Questão 1
Nota: Não gerada
O que o professor não pode deixar de observar ao realizar a técnica “controle o jogo”?
Alternativas
• 1 - ( ) Deve chamar os alunos seguindo a ordem das fileiras ou da chamada.
• 2 - ( ) Deve chamar os alunos sem uma sequência estabelecida e cada um deverá ler um parágrafo.
• 3 - ( ) Deve chamar os alunos sem uma sequência estabelecida, mantendo as durações imprevisíveis.
• 4 - ( ) Deve determinar exatamente quanto cada aluno vai ler previamente.
• 5 - ( ) Deve combinar antes quem irá ler naquele dia.
Sua resposta
3 - ( ) Deve chamar os alunos sem uma sequência estabelecida, mantendo as durações imprevisíveis.
Questão 2
Nota: Não gerada
Qual desses aspectos não se referem ao comportamento leitor:
Alternativas
• 1 - ( ) comentar ou recomendar o que leu
• 2 - ( ) ir virando as páginas de um livro ao ler
• 3 - ( ) ler as manchetes de um jornal para selecionar o que deseja ler na íntegra.
• 4 - ( ) fazer um desenho sobre o livro que está lendo
• 5 - ( ) antecipar o que segue no texto
Sua resposta
4 - ( ) fazer um desenho sobre o livro que está lendo
Questão 3
Nota: Não gerada
Isabel Solé apresenta vários propósitos de leitura. Com base nas ideias que ela apresenta, qual desses itens abaixo não fazem parte desses propósitos?
Alternativas
• 1 - ( ) para obter uma informação
• 2 - ( ) para seguir instruções
• 3 - ( ) para aprender
• 4 - ( ) para grifar trechos importantes
• 5 - ( ) para se divertir
Sua resposta
4 - ( ) para grifar trechos importantes
Questão 4
Nota: Não gerada
Complete a segunda coluna fazendo a correspondência da resposta correta na primeira coluna de acordo com as estratégias de leitura:
( A ) Seleção
( ) permite perceber o que está nas entrelinhas, o que não está explícito.
( B ) Antecipação
( ) permite confirmar, ou não, as inferências e antecipações realizadas.
( C ) Inferência
( ) permite que o leitor se atenha apenas aos índices úteis, desprezando os irrelevantes.
( D ) Verificação
( ) torna possível prever ou antecipar o que ainda está por vir, com base em informações explícitas e em hipóteses do próprio leitor.
Alternativas
• 1 - A, B, D, C
• 2 - C, D, A, B
• 3 - B, D, C, A
• 4 - C, A, B, D
• 5 - D, B, C, A
Sua resposta
2 - C, D, A, B
Questão 5
Nota: Não gerada
Qual dessas situações caracteriza uma alta expectativa de aprendizagem com relação à competência leitora dos alunos:
Alternativas
• 1 - ( ) oferecer a eles livros mais simples para que os alunos não desanimem ao lê-los.
• 2 - ( ) não emprestar mais livros caso o aluno deixe amassar ou perca um livro emprestado da escola.
• 3 - ( ) emprestar os livros novos da biblioteca da escola e deixar que cada aluno escolha aquele que desejar, independente da faixa etária.
• 4 - ( ) só emprestar livros para os alunos com notas mais altas.
• 5 - ( ) proporcionar momentos de leitura apenas para os primeiros alunos que terminarem
Sua resposta
3 - ( ) emprestar os livros novos da biblioteca da escola e deixar que cada aluno escolha aquele que desejar, independente da faixa etária.