1)
Sabemos que a história da humanidade revela as diferentes formas que a sociedade visualizou e concebeu as pessoas com necessidades especiais. Como consequência deste comportamento histórico, a sociedade quase não se referia sobre a existência das pessoas deficientes presentes na era da Antiguidade. Assinale abaixo a afirmativa que revela a justificativa para este fato.
Alternativas:
a)
Na Antiguidade a sociedade acreditava que as pessoas com Necessidades Especiais eram seres celestiais.
b)
Na a sociedade acreditava que as pessoas com Necessidades Especiais deveriam ser institucionalizadas.
c)
Na Antiguidade a sociedade acreditava que as pessoas com Necessidades Especiais deveriam ser escondidas por suas famílias.
d)
Na Antiguidade a sociedade acreditava que as pessoas com Necessidades Especiais deveriam ser exterminadas.
2)
Maria Eduarda tem 6 anos, é portador de deficiência auditiva e frequenta o 1º ano do Ensino Fundamental. Assim que a menina efetivou sua matricula a escola sabia que deveria contribuir com a sua aprendizagem, tendo, portanto, atitudes inclusivas. Assinale abaixo a alternativa que indica ser uma atitude inclusiva.
Alternativas:
a)
Durante as atividades solicitadas a menina os demais alunos ajudavam ela a realizar.
b)
A professora de Pedagoga da escola solicitou a Secretaria de Educação um interprete de língua brasileira de sinais a fim de favorecer a sua comunicação de Maria Eduarda.
c)
A professora de Maria Eduarda, faz mímicas para se comunicar com ele.
d)
A professora de Maria Eduarda foi orientada pela a escola a propor atividades diferenciadas para ele, pois, acreditam que a mesma não consegue acompanhar os amigos.
3)
Os Pais de João se mudaram para Maceió e matricularam o menino em uma Escola Publica Inclusiva. Ele é deficiente visual e este ano passou para o 5º ano do Ensino Fundamental. A escola já sabedora da presença de João buscou garantir seu direito de acesso e permanência com sucesso. De posse desta afirmativa, assinale abaixo a que contém atitudes inclusivas.
Alternativas:
a)
A Escola de João garante o mesmo tempo de realização da prova a fim de garantir a igualdade de direitos.
b)
A Escola de João garante o mesmo tempo de produção textual que os demais alunos, a fim de não privilegiar João.
c)
A Escola de João garante que os seus livros sejam escritos em Braille a fim de permitir seu acesso ao mundo letrado.
d)
A Escola de João acredita que sua família é que precisa dar o apoio necessário as necessidades da Aluna.
4)
Assinale abaixo o nome da seguinte deficiência que possui esta definição: ".... é uma anormalidade do desenvolvimento que se manifesta de maneira grave. Aparece tipicamente entre o nascimento até os 18 meses. Caracteriza-se por severos problemas de comunicação e na conduta por uma incapacidade de relacionar-se com as pessoas de maneira normal".
Alternativas:
a)
Deficiência Auditiva
b)
Deficiência Física
c)
Autismo
d)
Deficiência Visual
5)
A Educação Especial se constituiu ao longo da história da humanidade fundamentada em três paradigmas: paradigma da institucionalização, paradigma do serviço e o paradigma de suporte. Assinale abaixo A afirmativa que indica ser o Paradigma de suporte.
Alternativas:
a)
No paradigma de suporte a sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser mais normal possível para ser aceita na sociedade.
b)
No paradigma de suporte a sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser isolada em asilos e hospitais, pois, era uma ameaça a sociedade.
c)
No paradigma de suporte sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser incluída na sociedade tendo assim seus direitos de cidadão garantidos.
d)
No paradigma de suporte sociedade acreditava que a pessoa com deficiência deveria ser integrada na sociedade adaptando-se as exigências da sociedade.
1)
A escola Monteiro Lobato recebeu um aluno de transferência para estudar no 4º ano do ensino fundamental. Ao chega à escola o aluno causou grande curiosidade por parte dos demais, pois, ele utiliza uma lupa para ler. A professora sabedora de sua função prepara materiais com letras maiores para facilitar a leitura do mesmo. Diante desta atitude da professora podemos a firmar que... . Assinale a afirmativa correta.
Alternativas:
a)
A professora não acredita na competência do aluno.
b)
A professora é preconceituosa pois, trata diferente o aluno deficiente dos demais.
c)
A professora tem dó do aluno.
d)
A professora acredita na competência do aluno para aprender.
2)
Ao receber um aluno incluso, o professor deve garantir que o mesmo possa visualizar do lugar que estiverem sentados os lábios do professor; o professor deve se policiar para nunca falar de costas para a classe, além de utilizar imagens com legenda para completar as suas explicações. Diante destas informações qual necessidade especial o professor tem em sala de aula. Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Deficiência Intelectual.
b)
Autismo.
c)
Deficiência Visual.
d)
Deficiência Auditiva
3)
Muitos alunos com um quadro de Paralisia Cerebral ao chegarem no ensino regular, apresentam deficiência na área motora e na linguagem. Quanto à área motora usam cadeira de rodas, muletas, andadores, etc. Já para fala, muitos também utilizam um quadro com letras e silabas e quando querem se comunicar vão apontando as sílabas até montar as palavras que expressam a sua resposta. Assinale abaixo qual é o nome do recurso utilizado pelos alunos com Paralisia Cerebral para se comunicar.
Alternativas:
a)
Libras.
b)
Braille.
c)
Comunicação Alternativa.
d)
Livro digital.
4)
Margareth estuda na escola D. Pedro I. Durante as aulas apresenta comportamentos muito específicos, tais como: dificuldade em se adaptar ao contexto escolar e comunitário; fala excessivamente durante a aula; tem pouca noção de perigo; não cuida adequadamente do material escolar; etc. Mas apesar da aluna apresentar todas estas dificuldades comportamentais ela é uma aluna muito inteligente. Assinale abaixo o nome da necessidade especial que Margareth tem.
Alternativas:
a)
Condutas típicas.
b)
Autismo.
c)
Deficiência intelectual.
d)
Deficiência múltipla.
5)
O professor ao receber em sala de aula um aluno que apresenta tais comportamentos: necessita em sala de aula de experiências complexas para desafiar o seu intelecto; é autônomo na busca por conhecimento; compreende suas próprias emoções; etc. está interagindo com um aluno que possui qual NEE. Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Autismo.
b)
Deficiência intelectual.
c)
Superdotação.
d)
Deficiência Visual
ALGUEM SABE AS RESPOSTAS