Av1 - Licenciaturas - Seminário da Prática II
1)A ilustração e o texto expressam diferentes pontos de vista acerca do processo de globalização. Essa diferença se manifesta pela contradição entre:
Alternativas:
a)
polarização e dispersão econômica
b)
elitização e popularização financeira
c)
homogeneização e diversidade cultural
d)
especialização e flexibilidade profissional
2)
A década de 1930, quando a tela Operários foi pintada, caracterizou-se pela deflagração do processo de industrialização na sociedade brasileira. Nessa tela, por meio da representação proposta pela artista, pode-se observar o seguinte aspecto do operariado nacional na época:
Alternativas:
a)
defasagem salarial
b)
diversidade cultural
c)
associativismo sindical
d)
disparidade educacional
3)
Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.
Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de:
Alternativas:
a)
integração étnica
b)
ação civilizadora
c)
cooperação militar
d)
proteção ambiental
4)
O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. No presente texto pretendemos esboçar uma reflexão acerca da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. É elemento incluído na Lei nº 9.394/96 (LDB) pela Lei nº 10.639/03 como componente curricular:
Alternativas:
a)
o ensino de, pelo menos, uma língua estrangeira moderna.
b)
a música como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo.
c)
o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais.
d)
a história e cultura afro-brasileira e indígena.
5)
Observe a lei abaixo, depois responda:
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras." (NR)
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e 120o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Quanto ao estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
limita-se às áreas de educação artística e de literatura e história brasileira.
b)
é obrigatório apenas nos estabelecimentos educacionais privados.
c)
é obrigatório apenas para o ensino médio e facultativo no âmbito do ensino fundamental.
d)
os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar.