Av 2 - Seminário VI
Questão 1:
Assinale a alternativa que demonstra qual é o objetivo da Avaliação Formativa para o processo de ensino e aprendizagem do aluno no contexto educacional.
1-Classificar o aluno de acordo com o resultado da sua prova
2 - Dar uma nota para o desempenho do aluno na prova
3 - Aprovar e reprovar o aluno
4 - Promover conhecimentos ainda não adquiridos pelo aluno durante seu processo de aprendizagem
5 - Verificar o que o aluno aprendeu durante o bimestre
Questão 2:
São considerados instrumentos de avaliação educacional qualquer outra forma de expressão do aluno que possibilite o professor verificar a sua aprendizagem, portanto, assinale abaixo a alternativa que contém os instrumentos da avaliação.
Alternativas
1 - Pareceres descritivos semestrais dos alunos
2 - Registros de observações do desempenho dos alunos
3 - Provas, trabalhos de pesquisa, seminários, trabalho de campo
4 - Fichas cumulativas de dados dos alunos
5 - Relatórios diários das aprendizagens dos alunos
Questão 3:
Diante da variedade de instrumentos avaliativos que compõem o universo acadêmico é importante que o professor conheça mais detidamente seu processo de elaboração e correção. Desta forma, assinale a alternativa que demonstra que o professor utilizou como instrumento avaliativo o Portfólio.
Alternativas
1 - A professora Janaina solicitou aos seus alunos que após a visita no Parque, relatassem em um texto as diferentes etapas desta atividade
2 - A professora Ana, reuniu diferentes atividades realizadas por seus alunos, nelas, registrou os progressos e as dificuldades, demonstrando assim suas aprendizagens
3 - Ao término do semestre a professora Maria elaborou um questionário referente à sua disciplina e pediu para os alunos responderem e aferirem um conceito
4 - Os professores do 2º ano do Ensino Fundamental da escola “Criança Feliz” se reuniram para socializarem informações sobre a turma e conhecerem melhor cada aluno
5 - A professora Alice após a apresentação do conteúdo organizou a sala em quatro grupos e pediu para os alunos discutirem algumas questões
Questão 4:
Diante da variedade de instrumentos avaliativos que compõem o universo acadêmico é importante que o professor conheça mais detidamente seu processo de elaboração e correção. Desta forma, assinale a alternativa que demonstra que o professor utilizou como instrumento avaliativo a Auto-avaliação.
Alternativas
1 - A professora Maria Luíza após a apresentação do conteúdo organizou a sala em quatro grupos e pediu para os alunos discutirem algumas questões
2 - A professora Carla, organizou uma pasta com várias atividades dos seus alunos, nelas, registrou os progressos e as dificuldades, demonstrando assim suas aprendizagens
3 - A professora Cristina solicitou aos seus alunos que após a visita ao Zoológico construíssem um texto relatando as diferentes etapas desta atividade
4 - Ao término do semestre a professora Maria Eduarda elaborou um questionário referente à sua disciplina e pediu para os alunos responderem e aferirem um conceito
5 - Os professores do 4º ano do Ensino Fundamental da escola “Pequeno Príncipe” se reuniram para socializarem informações sobre a turma e conhecerem melhor cada aluno
Questão 5:
Para SANT’ ANNA (1995) as funções que a avaliação desempenha no sistema de ensino, classificam-se em três modalidades. Assinale abaixo a alternativa que traz a definição da função “Somativa”.
Alternativas
1 - Permiti averiguar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem
2 - Informa o professor e o aluno sobre o resultado da aprendizagem, durante o desenvolvimento das atividades escolares
3 - O educando é o sujeito e não o objeto da ação educativa
4 - Classifica o aluno ao final do processo educativo segundo níveis de aproveitamento apresentados
5 - Classifica o aluno ao final do processo educativo segundo níveis de aproveitamento apresentados