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 avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre

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MensagemAssunto: avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre   avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre EmptyDom Out 04, 2015 3:20 pm

alguém fez?????
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alinee




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MensagemAssunto: Re: avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre   avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre EmptySeg Out 05, 2015 9:30 pm

tambem nao consigui responder ainda Exclamation
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MensagemAssunto: seminário Vlll alguém sabe a resposta???   avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre EmptySex Out 09, 2015 4:39 pm

1)
A formação continuada de professores no Brasil requer que seja estendido um olhar no sentido de que se "[...] deve permitir que se viva, na profissão, uma experiência prazerosa, valorizada por permitir tanto desvendar novas formas de ser, pensar e sentir como a construção de projetos coletivos éticos para o mundo em que se vive" (Estudos e pesquisas educacionais, 2011, disponível em: http://fvc.org.br/pdf/relatorio-formacao-continuada.pdf).

Dessa forma, é correto afirmar que a formação continuada:

Alternativas:

a)
Mantém-se sempre com o mesmo estilo mantendo-se em consonância com a política docente mundial que, a partir do final do século XX, vários fatores contribuem para a manutenção dessa formação.

b)
Manteve-se inalterada, apesar da implantação da LDB 9394/96 que contemplou que compete à nação, aos estados e municípios a promoção da formação inicial e continuada dos professores, pode ser considerado um dos fatores que contribuem para mudanças nessa formação.

c)
Passou a ser fortalecida com a criação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores em 2004, tem como objetivo contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos e tendo como público alvo os professores de educação básica dos sistemas públicos de educação.

d)
Foi desmantelada e enfraquecida com a criação da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores que tinha como objetivo contribuir com essa formação, tendo como público alvo os professores de educação básica dos sistemas públicos de educação.

2)
Se analisarmos a maioria dos estudos sobre a formação continuada, constataremos que estes foram movendo-se de uma fase descritiva, com muitos textos sobre a temática, para uma mais experimental, sobretudo devido ao auge e à difusão dos cursos de formação ou similares e ao interesse político (ou intervencionista) sobre o tema, que foi aumentando e que se reflete nas políticas institucionais, nas pesquisas e nas publicações. (IMBERNÓN, 2010, disponível em: http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5947/formacao-continuada-de-professores.aspx).

Sobre a formação continuada, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
No contexto atual da educação, a formação continuada de professores superou os modelos de caráter emergencial que, historicamente lhe era atribuído assumindo novas e amplas diretrizes de formação nacional de professores para todas as instituições responsáveis por essa oferta.

b)
A formação continuada do professor necessita ser processada de forma estática, centrando-se nos componentes técnicos, nos moldes de capacitação ou treinamento de professores para trabalhar com métodos específicos de ensino.

c)
A formação continuada de professores necessita ser organizada pelas instituições de ensino superior, pois consiste num conjunto de atividades desenvolvidas pelos professores com objetivo formativo, devendo ser realizadas sempre de forma coletiva.

d)
A formação continuada constitui qualquer atividade de formação que realiza o professor que está atuando, posterior à sua formação inicial, incluindo cursos de especialização, extensão, atividades de formação realizadas no próprio local de trabalho e outras.

3)
A formação continuada pode ser realizada de diversas formas. Almeida (2005) destaca que "hoje convivemos com uma gama de possibilidades de ações de formação contínua" (disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150934FormacaoCProf.pdf). No tocante às formas de oferta de formação continuada é correto afirmar que:

I - A escola constitui um lócus de formação continuada, no qual os professores aprendem sobre sua profissão e sobre como ensinar.

II – As instituições de ensino superior devem ofertar formação continuada aos professores, cabendo a essas somente os cursos de especialização lato senso e stricto senso.

III – No contexto atual têm crescido muito a oferta de formação continuada de professores, realizada na modalidade a distância com apoio das tecnologias da informação e da comunicação.

Assinale a opção que apresenta somente as afirmativas corretas:

Alternativas:

a)
Estão corretas as afirmativas I e II.

b)
Estão corretas as afirmativas I e III.

c)
Estão corretas as afirmativas II e III.

d)
Estão corretas todas as alternativas.

4)
Tanto Imbernón (2010) como Candau (1997) defendem que é necessário rever os caminhos pelos quais tem passado a formação dos professores no Brasil e no mundo, com intuito de tecer um novo olhar sobre essa formação. Para Imbernón (2010), "temos de olhar adiante e criar alternativas de transformação. Ter presente que, sem a participação dos professores, qualquer processo de inovação pode converter-se em uma ficção ou em um jogo de espelhos que pode, inclusive, chegar a refletir processos imaginários, quando não simplesmente uma mera alteração técnica ou terminológica promovida a partir do topo" (disponível em http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5947/formacao-continuada-de-professores.aspx).

Sobre a formação continuada na perspectiva desses Imbernón (2001) e Candau (1997), é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
Imbernón (2011) e Candau (1997) defendem que a formação continuada precisa ser articulada com outros aspectos da atuação dos professores, valorizando o chão da escola e o professor como protagonista de sua formação.

b)
A escola deve ser vista como lócus de formação do professor, sendo que essa formação necessita superar o modelo de cursos empacotados, nos quais prevalece a transmissão vertical de um especialista que repassa aos professores, soluções mágicas para os problemas escolares.

c)
Para Candau (1997), a formação continuada precisa ser realizada a partir de modelos clássicos, pautados na reciclagem e aperfeiçoamento do professor.

d)
Imbernón (2010) defende que o professor precisa ser protagonista de sua formação, sendo que a formação necessita assumir características semelhantes à formação inicial, envolvendo escola e instituições de ensino superior.

5)
Desde sua criação, a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, passou a "responder pela formação do conjunto de profissionais da educação básica e, além de fortalecer os programas estratégicos da área e acolher maior número de projetos de formação, promove maior articulação entre as demandas dos estados e dos municípios e os cursos oferecidos pelas instituições parceiras" (GATTI, BARRETO e ANDRÉ, 2011, p. 251).

Sobre a formação continuada de professores não é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
Em 2004 foi criada a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores que tem o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos, tendo como público-alvo os professores de educação básica dos sistemas públicos de educação.

b)
O Parfor foi criado pelo governo federal para ofertar cursos de licenciatura aos professores que não a possuem e formação continuada, com o fim de propor continuidade à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

c)
Formação continuada é um conjunto de atividades desenvolvidas pelos professores com fim formativo, realizada de forma individual ou em grupo, tendo em vista o desenvolvimento pessoal ou profissional.

d)
A formação continuada necessita superar a visão pragmática que a instituição escolar pode ser um lócus de formação e propor que as discussões nasçam das pesquisas e das investigações sobre os problemas escolares.
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MensagemAssunto: Re: avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre   avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre EmptySex Out 09, 2015 4:40 pm

1)
A atuação do pedagogo no contexto atual inclui espaços que vão além da escola, estendendo-se ao espaço social e requer que novos olhares se estendam sobre esses espaços de atuação do pedagogo. Assim, a "Pedagogia Social é um saber fazer que tem sido mais estudado na contemporaneidade" (PINEL; COLODETE e PAIVA, 2012. Disponível em: http://www.soufabra.com.br/revista/index.php/cedfabra/article/view/11/3).

Sobre a Pedagogia social no contexto atual é correto afirmar que:

I - Vem sendo estudada por diferentes pesquisadores e apresenta múltiplas definições, o que dá a ela uma característica peculiar, podendo ser definida como uma ação teórico prática e sócio educativa realizada por educadores ou agentes sociais.

II - Pode ser vista como um campo de estudo no qual a conexão entre Educação e Sociedade acontece de forma prioritária, sendo realizada em espaços formais de educação.

III - Constitui uma esfera de atividades que acontece em diferentes espaços não formais de educação e que combate e ameniza os problemas sociais, por meios de ações educacionais.

Assinale a opção que apresenta somente as afirmativas corretas:

Alternativas:

a)
Estão corretas as afirmativas I e II.

b)
Estão corretas as afirmativas I e III.

c)
Estão corretas as afirmativas II e III.

d)
Estão corretas todas as alternativas.

2)
Toda criança e adolescente em situação de afastamento da escola por motivo de doença, tem direito ao atendimento hospitalar já assegurado na legislação. As orientações do MEC (2002) determinam que,

"Cumpre às classes hospitalares e ao atendimento pedagógico domiciliar, elaborar estratégias e orientações para possibilitar o acompanhamento pedagógico-educacional do processo de desenvolvimento e construção do conhecimento de crianças, jovens e adultos matriculados ou não nos sistemas de ensino regular, no âmbito da educação básica e que encontram-se impossibilitados de frequentar escola, temporária ou permanentemente e, garantir a manutenção do vínculo com as escolas por meio de um currículo flexibilizado e/ou adaptado, favorecendo seu ingresso, retorno ou adequada integração ao seu grupo escolar correspondente, como parte do direito de atenção integral" (MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf).

Assim, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
A LDB 9394/96 faz referência ao atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, mas não o contempla como obrigatório.

b)
O fato da legislação nacional não contemplar a obrigatoriedade do atendimento especializado aos educandos com necessidades especiais, pedagogia hospitalar tem encontrado dificuldades em se firmar como campo de atuação do pedagogo.

c)
Tomando como referência a LDB 9394/96, a Resolução n.02/01 – CNE/CEB institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e prevê que compete exclusivamente ao sistema de saúde essa organização.

d)
A Resolução n.02/01 – CNE/CEB preconiza que seja oportunizado atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em função de tratamento de saúde, sendo em caso de internamento ou de tratamento domiciliar.

3)
Amparado pela legislação, tem-se presenciado um crescimento das classes hospitalares no Brasil. "O trabalho pedagógico em hospitais apresenta diversas interfaces de atuação e está na mira de diferentes olhares que o tentam compreender, explicar e construir um modelo que o possa enquadrar. No entanto, é preciso deixar claro que tanto a educação não é elemento exclusivo da escola quanto a saúde não é elemento exclusivo do hospital. O hospital é, inclusive, segundo definição do Ministério da Saúde, um centro de educação" (FONTES, 2005, p. 121 , Disponível em: http://www.cerelepe.faced.ufba.br/arquivos/fotos/47/aescutapedagogicarejanfontes.pdf).

Sobre as classes hospitalares e a pedagogia hospitalar, é correto afirmar que:

I - Em caso de internamento de crianças e adolescentes, cabe ao hospital fazer uma adaptação curricular do que é ensinado na escola, transpor para um currículo especializado e trabalhar com o aluno, atendendo suas condições em função de sua enfermidade.

II - Conforme a legislação, para atuar na pedagogia hospitalar é necessário que o pedagogo seja habilitado na formação inicial, sendo incluída nessa formação conhecimentos da área da saúde. Em função dessa exigência, os currículos dos cursos de Pedagogia de todo Brasil têm sido revistos.

III - Para atuar com crianças e adolescente em situação de internamento é necessário que o professor esteja habilitado para atuar frente à diversidade humana e diferentes experiências culturais. Para isso, é preciso preparo e formação adequada do profissional da educação.

Assinale a opção que apresenta somente as afirmativas corretas:

Alternativas:

a)
Estão corretas as afirmativas I e II.

b)
Estão corretas as afirmativas I e III.

c)
Estão corretas as afirmativas II e III.

d)
Estão corretas todas as alternativas.

4)
O reconhecimento da necessidade de atendimento à Educação do campo aconteceu de forma atrelada aos movimentos sociais, sendo que o "longo caminho da construção do processo identitário das escolas do campo foi marcado por avanços e retrocessos. Com base nas Diretrizes Operacionais para a Educação básica nas Escolas do Campo, confirmamos a característica móvel da identidade, determinada pela negociação e pela identificação" (BRASIL, 2007, p. 13. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_educacaocampo.pdf ).

Dessa forma, é correto afirmar que a Educação do campo

Alternativas:

a)
Sempre teve tratamento central na legislação, sendo que, as alterações que ocorreram não foram ao acaso, mas fruto da luta desenvolvida pelos movimentos educacionais.

b)
Passou a ser reconhecida com a implantação da resolução que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas urbanas que apresenta um conjunto de princípios e procedimentos para adequação do projeto institucional de adaptação para as escolas do campo.

c)
Necessita de propostas pedagógicas que respeitem as diferenças e o direito à igualdade, cumprindo o que preconiza a legislação e contemplando a diversidade do campo em todos os seus aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia.

d)
Segundo a Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002, compete ao governo federal organizar um currículo único para as escolas do campo, respeitando suas características e atendendo todas as etapas de ensino.

5)
O contexto atual requer que seja valorizada a educação do campo, sendo que "A Educação no campo precisa valorizar ainda mais a realidade de quem vive e trabalha na terra, fortalecer o vínculo do professor com a escola e oferecer mais vagas tanto na segunda etapa do Ensino Fundamental como no Médio", afirma Mônica Castagna Molina, docente da Universidade de Brasília (UnB)" (PAULINA, Revista Nova Escola, 2011. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/mais-forca-educacao-campo-618019.shtml).

Sobre a educação do campo é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
O momento atual pressupõe que a educação do campo contemple os saberes dos sujeitos da cidade, considerando que estes podem contribuir com a transformação dos processos culturais do homem do campo.

b)
A educação do campo necessita ser compreendida como educação dos sujeitos do campo e não para os sujeitos, construindo uma educação do povo do campo e não apenas com ele, nem muito menos para ele.

c)
Para que tenha sua identidade, sendo reconhecida e assumida no trabalho pedagógico escolar é desnecessário a reestruturação de currículos e formação de professores para atuar com a educação do campo.

d)
As lutas pela educação o campo caminham no sentido de mantê-la igual à educação urbana, de forma que tenha similaridade e condições de igualdade na formação do sujeito do campo.
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rosinha




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MensagemAssunto: Re: avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre   avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre EmptySex Out 16, 2015 10:00 am

oii, fiz somente av1
CDBAD - todas corretasss

av2 vou fazer mais tarde
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diana amaral da luz




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MensagemAssunto: av1 de seminario   avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre EmptySáb Out 17, 2015 10:20 am

av1
1:c
2;d
3
:b
4:a
5:d
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liawrage

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MensagemAssunto: Re: avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre   avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre EmptySáb Out 17, 2015 12:55 pm

obrigada
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rosinha




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MensagemAssunto: Re: avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre   avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre EmptyDom Out 18, 2015 8:15 pm

AV1 CDBAD

AV2 BDACB TODAS CORRETASSSSSS
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liawrage

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MensagemAssunto: Re: avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre   avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre EmptyTer Out 20, 2015 9:09 am

obrigadaaaaa
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MensagemAssunto: Re: avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre   avas 1 e ava 2 de seminario 8º semestre Empty

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