Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 vs 1 e 2 Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais.

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
dete teixeira




Mensagens : 17
Data de inscrição : 04/04/2014

vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. Empty
MensagemAssunto: vs 1 e 2 Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais.   vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. EmptyTer maio 02, 2017 7:59 am

Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais.
AV 1
1)"A diversidade no contexto cultural significa uma grande quantidade de coisas, ações, pensamentos, ideias e pessoas que se diferenciam entre si den¬tro de grupos sociais ou dentro de uma mesma sociedade, sendo passíveis de discussão, apelos, protestos, discórdia, que geralmente acabam em conflitos, chegando até as desigualdades sociais." (Barbosa, Ana Clarisse Alencar; FRANÇA, Cyntia Simioni; SILVA, Fábio Luiz da.Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014, p.4.)

Dadas as afirmativas a respeito do conceito de Diversidade Cultural, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
() A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade.
() A diversidade são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade.
( ) O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.

A ordem correta do (V) Verdadeiro ou (F) Falso é:
________________________________________
Alternativas:
• a)V, V, V.Alternativa assinalada
• b)F, V, V
• c)V, F, V
• d)F, F, F
• e)V, V, F
2)Para o antropólogo brasileiro Gilberto Velho,"A noção de outro ressalta que a diferença constitui a vida social, à medida que esta efetiva-se através das dinâmicas socais. Assim sendo a diferença é, simultaneamente, a base da vida social e fonte permanente de tensão e conflito."Gilberto Velho mostra de que forma a interação entre a parte íntima e interior do indivíduo e o outro forma o cerne da vida social. Essa interação entre o "eu", interior e particular a cada um, e o "outro", o além de mim, é o que denominamos de alteridade.
VELHO, G. Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2008.
Sobre o conceito de alteridade podemos considerar que:
I - É a interação entre o "eu", interior e particular a cada um, e o "outro".
II - Todo indivíduo social é interdependente dos demais sujeitos de seu contexto social.
III - O mundo individual não tem nenhuma relação com o mundo do outro.
As alternativas corretas são:
________________________________________
Alternativas:
• a)Somente a I está correta
• b)Somente a I e II estão corretas
• c)Somente a II está correta
Alternativa assinalada
• d)Somente a III estão correta
• e)Todas as alternativas estão corretas
3)Ações afirmativas são medidas que tem por objetivo reverter a histórica situação de desigualdade e discriminação a que estão submetidos indivíduos de grupos específicos como os negros, os indígenas e as mulheres, que foram historicamente privados de seus direitos, resultando em uma condição de desigualdade.
Sabendo disto assinale a alternativa correta sobre as ações afirmativas:
________________________________________
Alternativas:
• a)são medidas especiais voltadas para grupos sociais privilegiados no passado e no presente
• b)são o conjunto de medidas especiais voltadas para grupos exclusivamente negros
• c)são o conjunto de medidas especiais voltadas para grupos discriminados e vitimados pela exclusão social ocorridos no passado e no presente.
• d)são ações que visão estimular as proposta educacionais exclusivamente
• e)são ações que não buscam amenizar o sofrimento da população excluída
4)
"A desigualdade significa não só a diferença existente entre pessoas ou coisas que compõem o universo, mas também a diferença no trata¬mento e no respeito para com o outro, que, nesse caso, estamos nos referindo à desigualdade humana que, na maioria das vezes, está caracterizada pelo preconceito, pelos diversos tipos de violências e pelas suas relações conflitan¬tes dentro do contexto social." ((Barbosa, Ana Clarisse Alencar; FRANÇA, Cyntia Simioni; SILVA, Fábio Luiz da. Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014, p.10.)
A distinção entre o conceito de desigualdade e o conceito de diferença é que:
________________________________________
Alternativas:
• a)O primeiro é o reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.); o segundo é que se trata de um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário.
• b)O primeiro é um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário; o segundo trata do reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.).
Alternativa assinalada
• c)O primeiro é um fenômeno natural que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário; o segundo trata-se do reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.).
• d)O primeiro é um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos não permitindo um tratamento igualitário; o segundo trata-se do reconhecimento de que indivíduos ou grupos não possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.)
• e)O primeiro é um fenômeno social que promove uma hierarquização entre indivíduos e/ou grupos permitindo, até certo ponto, um tratamento igualitário; o segundo trata-se do reconhecimento de que indivíduos ou grupos possuem variadas formas de distinção ou semelhança (sexo, cor, idade, nacionalidade etc.).
5)"Art. 58. No processo educacional respeitar¬-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso à fontes de cultura."
A citação acima é um artigo:
________________________________________
Alternativas:
• a)Do estatuto da criança e do adolescente. assinalada
• b)Do sistema de cotas para alunos de escolas públicas
• c)Da lei 10639/03 que trata da obrigatoriedade do conteúdo programático relacionado à cultura afro-brasileira e africana
• d)Lei n. 11.645/07 que também aborda a obrigatoriedade no ensino da temática indígena brasileira
• e)Lei 8.313/91 que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura
AV 2
1)"A escola é, por excelência, o lugar em que meninos e meninas aprendem a conviver com as diferenças e a deixar de lado preconceitos e estereótipos que encontram nas demais esferas sociais. A instituição não pode se render à pressão de famílias que não aceitam que o filho estude com um professor ou um colega assumidamente homossexual. Perseguições por causa de orientação sexual são inadmissíveis. Cabe aos educadores deixar isso claro e fazer com que a escola seja, de fato, um espaço em que se aprende a respeitar a todos."
http://acervo.novaescola.org.br/formacao/respeito-diversidade-se-aprende-escola-726960.shtml
Sobre a educação para a diversidade no espaço escolar devemos:
I - proporcionar também a formação do sujeito sensível, que saiba relacionar-se e aprender no exercício da coletividade.
II - explorar a diversidade que cada aluno traz em sua ba¬gagem como a história, a linguagem, a forma de compreender o mundo.
III - pro¬porcionar ações que abrem espaço para a valorização da cultura e respeito à identidade.
Assinale as alternativas corretas:
________________________________________
Alternativas:
• a)Somente a I está correta
• b)Somente a II está correta
• c)Somente a I e II estão corretas
• d)Somente a I e III estão corretas
• e)Todas as alternativas estão corretas
Alternativa assinalada
2)Os (PCNs) Parâmetros Curriculares Nacionais contemplam em um de seus documentos a pluralidade cultural, co¬nhecido como temas transversais que norteiam o ensino fundamental com seus objetivos, habilidades e competências, elencando a delimitação de conteúdos sobre as comunidades indígenas.
Assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso sobre os objetivos dos PCNs de pluralidade cultural:
() Valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira.
() Reconhecer as qualidades da própria cultura, valorando¬-as criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania.
() Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação.
() Repudiar toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais.
A ordem correta do (V) Verdadeiro ou (F) Falso é:
________________________________________
Alternativas:
• a)V, V, V, V assinalada
• b)V, F, V, F
• c)V, V, F, F
• d)F, F, F, F
• e)F, V, V, V
3)A Lei 10.639/03, que estabelece o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, representa um avanço na questão da promoção da igualdade racial, pois co¬loca em debate como a questão da diversidade pode ser de fato trabalhada em sala de aula.
Entre os objetivos da Lei n. 10.639/03 temos:
I - Que todos os alunos negros e não negros, bem como seus professores, sintam-se valorizados e apoiados no que se refere ao pertencimento à sua cultura.
II - Que a instituição escolar, bem como o professor, têm papel preponderante no acesso aos conhecimentos históricos e a registros culturais diferenciados que demonstram a valorização das relações sociais e étnico-raciais.
III - Promover a visão etnocêntrica e discriminadora existente em nossa sociedade, desalienando os processos pe¬dagógicos.
As alternativas corretas são:
________________________________________
Alternativas:
• a)Somente a alternativa I está correta
• b)Somente a alternativa II está correta
• c)Somente as alternativas I e II estão corretas
Alternativa assinalada
• d)Todas as alternativas estão corretas
• e)Somente a alternativa I e III estão corretas
4)Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a diferença de renda entre homens e mulheres no Brasil não diminui desde 2009. Segundo o IBGE, o rendimento médio da mulher brasileira equivale a 72,3% da renda média dos homens, ou seja, o salário das mulheres permanece 28% inferior aos dos homens.
As lutas empreendidas pelos movimentos sociais têm permitido maior participação dos grupos sociais marginalizados na sociedade, entre os quais está o das mulheres. Elas estão ocupando mais lugares no mercado de trabalho. Contudo, a mulher trabalhadora não reduziu seu tempo dedicado ao trabalho doméstico. Por quê?
I. Porque a mulher gosta de cuidar da casa.
II. Porque os homens também estão trabalhando e não têm tempo para o trabalho doméstico.
III. Porque, mesmo com esses avanços, mantêm-se algumas estruturas de desigualdade.
Considere as afirmações acima e assinale a alternativa correta:
________________________________________
Alternativas:
• a)Está correta somente a afirmação I
• b)Está correta somente a afirmação III
Alternativa assinalada
• c)Estão corretas somente as afirmações I e II
• d)Estão corretas somente as afirmações II e III
• e)Está correta somente a afirmação II
5)As Lei 11.645/07 trata da obrigatoriedade no ensino da temática indígena
brasileira e a Lei 10639/03 trata da obrigatoriedade do conteúdo relacionado à história e cultura afro-brasileira e africana. Ambas fazem parte de políticas de ações afirmativas que buscam diminuir as desigualdades na sociedade brasileira:
Segundo as proposições abaixo:
I - As ações afirmativas visam a promover a maior diversidade social de grupos sub-representados em certos espaços sociais.
II - As ações afirmativas teriam, assim, como objetivo, tanto a igualdade de oportunidades como o combate às desigualdades não justificáveis.
III - As ações afirmativas atuam para manutenção da subordinação de determinados grupos.
Sobre as ações afirmativas estão corretas:
________________________________________
Alternativas:
• a)Somente as alternativas I e II
• b)Somente as alternativas I e III
• c)Somente a alternativa
• d)Somente as alternativas II e III
• e)Todas as alternativas estão corretas
Minhas avs ficaram assim e as duas deram erros:
AV1: 1-A; 2- C;3-C;4-B; 5-A DEU ERRO Mad  Mad  Mad  Mad  Mad
AV2: 1-E; 2-A, 3-C; 4-B; 5-D DEU ERRO Mad  Mad  Mad  Mad  Mad
Ir para o topo Ir para baixo
ainejulia




Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/04/2016

vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. Empty
MensagemAssunto: GABARITO AV 01 E 02   vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. EmptyTer maio 02, 2017 7:00 pm

BOA NOITE!

TBM ESTOU PRECISANDO DAS RESPOSTAS!
Ir para o topo Ir para baixo
souza




Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/11/2014

vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. Empty
MensagemAssunto: Re: vs 1 e 2 Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais.   vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. EmptyQui maio 04, 2017 8:00 am

a minha av1 ficou assim: 1-A, 2-C, 3-C, 4-E, 5-A não tenho certeza pois usei minhas alternativas , mas acho que esta certo
Ir para o topo Ir para baixo
Maria rosangela dos santo




Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. Empty
MensagemAssunto: av2 educação cidadania   vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. EmptySex maio 05, 2017 12:54 pm

resposta da av2 educação cidadania

1-E
2-A
3-C
4-B
5-A

FOI SEM ERRO
Ir para o topo Ir para baixo
Maria rosangela dos santo




Mensagens : 25
Data de inscrição : 22/09/2013

vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. Empty
MensagemAssunto: AV1 EDUCAÇÃO CIDADANIA    vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. EmptySex maio 05, 2017 12:56 pm

RESPOSTA DA AV1 EDUCAÇÃO CIDADANIA

1-A
2-B
3-C
4-B
5-A

FOI SEM ERROS
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. Empty
MensagemAssunto: Re: vs 1 e 2 Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais.   vs 1 e 2  Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
vs 1 e 2 Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Av1 - Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais
» Av2 - Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais
» Pedagogia 3º Período - Educação Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais.
» Prova educação cidadania e diversidade -relações étnico raciais
» AVALIAÇÃO 01 E 02 DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIVERSIDADE - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: