Pedagogia Unopar |
| | AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | |
|
+7erika fabricia da silva pola jusciara Tinker.bell diana amaral da luz Michele P apocanguaia 11 participantes | Autor | Mensagem |
---|
apocanguaia
Mensagens : 4 Data de inscrição : 10/06/2014
| Assunto: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Qua Jun 11, 2014 8:43 pm | |
| :AV 1 - PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Alguem fez as provas virtuais?
Desde já gradeço | |
| | | Michele P
Mensagens : 3 Data de inscrição : 04/10/2014
| Assunto: av1 e av2 ensino da língua portuguesa Sáb Out 04, 2014 4:10 pm | |
| av1
1=D 2=C 3=B 4=A 5=D
Av2
1=A 2=B 3=B 4=D 5=C | |
| | | diana amaral da luz
Mensagens : 20 Data de inscrição : 09/11/2013
| Assunto: quero av1 e av2 de ensino da lingua portuguesa 6 periodo Qui Out 16, 2014 6:56 pm | |
| av1 1:d 2:c 3:b 4:a 5:d av2 1:a 2:b 3:b 4:d 5:c estao certas
| |
| | | diana amaral da luz
Mensagens : 20 Data de inscrição : 09/11/2013
| Assunto: passam pra mim a av1 av2 de ensino de educaçao fisica Qui Out 16, 2014 6:58 pm | |
| av1 e av2 postam ai garotas(os) | |
| | | diana amaral da luz
Mensagens : 20 Data de inscrição : 09/11/2013
| Assunto: as avaliaçoes virtuais do 6 periodo av1 e av2 ensino da lingua portuguesa Qui Out 16, 2014 7:01 pm | |
| av1 1:d 2:c 3:b 4:a 5:d av2 1:a 2:b 3:b 4:d 5:c foram direto,estao certas | |
| | | diana amaral da luz
Mensagens : 20 Data de inscrição : 09/11/2013
| Assunto: avaliaçoes de ensino de educaçao fisica escolar Seg Out 20, 2014 1:24 pm | |
| av1:2 2:3 3:5 4:4 5;:::::;1
av2 1:5 2:2 3:4 4:1 5:4
| |
| | | Tinker.bell
Mensagens : 9 Data de inscrição : 16/10/2012
| Assunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Ter Out 21, 2014 9:40 pm | |
| Obrigada | |
| | | jusciara
Mensagens : 1 Data de inscrição : 03/11/2014
| Assunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Sex Abr 10, 2015 7:13 pm | |
| Olá! alguém ja fez a prova de ensino da língua portuguesa? | |
| | | pola
Mensagens : 28 Data de inscrição : 01/04/2014 Idade : 31
| Assunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Seg Abr 13, 2015 1:18 pm | |
| prova é a mesma? prq nao fechou as respostas em nenhuma das 2 av 1 1) Sobre letramento, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Indivíduo letrado é aquele que sabe ler e escrever, apenas.
b) O indivíduo é considerado letrado quando ele usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.
c) Tanto o Letramento quanto a Alfabetização sempre existiram no ambiente escolar, porém, a Alfabetização hoje está em desuso.
d) O letramento se dá pelo ensino do sistema de códigos de escrita para a criança, apenas.
Alternativa assinalada 2) A Psicogênese se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento. Assim, tendo em vista a relação entre a psicogênese e a aprendizagem da criança, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) O sujeito, na psicogênese, constrói passivamente o seu saber, visto que ele depende exclusivamente de alguém para compreender algo, ou seja, o sujeito não participa do processo de aprendizagem.
b) A criança só irá passar pelo processo de psicogênese quando já estiver inserida no ambiente escolar, ou seja, antes disso, não consegue construir nenhum tipo de saber.
c) A partir da psicogênese, a língua escrita passa a ser concebida, pelo sujeito, como um código que ele precisa dominar.
Alternativa assinalada d) Na psicogênese o sujeito constrói ativamente seu saber, incorporando informações percebidas no mundo externo à estrutura cognitiva.
