Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 av1 sociedade,educação e praxis educativa

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
denisedede




Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/09/2013

av1 sociedade,educação e praxis educativa Empty
MensagemAssunto: av1 sociedade,educação e praxis educativa   av1 sociedade,educação e praxis educativa EmptySeg Set 23, 2013 10:04 am

por favor preciso de ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
luisafernanda




Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/06/2014

av1 sociedade,educação e praxis educativa Empty
MensagemAssunto: Re: av1 sociedade,educação e praxis educativa   av1 sociedade,educação e praxis educativa EmptyTer Jun 17, 2014 7:39 am

denisedede escreveu:
por favor preciso de ajuda
sobre estas questões Questão 1

“O Positivismo deu origem à chamada Sociologia clássica, que tem como base os conceitos elaborados por Émile Durkheim, Karl Marx e Friedrich Engels, e Max Weber. O pensamento de cada um desses autores possui características bem específicas e distintas umas das outras. Apesar disso, são reconhecidamente importantes, na medida em que formam a estrutura a partir da qual a Sociologia se desenvolveu e hoje engloba diferentes perspectivas contemporâneas (BATTINI, Okçana & FERREIRA, Adriana de Fátima, Sociologia da Educação. In.: Pedagogia: módulo I, UNOPAR, 2006, p. 53)”.

As questões de 01 a 05 referem-se aos grandes pensadores da Sociologia citados no fragmento acima. De acordo com esta indicação e com os estudos realizados sobre os mesmos, responda.

Ainda sobre o pensamento de Durkheim, ele estabeleceu como objeto de estudo da Sociologia os “fatos sociais”. Estes, na sua conceituação, apresentariam três características importantes. Seriam elas:

Coercitividade, exterioridade e generalidade.
Abertura, interioridade e especialidade.
Fechamento, introspectividade e introjeção.
Maleabilidade, finalidade e objetividade.
Contrariedade, casualidade e subjetividade.
Questão 2

Marx e Engels discutem o conceito de “fetiche da mercadoria”. Segundo eles, o que ocorre é o ocultamento da principal característica da mercadoria, que é a de ser fruto do trabalho humano. Dentro deste entendimento, assinale a resposta que nos permite entender melhor este conceito:
O “fetiche” tratado por Marx e Engels implicaria na perspectiva da mercadoria ganhar o merecido valor que a ela é devido.
Por “fetiche da mercadoria” podemos entender que esta se desliga do seu produtor, parecendo ganhar “vida própria”.
“Fetiche” é algo inerente ao ser humano. Não se refere às questões econômicas como apontam Marx e Engels.

O conceito de “fetiche” para os pensadores em questão, implica na ação desenvolvida pelo trabalhador ao produzir a mercadoria, o que lhe garante um status social.

“Fetiche da mercadoria” significa enfeitar a mercadoria para ter uma venda melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
luisafernanda




Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/06/2014

av1 sociedade,educação e praxis educativa Empty
MensagemAssunto: Re: av1 sociedade,educação e praxis educativa   av1 sociedade,educação e praxis educativa EmptyTer Jun 17, 2014 7:40 am

eu tambem preciso muito das rsp
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





av1 sociedade,educação e praxis educativa Empty
MensagemAssunto: Re: av1 sociedade,educação e praxis educativa   av1 sociedade,educação e praxis educativa Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
av1 sociedade,educação e praxis educativa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» URGENTE AV1 E AV2 DE PEDAGOGIA "Educação, Sociedade e Práxis Educativa" Ter Set 22, 2015 9:33 pm OLA BOA NOITE ALGUÉM TEM A RESPOSTA DA AV1 E AV2 DE Educação, Sociedade e Práxis Educativa
» educacao ,sociedade e praxis educativa
» EDUCAÇÃO SOCIEDADE E PRAXIS EDUCATIVA
» Educação, Sociedade e Práxis Educativa
» AV 1 e AV 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: