Olá! Alguém conseguiu já responder as av1 e av2 de Processos Gerenciais - Modelos de Gestão? Av11)Quanto à evolução da teoria administrativa, na segunda metade do século XX, a eficiência dá lugar à eficácia na busca organizacional, de forma que ser eficiente é fazer o que se deve com economia de
recursos e ser eficaz é alcançar os objetivos. Naquele momento, surgem a Administração por Objetivos (APO), como meio para as organizações conseguirem melhores resultados, e o
Desenvolvimento Organizacional (DO), que facilita a melhoraria do desempenho (MORAES; FRANCO, 2009).
Quanto ao tema tratado pelo texto, analise a relação entre as seguintes afirmativas:
As tecnologias de gestão Administração por Objetivos (APO) e Desenvolvimento Organizacional (DO) propiciam melhores desempenhos organizacionais.
PORQUE
Ambas privilegiam a eficácia organizacional e são voltadas para estratégias de aprimoramento dos processos operacionais.
Analisando as afirmações acima, escolha a opção conclusiva:
Alternativas:
a) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
c) As duas afirmações são falsas.
d) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
e) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
2)Mintzberg definiu os papéis gerenciais desempenhados pelos gestores, dividindo-os em três famílias: (i) de decisão, (ii) interpessoais e (iii) de informação (MORAES, 2009).
Quanto ao tema tratado pelo texto, analise as afirmativas seguintes:
I. Papéis de decisão envolvem tomar decisões sobre empreender projetos, ideias e oportunidades; resolver conflitos buscando a adaptação do grupo às mudanças.
II. Papéis de decisão envolvem gerenciar a alocação de recursos financeiros e indicar o representante dos interesses organizacionais em negociações.
III. Papéis interpessoais englobam representar oficialmente a organização e ser o exemplo como figura de proa.
IV. Papéis interpessoais envolvem liderar os grupos dirigindo, orientando e motivando por meio da comunicação externamente à organização pelas redes de comunicação dos funcionários.
V. Papéis de informação referem-se a acompanhar os temas relativos ao negócio e manter o contato com o governo para garantir a disseminação de informações fiscais e oficiais, como porta-
voz da legislação.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:
Alternativas:
a) II e V.
b) II, III e V.
c) I, III e IV.
d) IV e V.
e) I e III.
3)Segundo Chiavenato (2014, p. 128), com base no modelo de Kurt Lewin, as três fases do processo de mudança organizacional são: (i) _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _: ruptura do padrão atual, em
que as velhas ideias e práticas são derretidas e desaprendidas para serem substituídas por novas a serem aprendidas; (ii) _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _: exercício e aprendizagem das novas ideias
e práticas para descobrir e adotar novas atitudes, valores e comportamentos; e (iii) _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _: incorporação das novas ideias e práticas aprendidas em que o novo padrão de
comportamento cria uma nova norma.
Escolha a alternativa que apresenta os termos referentes às linhas pontilhadas, na mesma ordem:
Alternativas:
a) Processo – saída – entrada.
b) Descongelamento – mudança – recongelamento.
c) Congelamento – processo – resultado.
d) Mudança – forças – impulso.
e) Fixação – transformação – consolidação.
4)Na Gestão de Gerações, estas são diferenciadas pelo período em que as pessoas nasceram. Analise a seguir a descrição da geração do milênio:
* É formada por nascidos entre 1980 e o início do século XXI.
* É também conhecida como Geração Y.
* Corresponde à primeira geração cercada por tecnologia e pela força da mídia.
* Geralmente, seus integrantes acreditam que o local do trabalho é feito para ganhar dinheiro,
expressar e socializar, valorizando a consciência global e a realização de metas (BADWIN; BOMMER; RUBIN, 2008).
Quanto às recomendações para o gestor lidar com a Geração Y, analise as seguintes afirmativas:
I. Precisam de modelos de liderança a serem seguidos.
II. Abraçam desafios pelos quais possam aprender a se desenvolver e crescer.
III. Têm dificuldade para trabalhar em grupo, especialmente se forem com amigos.
IV. Preferem ambientes sóbrios e tradicionais.
V. Prendem-se não a empregos, mas sim a oportunidades.
Escolha a única alternativa que traz as afirmativas corretas:
Alternativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) II, III e IV.
d) I, II e V.
e) IV e V.
5)O modelo Strategically Thinking Skills (ou “pensar estrategicamente”) parte das premissas de estratégia organizacional, mas em um sentido mais amplo, o que requer estudos em múltiplos níveis
de análise para superar a ideia do pensamento linear e para compreender a estratégia mais profundamente, para identificar sua essência. “Essa orientação refinada em direção à estratégia como
prática nos leva, no final das contas, a um processo de reducionismo”. Para superar esse reducionismo, é necessário praticar a estratégia em nível macro (WILSON; JARZABKOWSKI, 2004).
Qual é o aspecto central que diferencia Gestão Estratégica de Strategically Thinking Skills?
Alternativas:
a) O resultado é mais importante do que o desempenho.
b) As pessoas buscam o melhor desempenho.
c) Os executivos definem os objetivos estratégicos.
d) O planejamento estratégico é utilizado como meio operacional para produzir mais.
e) As ferramentas de controle são mais eficientes do que o comportamento.
Av21)Quanto à minimização dos impactos da especialização do trabalho, existem três métodos para reduzir os problemas ocasionados pela especialização do trabalho: (i) rotação do cargo; (ii) ampliação do
cargo; e (iii) valorização do cargo (WILLIAMS, 2016, p.174).
Quanto ao tema abordado pelo texto, analise as afirmativas:
I. Rotação do cargo é uma iniciativa que oportuniza ao funcionário especializado de atuar em outras atividades especialistas em que ele pode aplicar outras habilidades;
II. Ampliação do cargo é uma opção que aumenta o número de tarefas que o funcionário realiza em seu cargo, assumindo mais responsabilidade;
III. Valorização do cargo, além de aumentar a quantidade de responsabilidade ao funcionário, também dá aos funcionários uma carga de trabalho superior ao que vem praticando.
IV. Na valorização do cargo, o funcionário ganha autoridade para tomar decisões importantes sobre seu trabalho e também o controle das atividades relacionadas.
Assinale a única alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas:
Alternativas:
a) II e III.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) III e IV.
e) II e IV.
2)Pela tarefa básica do processo de organização, são estudados dois tipos de especialização: vertical,que define os níveis hierárquicos, e horizontal, que resulta na departamentalização (CHIAVENATO,
2014, p.276-277).
Analise a relação entre as seguintes afirmativas:
Sobre o processo de organização, no nível institucional, a organização define o desenho da organização como um todo, no nível intermediário, o gestor define o desenho do departamento, que
orienta o gestor do nível operacional a desenhar os cargos e as tarefas.
PORQUE
o processo de organização acontece de modo diferente em cada nível da estrutura organizacional.
Analisando as afirmações acima, escolha a opção conclusiva:
Alternativas:
a)As duas afirmações são falsas.
b)A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
c)As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
d)A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
e) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
3)“As estruturas organizacionais têm se baseado tradicionalmente em alguma forma de departamentalização” que é o meio pelo qual o processo de organização divide o trabalho dos
funcionários em unidades distintas, que assumem responsabilidade pela execução das atividades relacionadas aos cargos (WILLIAMS, 2016, p.164-165).
Dentre os vários tipos de configuração, a Departamentalização matricial é uma configuração _ _ _ _ __ _ _ _ que combina diferentes departamentalizações. Geralmente utilizada por _ _ _ _ _ _ _ _ _
empresas ou que envolvem trabalhos _ _ _ _ _ _ _ _ _, que pode ter na linha horizontal a departamentalização funcional e na vertical estão as divisões por produtos, clientes, situação
geográfica e até mesmo projetos.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem as lacunas na mesma ordem:
Alternativas:
a) Híbrida. Pequenas. Dedicados.
b) Híbrida. Grandes. Especializados.
c) Permanente. Grandes. Especializados.
d) Transitória. Pequenas. Especializados.
e) Transitória. Industriais. Dedicados.
4)Nos anos 1960, Rensis Likert desenvolveu uma pesquisa cujos resultados comprovaram que as empresas com modelo participativo tinham melhor desempenho tanto do ponto de vista da satisfação
dos funcionários, como pelos resultados econômico-financeiros (MAXIMIANO, 2010, p.375-376).Quanto às Estratégias da administração participativa, analise as seguintes afirmativas, identificando
quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):
(____) As pessoas devem se envolver com a direção financeira da empresa.
(____) É importante desenvolver o aprimoramento da informação (comunicação).
(____) As pessoas pouco participam do processo decisório.
(____) As pessoas têm participação nos resultados organizacionais.
Escolha a opção correta quanto às afirmativas Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
Alternativas:
a) F-F-V-F.
b) F-F-V-F.
c) V-F-V-F.
d) F-V-F-V.
e) V-F-F-V.
6)Analise a relação entre as seguintes afirmativas:
A produtividade, a inovação, a criatividade e a rapidez das equipes são maiores e melhores do que as individuais, principalmente para trabalhos complexos,
PORQUE
quando as equipes são efetivas, tomam decisões melhores que os indivíduos e seu desempenho ultrapassa em muito o de seu melhor participante.
Analisando as afirmações acima, escolha a opção conclusiva:
Alternativas:
a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
b) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
c) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
d) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
e) As duas afirmações são falsas.