Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

 Av 2 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa

Ir em baixo 
AutorMensagem
Dani 2013



Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/08/2013

Av 2 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa Empty
MensagemAssunto: Av 2 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa   Av 2 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa EmptyQui Ago 15, 2013 2:27 pm

Questão 1:


São funções do planejamento na educação infantil, exceto

Alternativas
1 - Assegurar a unidade e coerência do trabalho docente,
2 - Inter-relacionar, num plano, os elementos que compõem o processo de ensino: os objetivos (para que ensinar), os conteúdos (o que ensinar), os alunos e suas possibilidades (a quem ensinar), e a avaliação que está intimamente relacionada aos demais.
3 - Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos,
4 - Adequar às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana.
5 - Dificultar a preparação das aulas, uma vez o professor perde a sua liberdade e não pode atender as necessidades da turma.

Questão 2:

Para que a integração das práticas ocorra é necessário que os profissionais envolvidos com a criança pequena estabeleçam em suas práticas os mesmos objetivos, a fim de proporcionar o desenvolvimento integral da criança. Assinale a alternativa correta

Alternativas
1 - O desenvolvimento integral depende tanto dos cuidados relacionais, que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, que devem ser realizadas pelas atendentes e não pelas professoras.
2 - O Referencial Curricular Nacional para a educação infantil, criado em 1998, pelo Ministério da Educação, propõe a indissociabilidade das ações de cuidar e educar crianças de 0 a 6 anos idade,
3 - É necessário hierarquizar os profissionais ou a instituição que atuam com as crianças pequenas, para que as professores não cuidem, mas exerçam sua função primordial, ou seja, educar.
4 - A ação isolada dos educadores e demais membros da equipe da instituição é essencial para garantir que o cuidar e o educar aconteçam de forma integrada.
5 - O cuidar e o educar são duas práticas que devem caminhar de maneira separadas, possibilitando que ambas as ações construam na totalidade, a identidade e autonomia da criança.

Questão 3:

O planejamento pedagógico é um tema que precisa ser estudado e problematizado junto a professores de Educação Infantil, pois do mesmo dependem a intencionalidade e a qualidade do trabalho pedagógico realizado com as crianças. Assinale a alternativa incorreta em relação ao planejamento:

Alternativas
1 - Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças.
2 - A estruturação e organização do planejamento têm como perspectiva a articulação de outros elementos para sua elaboração, ou seja, o registro reflexivo da prática vivenciada com crianças e a observação atenta e crítica da realidade.
3 - É necessário propiciar às crianças ambientes desafiadores, nos quais possam mobilizar e potencializar a discussão, a curiosidade e problematizações, com o planejamento a professora fica limitada a sua aplicação, perdendo momentos importantes que poderiam ser usados para a construção do conhecimento.
4 - O planejamento é o momento de reflexão do professor, que a partir das suas observações e registros, prevê ações, encaminhamentos e sequências de atividades, organiza o tempo e espaço.
5 - O planejamento pedagógico na Educação Infantil precisa ser discutido e articulado aos sujeitos que estão inseridos nestes ambientes coletivos de educação, assim é imprescindível trazer para a sala de aula, através dos planejamentos, as manifestações que as crianças expressam no seu dia-a-dia

Questão 4:

Avaliação é concebida como um processo de compreensão da realidade estudada, com o fim de subsidiar a tomada de decisões quanto ao direcionamento das intervenções. Assinale a incorreta

Alternativas
1 - A avaliação na educação infantil se refere àquela feita internamente no processo educativo, focada nas crianças enquanto sujeitos e coautoras de seu desenvolvimento.
2 - A avaliação será sempre da criança em relação aos colegas de turma, comparando para que possa atingir níveis mais elevados.
3 - As creches e pré-escolas devem planejar formas de avaliação que contemplem o acompanhamento do trabalho pedagógico e a avaliação do desenvolvimento da criança.
4 - As observações e registros devem ser contextualizados, isto é, tomando as crianças concretas, em suas histórias de vida, seus ambientes sociais e culturais e co-construtoras de um processo dinâmico e complexo de desenvolvimento pessoal e social.
5 - O objetivo da avaliação é melhorar a forma de mediação do professor para que o processo de aprendizagem alcance níveis sempre mais elevados.

Questão 5:

A avaliação exige de quem avalia uma consciência clara de seu próprio papel e dos esforços que faz no sentido de atingir seus propósitos e objetivos. Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
1 - É um procedimento que indica o ponto final de um trabalho,
2 - A avaliação deve procurar abranger todos os aspectos do desenvolvimento da criança,
3 - Deve ter uma ação diagnóstica, que indique quais alterações na práxis do professor deve acontecer para facilitar a aprendizagem do aluno.
4 - Deve mostrar ao professor o quanto o aluno avançou em um determinado tempo.
5 - Avaliar a aprendizagem significa investigar as potencialidades já estabelecidas no educando, seus limites, seus traços e seus ritmos específicos de desenvolvimento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
luzinha



Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/08/2013
Localização : Araguaina

Av 2 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa Empty
MensagemAssunto: Re: Av 2 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa   Av 2 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa EmptyQua Ago 28, 2013 8:26 pm

Eu quero a resp.
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Av 2 - Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Resolvido]Area de trabalho windows.
» [Rank] Correção de Trabalho
» Jogada de Gênio – DVDRip RMVB – Dublado
» Ligeiramente Grávidos – DVDRip RMVB – Dublado
» O Jogo dos Espíritos – DVDRip XviD – Dual Áudio

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: