1)
Normalmente a avaliação da aprendizagem é vista com muita resistência por parte dos alunos porque, na maioria das vezes, o olhar da equipe está muito mais voltado para as consequências, do que para os seus resultados. Diante do exposto, a avaliação expressa a concepção__________;______________;__________:
Analise as questões abaixo e assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)Seletiva; classificatória; discriminatória.
Alternativa assinalada
b)Formativa; classificatória; discriminatória.
c)Reguladora; integradora; classificatória.
d)Seletiva; classificatória; reguladora.
2) Luckesi (2001, p. 69), "[...] entende a avaliação como sendo um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão".
Considerando o posicionamento de Luckesi (2001), podemos dizer que a avaliação:
Alternativas:
a)Serve para indicar se o aluno deve ou não "passar de ano".
b)Desempenha uma função estática, resumida na ação de julgar para poder classificar o ser humano que tem que responder as exigências da sociedade de forma homogênea.
Alternativa assinalada
c)Deve atender aos padrões socialmente construídos, desconsiderando desta forma, a diversidade humana e a identidade de cada ser.
d)Ao se pautar no julgamento de valores, deveria desencadear uma tomada de decisão sobre o conhecimento avaliado, no intuito de proporcionar construção e reconstrução de novos conhecimentos.
3) Assinale a alternativa cujas palavras enumeradas apresentam, no texto, a avaliação na concepção formativa.
De posse das informações apresentadas pelo aluno, cabe ao ____________ tomar uma decisão, ou seja, sair do seu imobilismo __________e prático, na medida em que passa a valorizar a aprendizagem do aluno, e deixa de cumprir as exigências do sistema que privilegia apenas a _______________dos conteúdos, independente do seu sucesso escolar.
Alternativas:
a)Diretor; trabalhista; autoridade.
b)Professor; conceitual; memorização.
Alternativa assinalada
c)Professor; prático; decodificação.
d)Pedagogo; pedagógico; memorização.
4) Segundo Hadji (2001) avaliação formativa se inscreve em um projeto educativo porque:
Alternativas:
a)Classifica o aluno.
b)Informa apenas o professor a respeito de suas práticas de ensino.
c)Ao realizar a prova o aluno já sabe o quê e como melhorar seu desempenho.
d)Informa os dois personagens do processo educativo – professor e aluno.
Alternativa assinalada
5) Assinale a alternativa que demonstra os objetivos da avaliação da aprendizagem.
Alternativas:
a)Validar a aprendizagem como processo contínuo e permanente, por meio da ressignificação do erro, considerando-a parte integrante deste processo.
b)Favorecer o processo de ensino/aprendizagem, promovendo a reflexão da prática pedagógica docente, bem como a retomada de conteúdos anteriores quando necessário.
c)Promover o desenvolvimento da criança, desmistificando os critérios de excelência criados pela sociedade e impostos pela escola ao aluno.
d)Todas as alternativas estão corretas.
Alternativa assinalada
me ajudem a entender o que há de errado por favor ... ai está minha av2 exatamente como vcs passaram ...