Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Av1 - Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais

Ir para baixo 
AutorMensagem
Rosamares




Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/04/2015
Idade : 46
Localização : Almenara MG

Av1 - Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais Empty
MensagemAssunto: Av1 - Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais   Av1 - Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais EmptyQui Abr 30, 2015 6:02 pm

1) O que podemos entender sobre o conceito de representação?

Alternativas:

a) são imagens que temos a respeito das situações cotidianas;
b) são os estudos sobre o desenvolvimento das percepções sociais;
c) são estruturas mentais que nos permitem ler o mundo;
Alternativa assinalada

d)são momentos de definição dos conceitos que fundamentam as relações sociais;

2)Nós seres humanos damos importância a determinados aspectos e não a outros. A cor da pele é algo que nos interessa e também é elemento para a construção do preconceito. Desta forma podemos entender que o preconceito é:

Alternativas:

a) legado da civilização da idade média;
b) constituído a partir da diferença entre as raças;
c) organizado apenas pelas populações brancas;
d)fruto das representações sociais;
Alternativa assinalada


3)Qual é o papel do pedagogo na escola?

Alternativas:

a)promover a inclusão verdadeira das diferenças, inclusive entre os professores, não permitindo que o preconceito continue a ser transmitido.
Alternativa assinalada

b)desenvolver atitudes de combate ao racismo e ao preconceito através de estudos sobre as diferenças raciais;
c)concretizar o desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao racismo;
d)priorizar o desenvolvimento de expressões que tenham como base as representações negativas sobre os alunos;

4)O que significa incluir quando na realidade temos apenas propostas de inclusão que atentam ao mercado de trabalho?

Alternativas:

a)Significa inserir todos os alunos, ricos e pobres, na sala de aula;

b)significa fornecer aos indivíduos as condições de serem livres, de serem cidadãos reais;
Alternativa assinalada

c)Significa inserir alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos normais na mesma sala de aula;

d)significa proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos do ensino básico;

5)A inclusão escolar, processo ainda objeto de preocupações a respeito do seu significado e do modo de torná-la uma realidade em nossos sistemas educacionais, pressupõe que:

Alternativas:

a)a realização de adaptações físicas nas escolas é suficiente para atender às exigências da educação inclusiva.

b)a educação inclusiva deve acolher a todos, sem exceção, porque o ensino escolar comum é um direito fundamental humano.
Alternativa assinalada

c)a educação inclusiva tem como enfoque estudantes com deficiências físicas, comprometimento mental e superdotados.
d)educação inclusiva e educação especial são termos diferentes para um mesmo processo educacional.

Gabarito
AV 1= C-D-A-B-B

obs. Foram sem erros!!



Ir para o topo Ir para baixo
 
Av1 - Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Av2 - Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais
» vs 1 e 2 Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais.
» Pedagogia 3º Período - Educação Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais.
» Prova educação cidadania e diversidade -relações étnico raciais
» AVALIAÇÃO 01 E 02 DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIVERSIDADE - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: