Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

 

 Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
rosinha




Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/07/2015
Idade : 51
Localização : santa catarina

Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão Empty
MensagemAssunto: Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão   Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão EmptySeg Ago 24, 2015 8:55 am


1)

Sabemos que a história da humanidade revela as diferentes formas que a sociedade visualizou e concebeu as pessoas com necessidades especiais. Como consequência deste comportamento histórico, a sociedade quase não se referia sobre a existência das pessoas deficientes presentes na era da Antiguidade. Assinale abaixo a afirmativa que revela a justificativa para este fato.

Alternativas:

a)

Na Antiguidade a sociedade acreditava que as pessoas com Necessidades Especiais eram seres celestiais.
b)

Na a sociedade acreditava que as pessoas com Necessidades Especiais deveriam ser institucionalizadas.
c)

Na Antiguidade a sociedade acreditava que as pessoas com Necessidades Especiais deveriam ser escondidas por suas famílias.
d)

Na Antiguidade a sociedade acreditava que as pessoas com Necessidades Especiais deveriam ser exterminadas.

2)

Maria Eduarda tem 6 anos, é portador de deficiência auditiva e frequenta o 1º ano do Ensino Fundamental. Assim que a menina efetivou sua matricula a escola sabia que deveria contribuir com a sua aprendizagem, tendo, portanto, atitudes inclusivas. Assinale abaixo a alternativa que indica ser uma atitude inclusiva.

Alternativas:

a)

Durante as atividades solicitadas a menina os demais alunos ajudavam ela a realizar.
b)

A professora de Pedagoga da escola solicitou a Secretaria de Educação um interprete de língua brasileira de sinais a fim de favorecer a sua comunicação de Maria Eduarda.
c)

A professora de Maria Eduarda, faz mímicas para se comunicar com ele.
d)

A professora de Maria Eduarda foi orientada pela a escola a propor atividades diferenciadas para ele, pois, acreditam que a mesma não consegue acompanhar os amigos.

3)

Os Pais de João se mudaram para Maceió e matricularam o menino em uma Escola Publica Inclusiva. Ele é deficiente visual e este ano passou para o 5º ano do Ensino Fundamental. A escola já sabedora da presença de João buscou garantir seu direito de acesso e permanência com sucesso. De posse desta afirmativa, assinale abaixo a que contém atitudes inclusivas.

Alternativas:

a)

A Escola de João garante o mesmo tempo de realização da prova a fim de garantir a igualdade de direitos.
b)

A Escola de João garante o mesmo tempo de produção textual que os demais alunos, a fim de não privilegiar João.
c)

A Escola de João garante que os seus livros sejam escritos em Braille a fim de permitir seu acesso ao mundo letrado.
d)

A Escola de João acredita que sua família é que precisa dar o apoio necessário as necessidades da Aluna.

4)

Assinale abaixo o nome da seguinte deficiência que possui esta definição: ".... é uma anormalidade do desenvolvimento que se manifesta de maneira grave. Aparece tipicamente entre o nascimento até os 18 meses. Caracteriza-se por severos problemas de comunicação e na conduta por uma incapacidade de relacionar-se com as pessoas de maneira normal".

Alternativas:

a)

Deficiência Auditiva
b)

Deficiência Física
c)

Autismo
d)

Deficiência Visual

5)

A Educação Especial se constituiu ao longo da história da humanidade fundamentada em três paradigmas: paradigma da institucionalização, paradigma do serviço e o paradigma de suporte. Assinale abaixo A afirmativa que indica ser o Paradigma de suporte.

Alternativas:

a)

No paradigma de suporte a sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser mais normal possível para ser aceita na sociedade.
b)

No paradigma de suporte a sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser isolada em asilos e hospitais, pois, era uma ameaça a sociedade.
c)

No paradigma de suporte sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser incluída na sociedade tendo assim seus direitos de cidadão garantidos.
d)

No paradigma de suporte sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser integrada na sociedade adaptando-se as exigências da sociedade.



1)

A escola Monteiro Lobato recebeu um aluno de transferência para estudar no 4º ano do ensino fundamental. Ao chega à escola o aluno causou grande curiosidade por parte dos demais, pois, ele utiliza uma lupa para ler. A professora sabedora de sua função prepara materiais com letras maiores para facilitar a leitura do mesmo. Diante desta atitude da professora podemos a firmar que... . Assinale a afirmativa correta.

Alternativas:

a)

A professora não acredita na competência do aluno.
b)

A professora é preconceituosa pois, trata diferente o aluno deficiente dos demais.
c)

A professora tem dó do aluno.
d)

A professora acredita na competência do aluno para aprender.

2)

Ao receber um aluno incluso, o professor deve garantir que o mesmo possa visualizar do lugar que estiverem sentados os lábios do professor; o professor deve se policiar para nunca falar de costas para a classe, além de utilizar imagens com legenda para completar as suas explicações. Diante destas informações qual necessidade especial o professor tem em sala de aula. Assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)

Deficiência Intelectual.
b)

Autismo.
c)

Deficiência Visual.
d)

Deficiência Auditiva

3)

Muitos alunos com um quadro de Paralisia Cerebral ao chegarem no ensino regular, apresentam deficiência na área motora e na linguagem. Quanto à área motora usam cadeira de rodas, muletas, andadores, etc. Já para fala, muitos também utilizam um quadro com letras e silabas e quando querem se comunicar vão apontando as sílabas até montar as palavras que expressam a sua resposta. Assinale abaixo qual é o nome do recurso utilizado pelos alunos com Paralisia Cerebral para se comunicar.

Alternativas:

a)

Libras.
b)

Braille.
c)

Comunicação Alternativa.
d)

Livro digital.

4)

Margareth estuda na escola D. Pedro I. Durante as aulas apresenta comportamentos muito específicos, tais como: dificuldade em se adaptar ao contexto escolar e comunitário; fala excessivamente durante a aula; tem pouca noção de perigo; não cuida adequadamente do material escolar; etc. Mas apesar da aluna apresentar todas estas dificuldades comportamentais ela é uma aluna muito inteligente. Assinale abaixo o nome da necessidade especial que Margareth tem.

Alternativas:

a)

Condutas típicas.
b)

Autismo.
c)

Deficiência intelectual.
d)

Deficiência múltipla.

5)

O professor ao receber em sala de aula um aluno que apresenta tais comportamentos: necessita em sala de aula de experiências complexas para desafiar o seu intelecto; é autônomo na busca por conhecimento; compreende suas próprias emoções; etc. está interagindo com um aluno que possui qual NEE. Assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)

Autismo.
b)

Deficiência intelectual.
c)

Superdotação.
d)

Deficiência Visual



ALGUEM SABE AS RESPOSTAS
Ir para o topo Ir para baixo
MARI




Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/10/2014

Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão Empty
MensagemAssunto: Re: Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão   Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão EmptySeg Ago 31, 2015 6:51 pm

av1
1=d
2=b
3=c
4=c
5=c ja enviei deu certinho mas a av2 ainda não consegui terminar
Ir para o topo Ir para baixo
rosinha




Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/07/2015
Idade : 51
Localização : santa catarina

Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão Empty
MensagemAssunto: Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão   Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão EmptyTer Set 01, 2015 9:58 am

AV2
1-D
2-D
3-C
4-A
5-C
ENVIEI ESTÃO CORRETASSSSSS
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão Empty
MensagemAssunto: Re: Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão   Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Av1 - av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» 8º semestre 2016 Av1 e Av2 - Pedagogia - Processos Escolares de Inclusão
» AV1 AV2 Processos Escolares de Inclusão
» Pedagogia unopar 8° semestre avaliação virtual 2.pedagogia em espaço escolares e não escolares.
» Prova Presencial da Processos Escolares de Inclusão 8° semestre
» alguem tem a prova de pedagogia em espaços escolares e não escolares 3º semestre??

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: