Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias

Ir para baixo 
+2
dete teixeira
Dany20017
6 participantes
AutorMensagem
Dany20017




Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/03/2017

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptyDom Mar 19, 2017 3:37 pm

Por favor alguém tem as respostas avaliacão virtual 1 e 2 da materia
Educação e Tecnologias 8° semestre unopar?
Ir para o topo Ir para baixo
dete teixeira




Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/04/2014

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Avs Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySeg Mar 20, 2017 9:53 am

Avs 1 e 2 Educação e Tecnologias
1)
A Revolução Científica foi um marco importante da passagem da Idade Média para a Idade Moderna, entre os séculos XV e XVII. Aos poucos, o poder da religião sobre as pessoas foi substituído por uma visão racional e científica dos acontecimentos do dia a dia dos homens e mulheres daquele período. Junto dessa mudança, surgiu o paradigma tradicional, que dava ao conhecimento não apenas um caráter racional, mas também fragmentado. Cada área tinha seu campo de estudos, e tudo era comprovado por meio das leis da física e da matemática.

Três cientistas que se destacaram nesta Revolução Científica foram Galileu (G), Descartes (D) e Newton (N). A eles podemos atribuir três características fundamentais sobre suas visões de mundo e métodos. Seguindo a ordem dos autores apresentada neste texto e as letras atribuídas a cada um, qual das alternativas abaixo relaciona de maneira correta o cientista ao seu método ou visão de mundo?

Alternativas:

a)
G: abordagem empírica; D: método analítico; N: visão religiosa.
b)
G: visão geocêntrica; D: método descritivo; N: visão mecanicista.
c)
G: visão heliocêntrica; D: método descritivo; N: visão naturalista.
d)
G: abordagem empírica; D: método analítico; N: visão mecanicista.
Alternativa assinalada
e)
G: visão geocêntrica; D: método analítico; N: visão mecanicista.
2)
Uma abordagem recorrente sobre os paradigmas da educação é feita por meio do estudo dos paradigmas científicos porque estes influenciaram aqueles. O primeiro paradigma é o tradicional, que surgiu entre os séculos XV e XVII e via o conhecimento como racional e fragmentado. O segundo é o paradigma moderno, que surgiu no começo do século XX, tendo o conhecimento como algo formado como uma teia de relações e não limitado apenas a uma área.

Qual das alternativas a seguir estabelece uma relação correta entre paradigma da educação e uso de tecnologia?

Alternativas:

a)
Quando o professor usa um computador, invariavelmente ele está dando uma aula seguindo um modelo que pode ser identificado com um paradigma moderno.
b)
Um professor que age como um porta-voz da verdade e não dá espaço para os alunos pensarem sozinhos sobre o tema tem um modo de dar aulas que é identificado com o paradigma moderno.
c)
O paradigma tradicional ainda está presente nas escolas brasileiras, mesmo quando há uso de novas tecnologias, porque o professor atua como mediador do conhecimento dos alunos.
d)
Um professor de história, por exemplo, que mostra várias fotografias antigas no projetor de imagens e solicita que os alunos memorizem todas as datas e nomes para as avaliações, está dando uma aula que se identifica com um paradigma moderno.
e)
Quando um professor usa qualquer nova tecnologia em sala de aula e atua como um mediador do conhecimento, ajudando os alunos a contextualizar as informações que recebem, temos uma aula que se identifica com o paradigma moderno.
Alternativa assinalada
3)
A internet só começou a ser popularizada no Brasil na metade da década de 1990. Antes disso ela era restrita a universidades e instituições de pesquisa, ou seja, a um público limitado. Com o passar dos anos, os serviços de internet foram se expandindo e hoje se pode fazer quase tudo por meio da rede mundial de computadores, desde simples pesquisas escolares até compras e visualização de imagens e vídeos produzidos em países distantes. Na área da Educação, o Programa Banda Larga nas Escolas foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) apenas em 2008.

Assinale a alternativa correta sobre o Programa Banda Larga nas Escolas, do MEC.

Alternativas:

a)
Este programa viabilizou outra política pública, o Programa Nacional de Informática nas Escolas (Proinfo), criado em 1997 e atualizado em 2007.
b)
Todas as alternativas estão corretas.
Alternativa assinalada
c)
Este programa previa que a velocidade da banda larga oferecida para as escolas seria atualizada periodicamente até 2025.
d)
Este programa previa que 56 mil escolas urbanas brasileiras teriam acesso à internet de banda larga até 2013.
e)
Foi uma política instituída em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
4)
Teve a outra polêmica envolvendo a frase da escritora e intelectual Simone de Beauvoir...

A frase que Simone de Beauvoir diz que a gente não nasce mulher, a gente se torna mulher. Eu vi alguns argumentos em que as pessoas claramente não entenderam, dizendo coisas assim: “Hora, se eu nasci com vagina, evidentemente eu já sou uma mulher”. Simone de Beauvoir não está falando do biológico, do físico, ela está dizendo que para a mulher se tornar respeitada, reconhecida como tal, dependerá do processo, das suas relações humanas. O próprio desentendimento dessa frase já mostra também a nossa dificuldade de interpretar e de como o debate está raso. Hoje o debate é cheio de adjetivos e bem pouco substantivo. A gente tem que qualificar mais nosso debate, melhorando os argumentos. E é esse um dos papéis da escola, qualificar o debate. (LACERDA, Maria do Pilar. A redação do Enem de 2015 foi diferente dos anos anteriores? O Estado de S. Paulo: São Paulo, 30 out. 2015. Entrevista concedida a Amilton Pinheiro. Estadão,

Educação, 2015. Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,em-pauta,1788159. Acesso em: 11 jan. 2016.)

O texto anterior é o trecho de uma reportagem concedida pela ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e diretora da Fundação Santa Maria, Maria do Pilar Lacerda, sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Muitos consideraram a prova polêmica por conta da frase citada pela entrevistada. Qual das alternativas a seguir está correta quanto à comunicação e a relação com o fato descrito aqui?

Alternativas:

a)
Todas as alternativas estão corretas.
Alternativa assinalada
b)
As interpretações da frase podem ser distintas, mas espera-se que um aluno que faz o Enem saiba identificar o contexto social e o jogo de linguagens usado pela autora.
c)
Nem sempre uma frase deve ser interpretada de forma literal, mas sim de forma metafórica.
d)
Para entender melhor a frase, seria importante saber quem foi a Simone de Beauvoir.
e)
A frase de Simone de Beauvoir precisa ser interpretada de acordo com o contexto no qual ela foi escrita.
5)
A proporção de estudantes e professores que usam internet pelo celular cresceu nos últimos anos. Entre alunos de escolas públicas, o percentual chega a 79%; e em colégios particulares, a 84%. Os dados fazem parte da pesquisa Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) Educação 2014, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Entre os professores, o percentual passou de 36%, em 2013, para 64%.

No levantamento anterior, os números eram 59% na escola pública; e 73% na instituição privada. A pesquisa constata que a escola não é o principal ambiente de uso da internet por estudantes. Tanto para estudantes de escolas públicas, como de particulares, o domicílio continua sendo o principal local de acesso à internet, com 77% e 93%, respectivamente. Apenas 41% dos alunos de instituições públicas usuários de internet conectaram-se pela rede da escola. (MACIEL, Camila. Uso de internet pelo celular cresce entre estudantes e professores, diz pesquisa. Agência Brasil, São Paulo, 21 set. 2015. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2015-09/internet-pelo-celular-cresce-entre-estudantes-e-professores-mostra-pesquisa. Acesso em: 11 jan. 2016.)

De acordo com a TIC Educação 2014, quais são os dois dispositivos eletrônicos mais usados para acessar a internet?

Alternativas:

a)
Notebook e tablet.
b)
Celular e computador pessoal.
c)
Celular e notebook.
Alternativa assinalada
d)
Celular e tablet.
e)
Computador e tablet.

AV 1 DEU ERRO: 1-D; 2- E; 3- B; 4- A; 5- C Mad Mad Mad Mad
Ir para o topo Ir para baixo
dete teixeira




Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/04/2014

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Avs 1 e 2 Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySeg Mar 20, 2017 9:56 am

AV  2 Educação e Tecnologias
1)
Em substituição aos métodos tradicionais, e particularmente passivos, no processo de transformação dos modelos de educação, fortaleceram as considerações acerca: das peculiaridades de aprendizado do adulto e suas relações com a sociedade; da prática das metodologias ativas; e da apropriação de novos recursos das tecnologias de informação e comunicação. (SOUZA, C; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto), 2014, 47 (3):284-92.)



Quais as características que podemos considerar pertencentes às Metodologias Ativas?

I. Há inúmeros métodos disponíveis que variam em objetivo, complexidade e custo. A combinação desses métodos preenche a distância entre a sala de aula e a atuação direta no ambiente profissional.

II. O professor atua como transmissor de informações.

III. O professor interage com os alunos, atuando apenas quando é necessário, e ao contrário da crença em geral, essa forma de atuação é muito mais trabalhosa para o docente.

IV. O aluno é responsável pelo seu próprio ensino e passa a exercer atitude crítica e construtiva se bem orientado.

V. Geralmente se restringe ao conhecimento cognitivo, atingindo no máximo a demonstração de habilidades.

Alternativas:

a)
As afirmativas I, III e V estão corretas.
b)
As afirmativas II, IV e V estão corretas.
c)
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
Alternativa assinalada
d)
As afirmativas II, III e V estão corretas.
e)
As afirmativas III, IV e V estão corretas.
2)
Desde a invenção do quadro negro, passando pela chegada do projetor de transparências, da fotocopiadora e do videocassete, dessa forma, o foco da tecnologia em sala de aula vinha sendo a apresentação da informação. No século XXI, em razão da disseminação de computadores e de programas interativos, o desafio agora é outro. Fonte: http://porvir.org/especiais/tecnologia/. Acesso em: 29 fev. 2016.



Qual é a realidade com o uso das tecnologias no século XXI?

Alternativas:

a)
Tecnologias pouco acessíveis.
b)
Resistência às TIC.
c)
Falta de acesso às TIC.
d)
Acesso a informação, conectividade e interatividade.
Alternativa assinalada
e)
Falta de conectividade.
3)
A história da educação nos mostra o percurso da apropriação do conhecimento. Analise, como em uma linha do tempo, o que predominou em cada período histórico.


Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.



(1) Democratização do saber.

(2) Automatização de processos.

(3) Informática na educação e inclusão social.

(4) O conhecimento nas mãos do usuário.

( ) Período de 1970 a 2000.

( ) Período de 1400 a 1900.

( ) Período de 2000 até hoje.

( ) Período de 1900 a 1970.

Agora assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
4, 3, 2, 1
b)
2, 3, 1, 4
c)
1, 3, 2, 4
d)
3, 1, 4, 2
Alternativa assinalada
e)
2, 1, 4, 3
4)
O expressivo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) ocorrido nas últimas décadas potencializou a Educação a Distância (EaD).

Com relação à Educação à Distância (EaD), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O uso das TIC na educação foi previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 exclusivamente para a modalidade a distância, uma vez que a educação presencial fundamenta-se no diálogo e na interação direta entre os atores envolvidos no processo educativo.

( ) A EaD altera os conceitos de espaço e tempo historicamente adotados pelas escolas e universidades, pois permite intercomunicação síncrona e assíncrona entre educadores e educandos posicionados em diferentes contextos geográficos e culturais.

( ) A educação a distância é potencializada pela integração de várias mídias que podem ser acessadas tanto em tempo real como no horário favorável a cada educador e educando.

( ) O professor que atua na EaD precisa estar atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação. O docente não deve impor, mas sim acompanhar, sugerir, incentivar, questionar, aprender junto com o aluno.

Assinale a sequência correta.

Alternativas:

a)
V, F, V, F.
b)
V, V, F, F.
c)
F, V, V, V.
Alternativa assinalada
d)
F, F, F, V.
e)
V, V, V, F
5)
Um asteroide está a caminho da Terra e só uma criança com fome de aprender eletrônica e programação pode salvar o planeta. Para dar conta dessa tarefa, ela terá que dar seus primeiros passos no universo maker, conectando cabos, luzes e sensores para reativar robô que adormeceu em Marte e controlá-lo em uma aventura de 10 missões no jogo Minecraft.

O Piper seria apenas mais um kit de eletrônica entre muitos disponíveis no mercado se não contasse com uma história convincente para atrair a atenção das crianças. Desde a montagem da caixa que abriga uma placa (que também é um pequeno computador) Raspberry Pi e uma tela LCD até o roteiro do jogo em si, tudo é feito para aguçar a curiosidade. Ao invés de largar a criança em frente ao computador por horas a fio encaixando blocos virtuais (o que já é legal e atrai 100 milhões de usuários no mundo), o Piper permite conectar circuitos de verdade que interagem diretamente com o Minecraft.

(OLIVEIRA, Vinícius. Kit de eletrônica Piper usa Minecraft para ensinar cultura maker: Projeto desenvolvido nos EUA que recebeu grande apoio em financiamento coletivo tem integrantes fascinados pelo faça-você-mesmo. Porvir, 12 fev. 2016. Disponível em: http://porvir.org/kit-de-eletronica-piper-usa-minecraft-para-ensinar-cultura-maker/. Acesso em: 22 mar. 2016.)

Enunciado: Com base no texto acima, avalie as afirmações abaixo:

I. O kit de eletrônica citado no texto é um exemplo de objeto de aprendizagem que pode ser utilizado em sala de aula para unir a teoria à prática e atrair a atenção de alunos.

II. O texto cita a “cultura maker”, uma cultura de construir coisas presente em crianças dos Estados Unidos. Conhecer a cultura local, regional e nacional é importante na elaboração de atividades destinadas aos alunos.

III. O kit de eletrônica mencionado no texto não poderia ser utilizado no Brasil por conta dos conhecimentos escassos em eletrônica que os brasileiros possuem na Educação Básica.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas:

a)
II e III
b)
III
c)
I e II
Alternativa assinalada
d)
II
e)
I, II e III

AV 2 FOI DIRETA: 1-C; 2-D; 3-D; 4- C; 5-C lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
maria rosangela lopes




Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/02/2017

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: respostas av1 educação tecnologia   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySeg Mar 20, 2017 11:14 am

RESPOSTAS AV1 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA


1-D
2-E
3-B
4-A
5-B
Ir para o topo Ir para baixo
maria rosangela lopes




Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/02/2017

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Re: Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySeg Mar 20, 2017 11:14 am

FOI SEM ERROS AS RESPOSTAS DA AV1
Ir para o topo Ir para baixo
dete teixeira




Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/04/2014

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Avs 1 e 2 Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySeg Mar 20, 2017 11:31 am

Muito obrigada!!! Basketball Basketball Basketball
Ir para o topo Ir para baixo
Marineuza reggiani de sa




Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/04/2017
Localização : Marilandia,Es

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Re: Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptySex Abr 14, 2017 12:23 pm

Sou nova aqui no grupo gostaria de deixar meu numero caso vcs tenham um grupo no zap para me adicionarem.obrigada! (27)99947-1903
Ir para o topo Ir para baixo
Dany2017




Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/02/2017

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Re: Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptyDom Abr 16, 2017 1:31 pm

obrigada cheers cheers cheers cheers cheers Laughing Laughing Laughing flower
Ir para o topo Ir para baixo
BRUNA G. ALMEIDA DA SILVA

BRUNA G. ALMEIDA DA SILVA


Mensagens : 35
Data de inscrição : 08/05/2014
Idade : 37
Localização : SETE LAGOAS

Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: TRABALHOS ACADÊMICOS   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias EmptyDom Nov 05, 2017 2:02 pm

CASO VOCÊ ESTEJA SEM TEMPO OU COM DIFICULDADE DE FAZER SEUS TRABALHOS EU FAÇO: INDIVIDUAL, GRUPO, PROJETOS E TCC

Sou pedagoga e professora, estudante de Letras, Pós graduada em Educação Especial e Inclusiva, Intérprete e tradutora de LIBRAS.
Faço trabalhos acadêmicos de ótima qualidade dentro das normas ABNT e com os melhores conceitos e notas. Entre em contato e faça seu orçamento, ótimos preços e garantia de entrega rápida.
Não somos empresa, nosso contato é direito e fazemos a melhor negociação para você

ENTRE EM CONTATO
WHATSAPP: 31 9 9197 4610
EMAIL: brunag.alm@gmail.com
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.linkedin.com/in/bruna-g-almeida-da-silva-270547156/
Conteúdo patrocinado





Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty
MensagemAssunto: Re: Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias   Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pedagogia unopar 8º semestre Av1 -Lic - Educação e Tecnologias
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Respostas AV1 e AV2 3°semestre pedagogia Educação e Tecnologias
» Preciso as respostas das avaliações 1 e 2 do 3° semestre de pedagogia, materia educação e tecnologias. alguem pode me ajudar?
» Av 1 3º Período de Pedagogia - Educação e Tecnologias
» 3º Período de Pedagogia Educação e Tecnologias
» av1 e av2 - curriculo escolar e as tecnologias em educação - 3 sem. pedagogia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: