Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Av 2 - Comunicação e Linguagem

Ir para baixo 
AutorMensagem
ADRIANA SILVEIRA




Mensagens : 43
Data de inscrição : 26/08/2013

Av 2 - Comunicação e Linguagem Empty
MensagemAssunto: Av 2 - Comunicação e Linguagem   Av 2 - Comunicação e Linguagem EmptySeg Out 21, 2013 8:56 am




Questão 1:


Observe as opções abaixo:


Quanto as opções acima, é possível afirmar que:
Alternativas
1 - Tanto I quanto II não podem ser considerados textos.
2 - Apenas I pode ser considerado texto.
3 - Apenas II pode ser considerado texto.
4 - Tanto I quanto II podem ser considerados textos.
5 - I não pode ser considerado texto, pois não tem elementos de coesão.

Questão 2:


Existem alguns fatores que interferem na estrutura e na organização de textos. Deste modo, assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores:
Alternativas
1 - A finalidade, ou seja, o porquê da produção textual.
2 - Exclusivamente, a adequação ao padrão da língua, ou seja, a adequação do texto às regras da gramática normativa.
3 - O genêro textual em que o texto irá se enquadrar.
4 - Os efeitos de sentido que o autor quer provocar.
5 - Para quem o texto é dirigido.

Questão 3:

Nota: Não gerada
Em relação à discussão sobre o conceito e acerca do ensino voltado ao trabalho com textos, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
1 - A comunicação, seja na forma verbal ou não verbal, ocorre por meio de textos.
2 - No ensino, a língua não deve ser abordada de forma fragmentada, visto que nos comunicamos por meio de textos e, portanto devem ser abordados em sua totalidade.
3 - Para as novas teorias linguísticas, o uso da linguagem seria uma forma de interação entre sujeitos, cujo resultado seria o texto.
4 - Existem alguns aspectos que devem ser considerados ao trabalhar com textos, como, por exemplo, as formas linguísticas, o contexto de uso, as condições de produção e o processo mental de todos esses elementos pelo sujeito.
5 - O ensino de textos deve ser centrado apenas nas formas linguísticas, ou seja, considerar apenas os conteúdos gramaticais utilizados nas produções textuais.

Questão 4:


Leia atentamente ao texto abaixo:

A CIGARRA E A FORMIGA

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de comida!

As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
-Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?

Falou a cigarra:

-Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando!
Falaram as formigas:

-Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.

.
Moral da história:

Os preguiçosos colhem o que merecem.
Para efeitos didáticos Dolz e Schneuwly propuseram dividir os gêneros em 05 grupos. Desta forma, o texto acima pertence ao agrupamento do:
Alternativas
1 - Narrar.
2 - Argumentar.
3 - Expor.
4 - Relatar.
5 - Instruir.

Questão 5:


Por que a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
1 - Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula.
2 - Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração.
3 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia.
4 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II.
5 - Tal tripartição não é falha, uma vez que essas três tipologias abrangem todos os diversos textos que os alunos podem se deparar no dia-a-dia.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Av 2 - Comunicação e Linguagem
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» comunicacao e linguagem
» Av1 e Av2 Comunicação e Linguagem!
» AV1 E AV2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
» av1 e av2 de linguagem e comunicação
» AV1 e AV2 de comunicação e linguagem

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: