AVALIAÇÃO VIRTUAL 2
1)Algumas das tarefas do professor ao preparar uma aula são selecionar um ou mais conteúdos e pensar na estratégia de apresentação e investigação deste(s) conteúdo(s). As tarefas do professor culminam no processo de avaliação que deve ocorrer:
Alternativas:
• a)ao final de um período determinado;
• b)no início de cada aula;
• c)ao final de cada aula;
• d)no início de um período determinado;
• e)antes, durante e após a aula trabalhada.
2)Ao conduzir aulas nas séries iniciais por meio de jogos, é esperado que quando a criança joga, ela imagine o ponto de vista do seu adversário, tome decisões quanto as suas jogadas, compreenda suas intenções ao realizar uma ou outra jogada e se expresse para explicar uma ação ou apenas trocar informações.
Nesse contexto, avalie as sentenças a respeito das possíveis contribuições dos jogos para a aprendizagem.
I. Memorização de algoritmos.
II. Descentralização e desenvolvimento da linguagem.
III. Criatividade e raciocínio dedutivo.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
• a)I
• b)I e II
• c)I e III
• d)II e III
• e)I, II e III
3)A Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas estão entre as diferentes alternativas pedagógicas para o ensino de Matemática. Qual das características descritas a seguir é comum a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas?
Alternativas:
• a)Investigação de um tema do interesse dos alunos.
• b)Construção de um modelo matemático da situação em estudo.
• c)Encontrar uma estratégia vencedora.
• d)Determinar uma relação com a Histórica da Matemática.
• e)O caráter lúdico.
4)Uma maneira de tornar acessíveis conhecimentos que só existem enquanto ideia, como o conceito de número, ou até mesmo como forma de provocar o interesse do aluno, os materiais manipuláveis, tais como ábaco, cartaz de valor-lugar, material dourado, tangram e outros, são utilizados. O material dourado e o cartaz de valor-lugar podem, respectivamente, auxiliar o aluno na ideia de:
Alternativas:
• a)trocas hierárquicas e valor posicional;
• b)numeral e trocas hierárquicas;
• c)valor posicional e numeral;
• d)algarismo e valor posicional;
• e)trocas hierárquicas e algarismo.
5)No estudo comparativo dos sistemas de numeração é possível constatar a supremacia do sistema indo-arábico e a resistência do povo europeu em adotá-lo. Com essa abordagem histórica a respeito dos sistemas de numeração é possível trabalhar com os alunos qual dos temas transversais indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)?
Alternativas:
• a)Orientação sexual
• b)Pluralidade cultural
• c)Meio ambiente
• d)Saúde
• e)Ética
RESPOSTAS: 1E 2D 3A 4A 5B