Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarCalendárioEmail da TurmaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

 av1 ensino da matemática na educação infantil

Ir em baixo 
AutorMensagem
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

av1 ensino da matemática na educação infantil Empty
MensagemAssunto: av1 ensino da matemática na educação infantil   av1 ensino da matemática na educação infantil EmptySeg Abr 02, 2018 12:46 pm

1)
Um dos principais teóricos que investigou o desenvolvimento infantil e suas particularidades foi Jean Piaget. Biólogo de formação, Piaget teve interesse no estudo sobre como os indivíduos se desenvolvem, o que proporcionou a construção de sua teoria chamada de Epistemologia Genética.

Com base nos principais conceitos que fundamentam a teoria de Piaget, analise as seguintes afirmações, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Na teoria proposta por Piaget, existe uma relação direta e uma interdependência entre o processo de construção do conhecimento com a inteligência e a aprendizagem.

( ) A aprendizagem é caracterizada como a mobilização dos esquemas mentais do indivíduo, o que o conduz a participar ativa e efetivamente da ação de adaptar-se ao meio.

( ) A assimilação corresponde ao processo pelo qual o indivíduo elabora novos esquemas, ou modifica os esquemas já existentes, visando a integração do novo estímulo à sua estrutura cognitiva.

( ) A acomodação refere-se ao processo de relacionar um estímulo recebido do meio com os esquemas já existentes, fato este que não ocasiona em mudança nos esquemas.

Com base nestas afirmações, assinale a alternativa que indica todas as classificações corretamente, considerando a ordem na qual as afirmações foram apresentadas:

Alternativas:

a)
V – F – V – F.

b)
V – F – V – V.

c)
V – V – F – F.

d)
F – V – V – V.

e)
F – F – V – V.

2)
De acordo com a teoria proposta por Jean Piaget, dois processos são essenciais para que ocorra o desenvolvimento cognitivo do indivíduo: a assimilação e a acomodação, os quais estão diretamente associados aos esquemas presentes na estrutura cognitiva de cada indivíduo.

Com base na Epistemologia Genética de Piaget, analise as afirmações apresentadas a seguir:

I. Os esquemas são estruturas que sofrem modificações em função do desenvolvimento cognitivo, os quais se tornam cada vez mais refinados à medida que o sujeito torna-se mais apto a generalizar os estímulos.

II. O desenvolvimento cognitivo ocorre quando o indivíduo é colocado diante de estímulos provenientes do meio, possibilitando que o mesmo realize ações físicas e mentais de acomodação e assimilação dos novos estímulos.

III. Jean Piaget desenvolveu sua teoria com o objetivo de compreender os processos de ensino e aprendizagem do ponto de vista educacional, originando, por meio de sua Epistemologia Genética, o chamado construtivismo.

IV. As atividades biológicas e intelectuais podem ser consideradas como parte integrante de um processo pelo qual o organismo adapta-se ao ambiente e organiza suas experiências.

Com base nestas afirmações, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.

b)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.

c)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.

d)
Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.

e)
Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas.

3)
Devido à faixa etária e nível de desenvolvimento, podemos dizer que as crianças que estão frequentando a Educação Infantil, em sua maioria, podem ser classificadas na categoria correspondente ao estágio pré-operatório, segundo a teoria proposta por Piaget.

Com base nas características desse estágio, na concepção de Jean Piaget, analise as seguintes afirmações:

I. A reversibilidade é um processo associado à capacidade de perceber que uma ação pode ser avaliada a partir de dois aspectos simultaneamente: o processo em seu sentido usual e o mesmo processo realizado em sentido oposto ao usual.

II. O egocentrismo é considerado como a capacidade de observar as situações por meio do ponto de vista do outro sujeito, considerando e valorizando apenas seus pontos de vista.

III. A característica denominada antitransformadora refere-se à dificuldade de compreensão do estado e do significado das transformações de um para outro estado.

IV. As crianças possuem a característica centralizadora quando vão do particular ao geral, sem considerar as outras particularidades, apesar de diferenciar corretamente a realidade da fantasia.

Em relação às afirmações apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.

b)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.

c)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.

d)
Apenas as afirmações II e IV estão corretas.

e)
Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas.

4)
O estudo da teoria proposta por Piaget, dentre outros, possibilita a realização de reflexões que podem auxiliar na compreensão do papel do professor, proporcionando uma fundamentação que permita a organização do trabalho docente em sala de aula visando contribuir com o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil.

Considerando as particularidades do ensino de Matemática na Educação Infantil, analise as seguintes afirmações, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A Matemática pode ser concebida como uma construção teórica, desvinculada da prática social, possibilitando a compreensão das relações existentes entre os conceitos teóricos que a fundamentam.

( ) O ensino de Matemática na Educação Infantil deve proporcionar aos estudantes o desenvolvimento do raciocínio, da criatividade, do espírito crítico, possibilitando a compreensão dos cálculos e fórmulas necessários para a resolução dos problemas.

( ) Na Educação Infantil, a criança deve ser alfabetizada matematicamente de modo a construir gradativamente as noções e conceitos que serão utilizadas como base na construção de conhecimentos matemáticos referente às etapas posteriores.

Com base nas características do ensino de Matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa que indica todas as classificações corretamente, considerando a ordem na qual as afirmações foram apresentadas:

Alternativas:

a)
V – F – V.

b)
V – F – F.

c)
V – V – F.

d)
F – V – V.

e)
F – F – V.

5)
Um dos elementos mais importantes da teoria proposta por Piaget é a identificação de períodos de desenvolvimento cognitivo, a partir dos quais é possível identificar características comuns aos sujeitos que os integram. Piaget propõe a construção de quatro estágios: sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal, sendo que cada um destes pode ainda ser subdividido em subestágios.

Em relação ao estágio pré-operacional e seus subestágios, complete as lacunas das seguintes afirmações para que se tornem descrições corretas a respeito das diferentes faixas etárias que compõem o estágio em questão:

I. A faixa etária __________ corresponde ao período em que a criança está em preparação para as operações concretas, e no qual observa-se uma articulação entre os processos de classificação e seriação.

II. Na faixa etária __________ a criança inicia o processo de recorrência a representações gráficas para organização de suas ideias, utilizando diferentes recursos para a representação de objetos que não estão presentes.

III. Na etapa correspondente à faixa etária __________ percebe-se o surgimento de funções simbólicas, como a linguagem, estando o pensamento da criança limitado ao que está próximo e localizado no tempo atual.

Assinale a alternativa que apresenta as expressões que completam corretamente as lacunas das afirmações apresentadas:

Alternativas:

a)
I – de 2 a 4 anos; II – de 5 anos e meio a 7 anos; III – de 4 a 5 anos e meio.

b)
I – de 4 a 5 anos e meio; II – de 5 anos e meio a 7 anos; III – de 2 a 4 anos.

c)
I – de 5 anos e meio a 7 anos; II – de 4 a 5 anos e meio; III – de 2 a 4 anos.

d)
I – de 2 a 4 anos; II – de 4 a 5 anos e meio; III – de 5 anos e meio a 7 anos.

e)
I – de 4 a 5 anos e meio; II – de 2 a 4 anos; III – de 5 anos e meio a 7 anos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

av1 ensino da matemática na educação infantil Empty
MensagemAssunto: Re: av1 ensino da matemática na educação infantil   av1 ensino da matemática na educação infantil EmptySeg Abr 02, 2018 12:46 pm

alguém já respondeu
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

av1 ensino da matemática na educação infantil Empty
MensagemAssunto: resposta av1 educação matematica   av1 ensino da matemática na educação infantil EmptySeg Abr 09, 2018 8:03 am

av1

1-D
2-E
3-E
4-C
5-C
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

av1 ensino da matemática na educação infantil Empty
MensagemAssunto: resposta av1 educação matematica   av1 ensino da matemática na educação infantil EmptySeg Abr 09, 2018 8:04 am

av1

1-D
2-E
3-E
4-C
5-C
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria rosangela dos santo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

av1 ensino da matemática na educação infantil Empty
MensagemAssunto: Re: av1 ensino da matemática na educação infantil   av1 ensino da matemática na educação infantil EmptySex Abr 13, 2018 12:38 pm

av1

1-C
2-E
3-E
4-D
5-C
FOI SEM ERROS Smile Smile Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




av1 ensino da matemática na educação infantil Empty
MensagemAssunto: Re: av1 ensino da matemática na educação infantil   av1 ensino da matemática na educação infantil Empty

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
av1 ensino da matemática na educação infantil
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: