Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM MATERIAS DE ADAPTAÇÃO ALGUEM PODE ME AJUDAR? POR FAVOR GENTE

Ir para baixo 
AutorMensagem
ADRIANA SILVEIRA




Mensagens : 43
Data de inscrição : 26/08/2013

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM MATERIAS DE ADAPTAÇÃO ALGUEM PODE ME AJUDAR? POR FAVOR GENTE Empty
MensagemAssunto: COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM MATERIAS DE ADAPTAÇÃO ALGUEM PODE ME AJUDAR? POR FAVOR GENTE   COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM MATERIAS DE ADAPTAÇÃO ALGUEM PODE ME AJUDAR? POR FAVOR GENTE EmptyQui Out 03, 2013 12:15 pm


Av 1 - Comunicação e Linguagem


Questão 1:


Em relação à origem da linguagem (escrita, sobretudo), assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
1 - Em algum momento de sua evolução, o homem sentiu necessidade de se expressar, de se comunicar com seu semelhante, indo além de gritos e gestos, prováveis formas de comunicação pré-históricas.
2 - Suposições de antropólogos apontam que com o aumento da massa cerebral dos humanos, o que era uma linguagem natural dos pré-hominídeos e primeiros hominídeos passou a ser uma linguagem intencionalmente imitativa dos sons emitidos pelos animais e dos sons da natureza.
3 - Há hipóteses de que a fala foi desenvolvida entre 40.000 e 10.000 anos atrás.
4 - A escrita cuneiforme foi desenvolvida por volta de 4.000 a.C. pelos sumérios, os quais cunhavam-na em placas de barro.
5 - As escritas demótica e hieroglífica foram desenvolvidas pelos gregos.

Questão 2:


Vimos, nesta disciplina, que as palavras e/ou frases podem possuir um sentido denotativo, assim como um sentido conotativo. Assim, assinale a alternativa em que o termo destacado da frase apresente sentido conotativo:
Alternativas
1 - Minha mãe é meu espelho.
2 - Quebrei o espelho do meu quarto.
3 - O coração daquele senhor está muito fraco, precisará de uma intervenção cirúrgica.
4 - Meus brincos são de ouro.
5 - O espelho reflete nossa imagem.

Questão 3:


Observe o texto abaixo:

A tirinha acima trata com bom humor a respeito do uso exagerado das redes sociais. Para construir o texto acima, o autor da tirinhafez uso de que tipos de linguagem:
I. Somente a linguagem verbal;
II. As linguagens verbal e não-verbal;
III. Somente a linguagem visual (não-verbal).
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
1 - Está correta a alternativa III;
2 - Está correta a alternativa II;
3 - Está correta a alternativa I;
4 - Estão corretas as alternativas II e III;
5 - Estão corretas as alternativas I e III.

Questão 4:


Leia atentamente as seguintes opções:

I. O professor, ao trabalhar com crianças do ensino fundamental, deve optar por uma fala difícil, mesmo que este nível de linguagem seja muito diferente do utilizado por seus alunos;
II. O professor não pode adaptar-se ao nível de linguagem do aluno, pois o objetivo da escola é justamente oferecer ao estudante a possibilidade de adquirir outros dialetos e praticar outros níveis de linguagem diferentes do seu.
III. A preocupação com o falar que o aluno trás de casa não deve ser uma preocupação do professor, nem para respeitá-la, tanto quanto para estigmatizá-la.
IV. A reflexão sobre a linguagem, no ensino fundamental, é importante, uma vez somente discussões a respeito dos conteúdos e técnicas pedagógicas não são suficientes para que haja um entrosamento linguístico adequado entre professor e alunos;
Quanto à reflexão e à postura do professor em relação à linguagem, assinale a alternativa que apresenta a(s) opção(ões) adequada(s):
Alternativas
1 - I e II, apenas
2 - III e IV, apenas
3 - II e IV, apenas
4 - I, II e III, apenas
5 - I, II, III e IV

Questão 5:


Observe as opções abaixo:

I. Fatores regionais, os quais podem ser notados pela pronúncia, vocabulário e o uso de algumas normas gramaticais.
II. Posição social, idade e sexo.
III. Nível de estudos, cultura e profissão.
IV. Dinamicidade da escrita, que permite as variações da língua.
Como já afirmado em nossa disciplina, a língua não é homogêna, ou seja, os falantes não a utilizam da mesma forma. Isso ocorre, pois as línguas variam influenciadas por diversos fatores. Assim, tendo em vista tais aspectos, assinale a alternativa que apresenta as opções corretas no que diz respeito aos fatores que levam as línguas a sofrerem mudanças e variações:
Alternativas
1 - I e II, apenas
2 - II e III, apenas
3 - III e IV, apenas
4 - I, II e III, apenas
5 - I, II, III e IV



Av 2 - Comunicação e Linguagem


Questão 1:


Observe as opções abaixo:


Quanto as opções acima, é possível afirmar que:
Alternativas
1 - Tanto I quanto II não podem ser considerados textos.
2 - Apenas I pode ser considerado texto.
3 - Apenas II pode ser considerado texto.
4 - Tanto I quanto II podem ser considerados textos.
5 - I não pode ser considerado texto, pois não tem elementos de coesão.

Questão 2:


Existem alguns fatores que interferem na estrutura e na organização de textos. Deste modo, assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores:
Alternativas
1 - A finalidade, ou seja, o porquê da produção textual.
2 - Exclusivamente, a adequação ao padrão da língua, ou seja, a adequação do texto às regras da gramática normativa.
3 - O genêro textual em que o texto irá se enquadrar.
4 - Os efeitos de sentido que o autor quer provocar.
5 - Para quem o texto é dirigido.

Questão 3:

Nota: Não gerada
Em relação à discussão sobre o conceito e acerca do ensino voltado ao trabalho com textos, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
1 - A comunicação, seja na forma verbal ou não verbal, ocorre por meio de textos.
2 - No ensino, a língua não deve ser abordada de forma fragmentada, visto que nos comunicamos por meio de textos e, portanto devem ser abordados em sua totalidade.
3 - Para as novas teorias linguísticas, o uso da linguagem seria uma forma de interação entre sujeitos, cujo resultado seria o texto.
4 - Existem alguns aspectos que devem ser considerados ao trabalhar com textos, como, por exemplo, as formas linguísticas, o contexto de uso, as condições de produção e o processo mental de todos esses elementos pelo sujeito.
5 - O ensino de textos deve ser centrado apenas nas formas linguísticas, ou seja, considerar apenas os conteúdos gramaticais utilizados nas produções textuais.

Questão 4:


Leia atentamente ao texto abaixo:

A CIGARRA E A FORMIGA

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de comida!

As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
-Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?

Falou a cigarra:

-Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando!
Falaram as formigas:

-Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.

.
Moral da história:

Os preguiçosos colhem o que merecem.
Para efeitos didáticos Dolz e Schneuwly propuseram dividir os gêneros em 05 grupos. Desta forma, o texto acima pertence ao agrupamento do:
Alternativas
1 - Narrar.
2 - Argumentar.
3 - Expor.
4 - Relatar.
5 - Instruir.

Questão 5:


Por que a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
1 - Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula.
2 - Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração.
3 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia.
4 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II.
5 - Tal tripartição não é falha, uma vez que essas três tipologias abrangem todos os diversos textos que os alunos podem se deparar no dia-a-dia.
Ir para o topo Ir para baixo
ADRIANA SILVEIRA




Mensagens : 43
Data de inscrição : 26/08/2013

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM MATERIAS DE ADAPTAÇÃO ALGUEM PODE ME AJUDAR? POR FAVOR GENTE Empty
MensagemAssunto: Re: COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM MATERIAS DE ADAPTAÇÃO ALGUEM PODE ME AJUDAR? POR FAVOR GENTE   COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM MATERIAS DE ADAPTAÇÃO ALGUEM PODE ME AJUDAR? POR FAVOR GENTE EmptyQui Out 03, 2013 1:49 pm

gente alguem me ajude Embarassed 
Ir para o topo Ir para baixo
 
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM MATERIAS DE ADAPTAÇÃO ALGUEM PODE ME AJUDAR? POR FAVOR GENTE
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Av 1 - Comunicação e Linguagem Adaptação alguém pode me ajudar!!!
» AV2 3º semestre alguem fez
» av 2 Comunicação e Linguagem adaptação!!!! alguém já fez!!!
» oi galera, preciso das respostas da av2comunicacao e linguagem, alguem pode me ajudar
» gente por favor se alguem poder nos ajudar varias pessoas tem provasexta agora

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: