Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 AVA 2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Ir para baixo 
AutorMensagem
margoti




Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/04/2013
Idade : 53
Localização : Colatina es

AVA 2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Empty
MensagemAssunto: AVA 2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO   AVA 2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EmptySeg Set 16, 2013 10:50 am

AVA 2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Questão 1:

Qual das questões abaixo apresenta corretamente o conceito de ambiente alfabetizador?
Alternativas

1 - É aquele composto apenas pelo aspecto arquitetônico, isto é, as paredes e a disposição das carteiras.

2 - O ambiente é um algo vivo, em transformação. É um terceiro educador e deve ser flexível diante das necessidades e potencialidades educativas do processo de alfabetização e letramento não se preocupa em despertar o desejo da criança aprender a ler e a escrever.

3 - Concentra-se apenas na organização dos espaços e desconsidera a questão dos tempos da escola, da organização de turmas, do tipos de atividades, da rotinas e propostas didáticas.

4 - É um ambiente criado, planejado e organizado pelo educador, pois não há necessidade de contemplar os interesses, a diversidade, os conhecimentos e desejos da criança.

5 - Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 2:

Ao planejar o trabalho pedagógico de alfabetização e letramento, o educador precisa levar em conta corretamente que:
Alternativas

1 - O planejamento focado na aprendizagem das crianças deve prever a organização de atividades diferenciadas. Planejar é refletir sobre o que se pretende, refletir sobre como se faz e como se avalia. Assim, o trabalho pedagógico sobre alfabetização e letramento torna-se significativo.

2 - O educador, no planejamento e na construção do ambiente alfabetizador, nunca deve criar ambientes lúdicos com materiais escritos significativos ao universo infantil.

3 - O brincar espontâneo, sem qualquer mediação ou intervenção docente, com materiais escritos oportunizam a aprendizagem e a inserção da criança na cultura escrita.

4 - O educador deve organizar a turma sempre da mesma maneira, pois o trabalho em grupos nunca é produtivo e pouco oportuniza a aprendizagem compartilhada.

5 - Ao organizar a turma o professor deve levar em conta só a própria atividade, desconsiderando os objetivos, o espaço disponível, o tempo de duração e o material a ser utilizado.

Questão 3:

Dentre as situações abaixo, qual delas faz parte de um ambiente lúdico e alfabetizador que oportuniza à criança vivenciar práticas de leitura e escrita?
Alternativas

1 - Salas com carteiras enfileiradas, com o alfabeto exposto acima do quadro.

2 - Salas com paredes repletas de cartazes produzidos pelo educador, com os móveis etiquetados com seus respectivos nomes.

3 - Utilização de ambiente externos (pátios, jardins, passeios) e ambiente internos tais como as bibliotecas, o cantinho de leitura e escrita com amplo materiais escritos acessíveis à criança.

4 - Salas com muitos jogos de alfabetização controlados pelo educador e usados somente em momentos específicos nos quais o professor não está trabalhando nenhum conteúdo.

5 - Sala sem muitos recursos escritos, pois pode desviar a atenção da criança daquilo que o educador está ensinando.

Questão 4:

Ao escolher um jogo que envolve aprendizagem da leitura e da escrita, é necessário e correto que:
Alternativas

1 - Ele seja apenas colorido, atraente e desperte o interesse da criança.

2 - Tenha conteúdo educacional de boa qualidade, seja adequado ao plano de ensino e seus objetivos e que possibilite à criança maior contato com as práticas sociais de leitura e escrita.

3 - Seja bem simples, pois devemos partir do pressuposto de que eles não possibilitam nenhuma aprendizagem à criança e se forem desafiadores podem desestimular a criança a aprender  a ler e escrever.

4 - Ele alie o interesse dos pais, pois somente estes estão aptos a saber o que o seu filho precisa aprender quanto ao processo de ensino de leitura e escrita.

5 - Seja oportunizado somente na Educação Infantil já que não possui nenhum valor educativo na leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Sua resposta
Sem resposta

Questão 5:

Quais situações de aprendizagem abaixo envolvem corretamente especificamente o processo do letramento?

Alternativas

1 - Práticas e atividades de leitura e escrita compartilhadas entre os professores e as crianças em situações que envolvam as práticas e usos sociais da leitura e da escrita.

2 - Reconhecimento simples do próprio nome em fichas ou listas de nomes.

3 - Relatos e observações de práticas de leitura e de escrita experienciadas em diferentes contextos
e situações sociais, inclusive no ambiente escolar.

4 - Leitura por parte dos alunos de palavras novas com sílabas já conhecidas.

5 - As alternativas “a” e “c” acima expostas estão igualmente corretas e indicam situações que envolvem o processo de letramento.

Ainda não tive tempo de começar a ler o material, mas acho que será uma
das Disciplinas mais lindas, pra quem gosta de alfabetizar. Como eu.


Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
 
AVA 2 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Alfabetização e Letramento
» Av 2 - Alfabetização e Letramento
» Alfabetização e Letramento AVA 2
» Alfabetização e Letramento
» Alfabetização e Letramento AVA 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: