Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
mirella




Mensagens : 14
Data de inscrição : 03/03/2015

Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI Empty
MensagemAssunto: Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI   Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI EmptySáb Nov 05, 2016 5:14 pm

Sobre o debate da crescente entrada de escravos no Brasil no momento de sua instituição como Estado Nacional, podemos identificar os conflitos existentes nas relações entre senhores e escravos, tanto no ambiente rural quanto no ambiente urbano. De acordo com o historiador José Carlos Barreiro (2002) no século XIX ocorre dois fatores que envolvem os conflitos sociais brasileiros. Assinale a alternativa que aponta esses dois fatores.

Alternativas:

a)
1)O fato de o Brasil estar se definindo como um Estado Nacional.

2) Este fato ocorre mediante às transformações políticas e econômicas em que a idéia de propriedade está ligado ao contexto do liberalismo

b)
1) O Brasil ainda ser colônia de Portugal.

2) Ainda depender da mão de obra escrava para o desenvolvimento da economia

c)
1)Este fato ocorre mediante às transformações políticas e econômicas em que a idéia de propriedade está ligado ao contexto do liberalismo.

2) Dependencia dos imigrantes para o desenvolvimento da economia

d)
1) Dependência dos imigrantes para o desenvolvimento da economia.

2) O fato de o Brasil estar se definindo como um Estado Nacional.

e)
1) Implementação de uma política econômica Libreral.

2) A substituição do trabalhador escravo para o trabalhador livre.

2)
A transformação provocada pelos historiadores do século XX sobre o estatuto do documento histórico suscitou a aquisição de novos hábitos e o aperfeiçoamento dos métodos para a compreensão histórica. Assim, as imagens passaram a fazer parte do universo do historiador, transformando tais registros em documentos. Quais são as imagens que nos remetem a esse período da história do Brasil?

Alternativas:

a)
Apenas os registros em correspondências trocadas entre a provincia e a corte.

b)
Construção de obras que ligavam as províncias, como estradas e pontes; Divulgação dos símbolos da realeza, das comemorações públicas e das festas oficiais promovidas pelo Estado.

c)
As imagens utilizadas pelos historiadores se reduzem às obras de arte trazidas pela familia real e mantidas em museus até os dias atuais

d)
São registros de viajantes durante o período colonial e publicados pela corte.

e)
A compreensão da história se dá pela leitura das correspondências, registros e obras de arte trazidas pelos portugueses e pelos africanos.

3)
"As exposições são verdadeiras festas da civilização moderna. O que elas significam […] é muito mais do que as riquezas naturais, a força, o volume, a aptidão, o requinte das industrias de um país, a sua arte e sua ciência: tais certames, reunindo em limitado espaço os produtos típicos de todas as zonas de um grande território […] constituem os melhores elos da corrente simpática de solidariedade pelo trabalho, que liga e fortalece a comunidade, dando-lhe a consciência coletiva que honra a civilização universal."

Ao compreender o papel dessas grandes exposições no início do século XX, os alunos podem deduzir, com o auxílio do professor, que esse evento, no Brasil,

Alternativas:

a)
Exaltava os significativos avanços da economia brasileira, sobretudo na industrialização e implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico da nação. .

b)
Traduzia a preocupação internacional com o desenvolvimento dos povos e com os processos de exclusão social trazidos pela Belle Époque.

c)
Divulgava para a opinião pública das grandes cidades o sucesso da vocação agrária brasileira, demonstrando o crescimento do país em razão da consolidação da economia cafeeira.

d)
Tinha por objetivo criar um sentimento patriótico nos brasileiros e dar visibilidade internacional a prosperidade material e cultural que alcançara a moderna República

e)
Não tinha um objetivo de formação ideológica, mas tinha a função educativa.

4)
Conforme a WEB2 ensina, os historiadores se utilizam de imagens, narrativas e outros para compreenderem a historia da formação do povo brasileiro. Dessa forma, a frase:"O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos." Esse comentário feito por Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:

Assinale a alternativa correta

Alternativas:

a)
A condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.

b)
A autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.

c)
As dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.

d)
As atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.

e)
O poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial.

5)
Leia a citação abaixo>

[...] os minas e os angolas são considerados excelentes escravos: são dóceis, fáceis de instruir e suscetíveis de dedicação, quanto mais ou menos bem tratados [...]; Os rebolos são mais turrões e mais predispostos ao desprezo e ao desânimo [...]; os Gabanis são mais selvagens e mais difíceis de instruir que os precedentes [...]; os Mongolos são os menos estimados; são em geral pequenos, fracos, muito feios, preguiçosos e desanimados [...] (Apud, KOSSY e CARNEIRO,2002, p.28)

Qual olhar o emissor desse trecho de correspondência utilizou para descrever o que via? Assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
Um olhar esteriotipado, carregado de conceitos pré estabelecidos por uma sociedade branca da realidade escrava.

b)
Um olhar detalhista e minucioso que conseguiu captar todas a alterações da realidade escrava

c)
Um olhar objetivo e direto. Se ateve apenas aos fatos da realidade escrava

d)
Um olhar desprovido de preconceitos.

e)
Um olhar aligeirado e, portanto, não se ateve aos detalhes do cotidiano da vida escrava.
Ir para o topo Ir para baixo
vmvo2014




Mensagens : 17
Data de inscrição : 21/08/2014
Idade : 48
Localização : Capanema

Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI Empty
MensagemAssunto: RESPOSTAS DA AV 2 DE SEMINÁRIO VI   Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI EmptySeg Nov 07, 2016 12:14 pm

ABDAA .. Acabei de enviar foi sem erros
Ir para o topo Ir para baixo
 
Av2 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar VI
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» 6o. Semestre - Av1 - Pedagogia - Seminário VI e Av2 - Pedagogia - Seminário VI
» Av1 e Av2 seminário III 2015 Pedagogia
» AV1 SEMINARIO I ,1 SEMESTRE, PEDAGOGIA
» AV2- Seminário Interdisciplinar I- Pedagogia
» Av2 - Pedagogia - [dp] - Seminário II

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: