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 Avaliação Diagnóstica Final - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa

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3 participantes
AutorMensagem
selminha




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Data de inscrição : 12/09/2013

Avaliação Diagnóstica Final - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa Empty
MensagemAssunto: Avaliação Diagnóstica Final - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa   Avaliação Diagnóstica Final - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa EmptyQua Out 02, 2013 3:10 pm

Questão 1: Nota: Não gerada
Quanto à concordância verbal, você aprendeu que o verbo deve flexionar-se, ou seja, variar de forma para se ajustar ao sujeito da oração. Considerando esse princípio, assinale a única opção incorreta quanto à flexão verbal:
Alternativas
1 - Fazem 5 anos que não viajo para a praia.
2 - O Ernesto nos convidou para um samba, ele mora no Braz.
3 - Fizeram apenas um gol, durante a partida!
4 - Eduardo e Mônica se casaram e tiveram dois filhos.
5 - Tudo vale a pena, se a alma não é pequena.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 2: Nota: Não gerada
Sobre acentuação gráfica, sabe-se que de acordo com o novo acordo ortográfico implantado desde 2009, algumas palavras perderam o acento agudo ou circunflexo. Sobre este tema, observe a imagem a seguir, depois responda à questão proposta assinalando a opção correta:

img1

Disponível em: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/acordoortografico/u5a2.shtml. Acesso em 25/09/2013.



Sobre as palavras dispostas no quadro acima, podemos afirmar que:

Alternativas
1 - Apenas a palavra enjoo deve receber acento.
2 - Apenas a palavra feiura deve receber acento.
3 - Apenas a palavra ideia deve receber acento.
4 - As palavras ideia e feiura devem recebe acento.
5 - As três palavras não devem ser acentuadas.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 3: Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que preencha os espaços corretamente:





Com o intuito de ___________ o trabalho, o aluno recebeu algumas incumbências: __________datas, ____________o conteúdo e ____________ um estilo mais moderno.



Alternativas
1 - finalisar, pesquisar, analisar, improvisar.
2 - finalizar, pesquisar, analisar, improvisar.
3 - finalizar, pesquizar, analisar, improvisar.
4 - finalisar, pesquisar, analizar, improvizar.
5 - finalizar, pesquisar, analisar, improvisar.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 4: Nota: Não gerada
Sobre a coerência textual, podemos afirmar que se trata da relação lógica entre as ideias. Para que haja coerência, fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo e o conhecimento que os usuários têm da língua, devem ser levados em conta. Sobre este tema, leia a tirinha a seguir:



img2





Disponível em: http://bibliotecaprt21.wordpress.com/2013/05/05/. Acesso em: 25/09/2013.



Ao falar que é um homem de poucas palavras, Calvin, personagem da tirinha, quis dizer que:

Alternativas
1 - conhece poucas palavras.
2 - que não sabe falar direito.
3 - que fala pouco.
4 - que não sabe ler ou escrever.
5 - que sabe ler e escrever, mas apenas algumas palavras.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 5: Nota: Não gerada
No seu dia-a-dia, o usuário da língua entra em contato com diferentes interlocutores e em diferentes situações sociais. Para garantir maior eficácia nessa interação, precisa estar atento ao grau de formalismo de sua linguagem. O grau de formalismo se manifesta em diferentes níveis de construção do enunciado. Os dois exemplos abaixo, correspondem respectivamente:



"Quero te pedir um grande favor."

"Venho solicitar a V.S. a concessão de auxílio-doença”

Alternativas
1 - Linguagem formal e informal.
2 - Variação histórica e social.
3 - Variação etária e social.
4 - Linguagem informal e formal.
5 - Variação social e histórica.
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Sem resposta

Questão 6: Nota: Não gerada
A coesão integra um dos requisitos imprescindíveis à construção de todo e qualquer texto. Há, portanto, alguns elementos que funcionam como principais agentes nesse processo, com vistas a fazer com que a mensagem se materialize de forma clara e precisa.



Assim sendo, o texto que ora se evidencia a seguir carece de tais elementos, e sua principal tarefa é apontá-los, tendo como base os exemplos sugeridos:


Muito suor, pouca descoberta



O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. ______ não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade______ os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. ______ as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, em ______ identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. ______, é preciso persistência para encarar a profissão [...] (Super for Kids, nº 1).



Adaptado de: http://exercicios.brasilescola.com/redacao/exercicios-sobre-coesao-coerencia.htm. Acesso em: 25/09/2013.



Assinale a opção que completa corretamente o texto acima:
Alternativas
1 - mas, que, mas, que, portanto.
2 - assim, mas, pois, afinal, assim.
3 - no entanto, então, porque, visto que, entretanto.
4 - pois, que, então, contanto, assim.
5 - entretanto, portanto, embora, mas, porque.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 7: Nota: Não gerada
Preencha corretamente as lacunas da frase abaixo.



O documento foi ________ pelo professor. Ao fazer as alterações ele ________ a importância de um _______ de responsabilidade em relação ao ensino.



Alternativas
1 - retificado, ratificou, senso.
2 - ratificado, retificou, senso.
3 - retificado, retificou, senço.
4 - retificado, ratificou, censo.
5 - ratificado, ratificou, censo.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 8: Nota: Não gerada
Observe a tirinha abaixo:

img3



A regência de um verbo é determinada pela relação do mesmo com seu complemento. Dependendo da transitividade irá ou não exigir complemento com preposição. Assim, quanto à regência do verbo da tirinha acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
1 - A regência do verbo assistir está correta, pois não exige complemento.
2 - A regência do verbo assistir está incorreta, visto que foi empregado o complemento errado.
3 - Não há verbos, portanto, não há regência.
4 - A frase do último quadrinho deveria ser “A que está assistindo, Garf?”.
5 - O verbo assistir no sentido de ver, presenciar, não exige preposição.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 9: Nota: Não gerada
Leia atentamente a frase abaixo:



Pedro não é um mau1 menino, porém vai muito mal2 na escola, tirou zero na prova de matemática. Teve este resultado, por que3 não estudou.



No que diz respeito aos termos destacados e enumerados no enunciado acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas
1 - Em 1, mau está empregado errado, visto que é um advérbio e por isso deve ser grafado com “L” (mal).
2 - Em 2, mal está empregado errado, pois é um adjetivo e por isso deve ser grafado com “U” (mau).
3 - O emprego de mau, em 1, e mal, em 2, está correto, porém, o empredo do porquê (3) está incorreto, visto que é uma conjunção explicativa. O certo, neste caso é “porque”.
4 - Em 1, o correto é “mal” e em 2, “mau”.
5 - Não há erros nas palavras que aparecem em 1, 2 e 3.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 10: Nota: Não gerada
(adaptado de TRE) Observe o trecho abaixo e depois assinale a opção correta:

“Apesar da urgência da organização..."; nesse segmento do texto, a locução "apesar de" pode ser perfeitamente substituída por:
Alternativas
1 - não obstante;
2 - entretanto;
3 - visto que;
4 - já que;
5 - após.
Sua resposta
Sem resposta

gente quem fez?? ta difícil, quem souber posta ai...cheers cheers 
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Nathy Lins




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MensagemAssunto: Re: Avaliação Diagnóstica Final - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa   Avaliação Diagnóstica Final - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa EmptyQua Out 02, 2013 4:40 pm

Não enviei, mas a minha ficou assim..
1- 1
2-5
3- 2 e 5, as alternativas são iguais
4- 3
5- 4
6- 1
7- 1
8- 5
9- 3
10- 1
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dheyse




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MensagemAssunto: Re: Avaliação Diagnóstica Final - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa   Avaliação Diagnóstica Final - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa EmptyQua Out 02, 2013 6:55 pm

respondi assim, mas deu erro; SOCORROOOOOOOOOOOOOOOO.
1-1
2-5
3-2
4-3
5-4
6-1
7-1
8-5
9-3
10-1
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MensagemAssunto: Re: Avaliação Diagnóstica Final - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa   Avaliação Diagnóstica Final - Curso de Nivelamento - Língua Portuguesa Empty

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