3) A pesquisadora Emília Ferreiro em meados da década de 80 divulgou livros no Brasil que causaram grande impacto sobre a educação. A respeito disso e de sua teoria, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
a) A estudiosa não criou nenhum método pedagógico, mas sim revelou como ocorrem os processos de aprendizado das crianças, sobretudo como elas constroem a linguagem escrita.
b) As conclusões a que chegou a pesquisadora a respeito dos processos de aprendizagem das crianças puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.
Alternativa assinalada c) A pesquisadora foi responsável por criar um novo método de Alfabetização, o qual passou a ser defendido pelos documentos oficiais.
d) As pesquisas desenvolvidas por Ferreiro demonstraram que as crianças tem um papel ativo no aprendizado.
4) Estudamos em nossa disciplina como se dava o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Quanto a isso, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Nessa abordagem, o aluno tem o direito de opinar sobre o seu aprendizado e exteriorizar a sua opinião.
Alternativa assinalada b) Os aspectos contextualizadores são mais importantes do que os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres).
c) Os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres) são mais importantes do que os aspectos contextualizadores.
d) A interação, nessa abordagem, é privilegiada, bem como o trabalho com os diversos textos que circulam na sociedade.
5) Vygotsky foi um dos pioneiros nos estudos a respeito do desenvolvimento intelectual de crianças. Sobre as teorias que desenvolveu, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
a) O pesquisador foi um dos primeiros a estudar que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
b) Segundo o autor, não é o conteúdo de uma palavra que se modifica, mas a maneira pela qual a realidade é generalizada e refletida em uma palavra.
c) O outro (pais, professores, amigos, etc), segundo o pesquisador, é extremamente importante para o desenvolvimento da criança.
d) O desenvolvimento da linguagem pela criança não se realiza pela influência de outras pessoas que convivem com ela.
Alternativa assinalada
av2 1) Observe o texto abaixo:
"quando as pessoas não se expressam bem é porque não sabem elaborar o pensamento. Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias. O texto, dessa forma, nada tem a ver com o leitor ou com quem se fala, e sim, somente com o enunciador. Nessa linha de pensamento encontra-se a gramática normativa ou tradicional."
(TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.)
Assinale a alternativa que indica a qual Concepção de Linguagem refere-se o texto acima:
Alternativas:
a) Linguagem como Expressão do Pensamento
Alternativa assinalada b) Linguagem como Expressão do Pensamento
c) Linguagem como Processo de Interação
d) Linguagem como Método de Avaliação
2) Segundo a concepção interacionista de linguagem, como deve agir o professor de língua portuguesa? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Os aspectos sócio-históricos não devem ser considerados, já que a língua deve ser estudada por si mesma. Nesse sentido, o professor desconsidera tudo que for extralinguístico.
b) Para que a aprendizagem efetivamente ocorra, o professor precisa levar o aluno a memorizar as regras da gramática normativa.
Alternativa assinalada c) O dever do professor é impor o conteúdo, pois o que o aluno traz de casa em nada influenciará o desenvolvimento da aula.
d) Como a linguagem deve ser considerada dialógica, pois o sujeito ao enunciar algo sempre provoca uma resposta,o professor, nesse sentido, deve propiciar situações de aprendizado, cujo conhecimento seja construído.
3) Observe o texto abaixo:
" Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir."
O texto acima demonstra, predominantemente, um exemplo de:
Alternativas:
a) Variação linguística Geográfica.
b) Variação linguística Histórica.
Alternativa assinalada c) Variação linguística Social.
d) Variação linguística Diacrônica.
4) Observe o texto abaixo:
"Fenômeno pelo qual uma língua não é, numa época, num lugar e num grupo social idêntica ao que ela é em outra época, em outro lugar e em outro grupo social.
Esse fenômeno diz respeito à:
Alternativas:
a) Variação Linguística Social
b) Variação Linguística Geográfica
c) Variação Linguística Histórica
d) Variação Linguística Estilística
Alternativa assinalada 5) Observe as opções abaixo
I.Aulas de língua portuguesa que consideram que todos falam de forma homogênea;
II.A gramática é suficiente para falar, escrever e ler com sucesso.
III.Só o ensino de conteúdos gramaticais não é suficiente para que o aluno fale, escreva e leia com sucesso.
Em nossa web aula, abordamos alguns problemas (equívocos) que permeavam o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Assim, assinale a alternativa que apresenta as opções que dizem respeito a esses equívocos:
Alternativas:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
Alternativa assinalada d) I e II, apenas. | |
| | | erika fabricia da silva
Mensagens : 1 Data de inscrição : 13/04/2015
| Assunto: ava i de lingua portuguesa 2015 Seg Abr 13, 2015 11:26 pm | |
| 1-b 2-d 3-c 4-c 5-d assim foi direto | |
| | | vanderlene
Mensagens : 7 Data de inscrição : 15/04/2015
| Assunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Qua Abr 15, 2015 8:49 pm | |
| ALGUEM FEZ ESSAS AVS POIS VI VSARIAS RESPOSTAS DIFERENTES E FIQUEI NA DUVIDAS AS PERGUNTAS SAO ESSAS : 1)
Sobre letramento, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Indivíduo letrado é aquele que sabe ler e escrever, apenas.
b) O indivíduo é considerado letrado quando ele usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.
c) Tanto o Letramento quanto a Alfabetização sempre existiram no ambiente escolar, porém, a Alfabetização hoje está em desuso.
d) O letramento se dá pelo ensino do sistema de códigos de escrita para a criança, apenas.
Alternativa assinalada 2) A Psicogênese se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento. Assim, tendo em vista a relação entre a psicogênese e a aprendizagem da criança, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) O sujeito, na psicogênese, constrói passivamente o seu saber, visto que ele depende exclusivamente de alguém para compreender algo, ou seja, o sujeito não participa do processo de aprendizagem.
b) A criança só irá passar pelo processo de psicogênese quando já estiver inserida no ambiente escolar, ou seja, antes disso, não consegue construir nenhum tipo de saber.
c) A partir da psicogênese, a língua escrita passa a ser concebida, pelo sujeito, como um código que ele precisa dominar.
Alternativa assinalada d) Na psicogênese o sujeito constrói ativamente seu saber, incorporando informações percebidas no mundo externo à estrutura cognitiva.
3) A pesquisadora Emília Ferreiro em meados da década de 80 divulgou livros no Brasil que causaram grande impacto sobre a educação. A respeito disso e de sua teoria, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
a) A estudiosa não criou nenhum método pedagógico, mas sim revelou como ocorrem os processos de aprendizado das crianças, sobretudo como elas constroem a linguagem escrita.
b) As conclusões a que chegou a pesquisadora a respeito dos processos de aprendizagem das crianças puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.
Alternativa assinalada c) A pesquisadora foi responsável por criar um novo método de Alfabetização, o qual passou a ser defendido pelos documentos oficiais.
d) As pesquisas desenvolvidas por Ferreiro demonstraram que as crianças tem um papel ativo no aprendizado.
4) Estudamos em nossa disciplina como se dava o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Quanto a isso, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Nessa abordagem, o aluno tem o direito de opinar sobre o seu aprendizado e exteriorizar a sua opinião.
Alternativa assinalada b) Os aspectos contextualizadores são mais importantes do que os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres).
c) Os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres) são mais importantes do que os aspectos contextualizadores.
d) A interação, nessa abordagem, é privilegiada, bem como o trabalho com os diversos textos que circulam na sociedade.
5) Vygotsky foi um dos pioneiros nos estudos a respeito do desenvolvimento intelectual de crianças. Sobre as teorias que desenvolveu, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
a) O pesquisador foi um dos primeiros a estudar que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
b) Segundo o autor, não é o conteúdo de uma palavra que se modifica, mas a maneira pela qual a realidade é generalizada e refletida em uma palavra.
c) O outro (pais, professores, amigos, etc), segundo o pesquisador, é extremamente importante para o desenvolvimento da criança.
d) O desenvolvimento da linguagem pela criança não se realiza pela influência de outras pessoas que convivem com ela.
Alternativa assinalada
av2 1) Observe o texto abaixo:
"quando as pessoas não se expressam bem é porque não sabem elaborar o pensamento. Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias. O texto, dessa forma, nada tem a ver com o leitor ou com quem se fala, e sim, somente com o enunciador. Nessa linha de pensamento encontra-se a gramática normativa ou tradicional."
(TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.)
Assinale a alternativa que indica a qual Concepção de Linguagem refere-se o texto acima:
Alternativas:
a) Linguagem como Expressão do Pensamento
Alternativa assinalada b) Linguagem como Expressão do Pensamento
c) Linguagem como Processo de Interação
d) Linguagem como Método de Avaliação
2) Segundo a concepção interacionista de linguagem, como deve agir o professor de língua portuguesa? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Os aspectos sócio-históricos não devem ser considerados, já que a língua deve ser estudada por si mesma. Nesse sentido, o professor desconsidera tudo que for extralinguístico.
b) Para que a aprendizagem efetivamente ocorra, o professor precisa levar o aluno a memorizar as regras da gramática normativa.
Alternativa assinalada c) O dever do professor é impor o conteúdo, pois o que o aluno traz de casa em nada influenciará o desenvolvimento da aula.
d) Como a linguagem deve ser considerada dialógica, pois o sujeito ao enunciar algo sempre provoca uma resposta,o professor, nesse sentido, deve propiciar situações de aprendizado, cujo conhecimento seja construído.
3) Observe o texto abaixo:
" Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir."
O texto acima demonstra, predominantemente, um exemplo de:
Alternativas:
a) Variação linguística Geográfica.
b) Variação linguística Histórica.
Alternativa assinalada c) Variação linguística Social.
d) Variação linguística Diacrônica.
4) Observe o texto abaixo:
"Fenômeno pelo qual uma língua não é, numa época, num lugar e num grupo social idêntica ao que ela é em outra época, em outro lugar e em outro grupo social.
Esse fenômeno diz respeito à:
Alternativas:
a) Variação Linguística Social
b) Variação Linguística Geográfica
c) Variação Linguística Histórica
d) Variação Linguística Estilística
Alternativa assinalada 5) Observe as opções abaixo
I.Aulas de língua portuguesa que consideram que todos falam de forma homogênea;
II.A gramática é suficiente para falar, escrever e ler com sucesso.
III.Só o ensino de conteúdos gramaticais não é suficiente para que o aluno fale, escreva e leia com sucesso.
Em nossa web aula, abordamos alguns problemas (equívocos) que permeavam o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Assim, assinale a alternativa que apresenta as opções que dizem respeito a esses equívocos:
Alternativas:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
Alternativa assinalada d) I e II, apenas.
| |
| | | vanderlene
Mensagens : 7 Data de inscrição : 15/04/2015
| Assunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Qui Abr 16, 2015 7:49 pm | |
| - erika fabricia da silva escreveu:
- 1-b
2-d 3-c 4-c 5-d assim foi direto essas respostas sao dessa avliaçao 1) Sobre letramento, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Indivíduo letrado é aquele que sabe ler e escrever, apenas. b) O indivíduo é considerado letrado quando ele usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita. c) Tanto o Letramento quanto a Alfabetização sempre existiram no ambiente escolar, porém, a Alfabetização hoje está em desuso. d) O letramento se dá pelo ensino do sistema de códigos de escrita para a criança, apenas. Alternativa assinalada 2) A Psicogênese se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento. Assim, tendo em vista a relação entre a psicogênese e a aprendizagem da criança, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) O sujeito, na psicogênese, constrói passivamente o seu saber, visto que ele depende exclusivamente de alguém para compreender algo, ou seja, o sujeito não participa do processo de aprendizagem. b) A criança só irá passar pelo processo de psicogênese quando já estiver inserida no ambiente escolar, ou seja, antes disso, não consegue construir nenhum tipo de saber. c) A partir da psicogênese, a língua escrita passa a ser concebida, pelo sujeito, como um código que ele precisa dominar. Alternativa assinalada d) Na psicogênese o sujeito constrói ativamente seu saber, incorporando informações percebidas no mundo externo à estrutura cognitiva. 3) A pesquisadora Emília Ferreiro em meados da década de 80 divulgou livros no Brasil que causaram grande impacto sobre a educação. A respeito disso e de sua teoria, assinale a alternativa INCORRETA: Alternativas: a) A estudiosa não criou nenhum método pedagógico, mas sim revelou como ocorrem os processos de aprendizado das crianças, sobretudo como elas constroem a linguagem escrita. b) As conclusões a que chegou a pesquisadora a respeito dos processos de aprendizagem das crianças puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita. Alternativa assinalada c) A pesquisadora foi responsável por criar um novo método de Alfabetização, o qual passou a ser defendido pelos documentos oficiais. d) As pesquisas desenvolvidas por Ferreiro demonstraram que as crianças tem um papel ativo no aprendizado. 4) Estudamos em nossa disciplina como se dava o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Quanto a isso, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Nessa abordagem, o aluno tem o direito de opinar sobre o seu aprendizado e exteriorizar a sua opinião. Alternativa assinalada b) Os aspectos contextualizadores são mais importantes do que os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres). c) Os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres) são mais importantes do que os aspectos contextualizadores. d) A interação, nessa abordagem, é privilegiada, bem como o trabalho com os diversos textos que circulam na sociedade. 5) Vygotsky foi um dos pioneiros nos estudos a respeito do desenvolvimento intelectual de crianças. Sobre as teorias que desenvolveu, assinale a alternativa INCORRETA: Alternativas: a) O pesquisador foi um dos primeiros a estudar que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. b) Segundo o autor, não é o conteúdo de uma palavra que se modifica, mas a maneira pela qual a realidade é generalizada e refletida em uma palavra. c) O outro (pais, professores, amigos, etc), segundo o pesquisador, é extremamente importante para o desenvolvimento da criança. d) O desenvolvimento da linguagem pela criança não se realiza pela influência de outras pessoas que convivem com ela. Alternativa assinalada | |
| | | vanderlene
Mensagens : 7 Data de inscrição : 15/04/2015
| Assunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Qui Abr 16, 2015 7:58 pm | |
| - vanderlene escreveu:
- erika fabricia da silva escreveu:
- 1-b obrigado erika vou tentar fazer a av 2 se eu consegui enviar direto ti mando as respostas tb !!
2-d 3-c 4-c 5-d assim foi direto
essas respostas sao dessa avliaçao 1) Sobre letramento, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Indivíduo letrado é aquele que sabe ler e escrever, apenas.
b) O indivíduo é considerado letrado quando ele usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.
c) Tanto o Letramento quanto a Alfabetização sempre existiram no ambiente escolar, porém, a Alfabetização hoje está em desuso.
d) O letramento se dá pelo ensino do sistema de códigos de escrita para a criança, apenas.
Alternativa assinalada 2) A Psicogênese se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento. Assim, tendo em vista a relação entre a psicogênese e a aprendizagem da criança, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) O sujeito, na psicogênese, constrói passivamente o seu saber, visto que ele depende exclusivamente de alguém para compreender algo, ou seja, o sujeito não participa do processo de aprendizagem.
b) A criança só irá passar pelo processo de psicogênese quando já estiver inserida no ambiente escolar, ou seja, antes disso, não consegue construir nenhum tipo de saber.
c) A partir da psicogênese, a língua escrita passa a ser concebida, pelo sujeito, como um código que ele precisa dominar.
Alternativa assinalada d) Na psicogênese o sujeito constrói ativamente seu saber, incorporando informações percebidas no mundo externo à estrutura cognitiva.
3) A pesquisadora Emília Ferreiro em meados da década de 80 divulgou livros no Brasil que causaram grande impacto sobre a educação. A respeito disso e de sua teoria, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
a) A estudiosa não criou nenhum método pedagógico, mas sim revelou como ocorrem os processos de aprendizado das crianças, sobretudo como elas constroem a linguagem escrita.
b) As conclusões a que chegou a pesquisadora a respeito dos processos de aprendizagem das crianças puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.
Alternativa assinalada c) A pesquisadora foi responsável por criar um novo método de Alfabetização, o qual passou a ser defendido pelos documentos oficiais.
d) As pesquisas desenvolvidas por Ferreiro demonstraram que as crianças tem um papel ativo no aprendizado.
4) Estudamos em nossa disciplina como se dava o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Quanto a isso, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Nessa abordagem, o aluno tem o direito de opinar sobre o seu aprendizado e exteriorizar a sua opinião.
Alternativa assinalada b) Os aspectos contextualizadores são mais importantes do que os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres).
c) Os aspectos gráficos (qualidade do traço, distribuição espacial das formas, orientação dos caracteres) são mais importantes do que os aspectos contextualizadores.
d) A interação, nessa abordagem, é privilegiada, bem como o trabalho com os diversos textos que circulam na sociedade.
5) Vygotsky foi um dos pioneiros nos estudos a respeito do desenvolvimento intelectual de crianças. Sobre as teorias que desenvolveu, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
a) O pesquisador foi um dos primeiros a estudar que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
b) Segundo o autor, não é o conteúdo de uma palavra que se modifica, mas a maneira pela qual a realidade é generalizada e refletida em uma palavra.
c) O outro (pais, professores, amigos, etc), segundo o pesquisador, é extremamente importante para o desenvolvimento da criança.
d) O desenvolvimento da linguagem pela criança não se realiza pela influência de outras pessoas que convivem com ela.
Alternativa assinalada | |
| | | vanderlene
Mensagens : 7 Data de inscrição : 15/04/2015
| Assunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Qui Abr 16, 2015 8:01 pm | |
| - diana amaral da luz escreveu:
- av1
1:d 2:c 3:b 4:a 5:d av2 1:a 2:b 3:b 4:d 5:c estao certas essa respostas da av 2 sao dessa avaliaçao ?
av2 1) Observe o texto abaixo: "quando as pessoas não se expressam bem é porque não sabem elaborar o pensamento. Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias. O texto, dessa forma, nada tem a ver com o leitor ou com quem se fala, e sim, somente com o enunciador. Nessa linha de pensamento encontra-se a gramática normativa ou tradicional." (TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.) Assinale a alternativa que indica a qual Concepção de Linguagem refere-se o texto acima: Alternativas: a) Linguagem como Expressão do Pensamento Alternativa assinalada b) Linguagem como Expressão do Pensamento c) Linguagem como Processo de Interação d) Linguagem como Método de Avaliação 2) Segundo a concepção interacionista de linguagem, como deve agir o professor de língua portuguesa? Assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Os aspectos sócio-históricos não devem ser considerados, já que a língua deve ser estudada por si mesma. Nesse sentido, o professor desconsidera tudo que for extralinguístico. b) Para que a aprendizagem efetivamente ocorra, o professor precisa levar o aluno a memorizar as regras da gramática normativa. Alternativa assinalada c) O dever do professor é impor o conteúdo, pois o que o aluno traz de casa em nada influenciará o desenvolvimento da aula. d) Como a linguagem deve ser considerada dialógica, pois o sujeito ao enunciar algo sempre provoca uma resposta,o professor, nesse sentido, deve propiciar situações de aprendizado, cujo conhecimento seja construído. 3) Observe o texto abaixo: " Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir." O texto acima demonstra, predominantemente, um exemplo de: Alternativas: a) Variação linguística Geográfica. b) Variação linguística Histórica. Alternativa assinalada c) Variação linguística Social. d) Variação linguística Diacrônica. 4) Observe o texto abaixo: "Fenômeno pelo qual uma língua não é, numa época, num lugar e num grupo social idêntica ao que ela é em outra época, em outro lugar e em outro grupo social. Esse fenômeno diz respeito à: Alternativas: a) Variação Linguística Social b) Variação Linguística Geográfica c) Variação Linguística Histórica d) Variação Linguística Estilística Alternativa assinalada 5) Observe as opções abaixo I.Aulas de língua portuguesa que consideram que todos falam de forma homogênea; II.A gramática é suficiente para falar, escrever e ler com sucesso. III.Só o ensino de conteúdos gramaticais não é suficiente para que o aluno fale, escreva e leia com sucesso. Em nossa web aula, abordamos alguns problemas (equívocos) que permeavam o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Assim, assinale a alternativa que apresenta as opções que dizem respeito a esses equívocos: Alternativas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. Alternativa assinalada d) I e II, apenas. | |
| | | andreia761
Mensagens : 4 Data de inscrição : 01/05/2015
| Assunto: av 2 Sex maio 01, 2015 9:02 am | |
| av2 1) Observe o texto abaixo: "quando as pessoas não se expressam bem é porque não sabem elaborar o pensamento. Se o enunciador expressa o que pensa, sua fala é resultado da sua maneira própria de organizar as suas ideias. O texto, dessa forma, nada tem a ver com o leitor ou com quem se fala, e sim, somente com o enunciador. Nessa linha de pensamento encontra-se a gramática normativa ou tradicional." (TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.) Assinale a alternativa que indica a qual Concepção de Linguagem refere-se o texto acima: Alternativas: a) Linguagem como Expressão do Pensamento Alternativa assinalada b) Linguagem como Expressão do Pensamento c) Linguagem como Processo de Interação d) Linguagem como Método de Avaliação 2) Segundo a concepção interacionista de linguagem, como deve agir o professor de língua portuguesa? Assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Os aspectos sócio-históricos não devem ser considerados, já que a língua deve ser estudada por si mesma. Nesse sentido, o professor desconsidera tudo que for extralinguístico. b) Para que a aprendizagem efetivamente ocorra, o professor precisa levar o aluno a memorizar as regras da gramática normativa. Alternativa assinalada c) O dever do professor é impor o conteúdo, pois o que o aluno traz de casa em nada influenciará o desenvolvimento da aula. d) Como a linguagem deve ser considerada dialógica, pois o sujeito ao enunciar algo sempre provoca uma resposta,o professor, nesse sentido, deve propiciar situações de aprendizado, cujo conhecimento seja construído. 3) Observe o texto abaixo: " Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir." O texto acima demonstra, predominantemente, um exemplo de: Alternativas: a) Variação linguística Geográfica. b) Variação linguística Histórica. Alternativa assinalada c) Variação linguística Social. d) Variação linguística Diacrônica. 4) Observe o texto abaixo: "Fenômeno pelo qual uma língua não é, numa época, num lugar e num grupo social idêntica ao que ela é em outra época, em outro lugar e em outro grupo social. Esse fenômeno diz respeito à: Alternativas: a) Variação Linguística Social b) Variação Linguística Geográfica c) Variação Linguística Histórica d) Variação Linguística Estilística Alternativa assinalada 5) Observe as opções abaixo I.Aulas de língua portuguesa que consideram que todos falam de forma homogênea; II.A gramática é suficiente para falar, escrever e ler com sucesso. III.Só o ensino de conteúdos gramaticais não é suficiente para que o aluno fale, escreva e leia com sucesso. Em nossa web aula, abordamos alguns problemas (equívocos) que permeavam o ensino tradicional de Língua Portuguesa. Assim, assinale a alternativa que apresenta as opções que dizem respeito a esses equívocos: Alternativas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. ALGUÉM SABE AS RESPOSTAS CERTAS DA AV 2 | |
| | | zosiane
Mensagens : 1 Data de inscrição : 03/05/2015 Idade : 35 Localização : rondonia
| Assunto: av2 pedagogia .lingua portuguesa sem6 Dom maio 03, 2015 8:20 pm | |
| alguém respondeu a av2 de língua portuguesa? | |
| | | sampaio
Mensagens : 1 Data de inscrição : 02/05/2015
| Assunto: ensino da lingua portuguesa 6º semestre unopar Dom maio 10, 2015 7:52 am | |
| ava 2 para dia 11/05/2015 na terceira tentativa,, coloquei essas ai, nao falou que é erro,, acho que foi direto
1-a 2-b 3-b 4-c 5-c | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | |
| |
| | | | AV 1 e AV 2- PED - SEM 6 ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|