Alguem já conseguiu fazer as avaliações um e dois ?
A história da pessoa com deficiência mostra a dificuldade da sociedade em lidar com as diferenças. Diante desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I. Na antiguidade era comum o extermínio de pessoas com deficiência.
II. Com o Cristianismo as pessoas com deficiência passaram a ser acolhidas em instituições religiosas.
III. A pessoa com deficiência teve seu direito de cidadã constituído desde a idade média.
IV. Desde a antiguidade a pessoa com deficiência tinha direito à educação escolar.
Assinale a resposta correta.
Alternativas:
a)
Apenas a alternativa I está correta.
b)
Apenas a alternativa II está correta.
c)
Apenas a alternativa III está correta.
d)
Apenas a alternativa IV está correta.
e)
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
2)
A partir da década de 1990, com as conferências internacionais, dentre elas a Declaração de Salamanca (1994), que objetivou a inserção dos alunos com público alvo da educação especial na escola. Do ponto de vista teórico, um projeto de educação inclusiva deve se fundamentar em quais afirmativas?
I-Valorização do corpo perfeito e do intelecto do aluno.
II-A educação inclusiva desloca o enfoque individual, centrado no aluno, para a escola, reconhecendo no seu interior a diversidade de diferenças individuais, físicas, culturais e sociais.
III-Uma escola que admite somente a inserção de alunos com deficiência: física, auditiva, visual e intelectual.
Assinale a resposta correta.
IV- Valorização do atendimento clínico ao invés do pedagógico.
Alternativas:
a)
Apenas a alternativa I está correta.
b)
Apenas a alternativa II está correta.
c)
Apenas a alternativa III está correta.
d)
Apenas a alternativa IV está correta.
e)
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
3)
A partir da década de 1970, no Brasil e em outros países, ocorreu o princípio de Integração, ou seja, as "pessoas consideradas fora dos padrões de normalidade", começaram a ter mais direitos, inclusive educacional.
Marque a alternativa correta sobre o princípio de Integração.
Alternativas:
a)
O objetivo desse princípio era integrar os alunos com deficiência no ensino regular por meio de classes especiais e atendimento especializado.
b)
O objetivo desse princípio era integrar os alunos com deficiência no ensino regular por meio de provas objetivas e da acessibilidade.
c)
O objetivo desse princípio era a proposição de provas conceituais e certificação obrigatória dos alunos com deficiência.
d)
O objetivo desse princípio era a viabilização de medicamentos e tratamentos clínicos no ensino regular.
e)
O objetivo era de incluir o aluno com deficiência em hospitais com enfoque em tratamentos clínicos.
4)
De acordo com a legislação, a pessoa cega apresenta acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica (BRASIL, 2004). Diante desse contexto, assinale V verdadeiro ou F falso as alternativas que tratam de facilitadores para o processo de ensino e aprendizagem para o aluno cego.
( ) Sistema Braille;
( )LIBRAS;
( ) Soroban;
( )Bolas sonoras
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
F F F F
b)
F V F F
c)
F V F V
d)
V V V V
e)
V F V V
5)
A deficiência física consiste na alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física (BRASIL, MEC/INEP, 2014). Diante desse contexto, assinale V verdadeiro ou F falso as alternativas que tratam de aspectos facilitadores para os alunos com deficiência física.
( ) Utilizar linguagem infantilizada com os alunos com deficiência física, pois independente da idade serão eternas crianças.
( ) Alterar a infraestrutura da escola, por exemplo, acesso por rampas.
( )Utilizar facilitadores de escrita, como engrossadores de lápis, órteses para digitação, computadores com programas específicos e periféricos (mouse, teclado, acionadores especiais).
( ) Utilizar recursos de comunicação alternativa/aumentativa com os alunos com paralisia cerebral e que apresentam dificuldades funcionais de fala e escrita.
Marque a alternativa correta.
Alternativas:
a)
V V V V
b)
F V V V
c)
F F V V
d)
F F F V
e)
F F F F