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 AV1 E AV2- PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL -Dependência

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Nicke




Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/06/2014

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MensagemAssunto: AV1 E AV2- PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL -Dependência    AV1 E AV2- PEDAGOGIA - LICENCIATURA - FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL -Dependência  EmptyQui Jun 12, 2014 7:16 pm

AV1

Questão 1

De acordo com a Web Aula, o termo Administração ainda durante a década de 1970, era considerado como um conjunto de ações utilizadas com o objetivo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros e informacionais. A principal finalidade da administração centrava-se na produção e na eficiência, somada à apresentação de resultados. No espaço escolar o conceito de administração, pode ser definido como:



       
 Utilização racional de recursos visando a realização de fins determinados,

 Perpetuação da dominação, ligada às relações de poder, a medida em que se difunde o trabalho coletivo no espaço escolar,

 Valorização apenas do acúmulo financeiro, com vistas à implementação do pedagógico,

 Preocupação exacerbada com as questões pessoais em detrimento da aquisição de material didático,

 Nenhuma das afirmativas anteriores, apresenta resposta condizente,



Questão 2

Compreender a história da gestão, as transformações políticas, econômicas e tecnológicas no contexto da globalização, auxilia no entendimento das novas exigências apresentadas a educação brasileira a partir dos anos de 1990. Na própria Constituição Federal se apresentam os princípios da gestão escolar democrática a ser implementada na escola. Assim, considere a afirmativa Correta:




       
 A gratuidade do ensino público deverá ser privilégio daqueles alunos da Educação Básica, cuja renda familiar não for observada e nem apresentada uma proposta de pagamento, pelo governo municipal.

 A articulação entre Estado e Município será desconsiderada a partir do Plano Nacional de Educação.

 A Garantia da universalização da Educação Básica - educ. infantil, ensino fundamental e ensino médio, acontece através da disponibilização de cursos ligados a Educação Profissional.

 A Educação pode ser entendida como instrumento para o exercício da cidadania.

 A instituição do Fórum Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação não devem garantir a representação de setores da sociedade civil organizada.  



Questão 3


Leia e complete a lacuna da afirmativa que segue, de acordo com os dados sugeridos:

Ainda durante o mês de março do ano de 1990, o Brasil participa em Jomtien, na Tailândia, e posteriormente em dezembro de 1993 em Nova Delhi, de _____________________________,convocada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e Banco Mundial. Na conferência declara-se a necessidade de construção das bases de um Plano Decenal de Educação para os países subdesenvolvidos, de maior população do mundo.


       
 Conferência Mundial sobre Educação Profissional,

 Plano Decenal de Educação,

 Conferência Interamericana de Educação Ambiental,

 Conferência Nacional de Educação de Jovens e Adultos.

 Conferência Mundial de Educação para Todos,  



Questão 4


Realize a leitura e complete as lacunas da afirmativa apresentada abaixo:

A democratização da gestão do sistema educativo e da escola é um princípio articulado ao caráter ___________desta atividade, que deve ser mantida pelo Estado e que este, também, precisa ser________________. Isso implica na democratização do próprio____________, na desprivatização da educação ocorrida na última década e na efetivação de _________________de acompanhamento, controle e definição das _______________educacionais, bem como da ______________do trabalho educativo na escola com participação de todos e todas.





       
 Público, democratizado, Estado, mecanismos, políticas, organização,

 Estado, mecanismos, políticas, organização, público, democratizado,

 Políticas, organização, público, democratizado, Estado, mecanismos,

 Democratizado, Estado, mecanismos, público, políticas, organização,

 Mecanismos, políticas, organização, público, democratizado, Estado,




Questão 5


Analise qual afirmativa apresentada logo abaixo, retrata integralmente o trabalho pedagógico no espaço educativo. O trabalho pedagógico no espaço educativo deve ser entendido como:


       

Um processo intencional que visa formação para a alienação dos alunos,


Um processo organizado, com o objetivo de apresentar infindáveis conteúdos ao mesmo tempo, para que o aluno decore com maior velocidade,


Um processo sequenciado que deve ser construído de forma a oportunizar a participação de todos os alunos durante a construção de seu próprio conhecimento.


Um processo autoritário e individualizado, para que cada aluno desenvolva as atividades pautadas num ambiente de competitividade.

 Nenhuma das afirmativas anteriores retrata o trabalho pedagógico no espaço educativo,  







AV2

Questão 1

Considerando as afirmativas abaixo, indique a que não se adéqua ao novo conceito de Currículo, devendo por isso ser destacada como INCORRETA.




       
 Currículo expressa a centralidade das políticas educacionais, manifestadas através das intenções sociais, ideológicas e econômicas presentes no mundo moderno.

 Currículo expressa uma seleção aleatória de conteúdos, informações, saberes e conhecimentos, indicados pela sociedade civil organizada, e expressado de forma submissa e massificante.

 Currículo expressa as tensões e contradições que acabam por compor a ação humana intencional, realizada a partir do trabalho, produto da cultura, organizado em saberes que auxiliam na formação dos sujeitos.

 Currículo torna-se a expressão da concepção de homem, de mundo, de ensino e aprendizagem que deve favorecer a formação do sujeito partícipe da escola.

 Currículo envolve aspirações políticas que se debruçam sobre a escola, sobre seu papel social, sobre suas práticas pedagógicas e sobre as relações nela vividas.  



Questão 2

Historicamente a educação sugere para a escola, objetivos a serem alcançados, visando à futura inserção do cidadão, na prática social. A educação vai se complementando, se transformando de acordo com as necessidades do sujeito, e sua integração com os diferentes períodos históricos. Paralelo a essa afirmativa, pensar a educação escolar implica primeiramente em buscar entendimento, sobre a Legislação, sobre a teoria da educação, sobre a importância da escola para a sociedade, sobre quais exigências sociais a escola deva se apegar, visando à formação desse sujeito. A partir dessa fundamentação, podemos considerar incoerente, ou seja, INCORRETA, a afirmativa apresentada em um dos itens que se segue;





       
 A educação de forma geral abrange, os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais,  
 A educação escolar deve vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social,

 A educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho,

 O acesso à educação, ou seja, ao ensino fundamental é um direito público, podendo qualquer cidadão, acionar o Poder Público para exigi-lo,  
 A educação apresenta como finalidade primordial a extinção do analfabetismo, pois, seguindo a interferência dos organismos internacionais, o atual governo privilegia o trabalho informal, sem necessidade de carteira assinada.  




Questão 3


Quando tratamos sobre documentos escolares - considerando as afirmativas abaixo:

I) O currículo, os conteúdos, seu ordenamento e sequenciação, suas hierarquias e cargas horárias compõe o núcleo estruturante do cotidiano da escola, do tempo e espaço, da diversificação de trabalho e das relações que se estabelecem entre professores e alunos.
II) A Proposta Pedagógica Curricular, construída de forma coletiva pelos professores das diferentes áreas do conhecimento, vem solidificar o trabalho, sob forma de expressão de uma determinada concepção de educação e de sociedade, pensada filosófica, histórica e culturalmente.
III) O Planejamento Curricular envolve os fundamentos das diferentes áreas do Conhecimento, a proposta metodológica escolhida e a forma como se dará a avaliação.
IV) Os Desafios Educacionais apresentadas à escola, são resultantes de acordos firmados entre países e organizações multilaterais, focando as questões sociais, econômicas, raciais, e ambientais.
V) O Plano de Trabalho Docente pode ser entendido como o Currículo em ação.

Após leitura e interpretação, podemos considerar como CORRETA:





       
 Apenas a alternativa I e V apresenta dados corretos.

 Apenas a alternativa I, II e III apresentam dados corretos.  
 Apenas a alternativa II apresenta dados corretos.  
 Apenas a alternativa III e IV apresenta dados corretos.  
 Todas as alternativas apresenta dados corretos.



Questão 4

No ambiente escolar, todos profissionais devem se organizar no sentido de propiciar ao aluno uma rotina, necessária ao desenvolvimento de todas as atividades a serem realizadas. Todos profissionais devem planejar suas ações, por mais que surjam novidades imediatas. Assim, o Planejamento propicia maior tranqüilidade para o aluno e para os diversos profissionais da escola. O Plano de Trabalho Docente, nessa perspectiva, pode ser entendido como o Currículo em ação; torna-se a representação do planejamento do professor. Considere a INCORRETA - Deve existir no Plano de Trabalho Docente:



       
 A indefinição quanto à forma de como avaliar os diferentes conteúdos  
 O encaminhamento metodológico de como trabalhar o conteúdo em sala de aula

 A clareza, relacionando os conteúdos àquilo que o aluno deve apreender.

 Os critérios e instrumentos de avaliação.

 Todas as alternativas estão corretas.




Questão 5

Se a escola é uma instituição de cultura, ela deve socializar o saber, a ciência, a técnica e as artes produzidas socialmente, enquanto que o professor deve viabilizar a todos seus alunos o acesso aos instrumentos de produção cultural, científica, técnica, pedagógica e política da sociedade. No espaço escolar também é trabalho do professor participar da estruturação do projeto político pedagógico, planejar e desenvolver atividades pedagógicas e projeto político-pedagógico, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve:





       
 Trabalhar a teoria como um suporte complementar à sua prática, nem sempre expressiva, pois a finalidade maior é a prática, a ação.

 Modificar rotineiramente seus pressupostos teóricos valorizando informações apresentadas pela mídia, portanto passíveis de mudança e diferentes interpretações.

 Vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas apenas de forma quantitativa.

 Organizar suas atividades a partir da articulação prática-teoria-prática, ou seja; ação, conhecimento, ação.

 Condicionar a prática no sentido de observar ou alterar o fazer pedagógico a cada avaliação realizada.





Observação: favor me passar as respostas estou tendo dificuldade pra encontra!
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