Sobre o debate da crescente entrada de escravos no Brasil no momento de sua instituição como Estado Nacional, podemos identificar os conflitos existentes nas relações entre senhores e escravos, tanto no ambiente rural quanto no ambiente urbano. De acordo com o historiador José Carlos Barreiro (2002) no século XIX ocorre dois fatores que envolvem os conflitos sociais brasileiros. Assinale a alternativa que aponta esses dois fatores.
Alternativas:
a)
1)O fato de o Brasil estar se definindo como um Estado Nacional.
2) Este fato ocorre mediante às transformações políticas e econômicas em que a idéia de propriedade está ligado ao contexto do liberalismo
b)
1) O Brasil ainda ser colônia de Portugal.
2) Ainda depender da mão de obra escrava para o desenvolvimento da economia
c)
1)Este fato ocorre mediante às transformações políticas e econômicas em que a idéia de propriedade está ligado ao contexto do liberalismo.
2) Dependencia dos imigrantes para o desenvolvimento da economia
d)
1) Dependência dos imigrantes para o desenvolvimento da economia.
2) O fato de o Brasil estar se definindo como um Estado Nacional.
e)
1) Implementação de uma política econômica Libreral.
2) A substituição do trabalhador escravo para o trabalhador livre.
2)
A transformação provocada pelos historiadores do século XX sobre o estatuto do documento histórico suscitou a aquisição de novos hábitos e o aperfeiçoamento dos métodos para a compreensão histórica. Assim, as imagens passaram a fazer parte do universo do historiador, transformando tais registros em documentos. Quais são as imagens que nos remetem a esse período da história do Brasil?
Alternativas:
a)
Apenas os registros em correspondências trocadas entre a provincia e a corte.
b)
Construção de obras que ligavam as províncias, como estradas e pontes; Divulgação dos símbolos da realeza, das comemorações públicas e das festas oficiais promovidas pelo Estado.
c)
As imagens utilizadas pelos historiadores se reduzem às obras de arte trazidas pela familia real e mantidas em museus até os dias atuais
d)
São registros de viajantes durante o período colonial e publicados pela corte.
e)
A compreensão da história se dá pela leitura das correspondências, registros e obras de arte trazidas pelos portugueses e pelos africanos.
3)
"As exposições são verdadeiras festas da civilização moderna. O que elas significam […] é muito mais do que as riquezas naturais, a força, o volume, a aptidão, o requinte das industrias de um país, a sua arte e sua ciência: tais certames, reunindo em limitado espaço os produtos típicos de todas as zonas de um grande território […] constituem os melhores elos da corrente simpática de solidariedade pelo trabalho, que liga e fortalece a comunidade, dando-lhe a consciência coletiva que honra a civilização universal."
Ao compreender o papel dessas grandes exposições no início do século XX, os alunos podem deduzir, com o auxílio do professor, que esse evento, no Brasil,
Alternativas:
a)
Exaltava os significativos avanços da economia brasileira, sobretudo na industrialização e implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico da nação. .
b)
Traduzia a preocupação internacional com o desenvolvimento dos povos e com os processos de exclusão social trazidos pela Belle Époque.
c)
Divulgava para a opinião pública das grandes cidades o sucesso da vocação agrária brasileira, demonstrando o crescimento do país em razão da consolidação da economia cafeeira.
d)
Tinha por objetivo criar um sentimento patriótico nos brasileiros e dar visibilidade internacional a prosperidade material e cultural que alcançara a moderna República
e)
Não tinha um objetivo de formação ideológica, mas tinha a função educativa.
4)
Conforme a WEB2 ensina, os historiadores se utilizam de imagens, narrativas e outros para compreenderem a historia da formação do povo brasileiro. Dessa forma, a frase:"O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos." Esse comentário feito por Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
a)
A condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.
b)
A autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.
c)
As dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.
d)
As atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.
e)
O poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial.
5)
Leia a citação abaixo>
[...] os minas e os angolas são considerados excelentes escravos: são dóceis, fáceis de instruir e suscetíveis de dedicação, quanto mais ou menos bem tratados [...]; Os rebolos são mais turrões e mais predispostos ao desprezo e ao desânimo [...]; os Gabanis são mais selvagens e mais difíceis de instruir que os precedentes [...]; os Mongolos são os menos estimados; são em geral pequenos, fracos, muito feios, preguiçosos e desanimados [...] (Apud, KOSSY e CARNEIRO,2002, p.28)
Qual olhar o emissor desse trecho de correspondência utilizou para descrever o que via? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Um olhar esteriotipado, carregado de conceitos pré estabelecidos por uma sociedade branca da realidade escrava.
b)
Um olhar detalhista e minucioso que conseguiu captar todas a alterações da realidade escrava
c)
Um olhar objetivo e direto. Se ateve apenas aos fatos da realidade escrava
d)
Um olhar desprovido de preconceitos.
e)
Um olhar aligeirado e, portanto, não se ateve aos detalhes do cotidiano da vida escrava.