Questão 1: Nota: Não gerada
Na tele-aula, falamos sobre a importância de conhecer a educação na antiguidade, sobretudo na Grécia e em Roma. No que se refere a Grécia, em qual momento da história grega sistema de estudos, do nível elementar ao superior foi organizado?
Alternativas
1 - Quando a Grécia está em franca expansão pelo Egeu
2 - Quando Roma anexa a Grécia aos seus territórios
3 - No final da primeira guerra Púnica
4 - Não houve organização dos estudos na Grécia
5 - Quando terminou a Guerra do Peloponeso
Sua resposta
Sem resposta
Questão 2: Nota: Não gerada
Posteriormente, na Idade Média, a Igreja Católica tornou-se uma instituição de extrema relevância e poder. Como se evidencia esta afirmativa no campo educacional?
Alternativas
1 - Da Igreja partem os modelos educativos e as práticas de formação.
2 - Os eclesiásticos, portanto, os padres, eram os únicos autorizados a conceder licença para ensinar.
3 - A Igreja, de certa maneira, cuidou dos menos favorecidos, uma vez que manteve casas de caridade para abrigar alunos pobres que chegavam de outras regiões para fazer seus estudos nas universitás.
4 - As alternativas A, B C e E estão corretas.
5 - A revolução do cristianismo é também uma revolução pedagógica e educativa
Sua resposta
Sem resposta
Questão 3: Nota: Não gerada
Em que momento da nossa história a pedagógica torna-se uma ciência?
Alternativas
1 - No final da idade média
2 - Entre fins da idade média e meados da idade moderna
3 - Na contemporaneidade
4 - Entre a antiguidade clássica e a idade média
5 - Na idade moderna
Sua resposta
Sem resposta
Questão 4: Nota: Não gerada
Quais foram os principais agentes da educação na época colonial brasileira e por quê?
Alternativas
1 - Os jesuítas. A associação entre a colonização portuguesa e as iniciativas missionárias da Igreja, serviu tanto aos interesses econômicos e políticos de Portugal quanto as estratégias do Vaticano para impedir a propagação do protestantismo no novo mundo. Os jesuítas foram o mais importante grupo religioso na manutenção dos princípios da reação católica ao protestantismo e isso, evidentemente incluía a educação.
2 - Os franciscanos, afinal foram eles a rezar a primeira missa no Brasil.
3 - As irmandades, pois além de ensinarem uma profissão, muitas vezes também eram centros de educação e cultura.
4 - As famílias, como células da sociedade e detentoras do direito natural sobre a criança.
5 - Os professores régios.
Sua resposta
Sem resposta
Questão 5: Nota: Não gerada
A necessidade de consolidar e tornar obrigatório o ensino elementar, ainda no império, evidencia que relações historicamente construídas?
Alternativas
1 - As relações entre os processos de estruturação do Estado e a educação escolar.
2 - Evidenciava-se a relevância da escola como elemento principal na construção do Estado, assim como aconteceu na Europa.
3 - O estabelecimento de normas e regulamentos deixa claro o caráter compulsório da alfabetização e suas relações com a construção do Estado Nação.
4 - A partir da presença estatal, a proliferação de debates sobre a validade ou não de se escolarizar crianças, negros, índios, mulheres, quando se procurava afirmar a necessidade da escola como agente civilizadora.
5 - Todas as alternativas estão corretas.