Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AVALIAÇÃO 01 E 02 DE SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ainejulia




Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

AVALIAÇÃO 01 E 02 DE SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III Empty
MensagemAssunto: AVALIAÇÃO 01 E 02 DE SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III   AVALIAÇÃO 01 E 02 DE SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III EmptySáb maio 06, 2017 10:27 pm

**** AVALIAÇÃO 01 ****

1)O autor Moraes(2011) apresenta considerações relevantes sobre a Pedagogia social, destacando que o seu objetivo final é promover o bem estar social bem como a superação de condições de sofrimento e marginalidade dos indivíduos por meio do exercício da sua cidadania no meio em que vive. (MORAES, Cândida de Andrade. Por uma pedagogia social: práticas pedagógicas em escolas para jovens em privação de liberdade. 2011).
Sobre a pedagogia social, preencha as lacunas a seguir e depois assinale a alternativa que as completa corretamente.
Temos visto um crescimento gradual e progressivo da Pedagogia Social devido ao_______________________, e isso é decorrente das demandas da educação dos indivíduos que se encontram em situações menos favoráveis de vida na sociedade.

Alternativas:

a)diminuição das desigualdades sociais
b)aumento das igualdades sociais
c)aumento das desigualdades sociais
d)manutenção das igualdades sociais
e)manutenção das desigualdades sociais

2)O pedagogo tem seu espaço reconhecido como profissional importante nas empresas, na medida em que uma empresa é um espaço educativo.
De acordo com a afirmação acima, preencha as lacunas a seguir e depois assinale a alternativa que as completa corretamente.
O pedagogo nas empresa pode desenvolver funções junto _________ como também pode ______ na estruturação de _______ e aquisição de _____ no espaço organizacional.

Alternativas:

a)aos recursos humanos- gerar dificuldades–mudanças- conhecimento
b)aos grandes empresários- não dar suporte- mudanças – informação
c)aos recursos humanos- dar suporte- mudanças – conhecimento
d)a chefia- dar apoio- alternativas – investimentos financeiros
e)a chefia- não dar suporte- alternativas - investimentos

3)Atuar na educação implica promover processos educativos que objetivam a humanização, e o pedagogo é, sem dúvida, um dos responsáveis por esses processos. As atribuições desse profissional foram gradativamente sendo ampliadas para além da escola e no caso de sua atuação no espaço das empresas podemos considerar como correto a alternativa:

Alternativas:

a)o pedagogo na empresa tem o poder de ampliar suas ações até tornar-se num "faz-tudo".
b)o pedagogo na empresa buscará desenvolver estratégias e metodologias que promovam a qualificação profissional e pessoal dos funcionários.
c)o pedagogo não tem espaço de ação nas empresas, mesmo que desenvolva um trabalho excelente com os funcionários.
d)o pedagogo perde cada vez mais espaço de trabalho no meio social e principalmente nas empresas, pois sua formação não o capacita para isto.
e)o pedagogo na empresa não tem função definida e por isso poderá atuar em qualquer função que lhe for designada.

4)A educação pode ser caracterizada como formal e não formal. No caso da educação não formal, esta pode apresentar várias dimensões que a definem pela sua ação. Sobre essas dimensões, assinale V para verdadeiro e F para falso, e em seguida assinale a alternativa correta:

( ) A educação não formal visa a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos.

( ) A educação não formal busca a capacitação dos indivíduos para a ressocialização, por meio de projetos em instituições diversas.

( ) A educação não formal objetiva a aprendizagem de conteúdos desde que estes não possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor.

Alternativas:

a)F, F, V.
b)V, F, V.
c)F, V, F.
d)F, F, F.
e)V, V, F

5)Sobre o termo "educação não escolar" Garcia (2008, p.6) afirma que este é utilizado "para distinguir todas as práticas educativas que ocorrem no campo social daquelas que ocorrem no interior da escola. Assim, busca-se superar a compreensão de educação como prática formal e ampliar seu sentido, reconhecendo a importância das práticas educativas que acontecem além da escola e se distinguem dessa, mas que ao mesmo tempo, complementam a educação escolar e a familiar". (GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução: Isabel Narciso, Porto: Porto Editora, 2008.)
Assinale a alternativa que apresenta práticas educativas realizadas pelo pedagogo fora do espaço escolar:

Alternativas:

a)Educação prisional, educação comunitária, educação do campo, entre outras.
b)Educação inclusiva das salas de apoio do ensino regular, educação comunitária, educação hospitalar.
c)Educação comunitária ou popular, educação matemática em contraturnos ao ensino regular, entre outras.
d)Educação do campo, educação urbana, educação escolar realizada em períodos contrários ao ensino regular, comunitária ou popular.
e)Educação hospitalar, educação doméstica, reforço escolar.



**** AVALIAÇÃO 02 ****

1) O artigo 5 da Resolução CNE/CEB 1 de 3 de abril de 2002 defende que sejam estabelecidas propostas pedagógicas das escolas de campo. Desta forma, as propostas devem respeitar as diferenças e o direito à igualdade, cumprindo o que preconiza a legislação e contemplando a diversidade do campo em todos os seus aspectos.
Assinale a alternativa que indica corretamente todos os aspectos presentes na diversidade da educação do campo:

Alternativas:

a)sociais e patrimoniais.
b)sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia.
c)apenas aspectos culturais.
d)patrimoniais, políticos e territoriais.
e)apenas aspectos políticos.

2)O documento que descreve a organização da proposta pedagógica realizada com alunos hospitalizados foi denominado pelo MEC como "Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações". Sobre a proposta em Classe hospitalar assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)O atendimento de ensino e aprendizagem no hospital ou domiciliar é de responsabilidade do hospital em que a criança ou o adolescente encontra-se internado.
b)O atendimento de ensino e aprendizagem no hospital ou domiciliar é de responsabilidade da família do paciente internado.
c)O atendimento de ensino e aprendizagem no hospital ou domiciliar é de responsabilidade da família e do hospital em que o paciente está internado.
d)O atendimento de ensino e aprendizagem no hospital ou domiciliar é de responsabilidade das Secretarias de Educação.
e)O atendimento de ensino e aprendizagem no hospital ou domiciliar é de responsabilidade do professor do aluno hospitalizado.

3)Adoecer faz parte da nossa vida. No entanto, algumas doenças levam à hospitalização, afetando a vida das pessoas durante um determinado período de tempo. O caso torna-se mais grave quando o paciente em questão é uma criança ou adolescente em processos de escolarização. Nesse contexto, a Pedagogia Hospitalar surge como uma proposta de atendimento a esses sujeitos a fim de mantê-los ativos e em continuidade com o processo de ensino e aprendizagem.

Sobre a pedagogia hospitalar assinale V para verdadeiro e F para falso, e em seguida assinale a alternativa correta:

( ) O trabalho pedagógico em hospitais apresenta diversas interfaces de atuação, mas tem algo em comum que é dar apoio aos pais ou responsáveis de crianças e adolescentes doentes.

( ) A pedagogia hospitalar surge com a finalidade de atender às dificuldades e limitações impostas a criança ou adolescentes hospitalizados.

( ) A Pedagogia hospitalar atende apenas aos professores das crianças e adolescentes hospitalizados.

Alternativas:

a)F, F, V.
b)V, V, F.
c)F, V, F.
d)V, F, V.
e)V, V, V.

4)O professor que realizará atendimento em classes hospitalares deverá estar ____________ a fim de promover práticas que apoiem os alunos de modo humanizado atendendo-os em sua _________ bem como identificando ______. A respeito da formação deste professor é correto afirmar:
Preencha as lacunas acima e depois assinale a alternativa que as completa corretamente.

Alternativas:

a)habilitado - diversidade - suas necessidades educacionais especiais
b)habilitado - especificidade - apenas os conteúdos que deseja para aprender
c)desabilitado - subjetividade - suas prioridades para o momento em que está vivendo
d)inabilitado - diversidade - suas possibilidades de aprendizagem
e)habilitado - diversidade - sua incapacidade para aprender

5)A educação do campo ou educação rural sempre teve tratamento _________ na legislação. Todavia, a lei _____________ assegura direitos à esta educação.
Complete a lacuna com a alternativa que indica a lei que assegura a educação rural e depois assinale a alternativa que as completa corretamente.

Alternativas:

a)periférico - Código Civil Brasileiro.
b)central - Lei de diretrizes e base da educação.
c)periférico - Lei 9.503/97.
d)central - Constituição Federal.
e)periférico - LDB 9394/96.


Ir para o topo Ir para baixo
Dany2017




Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/02/2017

AVALIAÇÃO 01 E 02 DE SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III Empty
MensagemAssunto: Re: AVALIAÇÃO 01 E 02 DE SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III   AVALIAÇÃO 01 E 02 DE SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III EmptyDom maio 21, 2017 4:08 pm

também quero alguém pode ajudar? Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
 
AVALIAÇÃO 01 E 02 DE SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR III
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Avaliação I e II seminario III
» Avaliação seminário II
»  Av1 Av2 Seminario VII 7° período alguém pode me ajudar.
» Avaliações Virtuais Seminário Pedagógia 4º Semestre
» avaliação seminario interdisciplinar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: