Questão 1
Para Freud, nossa personalidade é constituída por uma estrutura dividida em três partes, as quais seriam Id, Ego e Superego. O Ego teria como função:
Alternativas
1 - Mover o homem para que satisfaça desejos impulsivos e irracionais
2 - Nos dar o senso de realidade, controlando o Id ao lhe fornecer algo real que ele avalia como podendo satisfazer o Id, bem como o Superego para não esmagar o Id e impedir gosto por viver (obter prazer).
3 - Esmagar o Id com normas e proibições vindas da sociedade e que o formaram
4 - Fazer a pessoa se sentir superior às demais e assim manter a autoestima
5 - Anular o funcionamento do Id e do Superego, fazendo assim com que a pessoa esteja sempre equilibrada.
Resposta:
CANCELADA
Questão 2
Para Freud, nossa personalidade é constituída por uma estrutura dividida em três partes, as quais seriam Id, Ego e Superego. O Ego teria como função:
Alternativas
1 - Mover o homem para que satisfaça desejos impulsivos e irracionais
2 - Nos dar o senso de realidade, controlando o Id ao lhe fornecer algo real que ele avalia como podendo satisfazer o Id, bem como o Superego para não esmagar o Id e impedir gosto por viver (obter prazer).
3 - Esmagar o Id com normas e proibições vindas da sociedade e que o formaram
4 - Fazer a pessoa se sentir superior às demais e assim manter a autoestima
5 - Anular o funcionamento do Id e do Superego, fazendo assim com que a pessoa esteja sempre equilibrada.
Resposta:
2 - Nos dar o senso de realidade, controlando o Id ao lhe fornecer algo real que ele avalia como podendo satisfazer o Id, bem como o Superego para não esmagar o Id e impedir gosto por viver (obter prazer).
Questão 3
Em nossa WebAula pedimos que você lesse na Biblioteca Digital o livro da Helen Bee, “A Criança em Desenvolvimento”, da página 304 (“Explicações Psicanalíticas”) até a página 308. Ao tratar dos estágios de desenvolvimento psicossexual da personalidade, segundo Helen Bee, neste estágio é importante que o treinamento esfincteriano seja realizado pelos pais de modo a permitir suficiente exploração e prazer, pois se houver excessiva repressão, pode ocorrer alguma fixação de energia neste estágio, com possíveis conseqüências na personalidade adulta como excessiva organização, retentividade ou o oposto disso. Estamos tratando do Estágio:
Alternativas
1 - Oral
2 - Fálico
3 - De Latência
4 - Anal
5 - Genital
Resposta
4 - Anal
Questão 4
Segundo Piaget, uma das características do Estágio de Autonomia ou Moralidade Autônoma é:
Alternativas
1 - A regra é compreendida como acordo mútuo entre legisladores
2 - A lei é severa, rígida e infalível, percebida de forma concreta.
3 - As crianças obedecem e desejam obediência por coação.
4 - A criança é bastante egocêntrica e por isso introduzirá regras sem consultar os outros, para seu benefício.
5 - A criança joga para satisfazer interesses motores e simbólicos.
Resposta:
1 - A regra é compreendida como acordo mútuo entre legisladores
Questão 5
O que caracteriza a pessoa que se encontra em qualquer dos estágios do Nível de Moralidade Convencional de Lawrence Kohlberg é que ela:
Alternativas
1 - Entende que um ato é bom ou mau dependendo das consequências
2 - Age com conformidade às regras para receber prêmios ou satisfazer objetivos pessoais
3 - Obedece por aprovação ou ordem social
4 - Compreende as regras como externas ao self
5 - Define o que é certo ou errado em termos de justiça
Resposta:
3 - Obedece por aprovação ou ordem social