Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AV1 e AV2 - Pedagogia 5º semestre - Seminário V

Ir para baixo 
+2
Dione Weslei
Anaplleao
6 participantes
AutorMensagem
Anaplleao




Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/10/2014

AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V Empty
MensagemAssunto: AV1 e AV2 - Pedagogia 5º semestre - Seminário V   AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V EmptyDom Nov 16, 2014 11:16 am

AV1 SEMINÁRIO V
1)
No estudo indicado pela Web Aula, ao tratar sobre as características do ser humano, encontramos argumento de que podemos nos deparar com crianças negras, brancas, pardas, amarelas, ricas, pobres, hiperativas, deficientes físicas, com baixa visão, deficientes mentais em vários espaços físicos, haja vista que o encontro com as diferenças não se restringe apenas a espaço geográfico. Isso nos remete a concordar com o seguinte pensamento:

Alternativas:

   a)

   As crianças especiais desde a Educação Infantil, devem ser atendidas em espaço reservado, para não comprometer o trabalho do professor em sala de aula,
   b)

   O contexto da Diversidade se faz presente tanto na escola especial quanto nas escolas que ofertam ensino regular,
   c)

   As escolas devem atender as crianças seguindo apenas a orientação da direção da escola, sem levar em consideração a legislação que trata sobre a Inclusão,
   d)

   A legislação vigente que trata sobre inclusão é muito defasada devendo ser totalmente reestruturada,

2)

Ao se afirmar que nenhum ser humano deve ser vítima de Preconceito e, independentemente da própria identidade, deve ser possuidor de direitos iguais, podemos inferir que a frase que mais complementa essa afirmativa é:

Alternativas:

   a)

   Somos iguais quando a diferença inferioriza. Somos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza,
   b)

   Na Diversidade do ser, nem sempre a identidade deve ser respeitada, porque a homogeneidade e a heterogeneidade dispensa um mesmo olhar para o ser humano,
   c)

   Todas as pessoas são iguais, perdem sua individualidade, quando educadas seguindo uma mesma cultura,
   d)

   Na escola sempre houve promoção da inclusão, não podendo ser entendida como espaço de exclusão,

3)
O termo inclusão pode ser entendido como aquele que integra, porém, nem sempre a integração permite a inclusão. Diante da análise, aponte a afirmativa que caracteriza a Inclusão de maneira INCORRETA:

Alternativas:

   a)

   Inclusão, indica adaptação de ambientes físicos e procedimentais educativos para atender as necessidades dos alunos,
   b)

   Inclusão significa acolher crianças, jovens e adultos cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender,
   c)

   Inclusão significa considerar no projeto pedagógico as necessidades de todos os alunos, bem como as suas dificuldades e as suas potencialidades,
   d)

   Inclusão desconsidera a adaptação de ambientes físicos, pois a preocupação maior deve estar ligada aos procedimentos educativos.

4)

No que se refere a Educação Inclusiva, considere as afirmativas indicando (V) Verdadeiras e (F) Falso.

( ) No processo de inclusão social, não é o aluno que se adapta às necessidades da escola, mas a escola é que se adapta às necessidades do aluno,

( ) É necessário que a escola faça adaptação curricular, ao atender alunos com necessidades especiais, pois isso ajuda na promoção do ensino e da aprendizagem de qualidade,

( ) Remover barreiras arquitetônicas, adquirir materiais adaptados, crie parcerias com redes de apoio - psicólogo, neurologista, entre outros, contribui para a discriminação de alunos que apresentam necessidades especiais.

( ) A escola inclusiva já se tornou realidade, por estar assegurada nas leis que regem a educação no país,

( )Com a promulgação da LDB n. 9394/96, o atendimento educacional especializado, para as pessoas com deficiência, sofre adequações, com o objetivo de ser colocado em prática, ou seja, o aluno ser atendido pelo ensino regular,

Alternativas:

   a)

   V-V-F-F-V
   b)

   F-F-V-V-F
   c)

   F-V-F-V-F
   d)

   V-F-V-F-V

5)
No contexto escolar nem sempre a garantia de uma educação de qualidade para todos, é conquistada através da inclusão. Isso acontece porque a inclusão vai além da inserção do aluno especial em salas de aula de ensino regular. E, ainda, se entendermos inclusão como acolhimento de todas as pessoas, sem exceção, podemos incluir além do estudante com deficiência mental, visual, física, o superdotado, o gordinho, o baixinho, o negro, o pardo e todos os outros que por algum motivo se sentem discriminados. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que na escola inclusiva, professores e alunos têm a possibilidade de aprenderem que:

Alternativas:

   a)

   A rejeição indica que as limitações de cada pessoa, sempre estão sendo colocadas à prova,
   b)

   Conviver com a Diversidade é um dos benefícios que a inclusão propicia,
   c)

   A inclusão na escola se faz, discriminando os diferentes,
   d)

   O Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Especial deixa a cargo da escola excluir os alunos que não conseguem se adaptar as atividades propostas,

AV2 SEMINÁRIO V

1)
A Declaração de Salamanca, ajudou na divulgação mundial do conceito de educação inclusiva, posteriormente a Lei n. 9394/96 e as Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica de 2001, referenciam a Educação Especial, desde a Educação Infantil como:

Alternativas:

   a)

   Modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino.
   b)

   Nível de ensino responsável por movimentar apenas os alunos com deficiência mental severa,
   c)

   A Educação Infantil não abre espaço para atendimento à educação inclusiva,
   d)

   A Declaração de Salamanca, em nada ajudou na divulgação mundial do conceito de educação inclusiva,

2)

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade em seus aspectos físico, psico-social e cognitivo-linguístico. Compete aos Municípios oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas. Seguindo tal encaminhamento a Educação Infantil, respeita a legislação vigente, que ampara a criança em seus direitos. Podemos considerar, da legislação indicada abaixo, aquela que não trata sobre especificidades ligadas à Educação Infantil:

Alternativas:

   a)

   Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA/1990 - Prevê políticas públicas de atendimento ao direito à vida, educação, saúde, proteção, alimentação, lazer, cultura, dignidade, entre outros.
   b)

   LDB 9394/96 – ao longo do texto, estabelece o vínculo entre o atendimento às crianças de 0 a 6 anos e a educação. Apresenta diversas referências específicas à educação infantil.
   c)

   Tanto as creches, quanto as pré-escolas, são consideradas instituições de educação infantil, o que as diferencia é a faixa etária atendida.
   d)

   Podemos considerar que todas afirmativas indicadas acima, tratam especificidades ligadas à educação infantil.

3)

De acordo com as proposições da LDB9394/96, o Ministério da Educação e do Desporto propôs a elaboração do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. O Referencial fundamenta a diferença entre o cuidar e o educar. Cabe ao professor da educação infantil, conhecer e divulgar os direitos da criança, como também denunciar o seu abandono. Sendo assim, aponte das afirmativas abaixo, aquela que pode ser considerada como INCORRETA:

Alternativas:

   a)

   Cabe ao professor denunciar questões ligadas à exploração infantil ou participação da criança em situações promiscuas,
   b)

   As situações de desnutrição, abandono, pouca condição de estruturação afetiva e emocional, acabam comprometendo o desenvolvimento da criança,
   c)

   A)A criança não deve receber mais cuidados que o necessário, isso pode acabar gerando impedimento de sua independência ou das ações que já sabe realizar sozinha.
   d)

   Os adultos não devem considerar o modo da criança pensar, agir ou sentir pois, a criança encontra-se em fase de desenvolvimento, devendo apenas acatar a imposição dos adultos.

4)

Podemos considerar o "Cuidar" como ação que considera as necessidades da criança. Cuidar significa valorizar e ajudar a criança a desenvolver suas capacidades. Cuidar pode ser compreendido como ações referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeiras que possibilitem a exploração e a descoberta. Seguindo; aponte das afirmativas abaixo, aquela que indica um conceito inadequado ao termo Educar:

Alternativas:

   a)

   Educar significa propiciar situações envolvendo brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada,
   b)

   Educar significa atuar de maneira autoritária, punitiva e coercitiva diante da falta de atenção, às ordens indicadas ou não atendidas,
   c)

   Educar significa favorecer à criança o acesso, aos conhecimentos mais amplos, tanto da realidade social quanto da realidade cultural,
   d)

   Educar significa favorecer relação interpessoal, permitindo que a criança entenda o "ser" e o "estar" com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança,

5)

Atualmente vários estudos que tratam sobre a organização do trabalho pedagógico, chamam a atenção do professor sobre a importância de reflexão sobre a própria prática. A prática reflexiva, não se limita ao estudo disponibilizado apenas pela academia, guarda relação com valores, normas, poder e justiça. Sendo assim, é INCORRETO, afirmar que:

Alternativas:

   a)

   A integração entre Teoria e a Prática, propicia ao professor, maior segurança para efetivação daquilo que se encontra proposto em seu Planejamento.
   b)

   A pesquisa se justifica apenas como possibilidade de manutenção, das relações de poder hierarquizado,
   c)

   A formação de professores reflexivos se consolida diante da problematização - reflexão e busca de hipóteses de solução, envolvendo diversos campos do conhecimento.
   d)

   Na Pedagogia a reflexão deve ser considerada, ponto de partida para novos conhecimentos, experimentações e intervenções pedagógicas
Ir para o topo Ir para baixo
Hellen Moreira Pinheiro




Mensagens : 17
Data de inscrição : 16/04/2013

AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V Empty
MensagemAssunto: Av 1    AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V EmptyTer Nov 18, 2014 6:48 pm

Olá boa noite,não fechei a minha ainda,mas acho que sejam as seguintes respostas:
av 1
b
a
d
a
b
A av 2 ainda não tive tempo de ver....espero que ajude em algo....boa sorte pra nós....
Ir para o topo Ir para baixo
Dione Weslei

Dione Weslei


Mensagens : 41
Data de inscrição : 16/11/2012
Idade : 43
Localização : Querência - MT

AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V Empty
MensagemAssunto: AV 1 PEDAGOGIA 5º SEMESTRE   AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V EmptyQua Nov 19, 2014 6:32 am

cheers Hellen Moreira Pinheiro as alternativas estão todas corretas, passou direto cheers
Ir para o topo Ir para baixo
lelianepalheta




Mensagens : 33
Data de inscrição : 29/08/2012

AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 - Pedagogia 5º semestre - Seminário V   AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V EmptyQua Nov 19, 2014 6:48 am

ava 1- b
2-a
3-d
4-a
5- b
Very Happy passou direto!!
Ir para o topo Ir para baixo
Hellen Moreira Pinheiro




Mensagens : 17
Data de inscrição : 16/04/2013

AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 - Pedagogia 5º semestre - Seminário V   AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V EmptyQua Nov 19, 2014 6:55 pm

Que bom que deu certo...agora falta a dois kkkkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
juliana12




Mensagens : 79
Data de inscrição : 02/04/2013
Idade : 29

AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 - Pedagogia 5º semestre - Seminário V   AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V EmptySex Nov 21, 2014 7:24 am

obrigado passou direto.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Aldeci




Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/10/2014

AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 - Pedagogia 5º semestre - Seminário V   AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V EmptySáb Nov 22, 2014 8:54 am

 Smile  study




eu resolvi a av2 seminário v e foi direto!

av2
1- a
2- d
3- d
4- b
5- b

espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 - Pedagogia 5º semestre - Seminário V   AV1 e  AV2 - Pedagogia 5º semestre -  Seminário V Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AV1 e AV2 - Pedagogia 5º semestre - Seminário V
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: