Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
selminha




Mensagens : 24
Data de inscrição : 12/09/2013

Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa Empty
MensagemAssunto: Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa   Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa EmptyQui Set 12, 2013 11:03 am

Questão 1: Nota: Não gerada
De acordo com as normas gramaticais, o verbo deve flexionar-se (variar de forma) para se ajustar ao sujeito da oração. Considerando esse princípio, assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal:
Alternativas
1 - Jamais haverão pessoas tão idealistas quanto eles.
2 - Fazem anos que não o vejo.
3 - Aqui nunca houve nem haverá brigas.
4 - Vende-se casas e apartamentos na praia.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 2: Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que completa adequadamente a frase abaixo:

"O Brasil de hoje é diferente, _____ os ideais de uma sociedade _____ justa ainda permanecem".
Alternativas
1 - mas - mas
2 - mais - mas
3 - mas - mais
4 - mais – mais
Sua resposta
Sem resposta

Questão 3: Nota: Não gerada
Assinale a opção em que todos os vocábulos deveriam estar acentuados graficamente:
Alternativas
1 - perdoo, balaustre, bambu
2 - itens, assembleia, cafeina
3 - tuneis, juri, pessoa
4 - aerodromo, estrategia, nectar
Sua resposta
Sem resposta

Questão 4: Nota: Não gerada
Se os envolvidos __________ seus motivos e __________ suas teses, não os __________ .
Alternativas
1 - expuserem - mantiverem - censura
2 - expuserem - mantiverem - censures
3 - exporem - manterem - censures
4 - exporem - manterem – censura
Sua resposta
Sem resposta

Questão 5: Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que apresenta a palavra em destaque corretamente grafada de acordo com o contexto:
Alternativas
1 - Receba meus comprimentos pelo seu aniversário.
2 - Ele agiu com muita descrição.
3 - O pião conseguiu o primeiro lugar na competição.
4 - Ele cantou uma ária belíssima.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 6: Nota: Não gerada
Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte período: "Durante a _____ plenária, discuti-se a _____ de terras a _____ oriundos da Itália."
Alternativas
1 - seção - cessão – emigrantes
2 - sessão - cessão – imigrantes
3 - sessão - secção – emigrantes
4 - cessão - sessão – imigrantes
Sua resposta
Sem resposta

Questão 7: Nota: Não gerada
Toda palavra variável associada ao substantivo deve se flexionar para se adaptar a ele. Assim, assinale a alternativa correta quanto à concordância nominal:
Alternativas
1 - Elas mesmo não quiseram colaborar.
2 - Vai anexo à carta o meu discurso.
3 - As empregadas saíram dizendo: muito obrigado.
4 - Eles próprios enviaram a carta anexo.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 8: Nota: Não gerada
Considerando-se que REGÊNCIA caracteriza-se pela relação de interdependência que, na constituição dos enunciados, estabelece-se entre um termo principal (termo regente) e um outro que lhe serve de complemento (termo regido), analise as orações abaixo e assinale a opção escrita de acordo com a variedade culta da língua portuguesa quanto à regência verbal:
Alternativas
1 - Está muito frio, poucas pessoas irão no clube.
2 - O Avião chegou em Porto Alegre de manhã.
3 - A prefeitura ainda não pagou aos funcionários.
4 - Nesses casos, é raro a vítima perdoar o agressor.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 9: Nota: Não gerada
Considerando os elementos de coesão textual, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de referência das palavras em destaque na frase:

Uma questão importante a ser discutida é a divisão das despesas referentes às reformas da cozinha e da portaria.
Alternativas
1 - Referência catafórica
2 - Referência anafórica
3 - Elipse
4 - Co-referência não anafórica
Sua resposta
Sem resposta

Questão 10: Nota: Não gerada
Entende-se por COERÊNCIA TEXTUAL a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar. Para que haja coerência, fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo e conhecimento que esses têm da língua devem ser considerados.

Considerando a explicação acima, leia a anedota:



A mãe chega na varanda e encontra o maluquinho ensinando palavrões pro papagaio:
- Maluquinho, que é que você está fazendo, menino?

- Ora, mãe, tou ensinando pro papagaio as palavras que ele não deve dizer.


(O livro do riso do Menino maluquinho. 2.ed. São Paulo: Melhoramentos,2000.p.74)



Na anedota, há uma incoerência intencional caracterizada:

Alternativas
1 - pelo fato do maluquinho estar ensinando as palavras que o papagaio não deve dizer, ou seja, se o procedimento é ensinar, obtém-se como retorno a própria reprodução.
2 - pela indignação da mãe diante do fato, já que ensinar a não falar palavrões faz parte da educação dada de pais para filhos.
3 - pela inocência do Maluquinho em achar que o papagaio seria capaz de distinguir entre certo e errado, aprendendo e reproduzindo apenas as palavras consideradas politicamente corretas.
4 - pelo fato do papagaio possuir garganta e ser capaz de aprender e emitir som, tal como a voz humana, fato que faz com que a mãe desaprove a atitude do menino.
Sua resposta
Sem resposta
Ir para o topo Ir para baixo
nivia




Mensagens : 48
Data de inscrição : 29/08/2013

Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa Empty
MensagemAssunto: Re: Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa   Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa EmptyQui Set 12, 2013 12:42 pm

Ai tô doida pra saber tambem..... rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
florzinha!!




Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/09/2013

Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa Empty
MensagemAssunto: SOCOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO   Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa EmptyTer Out 01, 2013 1:51 pm

Questão 1: Nota: Não gerada
Quanto à concordância verbal, você aprendeu que o verbo deve flexionar-se, ou seja, variar de forma para se ajustar ao sujeito da oração. Considerando esse princípio, assinale a única opção incorreta quanto à flexão verbal:
Alternativas
1 - Fazem 5 anos que não viajo para a praia.
2 - O Ernesto nos convidou para um samba, ele mora no Braz.
3 - Fizeram apenas um gol, durante a partida!
4 - Eduardo e Mônica se casaram e tiveram dois filhos.
5 - Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.
Sua resposta
3 - Fizeram apenas um gol, durante a partida!
Questão 2: Nota: Não gerada
Sobre acentuação gráfica, sabe-se que de acordo com o novo acordo ortográfico implantado desde 2009, algumas palavras perderam o acento agudo ou circunflexo. Sobre este tema, observe a imagem a seguir, depois responda à questão proposta assinalando a opção correta:

img1

Disponível em: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/acordoortografico/u5a2.shtml. Acesso em 25/09/2013.



Sobre as palavras dispostas no quadro acima, podemos afirmar que:

Alternativas
1 - Apenas a palavra enjoo deve receber acento.
2 - Apenas a palavra feiura deve receber acento.
3 - Apenas a palavra ideia deve receber acento.
4 - As palavras ideia e feiura devem recebe acento.
5 - As três palavras não devem ser acentuadas.
Sua resposta
3 - Apenas a palavra ideia deve receber acento.
Questão 3: Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que preencha os espaços corretamente:





Com o intuito de ___________ o trabalho, o aluno recebeu algumas incumbências: __________datas, ____________o conteúdo e ____________ um estilo mais moderno.



Alternativas
1 - finalisar, pesquisar, analisar, improvisar.
2 - finalizar, pesquisar, analisar, improvisar.
3 - finalizar, pesquizar, analisar, improvisar.
4 - finalisar, pesquisar, analizar, improvizar.
5 - finalizar, pesquisar, analisar, improvisar.
Sua resposta
4 - finalisar, pesquisar, analizar, improvizar.
Questão 4: Nota: Não gerada
Sobre a coerência textual, podemos afirmar que se trata da relação lógica entre as ideias. Para que haja coerência, fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo e o conhecimento que os usuários têm da língua, devem ser levados em conta. Sobre este tema, leia a tirinha a seguir:



img2





Disponível em: http://bibliotecaprt21.wordpress.com/2013/05/05/. Acesso em: 25/09/2013.



Ao falar que é um homem de poucas palavras, Calvin, personagem da tirinha, quis dizer que:

Alternativas
1 - conhece poucas palavras.
2 - que não sabe falar direito.
3 - que fala pouco.
4 - que não sabe ler ou escrever.
5 - que sabe ler e escrever, mas apenas algumas palavras.
Sua resposta
2 - que não sabe falar direito.
Questão 5: Nota: Não gerada
No seu dia-a-dia, o usuário da língua entra em contato com diferentes interlocutores e em diferentes situações sociais. Para garantir maior eficácia nessa interação, precisa estar atento ao grau de formalismo de sua linguagem. O grau de formalismo se manifesta em diferentes níveis de construção do enunciado. Os dois exemplos abaixo, correspondem respectivamente:



"Quero te pedir um grande favor."

"Venho solicitar a V.S. a concessão de auxílio-doença”

Alternativas
1 - Linguagem formal e informal.
2 - Variação histórica e social.
3 - Variação etária e social.
4 - Linguagem informal e formal.
5 - Variação social e histórica.
Sua resposta
4 - Linguagem informal e formal.
Questão 6: Nota: Não gerada
A coesão integra um dos requisitos imprescindíveis à construção de todo e qualquer texto. Há, portanto, alguns elementos que funcionam como principais agentes nesse processo, com vistas a fazer com que a mensagem se materialize de forma clara e precisa.



Assim sendo, o texto que ora se evidencia a seguir carece de tais elementos, e sua principal tarefa é apontá-los, tendo como base os exemplos sugeridos:


Muito suor, pouca descoberta



O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. ______ não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade______ os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. ______ as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, em ______ identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. ______, é preciso persistência para encarar a profissão [...] (Super for Kids, nº 1).



Adaptado de: http://exercicios.brasilescola.com/redacao/exercicios-sobre-coesao-coerencia.htm. Acesso em: 25/09/2013.



Assinale a opção que completa corretamente o texto acima:
Alternativas
1 - mas, que, mas, que, portanto.
2 - assim, mas, pois, afinal, assim.
3 - no entanto, então, porque, visto que, entretanto.
4 - pois, que, então, contanto, assim.
5 - entretanto, portanto, embora, mas, porque.
Sua resposta
2 - assim, mas, pois, afinal, assim.
Questão 7: Nota: Não gerada
Preencha corretamente as lacunas da frase abaixo.



O documento foi ________ pelo professor. Ao fazer as alterações ele ________ a importância de um _______ de responsabilidade em relação ao ensino.



Alternativas
1 - retificado, ratificou, senso.
2 - ratificado, retificou, senso.
3 - retificado, retificou, senço.
4 - retificado, ratificou, censo.
5 - ratificado, ratificou, censo.
Sua resposta
4 - retificado, ratificou, censo.
Questão 8: Nota: Não gerada
Observe a tirinha abaixo:

img3



A regência de um verbo é determinada pela relação do mesmo com seu complemento. Dependendo da transitividade irá ou não exigir complemento com preposição. Assim, quanto à regência do verbo da tirinha acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
1 - A regência do verbo assistir está correta, pois não exige complemento.
2 - A regência do verbo assistir está incorreta, visto que foi empregado o complemento errado.
3 - Não há verbos, portanto, não há regência.
4 - A frase do último quadrinho deveria ser “A que está assistindo, Garf?”.
5 - O verbo assistir no sentido de ver, presenciar, não exige preposição.
Sua resposta
4 - A frase do último quadrinho deveria ser “A que está assistindo, Garf?”.
Questão 9: Nota: Não gerada
Leia atentamente a frase abaixo:



Pedro não é um mau1 menino, porém vai muito mal2 na escola, tirou zero na prova de matemática. Teve este resultado, por que3 não estudou.



No que diz respeito aos termos destacados e enumerados no enunciado acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas
1 - Em 1, mau está empregado errado, visto que é um advérbio e por isso deve ser grafado com “L” (mal).
2 - Em 2, mal está empregado errado, pois é um adjetivo e por isso deve ser grafado com “U” (mau).
3 - O emprego de mau, em 1, e mal, em 2, está correto, porém, o empredo do porquê (3) está incorreto, visto que é uma conjunção explicativa. O certo, neste caso é “porque”.
4 - Em 1, o correto é “mal” e em 2, “mau”.
5 - Não há erros nas palavras que aparecem em 1, 2 e 3.
Sua resposta
4 - Em 1, o correto é “mal” e em 2, “mau”.
Questão 10: Nota: Não gerada
(adaptado de TRE) Observe o trecho abaixo e depois assinale a opção correta:

“Apesar da urgência da organização..."; nesse segmento do texto, a locução "apesar de" pode ser perfeitamente substituída por:
Alternativas
1 - não obstante;
2 - entretanto;
3 - visto que;
4 - já que;
5 - após.
Sua resposta
1 - não obstante;
Ir para o topo Ir para baixo
claudionor76




Mensagens : 9
Data de inscrição : 04/10/2013
Idade : 48
Localização : Maceió-AL

Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa Empty
MensagemAssunto: Re: Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa   Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa EmptySáb Out 05, 2013 7:38 pm

Gente preciso Dessa resposta por favor!
Ir para o topo Ir para baixo
vanessagb




Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/04/2014

Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa Empty
MensagemAssunto: Gabarito   Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa EmptyTer Abr 08, 2014 9:02 pm

Meninas...

A minha foi direto, não acusou erro Question 

meu gabarito ficou o seguinte!

Questão 1: 3
Questão2: 3
Questão 3: 4
Questão 4: 2
Questão 5: 4
Questão 6: 2
Questão 7: 2
Questão 8: 4
Questão 9: 2
Questão 10: 3


A minha prova foi essa!
Questão 1: Nota: Não gerada
De acordo com as normas gramaticais, o verbo deve flexionar-se (variar de forma) para se ajustar ao sujeito da oração. Considerando esse princípio, assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal:
Alternativas
1 - Jamais haverão pessoas tão idealistas quanto eles.
2 - Fazem anos que não o vejo.
3 - Aqui nunca houve nem haverá brigas.
4 - Vende-se casas e apartamentos na praia.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 2: Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que completa adequadamente a frase abaixo:

"O Brasil de hoje é diferente, _____ os ideais de uma sociedade _____ justa ainda permanecem".
Alternativas
1 - mas - mas
2 - mais - mas
3 - mas - mais
4 - mais – mais
Sua resposta
Sem resposta

Questão 3: Nota: Não gerada
Assinale a opção em que todos os vocábulos deveriam estar acentuados graficamente:
Alternativas
1 - perdoo, balaustre, bambu
2 - itens, assembleia, cafeina
3 - tuneis, juri, pessoa
4 - aerodromo, estrategia, nectar
Sua resposta
Sem resposta

Questão 4: Nota: Não gerada
Se os envolvidos __________ seus motivos e __________ suas teses, não os __________ .
Alternativas
1 - expuserem - mantiverem - censura
2 - expuserem - mantiverem - censures
3 - exporem - manterem - censures
4 - exporem - manterem – censura
Sua resposta
Sem resposta

Questão 5: Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que apresenta a palavra em destaque corretamente grafada de acordo com o contexto:
Alternativas
1 - Receba meus comprimentos pelo seu aniversário.
2 - Ele agiu com muita descrição.
3 - O pião conseguiu o primeiro lugar na competição.
4 - Ele cantou uma ária belíssima.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 6: Nota: Não gerada
Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte período: "Durante a _____ plenária, discuti-se a _____ de terras a _____ oriundos da Itália."
Alternativas
1 - seção - cessão – emigrantes
2 - sessão - cessão – imigrantes
3 - sessão - secção – emigrantes
4 - cessão - sessão – imigrantes
Sua resposta
Sem resposta

Questão 7: Nota: Não gerada
Toda palavra variável associada ao substantivo deve se flexionar para se adaptar a ele. Assim, assinale a alternativa correta quanto à concordância nominal:
Alternativas
1 - Elas mesmo não quiseram colaborar.
2 - Vai anexo à carta o meu discurso.
3 - As empregadas saíram dizendo: muito obrigado.
4 - Eles próprios enviaram a carta anexo.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 8: Nota: Não gerada
Considerando-se que REGÊNCIA caracteriza-se pela relação de interdependência que, na constituição dos enunciados, estabelece-se entre um termo principal (termo regente) e um outro que lhe serve de complemento (termo regido), analise as orações abaixo e assinale a opção escrita de acordo com a variedade culta da língua portuguesa quanto à regência verbal:
Alternativas
1 - Está muito frio, poucas pessoas irão no clube.
2 - O Avião chegou em Porto Alegre de manhã.
3 - A prefeitura ainda não pagou aos funcionários.
4 - Nesses casos, é raro a vítima perdoar o agressor.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 9: Nota: Não gerada
Considerando os elementos de coesão textual, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de referência das palavras em destaque na frase:

Uma questão importante a ser discutida é a divisão das despesas referentes às reformas da cozinha e da portaria.
Alternativas
1 - Referência catafórica
2 - Referência anafórica
3 - Elipse
4 - Co-referência não anafórica
Sua resposta
Sem resposta

Questão 10: Nota: Não gerada
Entende-se por COERÊNCIA TEXTUAL a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar. Para que haja coerência, fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo e conhecimento que esses têm da língua devem ser considerados.

Considerando a explicação acima, leia a anedota:



A mãe chega na varanda e encontra o maluquinho ensinando palavrões pro papagaio:
- Maluquinho, que é que você está fazendo, menino?

- Ora, mãe, tou ensinando pro papagaio as palavras que ele não deve dizer.


(O livro do riso do Menino maluquinho. 2.ed. São Paulo: Melhoramentos,2000.p.74)



Na anedota, há uma incoerência intencional caracterizada:

Alternativas
1 - pelo fato do maluquinho estar ensinando as palavras que o papagaio não deve dizer, ou seja, se o procedimento é ensinar, obtém-se como retorno a própria reprodução.
2 - pela indignação da mãe diante do fato, já que ensinar a não falar palavrões faz parte da educação dada de pais para filhos.
3 - pela inocência do Maluquinho em achar que o papagaio seria capaz de distinguir entre certo e errado, aprendendo e reproduzindo apenas as palavras consideradas politicamente corretas.
4 - pelo fato do papagaio possuir garganta e ser capaz de aprender e emitir som, tal como a voz humana, fato que faz com que a mãe desaprove a atitude do menino.
Sua resposta



Espero ajudar vcs!  Very Happy

beijinhooos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa Empty
MensagemAssunto: Re: Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa   Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa
» AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - CURSO DE NIVELAMENTO - ETAPA 1 - LÍNGUA PORTUGUESA
» Avaliação Diagnóstica - Curso de Nivelamento - Etapa 1 - Língua Portuguesa
» AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - CURSO DE NIVELAMENTO - ETAPA 1 - LÍNGUA PORTUGUESA
» AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - CURSO DE NIVELAMENTO - ETAPA 1 - LÍNGUA PORTUGUESA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: