carAv2 - Comunicação e Linguagem 1 SEMESTRE PEDAGOGIA
ALGEM TEM AS RESPOSTA CERTAS?
________________________________________
Questão 1:
Observe as opções abaixo:
I) O que se fala;
II) Quem fala;
III) A quem fala;
IV) Em que situação histórica se fala.
Tendo em vista a perspectiva discursiva da linguagem, assinale a alternativa que traz os fatores essenciais que precisam ser considerados:
Alternativas
1 - I, II, III e IV.
2 - I, II e III, apenas.
3 - II, III e IV, apenas.
4 - III e IV, apenas.
5 - I e II, apenas.
Questão 2:
gerada
Estudamos em nossas web aulas questões relacionadas aos gêneros textuais, bem como às tipologias textuais. Assim, assinale a alternativa que aponta o porquê a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha:
Alternativas
1 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II.
2 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia.
3 - Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração.
4 - Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula.
5 - Tal tripartição não é falha, uma vez que essas três tipologias abrangem todos os diversos textos que os alunos podem se deparar no dia-a-dia.
Questão 3:
Não gerada
Leia o texto abaixo para responder a questão:
Domingo,14 de junho de 1942
Vou começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, e com isso eu não contava.)
Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas, o que não é de espantar; afinal, era meu aniversário. Mas não me deixam levantar a essa hora; por isso, tive de controlar minha curiosidade até quinze para as sete. Quando não dava mais para esperar, fui até a sala de jantar, onde Moortje (a gata) me deu as boas-vindas, esfregando-se em minhas pernas.
Pouco depois das sete horas, fui ver papai e mamãe e, depois, fui à sala abrir meus presentes, e você foi o primeiro que vi, talvez um dos meus melhores presentes. Depois, em cima da mesa, havia um buquê de rosas, algumas peônias e um vaso de planta. De papai e mamãe ganhei uma blusa azul, um jogo, uma garrafa de suco de uva, que, na minha cabeça, deve ter gosto parecido com o do vinho (afinal de contas, o vinho é feito de uvas), um quebra-cabeça, um pote de creme para o corpo, 2,50 florins e um vale para dois livros. Também ganhei outro livro, Câmera obscura, mas Margot já tem, por isso troquei o meu por outro, um prato de biscoitos caseiros (feitos por mim, claro, já que me tornei especialista em biscoitos), montes de doces e uma torta de morangos, de mamãe. E uma carta da vó, que chegou na hora certa, mas, claro, isso foi só uma coincidência.
Depois, Hanneli veio me pegar, e fomos para a escola. Na hora do recreio, distribuí biscoitos para os meus colegas e professores e, logo depois, estava na hora de voltar aos estudos. Só cheguei em casa às cinco horas, pois fui à ginástica com o resto da turma. (...)
Fonte:
http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diary.htm
Para efeitos didáticos Dolz e Schneuwly propuseram dividir os gêneros em 05 grupos. Desta forma, o texto acima pertence ao agrupamento do:
Alternativas
1 - Narrar.
2 - Argumentar.
3 - Expor.
4 - Relatar.
5 - Instruir.
________________________________________
Questão 4:
gerada
Observe a seguinte frase publicada pela folha on-line em março de 2012:
Análise de DNA indica que feijão surgiu no México e se espalhou pelas Américas.
O enunciado acima se enquadra no gênero do expor, pois:
Alternativas
1 - Relata uma experiência vivida por alguém.
2 - Transmite uma informação fictícia.
3 - Indica uma narrativa de imaginação.
4 - Apresenta um texto de opinião.
5 - Divulga um saber produzido pelo homem.
Questão 5:
Ao produzir um texto, existem vários fatores que interferem na estrutura e na organização das informações. Assim, assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores:
Alternativas
1 - A finalidade, ou seja, o porquê da produção textual.
2 - O genêro textual em que o texto irá se enquadrar.
3 - Exclusivamente, a adequação ao padrão da língua, ou seja, a a adequação do texto às regras da gramática normativa.
4 - Os efeitos de sentido que o autor quer provo.
5 - Para quem o texto é dirigido.