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 AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica

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Anakollas
mariane smith
leticiamelo123
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leticiamelo123




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MensagemAssunto: AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica   AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica EmptySeg Set 29, 2014 2:25 pm

lol! Alguem ai tem as respostas??
O termo política possui várias definições as quais denotam a organização, o estudo das ações a serem realizadas para o bem-estar da população. A política ocorre em todos os lugares e momentos de nossa vida, através de nossas ações no cotidiano. Quando a política envolve a educação, está relacionada a mudança ou ruptura dos padrões sociais existentes, configurando uma política educacional. Quanto à política educacional é incorreto afirmar que:

Alternativas:

a)
Toda política educacional possui intencionalidade, pois está ligada a um projeto de poder que a fundamenta.

b)
Toda política educacional deve ser analisada a partir de componentes que envolvem a parte documental da política e ao contexto das relações de poder.

c)
Toda política educacional deve ser analisada a partir de componentes que envolvem a organização e formulação das políticas educacionais.

d)
A política educacional envolve a apenas as questões pedagógicas, sem necessidade de envolver as questões administrativas e financeiras.

2)
Considerando a legislação, no contexto educativo, é correto afirmar que existem parâmetros que se constituem elementos normativos do processo pedagógico a serem considerados na organização da estrutura educacional brasileira. Sobre esses, é correto afirmar que:

I – São instituídos para impor a soberania da nação e se manter a coerência em todo país, instituindo um ensino único, igual e que torne uniforme a diversidade cultural e social, superando as regionalidades e peculiaridades.

II - Constituem exemplos de normatização pedagógica da Política Nacional, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

III - Direcionam a política regulatória das escolas e sistemas de ensino por meio de regulamentação da dimensão pedagógica e têm como premissa legal o estabelecimento, por parte do Estado, de estabelecer "currículos mínimos" para a Educação Nacional em seus diversos níveis e modalidades.

Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:

a)
Estão corretas as alternativas I e II.

b)
Estão corretas as alternativas II e III.

c)
Estão corretas as alternativas I e III.

d)
Todas as alternativas estão corretas.

3)
As políticas públicas da educação se efetivam por meio de planos, programas e ações com o fim de promover o desenvolvimento da educação. Dentre essas ações, destaca-se o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que por meio de diversos programas que gerenciam parte dos recursos do fundo da educação e o direciona para as respectivas demandas. Sobre esses programas é correto afirmar que:

I - O PNAE — Programa Nacional de Alimentação Escolar é um dos programas do FNDE que visa a garantir pelo menos uma refeição diária nos dias letivos, atender às necessidades nutricionais dos alunos e desenvolver a formação de hábitos alimentares saudáveis, a fim de garantir o rendimento escolar dos alunos.

II - O PDDE — Programa Dinheiro Direto na Escola é um dos programas do FNDE e tem como finalidade transferir às escolas de Educação Básica e escolas de Educação Especial recursos que podem ser utilizados para a obtenção de materiais permanentes e de consumo; manutenção e conservação de prédios escolares; capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da educação, na implementação de projetos pedagógicos.

III - PNLD — Programa Nacional do Livro Didático é um dos programas do FNDE, no qual a cada três anos são escolhidos livros didáticos para os alunos de ensino fundamental e médio. A escolha dos livros didáticos é realizada pelos professores e encaminhados às escolas.

Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:

a)
Estão corretas as alternativas I e II.

b)
Estão corretas as alternativas II e III.

c)
Estão corretas as alternativas I e III.

d)
Todas as alternativas estão corretas.

4)
Um elemento importante das políticas regulatórias aplicadas à educação é a avaliação. A partir dos nos 90 e fortalecido pela promulgação da LDB 9394/96, foi implantado um Sistema Nacional de Avaliação com incidência na Educação Básica e Ensino superior. Os dados coletados nessas avaliações devem retratar a situação do ensino no país. Sobre os programas de avaliação, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
O Saeb foi criado para subsidiar a reformulação da LDB 9394/96, com o propósito realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro tanto da educação básica quanto do ensino superior, a fim de redefinir e implantar novas políticas públicas educacionais.

b)
Tanto o Saeb quanto a Prova Brasil foram criados como programas destinados à avaliação das redes ou sistemas de ensino da educação básica, com o fim de subsidiar reformulações e contribuir para redefinição de políticas públicas para a educação. As provas possui uma matriz de referência baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

c)
A Prova Brasil foi criada na década de 90 e vem sendo realizada com todas as escolas públicas de forma obrigatória. É aplicada aos estudantes matriculados no 2º ano e 5º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Ambas são aplicadas anualmente e visam a avaliar o aluno individualmente.

d)
O Saeb e a Prova Brasil fazem parte do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM sendo aplicado a alunos concluintes do ensino médio ou que, ainda estão cursando. Não é obrigatório. O aluno que desejar participar necessita realizar uma inscrição. O ENEM é aproveitado atualmente como prova do processo seletivos de várias instituições federais de ensino superior.

5)
Segundo os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013, divulgados no dia 05/09/2014, pelo MEC (Ministério da Educação), o Brasil só conseguiu atingir a meta de qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Nas demais séries, as notas foram insatisfatórias, e não alcançamos as projeções feitas para 2013. Ao relacionarmos o Ideb à políticas públicas da educação, é correto afirmar que:

I - O Ideb constitui o eixo do programa de metas compromisso todos pela educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Foi criado em 2007 e envolve apenas os resultados das avaliações em larga escala, dentre elas: prova Brasil Enem e Enade.

II - O Ideb reúne em um único indicador, dois conceitos considerados importantes para a qualidade educacional: as notas da prova Brasil e a taxa de aprovação, reprovação e abandono que a própria escola declarada no censo escolar.

III - Os resultados são amplamente divulgados na mídia e cada escola recebe seu índice com um comparativo com o quadro das médias do município, estado e do país. As notas obtidas no Ideb influenciam na determinação de quais redes e escolas receberão do MEC recursos técnicos e/ou financeiros, promovendo um ranking das escolas e o controle do governo.

Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas

Alternativas:

a)
Estão corretas as alternativas I e II.

b)
Estão corretas as alternativas II e III.

c)
Estão corretas as alternativas I e III.

d)
Todas as alternativas estão corretas.

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mariane smith




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Data de inscrição : 24/09/2014

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MensagemAssunto: av1 av politicas publicas na ed básica   AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica EmptySáb Out 04, 2014 8:33 pm

affraid alguem tem alguma resposta?
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Anakollas




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Data de inscrição : 10/06/2014

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MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica   AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica EmptyTer Out 07, 2014 11:36 pm

Eu respondi e ficou assim av1: Não mandei ainda, tenho dúvida na questão dois.

1-d
2-b
3-d
4-b
5-b
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emanuel.castro




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MensagemAssunto: av1 politicas publicas   AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica EmptyQua Out 08, 2014 1:14 am

1-d
2-b
3-d
4-b
5-b

a minha foi sem erros
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Fabi Peralta




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Data de inscrição : 08/10/2014

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MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica   AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica EmptyQua Out 08, 2014 10:33 am

AV2 - PEDAGOGIA - POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Questão 1
A educação, direito estabelecido na Lei, sendo responsabilidade do Estado e deve ser garantida pela administração do governo a todos e todas igualmente. A legislação educacional visa a assegurar esse direito aos cidadãos (ãs), sendo necessária a organização de um sistema educacional. Esse, por sua vez, precisa refletir uma atividade sistematizada e intencional a fim de realizar determinadas atividades para o alcance de fins propostos. Sobre o sistema educacional brasileiro no contexto atual é incorreto afirmar que:
• Segundo Saviani, deveria consistir em uma atividade planejada, ordenada e articulada de vários outros elementos, com objetivos educacionais determinados para o atendimento ao direito constitucional à educação.
• Tem como finalidade formar o cidadão (ã) brasileira (a) para o desenvolvimento pleno e exercício da cidadania, bem como para oferecer a qualificação para o trabalho, conforme apregoa a LDB 9394/96.
• O que confere a sistematização à educação escolar são as leis, decretos e outros dispositivos que a normatizam. Por isso, pode-se dizer que a educação ofertada pelas escolas é do tipo formal, isto é formalizada juridicamente e controlada pelo Estado.
• É articulado a outros elementos e sistemas. Possui uma atividade planejada, ordenada, bem estruturada que atende com satisfação às necessidades da população brasileira, promovendo um ensino de qualidade e boa formação a todos os cidadãos (ãs).
Questão 2
O sistema educacional brasileiro é bastante amplo e complexo. Sua articulação entre todas as esferas é um desafio a ser vencido pelas políticas educacionais e pelos educadores nas próximas décadas. O sistema educacional brasileiro é formado pelos sistemas:
I - Federal, sendo que compete à União autorizar, credenciar, supervisionar, avaliar e legislar sobre os cursos das instituições de ensino superior e os estabelecimentos que fazem parte de seu sistema de ensino, independente da mantenedora ser pública ou privada.
II – Estadual que inclui também o Distrito Federal, a que cabe organizar, manter, desenvolver órgãos de ensino, autorizar, reconhecer, credenciar, acompanhar, avaliar os cursos de ensino superior federais e os estabelecimentos do sistema federal no seu estado, repassando à união a competência de acompanhamento das escolas de nível médio (profissionais ou não) e as escolas de Ensino Fundamental (anos finais), independente das modalidades e da mantenedora ser públicas ou privada.
III – Municipal, a quem compete organizar, manter, desenvolver, supervisionar os órgãos e instituições oficiais de seus sistemas de ensino. Cabe aos Municípios também o poder de baixar normas complementares, autorizar e supervisionar os estabelecimentos dos seus sistemas de ensino que são, preferencialmente, as escolas de Educação Infantil e de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, independente das modalidades e da mantenedora ser pública ou privada.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas
• Estão corretas as alternativas I e II.
• Estão corretas as alternativas II e III.
• Estão corretas as alternativas I e III.
• Todas as alternativas estão corretas.
Questão 3
As políticas públicas e os discursos produzidos vêm, paulatinamente, seguindo em direção a uma maior abertura e extensão da escolarização às camadas desprivilegiadas da população. Busca-se um ensino extensivo a todos. Para isso, são criadas a leis, sendo que são as leis, decretos e outros dispositivos que normatizam a educação escolar. Sobre a legislação é correto afirmar que:
• Lei é a regra social obrigatória, geral e permanente, emanada da autoridade pública, sancionada e promulgada pela autoridade competente do Estado e publicada em jornal oficial. Na educação, a lei que a rege é a LDB 9393/96, que organiza todo o sistema escolar brasileiro.
• Medida provisória é a opinião fundamentada, emitida por especialista ou por uma comissão acerca de determinado assunto, mostrando as razões justas ou injustas que possam determinar sua realização ou não. Pode ser considerado como um voto dado a favor ou contra o mesmo assunto e serve de base para a tomada de decisão. Quem emite? O Conselho Nacional de Educação em âmbito federal.
• Decreto é a suprema Lei de um país, também chamada de "Carta Magna", "Lei Maior", "Lei Suprema". Fixa as normas de governo, discrimina os direitos e os deveres, distribui as competências, limita a ação da autoridade e assegura ao povo o ambiente de ordem, indispensável ao processo e à paz na sociedade.
• Parecer é o ato baixado pelo Chefe do Poder Executivo, com força obrigatória, destinado a promover ou assegurar a ordem política, social, jurídica ou administrativa, ou ainda proclamar direitos ou estabelecer uma Lei. Normalmente, tem por objetivos: estabelecer medidas para o cumprimento da lei; providenciar sobre a matéria de ordem funcional; resolver problemas de administração, organizar, extinguir ou modificar serviços públicos na esfera do Poder Executivo. A Educação Básica brasileira é organizada por uma lei baixada nesses termos.
Questão 4
A atual Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação nacional passou por um lento e penoso processo de elaboração que teve início em dezembro 1988 e foi promulgada em dezembro de 1996. Reestruturou a educação escolar. Assim, apresentou diferenças com relação às LDB anteriores, sendo que
I – LDB 4024/61 - a educação escolar compreendia: Ensino Primário com 4 anos, Ciclo Ginasial do Ensino Médio com 4 anos, Ciclo Colegial do Ensino Médio com 3 variável. Havia o Ensino Superior, porém não organizado por essa lei. A passagem do Primário para o Ginasial era feita por meio de uma prova chamada de Exame de Admissão.
II - LDB 5692/71 - essa lei juntou o ensino primário e o ciclo ginasial em um só, formando o Ensino de Primeiro Grau com 8 anos. Instituiu o Ensino de Segundo Grau profissionalizante com 3 a 4 anos variáveis. Havia o Ensino Superior, porém organizado por lei própria.
III – LDB 9394/96 – instituiu a Educação Básica que compreende: Educação Infantil com tempo variável, mas atendendo a criança até 5 anos de idade; Ensino Fundamental com 9 anos e Ensino Médio com 3 anos. Contemplou modalidades para atender ao público diverso. Também, pela primeira vez, tratou juntamente o Ensino Superior.
Assinale a opção que apresenta somente as alternativas corretas
• Estão corretas as alternativas I e II.
• Estão corretas as alternativas II e III.
• Estão corretas as alternativas I e III.
• Todas as alternativas estão corretas.
Questão 5
Segundo a LDB 9394/96 a Educação básica visa a desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Pode ser oferecida no ensino regular e nas modalidades de Educação de jovens e adultos, Educação especial e Educação profissional.
• A educação infantil deve ser ofertada em creches, para crianças de zero a três anos de idade e em pré-escolas, para crianças de quatro a cinco anos. Não constitui uma etapa da educação básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até quatorze anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
• O ensino fundamental é uma etapa da Educação Básica. Tem duração de nove anos e visa a formação básica do cidadão. É obrigatório e gratuito na escola pública a partir dos seis anos de idade e estendida a todos os cidadãos, inclusive aos que não tiveram acesso na idade regular, por meio da Educação de Jovens e Adultos que tem a mesma validade.
• O Ensino Médio é a etapa intermediária da Educação Básica. Possui duração mínima de quatro anos, sendo profissionalizante e de extensiva universalização. É ofertado de forma gratuita pelo estado e pressupõe matrícula obrigatória, sendo da responsabilidade dos pais enviar o filho à escola.
• A Educação Superior é a etapa final da educação básica e tem como finalidades estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo. Deve incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica em campos dos saberes específicos da formação desejada, numa perspectiva que vise o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da criação e difusão da cultura, com vistas a desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.

RESPOSTAS:
1-D
2-C
3-A
4-D
5-B
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Fabi Peralta




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MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica   AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica EmptyQua Out 08, 2014 10:34 am

A minha foi e não deu erros.
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Vera Almeida




Mensagens : 86
Data de inscrição : 24/03/2014
Localização : Ipirá

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MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica   AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica EmptyQua Out 08, 2014 3:27 pm

Fabi Peralta escreveu:
A minha foi e não deu erros.
Valeu! a minha tbm foi sem erros!
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Thais siqueira gomes




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Data de inscrição : 05/12/2016

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MensagemAssunto: A MINHA DEU ERRO    AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica EmptySeg Dez 05, 2016 8:28 am

Fabi Peralta escreveu:
A minha foi e não deu erros.
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MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica   AV1 e AV2 Av1 - Pedagogia - Políticas Públicas na Educação Básica Empty

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