- denisedede escreveu:
- por favor preciso de ajuda
sobre estas questões Questão 1
“O Positivismo deu origem à chamada Sociologia clássica, que tem como base os conceitos elaborados por Émile Durkheim, Karl Marx e Friedrich Engels, e Max Weber. O pensamento de cada um desses autores possui características bem específicas e distintas umas das outras. Apesar disso, são reconhecidamente importantes, na medida em que formam a estrutura a partir da qual a Sociologia se desenvolveu e hoje engloba diferentes perspectivas contemporâneas (BATTINI, Okçana & FERREIRA, Adriana de Fátima, Sociologia da Educação. In.: Pedagogia: módulo I, UNOPAR, 2006, p. 53)”.
As questões de 01 a 05 referem-se aos grandes pensadores da Sociologia citados no fragmento acima. De acordo com esta indicação e com os estudos realizados sobre os mesmos, responda.
Ainda sobre o pensamento de Durkheim, ele estabeleceu como objeto de estudo da Sociologia os “fatos sociais”. Estes, na sua conceituação, apresentariam três características importantes. Seriam elas:
Coercitividade, exterioridade e generalidade.
Abertura, interioridade e especialidade.
Fechamento, introspectividade e introjeção.
Maleabilidade, finalidade e objetividade.
Contrariedade, casualidade e subjetividade.
Questão 2
Marx e Engels discutem o conceito de “fetiche da mercadoria”. Segundo eles, o que ocorre é o ocultamento da principal característica da mercadoria, que é a de ser fruto do trabalho humano. Dentro deste entendimento, assinale a resposta que nos permite entender melhor este conceito:
O “fetiche” tratado por Marx e Engels implicaria na perspectiva da mercadoria ganhar o merecido valor que a ela é devido.
Por “fetiche da mercadoria” podemos entender que esta se desliga do seu produtor, parecendo ganhar “vida própria”.
“Fetiche” é algo inerente ao ser humano. Não se refere às questões econômicas como apontam Marx e Engels.
O conceito de “fetiche” para os pensadores em questão, implica na ação desenvolvida pelo trabalhador ao produzir a mercadoria, o que lhe garante um status social.
“Fetiche da mercadoria” significa enfeitar a mercadoria para ter uma venda melhor.