Alguém respondeu as Avs Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais - Libras???
1)
A história da pessoa com deficiência mostra a dificuldade da sociedade em lidar com as diferenças. Diante desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I. Na antiguidade era comum o extermínio de pessoas com deficiência.
II. Com o Cristianismo as pessoas com deficiência passaram a ser acolhidas em instituições religiosas.
III. A pessoa com deficiência teve seu direito de cidadã constituído desde a idade média.
IV. Desde a antiguidade a pessoa com deficiência tinha direito à educação escolar.
Assinale a resposta correta.
Alternativas:
a)
Apenas a alternativa I está correta.
b)
Apenas a alternativa II está correta.
c)
Apenas a alternativa III está correta.
d)
Apenas a alternativa IV está correta.
e)
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
2)
A partir da década de 1990, com as conferências internacionais, dentre elas a Declaração de Salamanca (1994), que objetivou a inserção dos alunos com público alvo da educação especial na escola. Do ponto de vista teórico, um projeto de educação inclusiva deve se fundamentar em quais afirmativas?
I-Valorização do corpo perfeito e do intelecto do aluno.
II-A educação inclusiva desloca o enfoque individual, centrado no aluno, para a escola, reconhecendo no seu interior a diversidade de diferenças individuais, físicas, culturais e sociais.
III-Uma escola que admite somente a inserção de alunos com deficiência: física, auditiva, visual e intelectual.
Assinale a resposta correta.
IV- Valorização do atendimento clínico ao invés do pedagógico.
Alternativas:
a)
Apenas a alternativa I está correta.
b)
Apenas a alternativa II está correta.
c)
Apenas a alternativa III está correta.
d)
Apenas a alternativa IV está correta.
e)
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
3)
A partir da década de 1970, no Brasil e em outros países, ocorreu o princípio de Integração, ou seja, as "pessoas consideradas fora dos padrões de normalidade", começaram a ter mais direitos, inclusive educacional.
Marque a alternativa correta sobre o princípio de Integração.
Alternativas:
a)
O objetivo desse princípio era integrar os alunos com deficiência no ensino regular por meio de classes especiais e atendimento especializado.
Alternativa assinalada
b)
O objetivo desse princípio era integrar os alunos com deficiência no ensino regular por meio de provas objetivas e da acessibilidade.
c)
O objetivo desse princípio era a proposição de provas conceituais e certificação obrigatória dos alunos com deficiência.
d)
O objetivo desse princípio era a viabilização de medicamentos e tratamentos clínicos no ensino regular.
e)
O objetivo era de incluir o aluno com deficiência em hospitais com enfoque em tratamentos clínicos.
4)
De acordo com a legislação, a pessoa cega apresenta acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica (BRASIL, 2004). Diante desse contexto, assinale V verdadeiro ou F falso as alternativas que tratam de facilitadores para o processo de ensino e aprendizagem para o aluno cego.
( ) Sistema Braille;
( )LIBRAS;
( ) Soroban;
( )Bolas sonoras
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
F F F F
b)
F V F F
c)
F V F V
d)
V V V V
e)
V F V V
5)
A deficiência física consiste na alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física (BRASIL, MEC/INEP, 2014). Diante desse contexto, assinale V verdadeiro ou F falso as alternativas que tratam de aspectos facilitadores para os alunos com deficiência física.
( ) Utilizar linguagem infantilizada com os alunos com deficiência física, pois independente da idade serão eternas crianças.
( ) Alterar a infraestrutura da escola, por exemplo, acesso por rampas.
( )Utilizar facilitadores de escrita, como engrossadores de lápis, órteses para digitação, computadores com programas específicos e periféricos (mouse, teclado, acionadores especiais).
( ) Utilizar recursos de comunicação alternativa/aumentativa com os alunos com paralisia cerebral e que apresentam dificuldades funcionais de fala e escrita.
Marque a alternativa correta.
Alternativas:
a)
V V V V
b)
F V V V
c)
F F V V
d)
F F F V
e)
F F F F
AV 1 : 1- E; 2-B; 3- A; 4- D; 5- B DEU ERRO!!
1)
"Com o fim da pedagogia ___________________ e com a revisão dos novos métodos de ensino, a história surda tomou outro rumo: A valorização da pessoa surda como ser histórico-cultural e de sua comunidade como produtora de cultura". Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença acima.
Alternativas:
a)
Bilíngue
b)
Oralista
c)
Exclusiva
d)
Terapêutica
e)
Tradicional
2)
Em 24 de abril de 2002, a Lei de reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais foi assinada. Entre outras atribuições, ela enfatiza:
Alternativas:
a)
A obrigatoriedade do uso da Libras por todos os ouvintes.
b)
Que a Libras não deve estar presente nas escolas especiais.
c)
Que o português ainda é mais importante do que a Libras.
d)
Caso o surdo utilize a Libras,não precisa ler e escrever o português.
e)
A necessidade do uso corrente da Libras nas comunidades surdas.
3)
Embora muitas pesquisas e investimentos têm acontecido na área da surdez, principalmente no campo da Educação e Inclusão Social, ainda persistem alguns mitos em relação a pessoa surda. Dentre eles podemos citar:
Alternativas:
a)
A Libras promove a interação do surdo com a comunidade ouvinte.
b)
As leis aprovadas nos últimos anos, garantem as especificidades da pessoa surda.
c)
O aluno surdo deve estar matriculado, prioritariamente no ensino regular.
d)
Não necessitam participar ativamente no processo econômico do país.
e)
Os pais ouvintes de filhos surdos, precisam utilizar a Libras no contexto familiar.
4)
Dentro da estrutura gramatical da Libras, podemos passar o significado de cansaço, decepção, surpresa, curiosidade, ódio, inveja entre outros, dando mais vida ao movimento da comunicação, fazendo uso de:
Alternativas:
a)
Ponto de articulação e movimento
b)
Configuração de mão e movimento
c)
Configuração de mão e direção
d)
Expressão facial e corporal.
e)
Direção e ponto de articulação
5)
Dentro da estrutura gramatical da Libras, o movimento (M) é o deslocamento da mão no espaço, durante a realização do sinal. O movimento pode ser:
Alternativas:
a)
Simples, composto ou misto
b)
Repetitivo, multidirecional e contínuo
c)
Unilateral, bilateral ou multilateral
d)
Unidirecional, bidirecional ou multidirecional
e)
Sem orientação, orientado ou parado.
AV2: 1- B; 2- E; 3-D ; 4- D; 5- D. FOI DIRETA!!