Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AV 2 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS I

Ir para baixo 
AutorMensagem
Rosangela-ssa




Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/09/2014

AV 2 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS I  Empty
MensagemAssunto: AV 2 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS I    AV 2 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS I  EmptyQua Jun 21, 2017 10:49 am

AVALIAÇÃO VIRTUAL 2

1)Encontramos educadores comprometidos, que se desdobram em prol da formação da criança, por percebê-la na sua singularidade e tratá-la como criança que é, e não como o adulto que será, como cidadã, sujeito de direitos, ainda que nem todos possuam essa compreensão a respeito da infância. Mas, por outro lado, não se pode negar que há uma série de elementos inibidores do trabalho pedagógico. Analise as afirmativas abaixo e considere aquelas que apresentam esses elementos.

I - Precariedade na formação do professor somado à imaturidade e a indisciplina na sala de aula.
II – Falta de intencionalidade, motivação ou compromisso na promoção de atividades que motivem a criança a criar.
III – A conduta de alguns alunos, a estrutura organizacional da escola e a sobrecarga de trabalho.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas:

• a)I.
• b)II.
• c)I e II.
• d)II e III.
• e)I, II e III.

2)O desenvolvimento do potencial criativo das crianças no contexto escolar depende de vários fatores como: atuação do professor, atuação do próprio aluno, organização do ambiente e das relações estabelecidas entre eles. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo sobre as características do ensino criativo, considerando V para verdadeiras e F para falsas:

() O professor precisa conhecer a criança que aprende e o conteúdo a ser ministrado, agindo de forma compromissada e com responsabilidade.
() O professor deve conduzir a aprendizagem por meio da mediação na construção dos conhecimentos e estar aberto a ouvir as crianças, valorizando os trabalhos e avanços de cada aluno.
() As crianças precisam aprender a administrar sua liberdade, compreendendo que é importante pensar no seu bem-estar e também no bem-estar do outro.
() O professor, em sua prática, deve impor às crianças propostas de atividades, sem que haja realização de intervenções de sua parte.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Alternativas:

• a)V, F, V, F.
• b)F, V, F, V.
• c)F, V, V, F.
• d)V, V, V, F.
• e)F, F, F, V.

3)A mobilização para atividades educativas diversificadas configuram-se em características peculiares ao ensino criativo. Além do professor, do aluno e do ambiente, três pilares emergem no intuito de desenvolver o potencial criativo no cenário escolar, são eles:
Alternativas:

• a)Limite de tempo; sobrecarga de trabalho com provas e planos de aulas e problemas de saúde.
• b)O medo de experiências novas; o arrependimento de não ter realizado nova tentativas e a frustração quanto aos erros.
• c)A diversidade cultural; as percepções que alunos e professores tem de si e o clima de sala de aula.
• d)Falta de motivação; indisciplina constante e atitudes descompromissadas.
• e)Clima de sala de aula; indisciplina constante e sobrecarga de trabalhos com provas e planos de aula.

4)Interprete a afirmativa abaixo:
"Quando pensamos em criatividade como potencial humano, devemos considerar que o local mais apropriado para o desenvolvimento desse potencial ‘deveria’ ser a instituição de ensino básico infantil."
A palavra ‘deveria’ aparece em destaque porque:

Alternativas:

• a)A criança só se torna criativa depois que ingressa na escola.
• b)O núcleo de convivência que permite à criança o desenvolvimento da criatividade é apenas a educação infantil.
• c)A criança já chega na escola com percepção crítica dos fenômenos sociais e científicos, por isso não precisam ser mais estimuladas.
• d)A escola não tem como função contribuir para o desenvolvimento da criatividade.
• e)Muitas vezes a escola poda a criatividade da criança levando-a a reproduzir coisas, falas e situações.

5)O próprio contexto educacional vem negligenciando a criatividade e o ambiente que favorece o desenvolvimento do potencial criativo na criança. O sistema de ensino, com seus currículos desenhados para uma educação pública subserviente engessa o ensino. Por outro lado, nem mesmo um sistema engessado tem a capacidade de tolher por completo a ação criativa de um professor comprometido com a formação de seu aluno. Sobre o papel e responsabilidade do professor quanto ao estímulo do desenvolvimento da criatividade na criança é correto afirmar que:

Alternativas:

a)Deve proporcionar à criança um ambiente que favoreça a criatividade, deixando-a livre para fazer o que quiser e da maneira que quiser.
b)Deve trabalhar com modelos prontos motivando a reprodução.
c)Deve construir práticas que contribuam para tornar a criança autora de suas ações, para que expressem suas ideias, pensamentos e sua imaginação.
d)Deve facilitar o seu trabalho elaborando as mesmas práticas para todas as turmas independente da faixa etária.
e)Deve trazer trabalhos prontos como desenhos estereotipados impressos apenas para colorir.

RESPOSTAS: 1E 2D 3C 4E 5C Basketball
Ir para o topo Ir para baixo
 
AV 2 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS I
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AV 1 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS I
» AV 1 SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: TÓPICOS ESPECIAIS II
» AV 2 Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II
» seminário VIl tópicos especiais l 7º Semestre
» seminario 7º e 8º semestre cem erro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: