AV1
Questão 1
De acordo com a Web Aula, o termo Administração ainda durante a década de 1970, era considerado como um conjunto de ações utilizadas com o objetivo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros e informacionais. A principal finalidade da administração centrava-se na produção e na eficiência, somada à apresentação de resultados. No espaço escolar o conceito de administração, pode ser definido como:
Utilização racional de recursos visando a realização de fins determinados,
Perpetuação da dominação, ligada às relações de poder, a medida em que se difunde o trabalho coletivo no espaço escolar,
Valorização apenas do acúmulo financeiro, com vistas à implementação do pedagógico,
Preocupação exacerbada com as questões pessoais em detrimento da aquisição de material didático,
Nenhuma das afirmativas anteriores, apresenta resposta condizente,
Questão 2
Compreender a história da gestão, as transformações políticas, econômicas e tecnológicas no contexto da globalização, auxilia no entendimento das novas exigências apresentadas a educação brasileira a partir dos anos de 1990. Na própria Constituição Federal se apresentam os princípios da gestão escolar democrática a ser implementada na escola. Assim, considere a afirmativa Correta:
A gratuidade do ensino público deverá ser privilégio daqueles alunos da Educação Básica, cuja renda familiar não for observada e nem apresentada uma proposta de pagamento, pelo governo municipal.
A articulação entre Estado e Município será desconsiderada a partir do Plano Nacional de Educação.
A Garantia da universalização da Educação Básica - educ. infantil, ensino fundamental e ensino médio, acontece através da disponibilização de cursos ligados a Educação Profissional.
A Educação pode ser entendida como instrumento para o exercício da cidadania.
A instituição do Fórum Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação não devem garantir a representação de setores da sociedade civil organizada.
Questão 3
Leia e complete a lacuna da afirmativa que segue, de acordo com os dados sugeridos:
Ainda durante o mês de março do ano de 1990, o Brasil participa em Jomtien, na Tailândia, e posteriormente em dezembro de 1993 em Nova Delhi, de _____________________________,convocada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e Banco Mundial. Na conferência declara-se a necessidade de construção das bases de um Plano Decenal de Educação para os países subdesenvolvidos, de maior população do mundo.
Conferência Mundial sobre Educação Profissional,
Plano Decenal de Educação,
Conferência Interamericana de Educação Ambiental,
Conferência Nacional de Educação de Jovens e Adultos.
Conferência Mundial de Educação para Todos,
Questão 4
Realize a leitura e complete as lacunas da afirmativa apresentada abaixo:
A democratização da gestão do sistema educativo e da escola é um princípio articulado ao caráter ___________desta atividade, que deve ser mantida pelo Estado e que este, também, precisa ser________________. Isso implica na democratização do próprio____________, na desprivatização da educação ocorrida na última década e na efetivação de _________________de acompanhamento, controle e definição das _______________educacionais, bem como da ______________do trabalho educativo na escola com participação de todos e todas.
Público, democratizado, Estado, mecanismos, políticas, organização,
Estado, mecanismos, políticas, organização, público, democratizado,
Políticas, organização, público, democratizado, Estado, mecanismos,
Democratizado, Estado, mecanismos, público, políticas, organização,
Mecanismos, políticas, organização, público, democratizado, Estado,
Questão 5
Analise qual afirmativa apresentada logo abaixo, retrata integralmente o trabalho pedagógico no espaço educativo. O trabalho pedagógico no espaço educativo deve ser entendido como:
Um processo intencional que visa formação para a alienação dos alunos,
Um processo organizado, com o objetivo de apresentar infindáveis conteúdos ao mesmo tempo, para que o aluno decore com maior velocidade,
Um processo sequenciado que deve ser construído de forma a oportunizar a participação de todos os alunos durante a construção de seu próprio conhecimento.
Um processo autoritário e individualizado, para que cada aluno desenvolva as atividades pautadas num ambiente de competitividade.
Nenhuma das afirmativas anteriores retrata o trabalho pedagógico no espaço educativo,
AV2
Questão 1
Considerando as afirmativas abaixo, indique a que não se adéqua ao novo conceito de Currículo, devendo por isso ser destacada como INCORRETA.
Currículo expressa a centralidade das políticas educacionais, manifestadas através das intenções sociais, ideológicas e econômicas presentes no mundo moderno.
Currículo expressa uma seleção aleatória de conteúdos, informações, saberes e conhecimentos, indicados pela sociedade civil organizada, e expressado de forma submissa e massificante.
Currículo expressa as tensões e contradições que acabam por compor a ação humana intencional, realizada a partir do trabalho, produto da cultura, organizado em saberes que auxiliam na formação dos sujeitos.
