é o seguinte...não tinha feito os exercicios de nivelamento e agora apareceram pra eu fazer....procurei no forum e algumas questões são iguais.... e outras, as perguntas são as mesmas com questões diferentes...tem alguem que não fez que está fazendo e possa me ajudar?
exercicio matemática etapa 1Considerando as alternativas abaixo envolvendo operações dos números inteiros, a alternativa incorreta corresponde a:
Alternativas
1 - (0) + (+15) = 15
2 - (-12) + (+2) = -10
3 - (- 6) : (- 3) = - 2
4 - (-
. (+ 3) = -24
Questão 2: Nota: Não gerada
De acordo com as operações envolvendo potenciações e a divisão por 0, uma delas está incorreta:
Alternativas
1 - 33 = 27
2 - 5 : 0 = 0
3 - (- 2)2 = 4
4 - 2-2 = 1/ 4 ou 0,25
Questão 3: Nota: Não gerada
De acordo com a notação científica abaixo e operações de potências, uma alternativa está incorreta:
Alternativas
1 - 100 000 = 105
2 - 34 . 31 = 35
3 - 04= 0
4 - 43 : 41 = 12
Questão 4: Nota: Não gerada
Estudou-se que a notação científica é utilizada para expressar números muito grandes ou muito pequenos de uma maneira mais sucinta. Uma das alternativas está incorreta:
Alternativas
1 - 2 310 000 = 2,31 . 106
2 - 0,004 = 3 . 10-4
3 - 6 830 000 000 = 6,83 . 109
4 - 0,0000000786 = 7,86 . 10-8
Questão 5: Nota: Não gerada
De acordo com as propriedades apresentadas nesta etapa, uma das alternativas abaixo está incorreta:
Alternativas
1 - Para o expoente zero, qualquer número inteiro, diferente de zero, elevado ao expoente zero é igual a zero.
2 - A raiz quadrada de qualquer número inteiro negativo é impossível.
3 - Números opostos ou simétricos são números que representam a mesma distância do ponto de origem.
4 - Na propriedade comutativa: em uma adição de números positivos e negativos podemos trocar a ordem das parcelas que a soma não se altera.
EXERCICIO NIVELAMENTO MATEMATICA ETAPA 2
De acordo com os conceitos e definições sobre números racionais, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
1 - A fração 2/13 é uma fração irredutível.
2 - A fração 2/2 é equivalente à fração 2/4.
3 - Podemos representar a fração 1/4 pelo número decimal 0,25.
4 - Na fração 3/4 temos que o número 3 que representa o numerador, o número 4 o denominador e o traço de fração (divisão).
Ao comparar dois números racionais, uma das alternativas está incorreta:
Alternativas
1 - 2 é < - 8.
2 - -11 > 7.
3 - 0,6000 < 0,605.
4 - 0,20 = 0,200000.
Questão 3: Nota: Não gerada
Podemos identificar também os números inversos e opostos ou simétricos. A alternativa incorreta é:
Alternativas
1 - O oposto de -6 é +6.
2 - O simétrico de -3 é + 3.
3 - O número 0 não tem inverso.
4 - O inverso de 2/4 é - 4/2.
Questão 4: Nota: Não gerada
Números racionais são os que podem ser escritos na forma fracionária, na forma decimal ou percentual. De acordo com os conceitos e definições, é incorreto que:
Alternativas
1 - Na adição e na multiplicação, o elemento neutro é o zero.
2 - Todo número multiplicado pelo seu inverso resulta em 1, por exemplo, as frações 2/6 e 6/2, quando multiplicadas resultam após a simplificação em 1.
3 - Para elevarmos uma fração a um expoente, basta elevarmos o numerador e denominador a esse expoente.
4 - Em relação a propriedade comutativa, na multiplicação de números racionais, a ordem dos fatores não altera o produto.
Questão 5: Nota: Não gerada
De acordo com as propriedades de potenciação, uma delas está incorreta:
Alternativas
1 - 34 . 32 = 36
2 - Raiz quadrada de 0 é igual a 0.
3 - 23 : 22 = 11
4 - A raiz quadrada dos números negativos não existe no conjunto dos números racionais.
EXERCICIO PORTUGUES ETAPA 1
De acordo com as normas gramaticais, o verbo deve flexionar-se (variar de forma) para se ajustar ao sujeito da oração. Considerando esse princípio, assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal:
Alternativas
1 - Jamais haverão pessoas tão idealistas quanto eles.
2 - Fazem anos que não o vejo.
3 - Aqui nunca houve nem haverá brigas.
4 - Vende-se casas e apartamentos na praia.
Questão 2: Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que completa adequadamente a frase abaixo:
"O Brasil de hoje é diferente, _____ os ideais de uma sociedade _____ justa ainda permanecem".
Alternativas
1 - mas - mas
2 - mais - mas
3 - mas - mais
4 - mais – mais
Questão 3: Nota: Não gerada
Assinale a opção em que todos os vocábulos deveriam estar acentuados graficamente:
Alternativas
1 - perdoo, balaustre, bambu
2 - itens, assembleia, cafeina
3 - tuneis, juri, pessoa
4 - aerodromo, estrategia, nectar
Questão 4: Nota: Não gerada
Se os envolvidos __________ seus motivos e __________ suas teses, não os __________ .
Alternativas
1 - expuserem - mantiverem - censura
2 - expuserem - mantiverem - censures
3 - exporem - manterem - censures
4 - exporem - manterem – censura
Questão 5: Nota: Não gerada
Assinale a alternativa que apresenta a palavra em destaque corretamente grafada de acordo com o contexto:
Alternativas
1 - Receba meus comprimentos pelo seu aniversário.
2 - Ele agiu com muita descrição.
3 - O pião conseguiu o primeiro lugar na competição.
4 - Ele cantou uma ária belíssima.
Questão 6: Nota: Não gerada
Assinalar a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte período: "Durante a _____ plenária, discuti-se a _____ de terras a _____ oriundos da Itália."
Alternativas
1 - seção - cessão – emigrantes
2 - sessão - cessão – imigrantes
3 - sessão - secção – emigrantes
4 - cessão - sessão – imigrantes
Questão 7: Nota: Não gerada
Toda palavra variável associada ao substantivo deve se flexionar para se adaptar a ele. Assim, assinale a alternativa correta quanto à concordância nominal:
Alternativas
1 - Elas mesmo não quiseram colaborar.
2 - Vai anexo à carta o meu discurso.
3 - As empregadas saíram dizendo: muito obrigado.
4 - Eles próprios enviaram a carta anexo.
Questão 8: Nota: Não gerada
Considerando-se que REGÊNCIA caracteriza-se pela relação de interdependência que, na constituição dos enunciados, estabelece-se entre um termo principal (termo regente) e um outro que lhe serve de complemento (termo regido), analise as orações abaixo e assinale a opção escrita de acordo com a variedade culta da língua portuguesa quanto à regência verbal:
Alternativas
1 - Está muito frio, poucas pessoas irão no clube.
2 - O Avião chegou em Porto Alegre de manhã.
3 - A prefeitura ainda não pagou aos funcionários.
4 - Nesses casos, é raro a vítima perdoar o agressor.
Questão 9: Nota: Não gerada
Considerando os elementos de coesão textual, assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de referência das palavras em destaque na frase:
Uma questão importante a ser discutida é a divisão das despesas referentes às reformas da cozinha e da portaria.
Alternativas
1 - Referência catafórica
2 - Referência anafórica
3 - Elipse
4 - Co-referência não anafórica
Questão 10: Nota: Não gerada
Entende-se por COERÊNCIA TEXTUAL a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar. Para que haja coerência, fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo e conhecimento que esses têm da língua devem ser considerados.
Considerando a explicação acima, leia a anedota:
A mãe chega na varanda e encontra o maluquinho ensinando palavrões pro papagaio:
- Maluquinho, que é que você está fazendo, menino?
- Ora, mãe, tou ensinando pro papagaio as palavras que ele não deve dizer.
(O livro do riso do Menino maluquinho. 2.ed. São Paulo: Melhoramentos,2000.p.74)
Na anedota, há uma incoerência intencional caracterizada:
Alternativas
1 - pelo fato do maluquinho estar ensinando as palavras que o papagaio não deve dizer, ou seja, se o procedimento é ensinar, obtém-se como retorno a própria reprodução.
2 - pela indignação da mãe diante do fato, já que ensinar a não falar palavrões faz parte da educação dada de pais para filhos.
3 - pela inocência do Maluquinho em achar que o papagaio seria capaz de distinguir entre certo e errado, aprendendo e reproduzindo apenas as palavras consideradas politicamente corretas.
4 - pelo fato do papagaio possuir garganta e ser capaz de aprender e emitir som, tal como a voz humana, fato que faz com que a mãe desaprove a atitude do menino.