Pedagogia Unopar |
| | 2º periodo | |
| | Autor | Mensagem |
---|
denisedede
Mensagens : 5 Data de inscrição : 04/09/2013
| Assunto: 2º periodo Sáb Mar 08, 2014 5:53 am | |
| OIE; JÁ ESTAVA COM SAUDADES; E DAÍ, JÁ COMEÇARAM OS TRABALHOS? | |
| | | naylapoderosa
Mensagens : 55 Data de inscrição : 15/09/2013 Idade : 43 Localização : anapolis
| Assunto: alquem ja respodeu alguma??? Sáb Mar 15, 2014 7:11 pm | |
| essas são as AV1
Questão 1 Em relação à origem da linguagem (escrita, sobretudo), assinale a alternativa INCORRETA: 1- Em algum momento de sua evolução, o homem sentiu necessidade de se expressar, de se comunicar com seu semelhante, indo além de gritos e gestos, prováveis formas de comunicação pré-históricas 2- Suposições de antropólogos apontam que com o aumento da massa cerebral dos humanos, o que era uma linguagem natural dos pré-hominídeos e primeiros hominídeos passou a ser uma linguagem intencionalmente imitativa dos sons emitidos pelos animais e dos sons da natureza 3- Há hipóteses de que a fala foi desenvolvida entre 40.000 e 10.000 anos atrás 4- A escrita cuneiforme foi desenvolvida por volta de 4.000 a.C. pelos sumérios, os quais cunhavam-na em placas de barro 5- As escritas demótica e hieroglífica foram desenvolvidas pelos gregos
Questão 2
Vimos, nesta disciplina, que as palavras e/ou frases podem possuir um sentido denotativo, assim como um sentido conotativo. Assim, assinale a alternativa em que o termo destacado da frase apresente sentido conotativo: 1-Minha mãe é meu espelho 2-Quebrei o espelho do meu quarto 3-O coração daquele senhor está muito fraco, precisará de uma intervenção cirúrgica 4-Meus brincos são de ouro 5-O espelho reflete nossa imagem
Questão 3 Observe o texto abaixo:
A tirinha acima trata com bom humor a respeito do uso exagerado das redes sociais. Para construir o texto acima, o autor da tirinhafez uso de que tipos de linguagem:
I. Somente a linguagem verbal; II. As linguagens verbal e não-verbal; III. Somente a linguagem visual (não-verbal).
Assinale a alternativa correta: 1- Está correta a alternativa III 2-Está correta a alternativa II 3-Está correta a alternativa I 4-Estão corretas as alternativas II e III 5-Estão corretas as alternativas I e III
Questão 4
Leia atentamente as seguintes opções:
I. O professor, ao trabalhar com crianças do ensino fundamental, deve optar por uma fala difícil, mesmo que este nível de linguagem seja muito diferente do utilizado por seus alunos; II. O professor não pode adaptar-se ao nível de linguagem do aluno, pois o objetivo da escola é justamente oferecer ao estudante a possibilidade de adquirir outros dialetos e praticar outros níveis de linguagem diferentes do seu. III. A preocupação com o falar que o aluno trás de casa não deve ser uma preocupação do professor, nem para respeitá-la, tanto quanto para estigmatizá-la. IV. A reflexão sobre a linguagem, no ensino fundamental, é importante, uma vez somente discussões a respeito dos conteúdos e técnicas pedagógicas não são suficientes para que haja um entrosamento linguístico adequado entre professor e alunos; Quanto à reflexão e à postura do professor em relação à linguagem, assinale a alternativa que apresenta a(s) opção(ões) adequada(s): 1- I e II, apenas 2- III e IV, apenas 3- II e IV, apenas 4- I, II e III, apenas 5- I, II, III e IV
Questão 5
Observe as opções abaixo:
I. Fatores regionais, os quais podem ser notados pela pronúncia, vocabulário e o uso de algumas normas gramaticais. II. Posição social, idade e sexo. III. Nível de estudos, cultura e profissão. IV. Dinamicidade da escrita, que permite as variações da língua. Como já afirmado em nossa disciplina, a língua não é homogêna, ou seja, os falantes não a utilizam da mesma forma. Isso ocorre, pois as línguas variam influenciadas por diversos fatores. Assim, tendo em vista tais aspectos, assinale a alternativa que apresenta as opções corretas no que diz respeito aos fatores que levam as línguas a sofrerem mudanças e variações: 1- I e II, apenas 2- II e III, apenas 3- III e IV, apenas 4- I, II e III, apenas 5- I, II, III e IV | |
| | | Lu
Mensagens : 8 Data de inscrição : 30/09/2013
| Assunto: respostas das avaliações virtuais de comunicação e linguagem Dom Mar 16, 2014 4:00 pm | |
| AV1 ficou :
5-1-2-3-4
Av2 ficou:
4-2-5-1-3
passaram sem erros | |
| | | lenara uliveira
Mensagens : 1 Data de inscrição : 16/03/2014
| Assunto: Re: 2º periodo Dom Mar 16, 2014 4:50 pm | |
| av1 coloquei assim mais não enviei ainda 1-2 2-4 3-5 4-5 5-3
| |
| | | CPC
Mensagens : 107 Data de inscrição : 24/08/2013
| Assunto: AV2 Ter Mar 18, 2014 9:21 am | |
| Questão 1
Nota: Não gerada
Observe as opções abaixo:
Quanto as opções acima, é possível afirmar que:
Alternativas • 1 - Tanto I quanto II não podem ser considerados textos • 2 - Apenas I pode ser considerado texto • 3 - Apenas II pode ser considerado texto • 4 - Tanto I quanto II podem ser considerados textos • 5 - I não pode ser considerado texto, pois não tem elementos de coesão
Sua resposta
Questão 2
Nota: Não gerada
Existem alguns fatores que interferem na estrutura e na organização de textos. Deste modo, assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores:
Alternativas • 1 - A finalidade, ou seja, o porquê da produção textual • 2 - Exclusivamente, a adequação ao padrão da língua, ou seja, a adequação do texto às regras da gramática normativa • 3 - O genêro textual em que o texto irá se enquadrar • 4 - Os efeitos de sentido que o autor quer provocar • 5 - Para quem o texto é dirigido
Sua resposta
Questão 3
Nota: Não gerada
Em relação à discussão sobre o conceito e acerca do ensino voltado ao trabalho com textos, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas • 1 - A comunicação, seja na forma verbal ou não verbal, ocorre por meio de textos • 2 - No ensino, a língua não deve ser abordada de forma fragmentada, visto que nos comunicamos por meio de textos e, portanto devem ser abordados em sua totalidade • 3 - Para as novas teorias linguísticas, o uso da linguagem seria uma forma de interação entre sujeitos, cujo resultado seria o texto • 4 - Existem alguns aspectos que devem ser considerados ao trabalhar com textos, como, por exemplo, as formas linguísticas, o contexto de uso, as condições de produção e o processo mental de todos esses elementos pelo sujeito • 5 - O ensino de textos deve ser centrado apenas nas formas linguísticas, ou seja, considerar apenas os conteúdos gramaticais utilizados nas produções textuais
Sua resposta
Questão 4
Nota: Não gerada
Leia atentamente ao texto abaixo:
A CIGARRA E A FORMIGA Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra: - Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de comida! As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram: -Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno? Falou a cigarra: -Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando! Falaram as formigas: -Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas. .
Moral da história: Os preguiçosos colhem o que merecem. Para efeitos didáticos Dolz e Schneuwly propuseram dividir os gêneros em 05 grupos. Desta forma, o texto acima pertence ao agrupamento do:
Alternativas • 1 - Narrar • 2 - Argumentar • 3 - Expor • 4 - Relatar • 5 - Instruir
Sua resposta
Questão 5
Nota: Não gerada
Por que a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha? Assinale a alternativa correta:
Alternativas • 1 - Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula • 2 - Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração • 3 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia • 4 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II • 5 - Tal tripartição não é falha, uma vez que essas três tipologias abrangem todos os diversos textos que os alunos podem se deparar no dia-a-dia
Sua resposta
45515 DEU ERRO
CONFIRMEM POR FAVOR SE É DIFERENTE | |
| | | CPC
Mensagens : 107 Data de inscrição : 24/08/2013
| Assunto: AV1 E 2 Ter Mar 18, 2014 9:23 am | |
| ACHO QUE TEM PROVAS DIFERENTES VAMOS POSTAR AS Q PARA CONFIRMAR OK | |
| | | Diva :o
Mensagens : 17 Data de inscrição : 18/03/2014
| Assunto: Re: 2º periodo Ter Mar 18, 2014 3:02 pm | |
| Uma amiga me passou as seguintes respostas. 1- 4 2- 2 3- 5 4- 1 5- 3 segundo ela não deu erro, porém ainda não enviei. | |
| | | CPC
Mensagens : 107 Data de inscrição : 24/08/2013
| Assunto: AV2 Qua Mar 19, 2014 9:31 am | |
| | |
| | | Diva :o
Mensagens : 17 Data de inscrição : 18/03/2014
| Assunto: Re: 2º periodo Qua Mar 19, 2014 12:39 pm | |
| Sim... Conferi todas as questões e respostas. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: 2º periodo | |
| |
| | | | 2º periodo | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|