Currículo torna-se a expressão da concepção de homem, de mundo, de ensino e aprendizagem que deve favorecer a formação do sujeito partícipe da escola.
Currículo envolve aspirações políticas que se debruçam sobre a escola, sobre seu papel social, sobre suas práticas pedagógicas e sobre as relações nela vividas.
Questão 2
Historicamente a educação sugere para a escola, objetivos a serem alcançados, visando à futura inserção do cidadão, na prática social. A educação vai se complementando, se transformando de acordo com as necessidades do sujeito, e sua integração com os diferentes períodos históricos. Paralelo a essa afirmativa, pensar a educação escolar implica primeiramente em buscar entendimento, sobre a Legislação, sobre a teoria da educação, sobre a importância da escola para a sociedade, sobre quais exigências sociais a escola deva se apegar, visando à formação desse sujeito. A partir dessa fundamentação, podemos considerar incoerente, ou seja, INCORRETA, a afirmativa apresentada em um dos itens que se segue;
A educação de forma geral abrange, os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais,
A educação escolar deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social,
A educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho,
O acesso à educação, ou seja, ao ensino fundamental é um direito público, podendo qualquer cidadão, acionar o Poder Público para exigi-lo,
A educação apresenta como finalidade primordial a extinção do analfabetismo, pois, seguindo a interferência dos organismos internacionais, o atual governo privilegia o trabalho informal, sem necessidade de carteira assinada.
Questão 3
Quando tratamos sobre documentos escolares - considerando as afirmativas abaixo:
I) O currículo, os conteúdos, seu ordenamento e sequenciação, suas hierarquias e cargas horárias compõe o núcleo estruturante do cotidiano da escola, do tempo e espaço, da diversificação de trabalho e das relações que se estabelecem entre professores e alunos.
II) A Proposta Pedagógica Curricular, construída de forma coletiva pelos professores das diferentes áreas do conhecimento, vem solidificar o trabalho, sob forma de expressão de uma determinada concepção de educação e de sociedade, pensada filosófica, histórica e culturalmente.
III) O Planejamento Curricular envolve os fundamentos das diferentes áreas do Conhecimento, a proposta metodológica escolhida e a forma como se dará a avaliação.
IV) Os Desafios Educacionais apresentadas à escola, são resultantes de acordos firmados entre países e organizações multilaterais, focando as questões sociais, econômicas, raciais, e ambientais.
V) O Plano de Trabalho Docente pode ser entendido como o Currículo em ação.
Após leitura e interpretação, podemos considerar como CORRETA:
Apenas a alternativa I e V apresenta dados corretos.
Apenas a alternativa I, II e III apresentam dados corretos.
Apenas a alternativa II apresenta dados corretos.
Apenas a alternativa III e IV apresenta dados corretos.
Todas as alternativas apresenta dados corretos.
Questão 4
No ambiente escolar, todos profissionais devem se organizar no sentido de propiciar ao aluno uma rotina, necessária ao desenvolvimento de todas as atividades a serem realizadas. Todos profissionais devem planejar suas ações, por mais que surjam novidades imediatas. Assim, o Planejamento propicia maior tranqüilidade para o aluno e para os diversos profissionais da escola. O Plano de Trabalho Docente, nessa perspectiva, pode ser entendido como o Currículo em ação; torna-se a representação do planejamento do professor. Considere a INCORRETA - Deve existir no Plano de Trabalho Docente:
A indefinição quanto à forma de como avaliar os diferentes conteúdos
O encaminhamento metodológico de como trabalhar o conteúdo em sala de aula
A clareza, relacionando os conteúdos àquilo que o aluno deve apreender.
Os critérios e instrumentos de avaliação.
Todas as alternativas estão corretas.
Questão 5
Se a escola é uma instituição de cultura, ela deve socializar o saber, a ciência, a técnica e as artes produzidas socialmente, enquanto que o professor deve viabilizar a todos seus alunos o acesso aos instrumentos de produção cultural, científica, técnica, pedagógica e política da sociedade. No espaço escolar também é trabalho do professor participar da estruturação do projeto político pedagógico, planejar e desenvolver atividades pedagógicas e projeto político-pedagógico, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve:
Trabalhar a teoria como um suporte complementar à sua prática, nem sempre expressiva, pois a finalidade maior é a prática, a ação.
Modificar rotineiramente seus pressupostos teóricos valorizando informações apresentadas pela mídia, portanto passíveis de mudança e diferentes interpretações.
Vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas apenas de forma quantitativa.
Organizar suas atividades a partir da articulação prática-teoria-prática, ou seja; ação, conhecimento, ação.
Condicionar a prática no sentido de observar ou alterar o fazer pedagógico a cada avaliação realizada.
Observação: favor me passar as respostas estou tendo dificuldade pra encontra!