1)O trabalho com a Resolução de Problemas implica em selecionar situações problemáticas, cotidianas e interessantes que possam estimular os alunos a participar ativamente das atividades. Uma das principais ideias dessa alternativa pedagógica é que os alunos:
Alternativas:
• a)trabalhem com exercícios mecânicos.;
• b)aprendam Matemática para resolver problemas;
• c)aprendam algoritmos;
• d)trabalhem individualmente;
• e)aprendam Matemática resolvendo problemas;
2)De acordo com texto da psicopedagoga Clara Geni Berlin, intitulado "Repensando a Matemática: preparo docente precisa tornar-se elemento de compreensão do mundo", a Matemática que os alunos aprendem na escola deve dar acesso a:
Alternativas:
• a)listas de procedimentos;
• b)novos meios de pensar;
• c)aprendizagem de técnicas;
• d)regras complexas;
• e)novas fórmulas.
3)Ao obter algum sucesso na resolução de exercícios matemáticos observando um exemplo resolvido é possível que, mesmo percebendo a estrutura do algoritmo presente na resolução, não se compreenda o conceito presente e nem a lógica desse algoritmo. O que se requer do aluno para que ele aprenda Matemática?
Alternativas:
• a)Interesse, investigação e reflexão.
• b)Ficar em silêncio.
• c)Memorizar resultados, algoritmos e fórmulas.
• d)Ler a teoria.
• e)Copiar todo o conteúdo no caderno.
4)No ensino da Matemática voltado a criação e a construção do conhecimento, em que velhas práticas de sala de aula que levavam os alunos a reproduzirem e treinarem uma Matemática tida como pronta e acabada não existem, qual papel o aluno deve ocupar?
Alternativas:
• a)Mediador
• b)Ouvinte
• c)Receptor de conhecimento
• d)Protagonista de sua aprendizagem
• e)Indivíduo passivo do processo
5)No processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Resolução de Problemas, o professor tem o papel de orientar e o aluno a de resolver o problema como um todo. Nessa perspectiva, quando um problema cumpre seu papel na sala de aula?
Alternativas:
• a)Quando é trabalhado em várias aulas.
• b)Quando ele possui uma única resposta correta.
• c)Quando o aluno se interessa em resolvê-lo.
• d)Quando se esgota o assunto matemático em uma única aula.
• e)Quando o aluno não consegue resolvê-lo.
RESPOSTAS: 1E 2B 3A 4D 5C - FORAM SEM ERROS