Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
ainejulia




Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptySeg Abr 10, 2017 6:51 pm


**** AVALIAÇÃO VIRTUAL 01 ****

1)A teoria proposta por Piaget pode nos auxiliar na compreensão do papel do professor e proporcionar uma fundamentação que permita a orientação da prática docente em sala de aula, tendo em vista o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil.

A respeito do ensino de Matemática na Educação Infantil, analise as seguintes afirmações:

I. A Matemática pode ser concebida como uma construção teórica, alheia à prática social, o que possibilita a compreensão das relações entre os conceitos teóricos que a fundamentam.

II. A criança deve ser alfabetizada matematicamente, construindo gradativamente as noções e conceitos que serão utilizadas como base para a construção de conhecimentos matemáticos nas etapas posteriores.

III. O ensino de Matemática deve propiciar o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade, do espírito crítico, possibilitando a compreensão dos cálculos e fórmulas necessários para a resolução dos problemas.

Com base nestas afirmações, e nas características do ensino de Matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a) Apenas a afirmação I está correta.
b) Apenas a afirmação II está correta.
c) Apenas a afirmação III está correta.
d) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
e) Apenas as afirmações II e III estão corretas.

2)Segundo Saltini (2014), Piaget foi um precursor na exploração do mundo infantil, por ter buscado traçar a gênese do surgimento da inteligência, tema tratado em sua obra "O Nascimento da Inteligência na Criança" (1970).

A respeito da teoria desenvolvida por Piaget, analise as seguintes afirmações:

I. A aprendizagem corresponde à mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, aspecto este que o leva a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio.

II. Acomodação corresponde ao processo de relacionar um estímulo recebido do meio com os esquemas já existentes, o que não ocasiona em mudança nos esquemas.

II. Assimilação refere-se ao processo pelo qual o indivíduo cria um novo esquema, ou modifica um já existente, tendo em vista a integração do novo estímulo à sua estrutura cognitiva.

IV. Na teoria piagetiana, o processo de construção do conhecimento está inter-relacionado com a inteligência e com a aprendizagem.

Referência: SALTINI, C. J. P. Encontro com Jean Piaget. In: SALTINI, C. J. P.; CAVENAGHI, D. B. Relações entre a Afetividade e a Inteligência no Desenvolvimento Mental da Criança. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

Com base nestas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas
e) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.

3)Segundo Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por meio de dois processos – assimilação e acomodação – associados diretamente aos esquemas da estrutura cognitiva de cada indivíduo.

Com base na Epistemologia Genética de Piaget, julgue as seguintes afirmações:

I. Piaget desenvolveu sua teoria tendo em vista os processos de ensino e aprendizagem do ponto de vista educacional, originando, por meio de sua Epistemologia Genética, o chamado construtivismo.

II. Os esquemas são estruturas que se modificam com o desenvolvimento cognitivo, sendo que os mesmos tornam-se cada vez mais refinados à medida que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.

III. As atividades biológicas e intelectuais podem ser compreendidas como parte integrante de um processo pelo qual o organismo adapta-se ao ambiente e organiza suas experiências.

IV. O processo de desenvolvimento cognitivo ocorre apenas quando à criança é colocada diante de estímulos do meio, possibilitando que a mesma realize ações físicas e mentais de acomodação e assimilação dos novos estímulos.

Com base nestas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.

4)Piaget, em sua teoria, distingue quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal, sendo que cada um destes, por sua vez, podem ser subdivididos em estágios.

Considerando o estágio pré-operatório e seus subestágios, associe as faixas etárias (denotadas por A, B e C) com as respectivas características dominantes (indicadas por I, II e III):

A. De 2 a aproximadamente 4 anos

B. De 4 a 5 anos e meio

C. De 5 anos e meio a 7 anos

I. Criança inicia o processo de recorrência a representações gráficas para organização de suas ideias, utilizando diferentes recursos para a representação de objetos que não estão presentes.

II. Nesta etapa percebe-se o surgimento de funções simbólicas, como a linguagem, estando o pensamento da criança limitado ao que está próximo e localizado no tempo atual.

III. Período em que a criança está em preparação para as operações concretas, e no qual observa-se uma articulação entre os processos de classificação e seriação.

Assinale a alternativa que apresenta todas as associações corretas:

Alternativas:

a) I – A; II – B; III – C.
b) I – B; II – C; III – A.
c) I – C; II – A; III – B.
d) I – B; II – A; III – C.
e) I – C; II – B; III – A.

5)Com base na teoria de Piaget, em geral, as crianças da Educação Infantil podem ser integradas no estágio pré-operatório, apresentando, nesta etapa, diversas características específicas.

A respeito destas informações, analise as seguintes afirmações, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Egocentrismo corresponde à incapacidade de observar as situações por meio do ponto de vista do outro, considerando apenas seus pontos de vista.

( ) As crianças possuem a característica centralizadora quando vão do particular a outro particular, sem considerar o geral, além de diferenciar corretamente a realidade da fantasia.

( ) A característica antitransformadora diz respeito à dificuldade de compreender o estado e o significado da transformação de um para outro estado.

( ) Irreversibilidade está associada à incapacidade de notar que uma ação pode ser avaliada a partir de duas direções: processo em um sentido e no sentido contrário.

Assinale a alternativa que apresenta todas as classificações corretas, considerando a ordem de cima para baixo:

Alternativas:

a) F – V – F – F.
b) F – F – V – V.
c) V – F – V – V.
d) V – F – F – V.
e) F – V – V – F.


**** AVALIAÇÃO VIRTUAL 02 ****

1)De acordo com a perspectiva do construtivismo piagetiano de aprendizagem, há três tipos de estruturas mentais que surgem sucessivamente durante as brincadeiras das crianças.

Ordene os itens, relacionando o nome dessas estruturas a sua caracterização.

Tipos de estruturas mentais:

(1) Jogos Simbólicos;

(2) Jogos de Regra;

(3) Jogos de Exercício.

Descrição dos tipos de estruturas mentais:

( ) Começa a manifestar-se por volta dos cinco anos e desenvolve-se, principalmente, entre sete e doze anos. Nessa fase, as estruturas cognitivas da criança amadurecem e ela passa a compreender a importância das regras de um jogo e jogam para vencer. Este tipo de jogo continua durante praticamente toda a vida do indivíduo, nos esportes, no trabalho, etc.

( ) Esses jogos são constituídos pelas explorações sensório-motoras que a criança realiza. Nessa fase, a criança repete ações motoras por prazer e não pela sua utilidade. Esses jogos caracterizam pela repetição das ações, o pensamento da criança não é lógico e a criança se vale do reflexo para solucionar seus problemas.

( ) Quando a criança está brincando, ela cria situações imaginárias em que se comporta como se estivesse no mundo dos adultos. Assim, a criança experimenta diferentes papéis sociais, tendendo a reproduzir, nesses jogos, as relações predominantes do seu meio. Esses jogos de "faz de conta" possibilitam à criança a realização de sonhos e fantasias, revelam conflitos, medos, angústias, auxiliando no alívio de tensões e frustrações.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:

Alternativas:

a) 3 – 1 – 2.
b) 3 – 2 – 1.
c) 2 – 1 – 3.
d) 2 – 3 – 1.
e) 1 – 3 – 2.

2)De acordo com o RCNEI (Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil), historicamente a educação infantil tem se configurado como um espaço para o jogo e brincadeiras, favorecendo o argumento de que a aprendizagem dos conteúdos matemáticos se dá por meio dessas atividades.

Diante desse contexto, analise as afirmativas apresentadas na continuidade.

I – Como consequência da caracterização apresentada pelo RCNEI, a participação ativa das crianças e a ludicidade apresentada pelos jogos, tem fortalecido o argumento de que a matemática pode ser aprendida brincando.

II – Os jogos apresentam em sua essência o caráter de descontração, sendo utilizado para motivar os alunos a aprender determinado conteúdo. Todavia, o professor deve ficar atento, pois a mera manipulação das peças e as regras do jogo, com o fim em si mesmas, não são garantias de aprendizagem.

III – As brincadeiras e jogos no contexto da Educação Infantil devem ser utilizados de forma livre, sem clareza do conteúdo que se quer trabalhar, pois nessa etapa da escolarização não se tem disciplinas definidas o que favorece a interdisciplinaridade.

Assinale a alternativa que apresenta somente as corretas.

Alternativas:

a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a afirmativa III está correta.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

3)A Resolução de Problemas na perspectiva da Educação Matemática abre possibilidade para que a criança comunique suas ideias, sua maneira de compreender a situação em estudo, apresente as relações que investigou, as conexões estabelecidas entre o seu conhecimento prévio e o escolar. Todavia, é necessário que o professor mude a sua conduta e a literatura infantil, a contação de histórias, pode ser um meio para explorar essa metodologia de ensino de matemática.

Analise as vantagens da utilização da Literatura Infantil no ensino da matemática e assinale V para verdadeiro e F para falso.

() Os livros infantis exigem do leitor outras informações além daquelas presentes no texto ou de sua própria vivência, promovendo a pesquisa;

() A literatura é facilmente acessível e proporciona diversos contextos e múltiplas possibilidades de exploração;

()Estimula a leitura e a interpretação de diversas situações;

() Possibilita ao aluno aprender novos conceitos sem relacionar com os conhecimento que já possui;

() Estimula o debate, o diálogo, a crítica e a criação;

(...)Valoriza o uso de diferentes estratégias na busca por uma solução: desenho, oralidade, dramatização, tentativa e erro, entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas:

a) V, V, V, F e V.
b) F, F, V, F e V.
c) V, V, F, V e V.
d) F, V, V, F e F.
e) F, V, V, F e V.

4)Leia atentamente o trecho apresentado na sequência:

"[...] se um determinado material usado em aulas de matemática estiver adequado às necessidades de desenvolvimento da criança, as situações-problema colocadas a ela, enquanto manipula esse material, fazem com que haja interesse e sentimento de desafio na busca por diferentes soluções aos problemas propostos" (SMOLE, 2000, p. 72).

Analise as afirmativas apresentadas na sequência:

I – Tradicionalmente, os problemas que são apresentados às crianças no contexto da Educação Infantil são caracterizados por padrão, pois sua resolução está associada à aplicação imediata de algum algoritmo já conhecido pelo aluno.

II – Nos problemas denominados por padrão, as crianças são levadas a construir uma estratégia de resolução e para isso combinam seus conhecimentos prévios com o intuito de "atacar" a situação, encontrando a sua resposta.

III – As tarefas matemáticas tradicionais que são trabalhas no contexto da Educação Infantil são caracterizadas por enfadonha e reduz a ação do aluno a responder questões, culminando em uma busca frenética para encontrar a sentença matemática, satisfazendo as expectativas do professor.

Referência:SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegra: Artes Mádicas Sul, 2000.

Assinale a alternativa que apresenta somente as corretas.

Alternativas:

a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.
e) Somente a afirmativa II está correta.

5)Leia atentamente o trecho apresentado na sequência:

"[...] a resolução de problemas é uma metodologia de trabalho, através da qual os alunos são envolvidos em fazer matemática, isto é, eles se tornam capazes de formular e resolverem, por si, questões matemáticas e através da possibilidade de questionar e levantar hipóteses adquirem, relacionam e aplicam conceitos matemáticos" (SMOLE, 2000, p. 74).

Analise as afirmativas apresentadas na continuidade.

I – A Resolução de Problemas se configura como uma atividade complexa, não sendo reduzida a uma sentença matemática que se obtém por meio da sucessão de regras que já foram estabelecidas.

II – No contexto da Educação Infantil não há necessidade de que a criança chegue às soluções da proposta apresentada pelo professor por meio de fórmulas e algoritmos, o importante é que ela exponha seu raciocínio por meio de várias representações e oralmente.

III – Compreende-se que o professor deve ter em mente a necessidade de que os alunos devem memorizar os algoritmos e fórmulas, pois essa é a essência do ensino de matemática. Então, é importante desde o começo da escolarização proporcionar às crianças situações de resolução de problemas e exigindo a aplicação dos algoritmos.

Referência:SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegra: Artes Mádicas Sul, 2000.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas:

Alternativas:

a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.
e) Somente a afirmativa III está correta.

Ir para o topo Ir para baixo
lizifeliz




Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/04/2017

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptySáb Abr 22, 2017 11:55 pm

ola você tem o gabarito da av2?
Ir para o topo Ir para baixo
jakelineoliveira




Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/04/2017

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: av2 5° período matematica na Educação infantil   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptySeg Abr 24, 2017 10:27 am

alguém tem o gabarito da av2?
Ir para o topo Ir para baixo
ainejulia




Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: Resposta Av 01   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptyTer Abr 25, 2017 7:02 pm

lizifeliz escreveu:
ola você tem o gabarito da av2?

Vc tem o gabarito da av 01?
Ir para o topo Ir para baixo
ainejulia




Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: Resposta Av 01   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptyTer Abr 25, 2017 7:03 pm

jakelineoliveira escreveu:
alguém tem o gabarito da av2?

Vc tem o gabarito da av 01?
Ir para o topo Ir para baixo
Aglaina




Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/04/2017

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptySáb Abr 29, 2017 5:39 pm

ainejulia escreveu:
jakelineoliveira escreveu:
alguém tem o gabarito da av2?

Vc tem o gabarito da av 01?
1b
2b
3e
4d
5c
Ir para o topo Ir para baixo
Aglaina




Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/04/2017

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptySáb Abr 29, 2017 5:54 pm

ainejulia escreveu:
jakelineoliveira escreveu:
alguém tem o gabarito da av2?
AV2 a 3 é a
Vc tem o gabarito da av 01?
av2
1d
2b
3e
4a
5c


Última edição por Aglaina em Sáb maio 06, 2017 11:02 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ainejulia




Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: AVALIAÇÃO 02   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptySáb maio 06, 2017 10:01 pm

ESTE GABARITO ESTÁ DANDO ERRO!

Mad Mad Mad Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Aglaina




Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/04/2017

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptySáb maio 06, 2017 11:03 pm

AV2 a questão 3 é letra a
Ir para o topo Ir para baixo
Pedag




Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/09/2015

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptyDom maio 07, 2017 12:35 pm

Gente como ficou o gabarito da avaliação 2? Está muito confuso, só está dando erro! Alguem que fez e foi sem erros? Por favor, ajudemmmm Sad confused Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Pedag




Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/09/2015

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptyDom maio 07, 2017 12:50 pm

Revisei varias vezes a av2 e sempre chego a conclusão de que é assim: 1d, 2b, 3a, 4a, 5c.
Não sei se esta dando erro devido a confusão da questão 3. Ja fiz duas tentativas e continua dando erro. Estou preocupada!!! pale pale pale
Ir para o topo Ir para baixo
ainejulia




Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: GABARITO AVALIAÇÃO 02   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EmptySeg maio 08, 2017 12:08 pm

PESSOAL, MESMO TROCANDO A RESPOSTA DA QUESTÃO 03, CONTINUA DANDO ERROS!
NOS AJUDE, SÓ TENHO MAIS 01 TENTATIVA.

Embarassed Embarassed Mad Mad pale pale
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty
MensagemAssunto: Re: AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL   AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AV 01 e AV 02 - ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AV1 DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
» av1 e 2 de ensino da matematica na educação infantil
» AV 2 5° ensino da matematica na educação infantil
» AV1 e AV2 de Ensino de MATEMÁTICA na Educação Infantil
» Ensino de matemática na educação infantil

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: