Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens DO 4 SEMESTRE PEDAGOGIA

Ir para baixo 
AutorMensagem
maristela




Mensagens : 44
Data de inscrição : 09/04/2013
Idade : 40
Localização : ceu azul

Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens DO 4 SEMESTRE PEDAGOGIA Empty
MensagemAssunto: Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens DO 4 SEMESTRE PEDAGOGIA   Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens DO 4 SEMESTRE PEDAGOGIA EmptySex Nov 07, 2014 6:12 pm

BOA NOITE!PROVA VIRTUAL 4 SEMESTRE, PEDAGOGIA

Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens
• Período: 27/10/2014 00:00 à 08/12/2014 23:59
• Situação:
• Conceito:
________________________________________
Arquivos
________________________________________
Ir para atividade
1) De acordo com o texto da web aula o processo ensino/aprendizagem acontece durante toda a vida do ser humano, por meio da educação que se diferencia pelo espaço físico, contexto social e fases da vida de uma pessoa. Identifique esses contextos nos itens a seguir:
I – A educação acontece em diferentes contextos da vida social do ser humano, é perpassada pela aprendizagem de valores, regras e normas de uma determinada cultura.
II – É organizada e planejada para momentos específicos marcados pela interação, participação e trocas, muitas vezes permeadas pela aprendizagem a partir do lúdico e da arte.
III – A educação acontece em instituições escolares regulamentadas legalmente, organizadas pelos documentos oficiais nacionais que são as diretrizes para o ensino.
________________________________________
Alternativas:
• a) I – Educação formal; II – Educação não formal; III – Educação Informal
• b) I – Educação informal; II – Educação não formal; III – Educação formal
• c) I – Educação não formal; II – Educação formal: III – Educação Informal
• d) I – Educação Informal; II – Educação formal; III – Educação não formal
2)A formação da criança na Educação Infantil está fundamentada em três princípios básicos, conforme consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais. São os princípios éticos, políticos e estéticos. Assinale a alternativa correta:
________________________________________
Alternativas:
• a) Autonomia, responsabilidade, solidariedade são princípios estéticos;
• b) Sensibilidade, criatividade, ludicidade são princípios éticos;
• c) Valorização da diversidade de manifestações artísticas e culturais são princípios políticos.
• d) Direitos, cidadania, criticidade, respeito à ordem democrática, são princípios políticos;
3) Sobre a metodologia da roda de conversa é correto afirmar:
________________________________________
Alternativas:
• a) Deve ser adotada para as ações planejadas e executadas somente nos espaços educativos formais.
• b) A roda de conversa é um momento de reflexão, exposição de ideias, análise, reclamação, proposição e decisão coletiva e democrática; princípio básico de convivência social com diferentes idades;
• c) A roda da conversa é utilizada para a contação de histórias na Educação Infantil com o único objetivo de motivar para o conteúdo.
• d) A roda de conversa é excelente meio de iniciar o dia com as crianças, pode ser realizada uma vez por semana na sala de aula.
4) O professor de educação infantil só terá condições de sensibilizar a criança com a linguagem da arte se primeiramente for sensibilizado com o que é próprio da criança, com o que a criança é capaz de fazer e ser. Sobre esse aspecto assinale F para Falso e V para Verdadeiro.
( ) É relevante que no espaço educativo não formal, o educador busque prezar a condição de participação da criança nas situações que lhe dizem respeito, contudo isso não é necessário no espaço formal.
( ) O trabalho com a prática de arte na Educação Infantil envolve os princípios e a intencionalidade do professor na busca pelos recursos que cada situação e condição permite e envolve a criança.
( ) O brincar e a participação política são indissociáveis na formação da criança, os quais, juntos, podem se constituir uma das orientações necessárias para a conquista da emancipação social.
( ) A brincadeira é entendida como patrimônio da cultura infantil e deve ser reconhecida, preservada e potencializada. O brincar é uma característica da natureza infantil e a brincadeira, uma das principais formas de expressão da criança.
________________________________________
Alternativas:
• a) V, V, F, V
b)F, F, V, F
• c) F, V, V, V
• d) V, F, V, V
5) Sobre os espaços não formais de aprendizagem assinale a alternativa correta;
________________________________________
Alternativas:
• a) São processos educacionais organizados e realizados fora do sistema regular de ensino não possuem um currículo pré-definido que o engessa para uma prática sistematizada
• b) A educação não formal é marcada por níveis e etapas de ensino, com conteúdos definidos pela necessidade apresentada pelo público alvo, fundamentados em princípios orientadores que dão suporte aos educadores envolvidos.
• c) As atividades na educação não formal não possuem objetivos, não precisam ser organizadas ou preparadas, podendo assim ser improvisadas.
d) Os projetos para a educação não formal geralmente são desprovidos de princípios.

AINDA NÃO FIZ MAIS QUANDO FAZER EU ENVIAREI, flower flower flower flower
Ir para o topo Ir para baixo
 
Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens DO 4 SEMESTRE PEDAGOGIA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens
» Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens
» Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens
» Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens
» Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: