Questão 1
Quando o(a) professor(a) planeja, encontra-se diante de uma opção ou dilema muito genérico: é preciso ensinar, ou seja, é preciso desenvolver um currículo. Considerando a questão do planejamento e seus elementos, analise as afirmativas abaixo:
I.O planejamento do trabalho pedagógico permite prever diferentes momentos do ensino, adequando-os às necessidades e exigências dos estudantes e da turma.
II.Planejar o ensino significa moldar o currículo de modo a preestabelecer uma rotina fixa de atividades, independentemente das metas do ensino.
III.A atividade de planejar o ensino exige a consideração dos elementos já predefinidos nos documentos curriculares e que devem ser todos seguidos.
IV.A coerência entre os objetivos, os tipos de atividades e as formas de avaliar o processo ensino-aprendizagem é fundamental na organização do trabalho pedagógico.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
• 1 - Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
• 2 - Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
• 3 - Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
• 4 - Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Questão 2
O plano de aula consiste na proposta de trabalho do professor para uma determinada aula. Dessa forma, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
• 1 - Na explicitação do conteúdo a ser trabalhado, este pode ser mais ou menos detalhado, de acordo com o conhecimento do professor;
• 2 - No plano de aula devemos elencar objetivos gerais e específicos, pois apresentam todos os conteúdos anuais de determinados ano letivo;
• 3 - Na metodologia, devemos explicitar os procedimentos de ensino, técnicas e estratégias a serem utilizadas no desenvolvimento de determinado conteúdo;
• 4 - Os recursos de ensino devem ser indicados no plano de aula, para o professor não desperdiçar oportunidades de inclusão dos mesmos.
Questão 3
O projeto político-pedagógico demonstra ser um caminho para um ensino de qualidade e a busca de um sentido ao trabalho docente, Quanto ao Projeto Político-Pedagógico é incorreto afirmar:
Alternativas
1 - Nasce da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas e consequências dos problemas extraídos da realidade;
2 - Implica em ação articulada de todos os envolvidos no contexto escolar;
3 - Não pode ser considerado instrumento de valorização dos trabalhadores em educação, pois não contribui para a formação continuada;
4 - Requer a participação coletiva dos professores, funcionários, pais e alunos, na construção, execução, e avaliação, possibilitando transparência nas decisões e a gestão democrática.
Questão 4
Sendo o Planejamento de ensino, um processo evolutivo, que se desenvolve em uma sequencia dinâmica e progressiva, em relação as suas etapas, é correto afirmar:
Alternativas
• 1 - Precisamos estabelecer os melhores processos de avaliação, assim como as melhores técnicas e instrumentos;
• 2 - É fundamental o conhecimento da realidade, do aluno e professor, sendo desnecessário o da escola e comunidade;
• 3 - A avaliação é um processo que deve ocorrer somente no final do processo ensino-aprendizagem;
• 4 - A avaliação é um processo que deve ocorrer somente no final do processo ensino-aprendizagem;
Questão 5
Sobre o trabalho com Projetos de Ensino, considere as afirmativas a seguir:
I.O trabalho com projetos possibilita a ligação entre as necessidades e os interesses do aluno, precisando definir claramente os passos e metodologia a ser utilizada;
II.A constituição dos grupos de trabalho pode ser individual ou coletiva, dependendo da temática a ser desenvolvida, devendo evitar-se os projetos interdisciplinares;
III.O trabalho de campo consiste no momento em que o grupo parte para a ação, a fim de ter contato com a realidade;
IV.A apresentação do projeto consiste no momento de culminância do trabalho de grupo e deve ser variada de acordo com a opção do grupo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
• 1 - I e II;
• 2 - III e IV;
• 3 - I, II e III;
• 4 - I, III e IV.
AV2 - PEDAGOGIA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÃO E PESQUISA
Questão 1
Os programas de avaliação em larga escala buscam avaliar o Sistema Educacional Brasileiro. Sobre esses programa é correto afirmar que:
I - Tem como objetivo subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional.
II – Estão vinculados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações.
III – Tem a função de produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral, com o fim de apontar caminhos para as políticas públicas da educação.
Assinale a opção que apresenta somente as afirmativas corretas
Alternativas
• 1 - Estão corretas as alternativas I e II.
• 2 - Estão corretas as alternativas II e III.
• 3 - Estão corretas as alternativas I e III.
• 4 - Todas as alternativas estão corretas
Questão 2
A partir dos anos 90, a Avaliação Educacional passou a fazer parte da rotina das instituições educacionais. A Avaliação Institucional iniciou-se no Ensino Superior e estendeu-se à educação básica, com vistas ao aprimoramento da gestão pedagógica e administrativa, bem como a melhoria da qualidade educacional. Sobre a avaliação institucional é incorreto afirmar que:
Alternativas
• 1 - Constitui a avaliação da escola, realizada pelo INEP, por meio da prova brasil e do saeb, que busca identificar como estão funcionando as coisas, ou seja, como os alunos estão aprendendendo para se tornarem cidadãos.
• 2 - É um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes internos e externos na formulação de subsídios para a melhoria da qualidade da instituição escolar.
• 3 - O autoconhecimento da instituição e de formulação de subsídios ou elementos para a tomada de decisões coonstitui um objetivo da avaliação institucional que não se destina a julgar de forma mesquinha ou a punir com castigos ou privações.
• 4 - Constitui um processo de redirecionamento e, portanto, de crescimento. Visa a avaliar para refletir, para discutir, para acompanhar, para buscar melhorias na escola e no sistema educativo.
Questão 3
A escola e o professor estão envolvidos constante e diretamente em programas de avaliação externa, sendo necessário conhecer os programa de avaliação externa que são realizados na escola e envolve o professor e alunos. Sobre esses programas é correto afirmar que:
Alternativas
• 1 - A Prova Brasil é um apelido atribuído ao Saeb. É feita para avaliar alunos individualmente e a escola. Para isso, todos os alunos fazem a mesma prova, sendo aplicadas provas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
• 2 - O Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, foi criado em 2007, constituindo o primeiro indicador de qualidade educacional no Brasil. Além dos resultados das avaliações em larga escala, considera o fluxo escolar, isto é, a taxa de aprovação, reprovação e abandono que a própria escola declara no censo escolar.
• 3 - A saeb, prova brasil, aneb e anresc atendem a mesma população de estudantes em que são aplicadas, possuem a mesma base metodológica, são censitárias e servem para compor e informar o censo escolar.
• 4 - A prova Brasil constitui uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas.
Questão 4
O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e constitui o eixo do programa de metas compromisso todos pela educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, sendo que:
Alternativas
• 1 - Foi criado em 2007, sendo utilizado para seu cálculo apenas o fluxo escolar, ou seja, a taxa de aprovação, reprovação e abandono que a própria escola, dispensando os resultados das avaliações em larga escala.
• 2 - A avaliação é a primeira ação concreta para se aderir às metas do compromisso e receber o apoio técnico/financeiro do MEC, sendo que as médias de desempenho nas avaliações do Saeb, Aneb e Prova Brasil são utilizadas no seu cálculo, juntamente com o fluxo declarado no censo escolar pela própria escola.
• 3 - Os resultados são divulgados apenas para cada escola que recebe seu índice com um comparativo com o quadro das médias do município, estado e do país, não havendo divulgação na mídia a fim de evitar classificação por ranking de escolas.
• 4 - São as médias de desempenho nas avaliações do Saeb, Aneb e Prova Brasil que determinam quais redes e escolas receberão do MEC recursos técnicos e/ou financeiros, promovendo um ranking das escolas e o controle do governo e não os resultados do IDEB.
Questão 5
No contexto educacional atual encontra-se inseridos vários programas de avaliação em larga escala realizados nos diferentes níveis educacionais, com o fim de subsidiar decisões e políticas públicas para a educação. Sobre esses programas é correto afirmar que:
Alternativas
• 1 - A provinha Brasil é aplicada no início do último segmento da educação básica, isto é, o ensino médio, aos alunos das escolas públicas, com o fim de medir o nível de escolarização dos estudantes, sendo aplicada em dois momentos: no início e no fim do ano letivo, com o propósito de avaliar os resultados do ensino fundamental.
• 2 - O Saeb é uma prova realizada com todas as escolas públicas aos estudantes matriculados somente no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da aplicação de testes de Língua Portuguesa e Matemática, história, geografia e ciências, com vistas a avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas a fim de indicar e oportunizar melhorias na qualidade o ensino ofertada.
• 3 - O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, ou seja, no ensino médio. A participação é voluntária e busca aferir se o estudante demonstra domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna e conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
• 4 - O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e constitui um exame de cunho internacional aplicado em diversos países anualmente a alunos do ensino superior com o fim de auxiliar na redefinição de políticas públicas de cada país.