Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

 Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias

Ir em baixo 
AutorMensagem
Dany20017



Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/03/2017

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptyDom Mar 19, 2017 3:37 pm

Por favor alguém tem as respostas avaliacão virtual 1 e 2 da materia
Educação e Tecnologias 8° semestre unopar?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
dete teixeira



Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/04/2014

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Avs Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySeg Mar 20, 2017 9:53 am

Avs 1 e 2 Educação e Tecnologias
1)
A Revolução Científica foi um marco importante da passagem da Idade Média para a Idade Moderna, entre os séculos XV e XVII. Aos poucos, o poder da religião sobre as pessoas foi substituído por uma visão racional e científica dos acontecimentos do dia a dia dos homens e mulheres daquele período. Junto dessa mudança, surgiu o paradigma tradicional, que dava ao conhecimento não apenas um caráter racional, mas também fragmentado. Cada área tinha seu campo de estudos, e tudo era comprovado por meio das leis da física e da matemática.

Três cientistas que se destacaram nesta Revolução Científica foram Galileu (G), Descartes (D) e Newton (N). A eles podemos atribuir três características fundamentais sobre suas visões de mundo e métodos. Seguindo a ordem dos autores apresentada neste texto e as letras atribuídas a cada um, qual das alternativas abaixo relaciona de maneira correta o cientista ao seu método ou visão de mundo?

Alternativas:

a)
G: abordagem empírica; D: método analítico; N: visão religiosa.
b)
G: visão geocêntrica; D: método descritivo; N: visão mecanicista.
c)
G: visão heliocêntrica; D: método descritivo; N: visão naturalista.
d)
G: abordagem empírica; D: método analítico; N: visão mecanicista.
Alternativa assinalada
e)
G: visão geocêntrica; D: método analítico; N: visão mecanicista.
2)
Uma abordagem recorrente sobre os paradigmas da educação é feita por meio do estudo dos paradigmas científicos porque estes influenciaram aqueles. O primeiro paradigma é o tradicional, que surgiu entre os séculos XV e XVII e via o conhecimento como racional e fragmentado. O segundo é o paradigma moderno, que surgiu no começo do século XX, tendo o conhecimento como algo formado como uma teia de relações e não limitado apenas a uma área.

Qual das alternativas a seguir estabelece uma relação correta entre paradigma da educação e uso de tecnologia?

Alternativas:

a)
Quando o professor usa um computador, invariavelmente ele está dando uma aula seguindo um modelo que pode ser identificado com um paradigma moderno.
b)
Um professor que age como um porta-voz da verdade e não dá espaço para os alunos pensarem sozinhos sobre o tema tem um modo de dar aulas que é identificado com o paradigma moderno.
c)
O paradigma tradicional ainda está presente nas escolas brasileiras, mesmo quando há uso de novas tecnologias, porque o professor atua como mediador do conhecimento dos alunos.
d)
Um professor de história, por exemplo, que mostra várias fotografias antigas no projetor de imagens e solicita que os alunos memorizem todas as datas e nomes para as avaliações, está dando uma aula que se identifica com um paradigma moderno.
e)
Quando um professor usa qualquer nova tecnologia em sala de aula e atua como um mediador do conhecimento, ajudando os alunos a contextualizar as informações que recebem, temos uma aula que se identifica com o paradigma moderno.
Alternativa assinalada
3)
A internet só começou a ser popularizada no Brasil na metade da década de 1990. Antes disso ela era restrita a universidades e instituições de pesquisa, ou seja, a um público limitado. Com o passar dos anos, os serviços de internet foram se expandindo e hoje se pode fazer quase tudo por meio da rede mundial de computadores, desde simples pesquisas escolares até compras e visualização de imagens e vídeos produzidos em países distantes. Na área da Educação, o Programa Banda Larga nas Escolas foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) apenas em 2008.

Assinale a alternativa correta sobre o Programa Banda Larga nas Escolas, do MEC.

Alternativas:

a)
Este programa viabilizou outra política pública, o Programa Nacional de Informática nas Escolas (Proinfo), criado em 1997 e atualizado em 2007.
b)
Todas as alternativas estão corretas.
Alternativa assinalada
c)
Este programa previa que a velocidade da banda larga oferecida para as escolas seria atualizada periodicamente até 2025.
d)
Este programa previa que 56 mil escolas urbanas brasileiras teriam acesso à internet de banda larga até 2013.
e)
Foi uma política instituída em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
4)
Teve a outra polêmica envolvendo a frase da escritora e intelectual Simone de Beauvoir...

A frase que Simone de Beauvoir diz que a gente não nasce mulher, a gente se torna mulher. Eu vi alguns argumentos em que as pessoas claramente não entenderam, dizendo coisas assim: “Hora, se eu nasci com vagina, evidentemente eu já sou uma mulher”. Simone de Beauvoir não está falando do biológico, do físico, ela está dizendo que para a mulher se tornar respeitada, reconhecida como tal, dependerá do processo, das suas relações humanas. O próprio desentendimento dessa frase já mostra também a nossa dificuldade de interpretar e de como o debate está raso. Hoje o debate é cheio de adjetivos e bem pouco substantivo. A gente tem que qualificar mais nosso debate, melhorando os argumentos. E é esse um dos papéis da escola, qualificar o debate. (LACERDA, Maria do Pilar. A redação do Enem de 2015 foi diferente dos anos anteriores? O Estado de S. Paulo: São Paulo, 30 out. 2015. Entrevista concedida a Amilton Pinheiro. Estadão,

Educação, 2015. Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,em-pauta,1788159. Acesso em: 11 jan. 2016.)

O texto anterior é o trecho de uma reportagem concedida pela ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e diretora da Fundação Santa Maria, Maria do Pilar Lacerda, sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Muitos consideraram a prova polêmica por conta da frase citada pela entrevistada. Qual das alternativas a seguir está correta quanto à comunicação e a relação com o fato descrito aqui?

Alternativas:

a)
Todas as alternativas estão corretas.
Alternativa assinalada
b)
As interpretações da frase podem ser distintas, mas espera-se que um aluno que faz o Enem saiba identificar o contexto social e o jogo de linguagens usado pela autora.
c)
Nem sempre uma frase deve ser interpretada de forma literal, mas sim de forma metafórica.
d)
Para entender melhor a frase, seria importante saber quem foi a Simone de Beauvoir.
e)
A frase de Simone de Beauvoir precisa ser interpretada de acordo com o contexto no qual ela foi escrita.
5)
A proporção de estudantes e professores que usam internet pelo celular cresceu nos últimos anos. Entre alunos de escolas públicas, o percentual chega a 79%; e em colégios particulares, a 84%. Os dados fazem parte da pesquisa Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) Educação 2014, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Entre os professores, o percentual passou de 36%, em 2013, para 64%.

No levantamento anterior, os números eram 59% na escola pública; e 73% na instituição privada. A pesquisa constata que a escola não é o principal ambiente de uso da internet por estudantes. Tanto para estudantes de escolas públicas, como de particulares, o domicílio continua sendo o principal local de acesso à internet, com 77% e 93%, respectivamente. Apenas 41% dos alunos de instituições públicas usuários de internet conectaram-se pela rede da escola. (MACIEL, Camila. Uso de internet pelo celular cresce entre estudantes e professores, diz pesquisa. Agência Brasil, São Paulo, 21 set. 2015. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2015-09/internet-pelo-celular-cresce-entre-estudantes-e-professores-mostra-pesquisa. Acesso em: 11 jan. 2016.)

De acordo com a TIC Educação 2014, quais são os dois dispositivos eletrônicos mais usados para acessar a internet?

Alternativas:

a)
Notebook e tablet.
b)
Celular e computador pessoal.
c)
Celular e notebook.
Alternativa assinalada
d)
Celular e tablet.
e)
Computador e tablet.

AV 1 DEU ERRO: 1-D; 2- E; 3- B; 4- A; 5- C Mad Mad Mad Mad
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
dete teixeira



Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/04/2014

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Avs 1 e 2 Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySeg Mar 20, 2017 9:56 am

AV  2 Educação e Tecnologias
1)
Em substituição aos métodos tradicionais, e particularmente passivos, no processo de transformação dos modelos de educação, fortaleceram as considerações acerca: das peculiaridades de aprendizado do adulto e suas relações com a sociedade; da prática das metodologias ativas; e da apropriação de novos recursos das tecnologias de informação e comunicação. (SOUZA, C; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto), 2014, 47 (3):284-92.)



Quais as características que podemos considerar pertencentes às Metodologias Ativas?

I. Há inúmeros métodos disponíveis que variam em objetivo, complexidade e custo. A combinação desses métodos preenche a distância entre a sala de aula e a atuação direta no ambiente profissional.

II. O professor atua como transmissor de informações.

III. O professor interage com os alunos, atuando apenas quando é necessário, e ao contrário da crença em geral, essa forma de atuação é muito mais trabalhosa para o docente.

IV. O aluno é responsável pelo seu próprio ensino e passa a exercer atitude crítica e construtiva se bem orientado.

V. Geralmente se restringe ao conhecimento cognitivo, atingindo no máximo a demonstração de habilidades.

Alternativas:

a)
As afirmativas I, III e V estão corretas.
b)
As afirmativas II, IV e V estão corretas.
c)
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
Alternativa assinalada
d)
As afirmativas II, III e V estão corretas.
e)
As afirmativas III, IV e V estão corretas.
2)
Desde a invenção do quadro negro, passando pela chegada do projetor de transparências, da fotocopiadora e do videocassete, dessa forma, o foco da tecnologia em sala de aula vinha sendo a apresentação da informação. No século XXI, em razão da disseminação de computadores e de programas interativos, o desafio agora é outro. Fonte: http://porvir.org/especiais/tecnologia/. Acesso em: 29 fev. 2016.



Qual é a realidade com o uso das tecnologias no século XXI?

Alternativas:

a)
Tecnologias pouco acessíveis.
b)
Resistência às TIC.
c)
Falta de acesso às TIC.
d)
Acesso a informação, conectividade e interatividade.
Alternativa assinalada
e)
Falta de conectividade.
3)
A história da educação nos mostra o percurso da apropriação do conhecimento. Analise, como em uma linha do tempo, o que predominou em cada período histórico.


Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.



(1) Democratização do saber.

(2) Automatização de processos.

(3) Informática na educação e inclusão social.

(4) O conhecimento nas mãos do usuário.

( ) Período de 1970 a 2000.

( ) Período de 1400 a 1900.

( ) Período de 2000 até hoje.

( ) Período de 1900 a 1970.

Agora assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
4, 3, 2, 1
b)
2, 3, 1, 4
c)
1, 3, 2, 4
d)
3, 1, 4, 2
Alternativa assinalada
e)
2, 1, 4, 3
4)
O expressivo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ocorrido nas últimas décadas potencializou a Educação a Distância (EaD).

Com relação à Educação à Distância (EaD), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O uso das TIC na educação foi previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 exclusivamente para a modalidade a distância, uma vez que a educação presencial fundamenta-se no diálogo e na interação direta entre os atores envolvidos no processo educativo.

( ) A EaD altera os conceitos de espaço e tempo historicamente adotados pelas escolas e universidades, pois permite intercomunicação síncrona e assíncrona entre educadores e educandos posicionados em diferentes contextos geográficos e culturais.

( ) A educação a distância é potencializada pela integração de várias mídias que podem ser acessadas tanto em tempo real como no horário favorável a cada educador e educando.

( ) O professor que atua na EaD precisa estar atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação. O docente não deve impor, mas sim acompanhar, sugerir, incentivar, questionar, aprender junto com o aluno.

Assinale a sequência correta.

Alternativas:

a)
V, F, V, F.
b)
V, V, F, F.
c)
F, V, V, V.
Alternativa assinalada
d)
F, F, F, V.
e)
V, V, V, F
5)
Um asteroide está a caminho da Terra e só uma criança com fome de aprender eletrônica e programação pode salvar o planeta. Para dar conta dessa tarefa, ela terá que dar seus primeiros passos no universo maker, conectando cabos, luzes e sensores para reativar robô que adormeceu em Marte e controlá-lo em uma aventura de 10 missões no jogo Minecraft.

O Piper seria apenas mais um kit de eletrônica entre muitos disponíveis no mercado se não contasse com uma história convincente para atrair a atenção das crianças. Desde a montagem da caixa que abriga uma placa (que também é um pequeno computador) Raspberry Pi e uma tela LCD até o roteiro do jogo em si, tudo é feito para aguçar a curiosidade. Ao invés de largar a criança em frente ao computador por horas a fio encaixando blocos virtuais (o que já é legal e atrai 100 milhões de usuários no mundo), o Piper permite conectar circuitos de verdade que interagem diretamente com o Minecraft.

(OLIVEIRA, Vinícius. Kit de eletrônica Piper usa Minecraft para ensinar cultura maker: Projeto desenvolvido nos EUA que recebeu grande apoio em financiamento coletivo tem integrantes fascinados pelo faça-você-mesmo. Porvir, 12 fev. 2016. Disponível em: http://porvir.org/kit-de-eletronica-piper-usa-minecraft-para-ensinar-cultura-maker/. Acesso em: 22 mar. 2016.)

Enunciado: Com base no texto acima, avalie as afirmações abaixo:

I. O kit de eletrônica citado no texto é um exemplo de objeto de aprendizagem que pode ser utilizado em sala de aula para unir a teoria à prática e atrair a atenção de alunos.

II. O texto cita a “cultura maker”, uma cultura de construir coisas presente em crianças dos Estados Unidos. Conhecer a cultura local, regional e nacional é importante na elaboração de atividades destinadas aos alunos.

III. O kit de eletrônica mencionado no texto não poderia ser utilizado no Brasil por conta dos conhecimentos escassos em eletrônica que os brasileiros possuem na Educação Básica.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas:

a)
II e III
b)
III
c)
I e II
Alternativa assinalada
d)
II
e)
I, II e III

AV 2 FOI DIRETA: 1-C; 2-D; 3-D; 4- C; 5-C lol! lol! lol! lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maria rosangela lopes



Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/02/2017

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: respostas av1 educação tecnologia   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySeg Mar 20, 2017 11:14 am

RESPOSTAS AV1 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA


1-D
2-E
3-B
4-A
5-B
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maria rosangela lopes



Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/02/2017

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Re: Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySeg Mar 20, 2017 11:14 am

FOI SEM ERROS AS RESPOSTAS DA AV1
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
dete teixeira



Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/04/2014

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Avs 1 e 2 Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySeg Mar 20, 2017 11:31 am

Muito obrigada!!! Basketball Basketball Basketball
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marineuza reggiani de sa



Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/04/2017
Localização : Marilandia,Es

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Re: Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySex Abr 14, 2017 12:23 pm

Sou nova aqui no grupo gostaria de deixar meu numero caso vcs tenham um grupo no zap para me adicionarem.obrigada! (27)99947-1903
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Dany2017



Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/02/2017

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Re: Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptyDom Abr 16, 2017 1:31 pm

obrigada cheers cheers cheers cheers cheers Laughing Laughing Laughing flower
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
BRUNA G. ALMEIDA DA SILVA

BRUNA G. ALMEIDA DA SILVA

Mensagens : 31
Data de inscrição : 08/05/2014
Idade : 32
Localização : SETE LAGOAS

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: TRABALHOS ACADÊMICOS   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptyDom Nov 05, 2017 2:02 pm

CASO VOCÊ ESTEJA SEM TEMPO OU COM DIFICULDADE DE FAZER SEUS TRABALHOS EU FAÇO: INDIVIDUAL, GRUPO, PROJETOS E TCC

Sou pedagoga e professora, estudante de Letras, Pós graduada em Educação Especial e Inclusiva, Intérprete e tradutora de LIBRAS.
Faço trabalhos acadêmicos de ótima qualidade dentro das normas ABNT e com os melhores conceitos e notas. Entre em contato e faça seu orçamento, ótimos preços e garantia de entrega rápida.
Não somos empresa, nosso contato é direito e fazemos a melhor negociação para você

ENTRE EM CONTATO
WHATSAPP: 31 9 9197 4610
EMAIL: brunag.alm@gmail.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário https://www.linkedin.com/in/bruna-g-almeida-da-silva-270547156/
Conteúdo patrocinado




Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Re: Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: