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 AV2 (dp) Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem

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PAMELAJANICE

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MensagemAssunto: AV2 (dp) Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem    AV2 (dp) Psicologia da educação: desenvolvimento e aprendizagem  EmptySáb maio 30, 2015 4:00 am

Alguem tem estas respostas do AV 2:

1) O estágio de Moralidade Autônomano desenvolvimento moral, segundo Jean Piaget, está ligado a qual ideia abaixo?

Alternativas:

a) O respeito pelos adultos significativos por causa de sentimentos de coação social (de obrigação), pela qual as regras e valores têm valor absoluto e inquestionável para a criança, que não tem a compreensão das causas que os fazem existir.
b) A determinação consciente (feita pela criança) de outras pessoas (heteronomia) como responsáveis pela conduta de seu comportamento a partir da adolescência
c) O sentimento de respeito obrigatório existente entre pessoas de gêneros opostos (heterossexualidade) que surge por volta dos 7 anos de idade.
d) A ausência do sujeito do universo de regras e normas, sendo ele guiado por seus impulsos, indiferente às regras
e) A capacidade de regular saudavelmente seu próprio comportamento, mediante o sentimento de responsabilidade que surge da superação do egocentrismo e do sentimento de cooperação social.

2) A respeito do desenvolvimento moral segundo Jean Piaget, você pôde assistir aos vídeos das Professoras Telma Vinha e Monique Deheinzelin e ler os textos indicados. Ali fica claro que o desenvolvimento moral se dá por uma passagem da fase de anomia à fase de heteronomia moral, e depois da heteronomia à autonomia moral. A condição para que haja tal desenvolvimento, segundo Piaget, é o desenvolvimento cognitivo, pois o sujeito autônomo não teria como perceber as relações de reciprocidade (versus respeito unidirecional por coação) e a relatividade das regras (versus concepção estática das normas) se não houvesse uma estrutura cognitiva capaz de realizar essas operações. Tanto no desenvolvimento cognitivo quanto no desenvolvimento moral torna-se imperativo a superação do egocentrismo, cujo conceito também foi tratado no vídeo do Dr. Isaac Efraim.
A escola favorece a superação do egocentrismo moral típico do estado de heteronomia quando:

Alternativas:

a) Cria regras claras em seu regimento interno e garante, pela aplicação a ser realizada por inspetores e coordenadores, que as crianças sejam disciplinadas e controladas por tais normas e profissionais.
b) Aconselha pais a aplicarem conseqüências punitivas para o mau comportamento, caracterizado, por exemplo, pela preguiça na realização das tarefas.
c) Gera estratégias pedagógicas diversas em que as crianças possam vivenciar e refletir sobre o valor do bem-estar coletivo, sobre a justiça na distribuição de vantagens e coerência entre aquilo que se deseja para si e para os outros.
d) Deixa livres as crianças para expressarem e realizarem suas vontades conforme queiram, enquanto outras devem aprender a se defender sozinhas para garantir o que é seu, já que é assim o modo de funcionamento do mundo no qual crescerão.
e)

Oportuniza atividades em sala em que são cumpridas algumas regras para funcionarem, com especial importância para a regra de sempre abrir mão de seus desejos pessoais em prol da satisfação do outro quando este expressar suas vontades.

3) A partir da leitura do texto “Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas” de Carlos Nogueira Fino, podemos afirmar que signos e ferramentas:

Alternativas:

a) exercem função mediadora para que o indivíduo provoque mudanças sobre ele mesmo e sobre a natureza, respectivamente.
b) são sinônimos, logo, ambos têm a função de alterar o estado da natureza
c) são criados naturalmente por determinações genéticas que tornam o homem biologicamente simbólico
d) precisam ser descartados continuamente para haver evolução
e) podem substituir um ao outro em qualquer ocasião

4) Segundo Vygotsky, o ser humano aprende

Alternativas:

a) naturalmente, sem a necessidade de intervenção de outro ser humano
b) ao colocar em ação mecanismos de assimilação e acomodação, desenvolvendo assim sua estrutura cognitiva
c) sempre de modo mecânico, por imitação dos demais que devem apenas servir como exemplo
d) de forma cíclica e dialética e isso favorece mudanças integrais que servem como ponto de partida para uma próxima aprendizagem.
e) com o tempo, mas é preciso também desaprender para poder se renovar

5) Ao propor uma análise científica do comportamento humano, Skinner abordou questões referentes ao processo de aprendizagem em várias de suas obras. Sobre o papel da escola para Skinner (conforme textos e vídeos que você estudou), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas:

a) Para o autor, é preciso organizar o ambiente de nossos alunos, criando contingências específicas que favoreçam a aprendizagem
b) O propósito da educação seria transmitir conhecimento acumulado pelas gerações e ensinar aptidões e práticas sociais adaptativas.
c) A escola, juntamente com a família, seria uma das agências de controle responsáveis por ensinar.
d) A escola deve favorecer um repertório de comportamentos para resolver problemas
e)A escola deve apenas divulgar o saber, evitando assim que o aluno pense por si mesmo, já que esta prática pode ser nociva ao modelo social vigente
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