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 Av1 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI

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mirella




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MensagemAssunto: Av1 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI   Av1 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI EmptySáb Nov 05, 2016 5:13 pm

Até bem pouco tempo atrás, o Brasil, conhecido internacionalmente por sua diversidade cultural e pela mistura de raças que formam o seu povo, não tinha as diferentes etnias representadas nos currículos escolares do País. A situação mudou com duas leis, sancionadas nos anos de 2003 e 2008, que tornaram obrigatório no Ensino Fundamental e Médio o estudo da História e Cultura afro-brasileira e indígena. (http://acervo.novaescola.org.br/formacao/brasil-pais-todas-cores-643758.shtml - pág.1)

O que dizem essas leis?

Alternativas:

a)
O texto estabelece que o conteúdo programático inclua diversos aspectos da história e da cultura dos povos que formaram a população brasileira.

b)
O texto não estabelece um conteúdo programático e cada escola deverá desenvolver e propor atividades que centemplem a história e cultura dos povos que formaram a população brasileira

c)
O texto não explicita a obrigatoriedade da implementação dos conteúdos no curriculo escolar e também não estabele a data para implementação no curriculo escolar

d)
O texto trata de políticas e programas para valorizar a cultura da formação do povo brasileira sem, no entanto, estabelecer critérios com relação com a história da África.

e)
O texto trata de políticas e programas que valorizam, preferencialmente, a cultura indígena.

2)
Durante o período em que frequentam CEI, a creche ou a pré-escola, as crianças estão construindo suas identidades. Por isso, desde os primeiros anos de escolaridade, os alunos já precisam entender que são diferentes uns dos outros e que essa diversidade decorre de uma ideia de complementaridade. "É função do educador ajudar as crianças a lidar com elas mesmas e fortalecer a formação de suas próprias identidades", explica Clélia Cortez.(Link na web- http://acervo.novaescola.org.br/formacao/brasil-pa... pág.1).

Como deve acontecer na prática a formação a diversidade com as crianças em idade pré-escolar?

Alternativas:

a)
Para que isso aconteça, a creche não precisa ser transformada em um ambiente de aprendizagem da diversidade étnico-racial, sendo suficiente uma abordagem feita pelo professor ou professora.

b)
Estimular a participação das crianças em atividades que envolvam brincadeiras, jogos e canções que remetam às tradições culturais de suas comunidades e de outros grupos são boas estratégias

c)
Em CEIs, creches ou pré-escolas, as crianças ainda não contemplam desenvolvimento cognitivo suficiente para o aprendizado da diversidade.

d)
Embora seja importante a construção da identidade, a escola deverá implementar os conhecimentos básicos científicos.

e)
Não há uma forma específica de se trabalhar a formação da identidade com valores que formam a identidade do povo brasileira.

3)
A lei sancionada pelo então presidente da república torna obrigatório o ensino da história dos afro-brasileiros e da África no ensino fundamental e médio, traz um momento único para o debate das questões pendentes sobre a formação do Brasil como Estado e Nação. É propício o debate sobre o olhar eurocêntrico da história que insere a história da África e as africanidades apenas no contexto da Expansão Marítima e segue apresentando o lado atroz de um continente marcado pela miséria. Por que essa Lei, embora justa, é difícil de ser implementada?

Alternativas:

a)
Ainda não há formação de professsores para o ensino da História da África e, também, não há materiais suficientes para a implementação da Lei

b)
A Lei foi implementada sem o devido respaldo acadêmico. As universidades não formam professores para atuarem com a diversidade e pluralidade da formação da população brasileira.

c)
Muitos professores formados ou em formação, com algumas exceções, nunca tiveram, em suas graduações, contato com disciplinas específicas sobre a História da África. A grande maioria dos livros didáticos de História utilizados nesses níveis de ensino não reserva para a África espaço adequado, pouco atentando para a produção historiográfica sobre o Continente. Os alunos passam assim, a construir apenas estereótipos sobre a África e suas populações. (Oliva, 2003, p.429).

d)
Os professores, de forma geral, ainda não têm clareza dos conteúdos que devem ser implementados no curriculo escolar a partir dessa Lei.

e)
Os curriculos estão construídos com as disciplinas científicas para atender às exigências do MEC e, por isso, as escolas não conseguem incluir em suas grades o tema sobre a África

4)
Os valores da africanidade são continuamente destacados nas Diretrizes, mas não se pode dizer que isto é feito a partir de argumentos essencialistas. O texto das Diretrizes sustenta que a pragmática para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana deve partir de tres princípios. Quais são esses princípios?

Alternativas:

a)
Consciência política, fortalecimento dos deveres, ações educativas de combate ao racismo

b)
Ações de combate à discriminação, fortalecimento da educação para a diversidade e consciência histórica da diversidade

c)
Consciência de classe, fortalecimento dos direitos e deveres e educação democrática.

d)
Consciência política e histórica da diversidade, fortalecimento de identidades e de direitos,

ações educativas de combate ao racismo e a discriminações.

e)
Fortalecimento de identidade e consciência de classe, ações educativas norteadoras de um ensino democrático, ações de combate ao racismo e a discriminação.

5)
O texto das Diretrizes Curriculares Nacionais Para as Relações Étnico-Raciais apontam para uma nova forma de se olhar para a história da África e dos afrodescendente para o desenvolvimento de pedagogias que combatam o racismo e a discriminação. Para isso é importante levar em consideração alguns pontos. Assinale a alternativa que contempla pontos apresentado na pág 6 da web 1.

Alternativas:

a)
Tomar consciência de povo.

Esclarecer o conceito de racismo e discriminação

Dar uma educação pensando no maior grupo populacional

b)
Evitar debates sobre o tema para não ofender os negros e indigenas que estão em sala de aula.

Esclarecer o conceito de racismo e discriminação, Tomar consciência do complexo processo de construção da identidade negra no Brasil.Enfrentar o equívoco de que os negros se discriminam e que são racistas.

c)
Utilizar materiais didáticos sobre a História da África para complementar a formação dos alunos. Evitar qualquer tipo de debate. Dar expressividade e voz aos alunos negros.

d)
Incentivar os alulnos a participarem do movimento negro. Estabelecer atividades comemorativas para as datas contempladas em calendário escolar que fazem aluzão ao processo de abolição da escravatura no Brasil.

e)
Tomar consciência do complexo processo de construção da identidade negra no Brasil.Enfrentar o equívoco de que os negros se discriminam e que são racistas.Superar a crença de que a discussão sobre a questão racial se limita ao Movimento negro e aos estudiosos do tema e não aos estudiosos da educação.Esclarecer o equívoco em se pensar que o racismo só atinge os negros;
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MensagemAssunto: RESPOSTAS DA AV 1 DE SEMINÁRIO VI   Av1 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI EmptySeg Nov 07, 2016 12:15 pm

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