bem é porque não sabem elaborar o pensamento. Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias. O texto, dessa forma, nada tem a ver com o leitor ou com quem se fala, e sim, somente com o enunciador. Nessa linha de pensamento encontra-se a gramática normativa ou tradicional."

(TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.)

Assinale a alternativa que indica a qual Concepção de Linguagem refere-se o texto acima:

Alternativas:

a)
Linguagem como Expressão do Pensamento

Alternativa assinalada
b)
Linguagem como Expressão do Pensamento

c)
Linguagem como Processo de Interação

d)
Linguagem como Método de Avaliação

2)
Segundo a concepção interacionista de linguagem, como deve agir o professor de língua portuguesa? Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Os aspectos sócio-históricos não devem ser considerados, já que a língua deve ser estudada por si mesma. Nesse sentido, o professor desconsidera tudo que for extralinguístico.

b)
Para que a aprendizagem efetivamente ocorra, o professor precisa levar o aluno a memorizar as regras da gramática normativa.

Alternativa assinalada
c)
O dever do professor é impor o conteúdo, pois o que o aluno traz de casa em nada influenciará o desenvolvimento da aula.

d)
Como a linguagem deve ser considerada dialógica, pois o sujeito ao enunciar algo sempre provoca uma resposta,o professor, nesse sentido, deve propiciar situações de aprendizado, cujo conhecimento seja construído.

3)
Observe o texto abaixo:

" Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir."

O texto acima demonstra, predominantemente, um exemplo de:

Alternativas:

a)
Variação linguística Geográfica.

b)
Variação linguística Histórica.

Alternativa assinalada
c)
Variação linguística Social.

d)
Variação linguística Diacrônica.

4)
Observe o texto abaixo:

"Fenômeno pelo qual uma língua não é, numa época, num lugar e num grupo social idêntica ao que ela é em outra época, em outro lugar e em outro grupo social.

Esse fenômeno diz respeito à:

Alternativas:

a)
Variação Linguística Social

b)
Variação Linguística Geográfica

c)
Variação Linguística Histórica

d)
Variação Linguística Estilística

Alternativa assinalada
5)
Observe as opções abaixo

I.Aulas de língua portuguesa que consideram que todos falam de forma homogênea;

II.A gramática é suficiente para falar, escrever e ler com sucesso.

III.Só o ensino de conteúdos gramaticais não é suficiente para que o aluno fale, escreva e leia com sucesso.

Em nossa web aula, abordamos alguns problemas (equívocos) que permeavam o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Assim, assinale a alternativa que apresenta as opções que dizem respeito a esses equívocos:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
III, apenas.

Alternativa assinalada
d)
I e II, apenas.
Ir para o topo Ir para baixo
andreia761




Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/05/2015

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: av 2   AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptySex maio 01, 2015 9:02 am


av2
1)
Observe o texto abaixo:

"quando as pessoas não se expressam bem é porque não sabem elaborar o pensamento. Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias. O texto, dessa forma, nada tem a ver com o leitor ou com quem se fala, e sim, somente com o enunciador. Nessa linha de pensamento encontra-se a gramática normativa ou tradicional."

(TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.)

Assinale a alternativa que indica a qual Concepção de Linguagem refere-se o texto acima:

Alternativas:

a)
Linguagem como Expressão do Pensamento

Alternativa assinalada
b)
Linguagem como Expressão do Pensamento

c)
Linguagem como Processo de Interação

d)
Linguagem como Método de Avaliação

2)
Segundo a concepção interacionista de linguagem, como deve agir o professor de língua portuguesa? Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Os aspectos sócio-históricos não devem ser considerados, já que a língua deve ser estudada por si mesma. Nesse sentido, o professor desconsidera tudo que for extralinguístico.

b)
Para que a aprendizagem efetivamente ocorra, o professor precisa levar o aluno a memorizar as regras da gramática normativa.

Alternativa assinalada
c)
O dever do professor é impor o conteúdo, pois o que o aluno traz de casa em nada influenciará o desenvolvimento da aula.

d)
Como a linguagem deve ser considerada dialógica, pois o sujeito ao enunciar algo sempre provoca uma resposta,o professor, nesse sentido, deve propiciar situações de aprendizado, cujo conhecimento seja construído.

3)
Observe o texto abaixo:

" Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir."

O texto acima demonstra, predominantemente, um exemplo de:

Alternativas:

a)
Variação linguística Geográfica.

b)
Variação linguística Histórica.

Alternativa assinalada
c)
Variação linguística Social.

d)
Variação linguística Diacrônica.

4)
Observe o texto abaixo:

"Fenômeno pelo qual uma língua não é, numa época, num lugar e num grupo social idêntica ao que ela é em outra época, em outro lugar e em outro grupo social.

Esse fenômeno diz respeito à:

Alternativas:

a)
Variação Linguística Social

b)
Variação Linguística Geográfica

c)
Variação Linguística Histórica

d)
Variação Linguística Estilística

Alternativa assinalada
5)
Observe as opções abaixo

I.Aulas de língua portuguesa que consideram que todos falam de forma homogênea;

II.A gramática é suficiente para falar, escrever e ler com sucesso.

III.Só o ensino de conteúdos gramaticais não é suficiente para que o aluno fale, escreva e leia com sucesso.

Em nossa web aula, abordamos alguns problemas (equívocos) que permeavam o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Assim, assinale a alternativa que apresenta as opções que dizem respeito a esses equívocos:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
III, apenas.

ALGUÉM SABE AS RESPOSTAS CERTAS DA AV 2 Question
Ir para o topo Ir para baixo
zosiane




Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/05/2015
Idade : 35
Localização : rondonia

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: av2 pedagogia .lingua portuguesa sem6   AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptyDom maio 03, 2015 8:20 pm

alguém respondeu a av2 de língua portuguesa? confused
Ir para o topo Ir para baixo
sampaio




Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/05/2015

AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: ensino da lingua portuguesa 6º semestre unopar   AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  EmptyDom maio 10, 2015 7:52 am

ava 2 para dia 11/05/2015
na terceira tentativa,, coloquei essas ai, nao falou que é erro,, acho que foi direto

1-a
2-b
3-b
4-c
5-c
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty
MensagemAssunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA    AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AV 1 - PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
» Av1 - Pedagogia - Ensino de Língua Portuguesa
» Ensino de Língua Portuguesa
» ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA 7 PERIODO AV1 AV2
» Av2 - Pedagogia - Ensino de Língua Portuguesa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: