Oi Anacioli, o gabarito da prova era o que estava no forum?
quote="anascioli"]
PROVA PRESENCIAL HA 10/10 RIO DE JANEIRO POLITICAS PUBLICAS
QUESTÃO 1- Código 026944
Por políticas educacionais,na perspectiva do Estado entende-se que:
A)É um conjunto de medidas sistematizadas e agilizadas pelo governo
B)É um conjunto de ordenanças submetidas a obediência do povo
C)É um conjunto de medidas que não podem ser alteradas nunca
D)É um conjunto de tarefas a serem executadas pela maioria
E)É um conjunto de tarefas que alguns devem estabelecer para que a maioria cumpra
Resposta:
minha resposta, letra A
QUESTÃO 2- Código 026905
Leia o texto abaixo e assinale a alternativa mais COERENTE com o mesmo:
A escola tem se comportado como salvadora da humanidade procurando resolver os problemas sócio-politico-culturais, sendo esta sua função primordial além de reproduzir conhecimentos.
A)esta afirmação esta correta, pois este é o papel social da escola frente ao direito do cidadão.
B)esta afirmação esta correta somente em relação a função de reprodutora de conhecimento
C)esta afirmação esta incorreta, pois fere aos princípios da LDB onde a escola deve vincular seus conteúdos ás práticas sociais e ao mundo do trabalho, em busca de uma formação emancipadora.
D)esta afirmação esta incorreta, pois a escola não deve se preocupar com os problemas culturais e sim com os conhecimentos.
E)esta afirmação esta incorreta, pois a escola deve qualificar para o trabalho, visando um ensino técnico profissional.
minha resposta letra B
QUESTÃO 3- Código 026896
O art, 21º da lei 9.394/96, idz que a educação escolar compõe-se dos seguintes níveis e modalidades:
A) ensino fundamental e ensino médio.
B) educação básica- formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
C)educação basica- formada pelo ensino fundamental.
D)educação basica- formada pela educação infantil e ensino fundamental.
E)educação basica- formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e educação superior.
minha resposta letra B
QUEsTÃO 4- Código 026919
segundo a lei de diretrizes e bases da educação nacional, LDB 9394/96, " a educação basica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensavel para o exercicio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores". De acordo com a LDB 9394/96, A Educação básica compreende:
A) pre-escolar, ensino fundamental e ensino medio.
B) educação infantil, ensino fundamental e ensino medio
C) ensino fundamental, ensino profissional e ensino medio
D) ensino fundamental, ensino medio e ensino suérior.
E)ensino fundamental, ensino medio e ensino tecnico.
minha resposta letra B
QUESTÃO 5- Código 026915
A atual dei de diretrizas e bases da educação nacional tambem é conhecida oficialmente como:
A) lei DarcY Ribeiro
B) lei Otavio mesquita
C) lei FHC
D) lei Luiz Inacio Lula da Silva
E) lei Carlos Ribeiro
minha resposta -letra A
QUESTÃO 6- CÓDIGO 026926
Considerando o que determina o art. 4º da LDB 9394/96, sobre o dever do estado com educação escolar pública, assinale a alternativa INCORRETA.
A)Oferta de ensino noturno regular, adequado ás condições do educando.
B)vaga na escola publica de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residencia a toda criança, a partir do dia em que completar quatro anos de idade
C) Vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residencia a toda criança a partir do dia em que completa seis anos de idade.
D)Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
E)Acesso aos niveis mais elevados no ensino, da pesquisa e da criação artistica, segundo a capacidade de cada um.
minha resposta letra B
QUESTÃO 7- Código 026899
PODEMOS AFIRMAR Q DeMOCRACIA É;
A) forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo, o qual delega poderes a representantes periodicamente eleitos.
B)forma de governo em que a soberania é exercida por um representante escolhido por seu antecessor.
C)forma de governo em que a soberania é realizada apenas quando morre o governante.
E) nenhuma das alternativas anteriores
minha resposta letra A
QUESTÃO 8-Código 026892
DE ACORDO COM A LDB OS DOCENTES ESTAO INCUBIDOS DE;
A) informar o conselho tutelar sempre que o direito público dos alunos não for respeitado.
B)ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos periodos dedicados ao planejamento, á avaliação e
ao desenvolvimento profissional.
C) participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, garantindo sua adequação as diretrizes nacionais curriculares fixada na forma da lei.
D) estabelecer estrategicas de recuperação para os alunos de menor rendimento por meio de projetos aprovados pelo conselho da escola.
E)definir, juntamente com seus pares, o calendario escolar, respeitando o numero minimo de dias letivos e da jornada escolar definidos na lei.
minha resposta letra C
QUESTÃO 9-026931
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA, ALEI 9394/96 EM SEU ART1 ESTABELECE Q A EDUCACAO ABRANGE OS PROCESSOS FORMATIVOS Q SE DESENVOLVEM ;
A)na convivencia humana, no trabalho, nas instituições de ensino superior e pesquisa, nos movimentos sociais e organização da sociedade civil.
B)Na vida familiar, no trabalho, nas instituiçoes de ensino superior e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações folcloricas e culturais.
C)Na vida familias, na convivencia humana no trabalho, nas instituiçoes de ensino superior e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
D)na vida familiar, na convivencia com os amigos nos trabalhos nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
E)nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organização da sociedade civil.
minha resposta letraC
QUESTÃO 10-Código 026908
POR LEI ENTENDE-SE ;
A)É uma regra Emanada por autoridade competente
B)É uma regra social obrigatória
C) É uma regra emanada por autoridade pública
D) Sancionada e promulgada por autoridade
E) Todas as alternativas estão corretas
minha resposta. letra E
QUESTÃO 11-O QUE SAO POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS?
Resposta: É UM CONJUNTO DE MEDIDAS SISTEMATIZADAS PELO GOVERNO O ESTADO E MUNICIPIOS TEM A OBRIGAÇOES DE DAR ENSINO PARA CRIANÇAS E JOVENS.
QUESTÃO12- COMO ESTA ORGANIZADA A EDUCACAO ESCOLAR NO BRASIL DE ACORRDO COM A LDB E QUAL A SUA FINALIDADE?
Resposta:EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MEDIO, SUA FINALIDADE É QUE TEMOS QUE TRABALHAR A CRIANÇA COM A SOCIOLOGIA, PRECISAMOS CRIAR CIDADÃOS E NÃO ROBOS.[/quote]