Pedagogia Unopar |
| | avI e av II Ensino de Natureza e Sociedade 5 semestre | |
| | Autor | Mensagem |
---|
pola
Mensagens : 28 Data de inscrição : 01/04/2014 Idade : 31
| Assunto: avI e av II Ensino de Natureza e Sociedade 5 semestre Ter Out 14, 2014 10:29 am | |
| AV I
1)O ensino de questões que envolvem o Eixo Natureza e a Sociedade são fundamentais para a formação dos alunos na Educação Infantil. Para esta fase de escolaridade é uma proposta desse eixo:
Alternativas:
a)Que os alunos conheçam a vida de alguns cientistas brasileiros famosos.
b)Dominar aos poucos o vocabulário científico
c)Propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural para que as crianças possam estabelecer progressivamente a diferenciação que existe entre mitos, lendas.
d)Favorecer a compreensão de diferentes áreas que envolvem as Ciências Naturais e Sociais.
2)Como integrantes de grupos socioculturais singulares, as crianças nesta fase de escolaridade, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores,objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana. Em relação ao mundo em que vivem as crianças mostram-se:
Alternativas:
a)Indiferentes, por isso, é papel da escola motivá-las oferecendo oportunidades para compreensão dos fenômenos naturais
b)Curiosas e investigativas. Assim, a escola deve aproveitar a curiosidade dos alunos para as questões de ensino e aprendizagem.
c)Indiferentes porque nesta fase de escolaridade as crianças são muito pequenas para compreender os fenômenos naturais
d)Curiosas, porém as habilidades para investigarem o ambiente deverão ser desenvolvidas somente nos Anos Iniciais.
3)O Eixo Natureza e Sociedade apresentado no Referencial Curricular para a Educação Infantil apresenta diferentes propostas que visam a compreensão dos fenômenos naturais e sociais pelos alunos. Assinale a alternativa que apresenta uma perspectiva de trabalho com esse eixo:
Alternativas:
a)Conhecer números e realizar as primeiras operações matemáticas
b)Estudar a linguagem em suas diversas manifestações, como escrita e falada
c)Desenvolver habilidades para desenhos e pinturas
d)Discutir a importância da construção de valores, habilidades, voltadas para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.
4)Sabemos que o trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Neste sentido é correto afirmar que:
Alternativas:
a)No trabalho com o eixo Natureza e Sociedade devem ser considerados aspectos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais
b)Para abordar questões sobre o Eixo Natureza e Sociedade devem ser priorizados os temas referentes à Educação Ambiental
c)Os assuntos prioritariamente abordados devem contemplar a Educação Sexual
d)Os assuntos priorizados neste eixo devem ser aqueles relativos aos aspectos culturais.
5)Neste período a ênfase nas questões metodológicas relativas ao ensino e aprendizagem, era a transmissão, recepção e reprodução de informações,desconsiderando o contexto e os elementos envolvidos no processo. Essa abordagem para as questões metodológicas acabou sendo contestada no final da década de 1970 devido às ideias construtivistas. O período tratado acima com ênfase em um processo transmissivo foi:
Alternativas: a)As décadas de 1950 e 1960
b)O final da década de 1990 devido ao movimento no ensino denominado de Ciência, tecnologia e sociedade;
c)O ano 2000 com o movimento das Concepções alternativas
d)O final da década de 1990 pelas ideias construtivistas
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- AV II
1)As atividades experimentais são muito incentivadas no ensino das disciplinas que envolvem as Ciências Naturais. Para favorecer a aprendizagem essas atividades devem ser organizadas levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos. Além disso, as atividades de experimentação devem proporcionar:
Alternativas:
a) Apenas a manipulação de materiais pelos alunos
b)Apenas observação porque nesta fase é o suficiente para a aprendizagem
c)Apenas a visualização do experimento pelo professor
d)Discussão e o diálogo para que o aluno aprenda argumentar sobre os resultados obtidos.
2)Nas web aulas foram discutidos objetivos para a educação dos alunos em aspectos que envolvem a Natureza e a Sociedade. Assim, educação no campo das ciências naturais e sociais deve proporcionar aos estudantes:
Alternativas:
a)O conhecimento matemático
b)O desenvolvimento da escrita
c)Desenvolver capacidades que neles despertem a inquietação diante do desconhecido
d)A aprendizagem de fatos históricos
3)O mundo onde as crianças vivem é constituído por conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Diante dessa situação nas atividades de ensino e aprendizagem o professor poderá:
Alternativas:
a)Propor atividades para que as crianças conheçam apenas o ambiente social da escola;
b)Utilizar sempre materiais para leitura disponíveis na biblioteca da escola
c)Adotar medidas para que os alunos possam trabalhar individualmente;
d)Incentivar as crianças, a fazerem perguntas e procurar respostas as suas indagações e questões.
4)Em relação ao trabalho com o Eixo Natureza e Sociedade pode-se afirmar corretamente quanto ao ensino que:
Alternativas:
a)É necessário que o professor priorize o conhecimento das relações que se estabelecem em sociedade
b)É necessário que o professor priorize o conhecimento de fenômenos que ocorrem na natureza
c)É necessário propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural
d)É necessário incentivar sempre o estudo de conceitos científicos para as crianças desde muito pequenas.
5)No modelo de ensino por redescoberta, houve uma grande valorização das atividades de experimentação. A experimentação parecia ser a melhor forma de associar teoria e prática. Os alunos comprovavam pela experiência a teoria estudada em sala de aula. Nesse modelo a prática limitava-se às atividades de laboratório simuladoras de fenômenos, por isso, esse modelo foi bastante criticado. Assim, com relação ao uso de atividades de experimentação no ensino é correto afirmar que:
Alternativas:
a) A experimentação deve proporcionar a compreensão de conceitos
b)A experimentação deve sempre ser usada apenas para comprovar verdades científicas
c)Deve ser realizada apenas com alunos dos Anos Iniciais
d)É prioridade apenas para os alunos do Ensino Médio | |
| | | gilpereira
Mensagens : 1 Data de inscrição : 15/10/2014
| Assunto: av1 1-c 2-b 3-d 4-a 5-b deu erro Acho que a resposta 5 que esta errada .Alguem fez diferente? Sex Out 17, 2014 1:42 pm | |
| - pola escreveu:
- AV I
1)O ensino de questões que envolvem o Eixo Natureza e a Sociedade são fundamentais para a formação dos alunos na Educação Infantil. Para esta fase de escolaridade é uma proposta desse eixo:
Alternativas:
a)Que os alunos conheçam a vida de alguns cientistas brasileiros famosos.
b)Dominar aos poucos o vocabulário científico
c)Propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural para que as crianças possam estabelecer progressivamente a diferenciação que existe entre mitos, lendas.
d)Favorecer a compreensão de diferentes áreas que envolvem as Ciências Naturais e Sociais.
2)Como integrantes de grupos socioculturais singulares, as crianças nesta fase de escolaridade, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores,objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana. Em relação ao mundo em que vivem as crianças mostram-se:
Alternativas:
a)Indiferentes, por isso, é papel da escola motivá-las oferecendo oportunidades para compreensão dos fenômenos naturais
b)Curiosas e investigativas. Assim, a escola deve aproveitar a curiosidade dos alunos para as questões de ensino e aprendizagem.
c)Indiferentes porque nesta fase de escolaridade as crianças são muito pequenas para compreender os fenômenos naturais
d)Curiosas, porém as habilidades para investigarem o ambiente deverão ser desenvolvidas somente nos Anos Iniciais.
3)O Eixo Natureza e Sociedade apresentado no Referencial Curricular para a Educação Infantil apresenta diferentes propostas que visam a compreensão dos fenômenos naturais e sociais pelos alunos. Assinale a alternativa que apresenta uma perspectiva de trabalho com esse eixo:
Alternativas:
a)Conhecer números e realizar as primeiras operações matemáticas
b)Estudar a linguagem em suas diversas manifestações, como escrita e falada
c)Desenvolver habilidades para desenhos e pinturas
d)Discutir a importância da construção de valores, habilidades, voltadas para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.
4)Sabemos que o trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Neste sentido é correto afirmar que:
Alternativas:
a)No trabalho com o eixo Natureza e Sociedade devem ser considerados aspectos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais
b)Para abordar questões sobre o Eixo Natureza e Sociedade devem ser priorizados os temas referentes à Educação Ambiental
c)Os assuntos prioritariamente abordados devem contemplar a Educação Sexual
d)Os assuntos priorizados neste eixo devem ser aqueles relativos aos aspectos culturais.
5)Neste período a ênfase nas questões metodológicas relativas ao ensino e aprendizagem, era a transmissão, recepção e reprodução de informações,desconsiderando o contexto e os elementos envolvidos no processo. Essa abordagem para as questões metodológicas acabou sendo contestada no final da década de 1970 devido às ideias construtivistas. O período tratado acima com ênfase em um processo transmissivo foi:
Alternativas: a)As décadas de 1950 e 1960
b)O final da década de 1990 devido ao movimento no ensino denominado de Ciência, tecnologia e sociedade;
c)O ano 2000 com o movimento das Concepções alternativas
d)O final da década de 1990 pelas ideias construtivistas
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- AV II
1)As atividades experimentais são muito incentivadas no ensino das disciplinas que envolvem as Ciências Naturais. Para favorecer a aprendizagem essas atividades devem ser organizadas levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos. Além disso, as atividades de experimentação devem proporcionar:
Alternativas:
a) Apenas a manipulação de materiais pelos alunos
b)Apenas observação porque nesta fase é o suficiente para a aprendizagem
c)Apenas a visualização do experimento pelo professor
d)Discussão e o diálogo para que o aluno aprenda argumentar sobre os resultados obtidos.
2)Nas web aulas foram discutidos objetivos para a educação dos alunos em aspectos que envolvem a Natureza e a Sociedade. Assim, educação no campo das ciências naturais e sociais deve proporcionar aos estudantes:
Alternativas:
a)O conhecimento matemático
b)O desenvolvimento da escrita
c)Desenvolver capacidades que neles despertem a inquietação diante do desconhecido
d)A aprendizagem de fatos históricos
3)O mundo onde as crianças vivem é constituído por conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Diante dessa situação nas atividades de ensino e aprendizagem o professor poderá:
Alternativas:
a)Propor atividades para que as crianças conheçam apenas o ambiente social da escola;
b)Utilizar sempre materiais para leitura disponíveis na biblioteca da escola
c)Adotar medidas para que os alunos possam trabalhar individualmente;
d)Incentivar as crianças, a fazerem perguntas e procurar respostas as suas indagações e questões.
4)Em relação ao trabalho com o Eixo Natureza e Sociedade pode-se afirmar corretamente quanto ao ensino que:
Alternativas:
a)É necessário que o professor priorize o conhecimento das relações que se estabelecem em sociedade
b)É necessário que o professor priorize o conhecimento de fenômenos que ocorrem na natureza
c)É necessário propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural
d)É necessário incentivar sempre o estudo de conceitos científicos para as crianças desde muito pequenas.
5)No modelo de ensino por redescoberta, houve uma grande valorização das atividades de experimentação. A experimentação parecia ser a melhor forma de associar teoria e prática. Os alunos comprovavam pela experiência a teoria estudada em sala de aula. Nesse modelo a prática limitava-se às atividades de laboratório simuladoras de fenômenos, por isso, esse modelo foi bastante criticado. Assim, com relação ao uso de atividades de experimentação no ensino é correto afirmar que:
Alternativas:
a) A experimentação deve proporcionar a compreensão de conceitos
b)A experimentação deve sempre ser usada apenas para comprovar verdades científicas
c)Deve ser realizada apenas com alunos dos Anos Iniciais
d)É prioridade apenas para os alunos do Ensino Médio | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: avI e av II Ensino de Natureza e Sociedade 5 semestre Seg Out 20, 2014 1:20 pm | |
| meninas não to conseguindo acha as resposta. | |
| | | Anaplleao
Mensagens : 2 Data de inscrição : 20/10/2014
| Assunto: Re: avI e av II Ensino de Natureza e Sociedade 5 semestre Seg Out 20, 2014 9:27 pm | |
| Não estou conseguindo achar a resposta da 5 da av1, mas as outras estão iguais as suas gilpereira | |
| | | juliana12
Mensagens : 79 Data de inscrição : 02/04/2013 Idade : 29
| Assunto: Re: avI e av II Ensino de Natureza e Sociedade 5 semestre Qui Out 23, 2014 9:46 am | |
| so sei algumas resposta da av2 2-c 4-c | |
| | | Maria Aldeci
Mensagens : 3 Data de inscrição : 21/10/2014
| Assunto: Re: avI e av II Ensino de Natureza e Sociedade 5 semestre Qui Out 23, 2014 10:04 am | |
| eu fiz diferente mas tambem deu erro av1 1c 2b 3d 4a 5b | |
| | | Maria Aldeci
Mensagens : 3 Data de inscrição : 21/10/2014
| Assunto: Re: avI e av II Ensino de Natureza e Sociedade 5 semestre Sex Out 24, 2014 7:08 am | |
| - Maria Aldeci escreveu:
- eu fiz diferente mas tambem deu erro av1 1c 2b 3d 4a 5b
a av2 eu acertei todas ta assim: 1d 2c 3d 4c 5a | |
| | | LARISSA OLIVEIRA
Mensagens : 1 Data de inscrição : 24/10/2014 Idade : 30
| Assunto: av1 e av2 de ensino de natureza e sociedade Sex Out 24, 2014 9:58 am | |
| av1 1c,2b 3d 4a 5a
av2 1d 2c 3d 4c 5a foram todas de primeiro | |
| | | milhouse
Mensagens : 1 Data de inscrição : 22/10/2014
| Assunto: AV II natureza e sociedade 5 semestre pedagogia Seg Nov 03, 2014 11:23 am | |
| | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: avI e av II Ensino de Natureza e Sociedade 5 semestre | |
| |
| | | | avI e av II Ensino de Natureza e Sociedade 5 semestre | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|