Pedagogia Unopar |
|
| AV1 e AV2 de comunicação e linguagem | |
|
+10AnaPaulapretapop anataliap2 CPC dheyse Cristiana cida béu Dryca2 Daiane Souza Lu 14 participantes | Autor | Mensagem |
---|
Lu
Mensagens : 8 Data de inscrição : 30/09/2013
| Assunto: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Qua Mar 12, 2014 9:45 pm | |
| Alguém fez as avaliações virtuais de comunicação e linguagem? Fiz mas a minha deu erro a AV1 ficou
1-2 2-1 3-4 4-3 5-5
a Av2 não fiz ainda...quem puder partilhar agradeço | |
| | | Daiane Souza
Mensagens : 5 Data de inscrição : 06/09/2013
| Assunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Qui Mar 13, 2014 11:04 am | |
| Av1 1-5,2-1, 3-2, 4-3 e 5-4. A av2 eu tbm não sei! bjuuuu | |
| | | Dryca2
Mensagens : 33 Data de inscrição : 02/11/2013
| Assunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Qui Mar 13, 2014 2:30 pm | |
| Segundo um amigo do face a dele FICOU ASSIM AV 01 DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PASSOU SEM ERROS:
1: 5 2: 1 3: 2 4: 3 5: 4 mas ainda não tentei...
| |
| | | béu
Mensagens : 2 Data de inscrição : 13/03/2014
| Assunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Qui Mar 13, 2014 10:46 pm | |
| a avaliação 2 ficou assim : 1-4 2-2 3-? 4-1 5-3 Na questão 3 estou com duvidas | |
| | | cida
Mensagens : 28 Data de inscrição : 07/11/2013
| Assunto: a av1 sem erros Dom Mar 16, 2014 5:04 pm | |
| | |
| | | Cristiana
Mensagens : 7 Data de inscrição : 02/09/2013
| Assunto: Resposta Av1 Dom Mar 16, 2014 5:12 pm | |
| Av 1 Respostas: 1-5 2-1 3-2 4-3 5-4 enviei sem erros. | |
| | | dheyse
Mensagens : 87 Data de inscrição : 02/09/2013 Idade : 30
| Assunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Dom Mar 16, 2014 7:10 pm | |
| Av1 1-5 2-1 3-2 4-3 5-4. A av2 eu tbm não fiz ainda! | |
| | | CPC
Mensagens : 107 Data de inscrição : 24/08/2013
| Assunto: prova av2 Ter Mar 18, 2014 9:13 am | |
| Questão 1
Nota: Não gerada
Observe as opções abaixo:
Quanto as opções acima, é possível afirmar que:
Alternativas • 1 - Tanto I quanto II não podem ser considerados textos • 2 - Apenas I pode ser considerado texto • 3 - Apenas II pode ser considerado texto • 4 - Tanto I quanto II podem ser considerados textos • 5 - I não pode ser considerado texto, pois não tem elementos de coesão
Sua resposta
Questão 2
Nota: Não gerada
Existem alguns fatores que interferem na estrutura e na organização de textos. Deste modo, assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores:
Alternativas • 1 - A finalidade, ou seja, o porquê da produção textual • 2 - Exclusivamente, a adequação ao padrão da língua, ou seja, a adequação do texto às regras da gramática normativa • 3 - O genêro textual em que o texto irá se enquadrar • 4 - Os efeitos de sentido que o autor quer provocar • 5 - Para quem o texto é dirigido
Sua resposta
Questão 3
Nota: Não gerada
Em relação à discussão sobre o conceito e acerca do ensino voltado ao trabalho com textos, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas • 1 - A comunicação, seja na forma verbal ou não verbal, ocorre por meio de textos • 2 - No ensino, a língua não deve ser abordada de forma fragmentada, visto que nos comunicamos por meio de textos e, portanto devem ser abordados em sua totalidade • 3 - Para as novas teorias linguísticas, o uso da linguagem seria uma forma de interação entre sujeitos, cujo resultado seria o texto • 4 - Existem alguns aspectos que devem ser considerados ao trabalhar com textos, como, por exemplo, as formas linguísticas, o contexto de uso, as condições de produção e o processo mental de todos esses elementos pelo sujeito • 5 - O ensino de textos deve ser centrado apenas nas formas linguísticas, ou seja, considerar apenas os conteúdos gramaticais utilizados nas produções textuais
Sua resposta
Questão 4
Nota: Não gerada
Leia atentamente ao texto abaixo:
A CIGARRA E A FORMIGA Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra: - Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de comida! As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram: -Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno? Falou a cigarra: -Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando! Falaram as formigas: -Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas. .
Moral da história: Os preguiçosos colhem o que merecem. Para efeitos didáticos Dolz e Schneuwly propuseram dividir os gêneros em 05 grupos. Desta forma, o texto acima pertence ao agrupamento do:
Alternativas • 1 - Narrar • 2 - Argumentar • 3 - Expor • 4 - Relatar • 5 - Instruir
Sua resposta
Questão 5
Nota: Não gerada
Por que a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha? Assinale a alternativa correta:
Alternativas • 1 - Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula • 2 - Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração • 3 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia • 4 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II • 5 - Tal tripartição não é falha, uma vez que essas três tipologias abrangem todos os diversos textos que os alunos podem se deparar no dia-a-dia
Sua resposta
CONFIRMEM POR FAVOR SE É DIFERENTE | |
| | | anataliap2
Mensagens : 16 Data de inscrição : 10/09/2013 Idade : 31 Localização : lagoa do tocantins
| Assunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Dom Mar 30, 2014 1:25 pm | |
| a minha prova e a mesma a do 2 semestre respondi assim 2 4 2 2 3 5 4 1 5 3 mas não enviei ainda | |
| | | AnaPaulapretapop
Mensagens : 36 Data de inscrição : 25/09/2013
| Assunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Seg Mar 31, 2014 7:10 am | |
| - Lu escreveu:
- Alguém fez as avaliações virtuais de comunicação e linguagem? Fiz mas a minha deu erro a AV1 ficou
1-2 2-1 3-4 4-3 5-5
a Av2 não fiz ainda...quem puder partilhar agradeço Eu fiz no semestre passado comunicação e Linguagem AV1 - PED - SEM 1 - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Questão 1 Analise as orações abaixo e assinale a alternativa em que a frase apresenta sentido denotativo: Alternativas 1 - Aquele aluno éummenino deouro. 2 - Roloupelorostodela umachuvadelágrimas. 3 - Lupo, ameiadaLoba. 4 - Os alunos de Pedagogia são uns anjos. 5 - Meurelógio deouro éum Rolex. Questão 2 Observe as seguintes opções: I. A reflexão sobre a linguagem, no ensino fundamental, é importante, uma vez somente discussões a respeito dos conteúdos e técnicas pedagógicas não são suficientes para que haja um entrosamento linguístico adequado entre professor e alunos; II. O professor, ao trabalhar com crianças do ensino fundamental, deve optar por uma fala difícil, mesmo que este nível de linguagem seja muito diferente do utilizado por seus alunos; III. O professor não pode adaptar-se ao nível de linguagem do aluno, pois o objetivo da escola é justamente oferecer ao estudante a possibilidade de adquirir outros dialetos e praticar outros níveis de linguagem diferentes do seu. Quanto à reflexão e à postura do professor em relação à linguagem, assinale a alternativa que apresenta a(s) opção(ões) adequada(s): Alternativas 1 - I e II, apenas. 2 - I e III, apenas. 3 - I, II, e III. 4 - I, apenas. 5 - II, apenas. Questão 3 Observe o texto abaixo: Questão 4 É um mito afirmar que a língua é homogênea, ou seja, que todos falantes a utilizam da mesma forma. Isso ocorre, pois as línguas variam influenciadas por diversos fatores. Assim, tendo em vista tais aspectos, assinale a alternativa que NÃO indica um fator que leva as línguas a sofrerem mudanças e variações: Alternativas 1 - Fatores regionais, os quais podem ser notados pela pronúncia, vocabulário e o uso de algumas normas gramaticais. 2 - Posição social, idade e sexo. 3 - Nível de estudos, cultura e profissão. 4 - Pela dinamicidade da escrita, que permite as variações da língua. 5 - Fatores contextuais: assunto, lugar, momento, relação entre os interlocutores. A imagem acima trata-se da obra Guernica de Pablo Picasso, que foi pintada em 1937, inspirado na cidade espanhola destruída durante a Guerra Civil da Espanha e que possuía o mesmo nome. Como envolve todo um contexto, podemos chamá-la de texto. Nesse sentido, para construir o texto (a obra Guernica) acima o autor fez uso de que tipos de linguagem: I. Somente a linguagem verbal; II. As linguagens verbal e não-verbal; III. Somente a linguagem visual (não-verbal). Assinale a alternativa correta Alternativas 1 - Está correta a alternativa II. 2 - Está correta a alternativa I. 3 - Está correta a alternativa III 4 - Estão corretas as alternativas II e III. 5 - Estão corretas as alternativas I e III. Questão 5 Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às primeiras tentativas de escrita na pré-história: Alternativas 1 - O primeiro alfabeto da humanidade é de origem grega. 2 - As primeiras tentativas de escrita ocorreram com o intuito registrar as histórias e feitos dos homens pré-históricos, uma vez que é natural que a memória falhe e muitos aspectos se percam com o tempo. 3 - As primeiras tentativas de registros das histórias e feitos do homem pré-histórico ocorreram por meio de representações pintadas nas paredes das cavernas (pintura rupestre). 4 - A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, por volta de 4.000 a.C.. 5 - Os egípcios antigos foram os responsáveis por desenvolverem as escritas demótica e hieroglífica. AV1 1-5 2-2 3-3 4-4 5-1 AV2 1-1 2-2 3-4 4-5 5-3 Foi direto, espero ter ajudado | |
| | | anataliap2
Mensagens : 16 Data de inscrição : 10/09/2013 Idade : 31 Localização : lagoa do tocantins
| Assunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Ter Abr 01, 2014 2:08 pm | |
| as minhas passaram direto av.1 1 5 2 1 3 2 4 3 5 4 av.2 1 4 2 2 3 5 4 1 5 3 ta ai pessoal sem erros | |
| | | juju
Mensagens : 1 Data de inscrição : 01/04/2014
| Assunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Ter Abr 01, 2014 7:54 pm | |
| consegui mandar e não deu erros av2 comunicação linguagem1-1,2-2,3-4,4-5,5-3 | |
| | | deborahsilva
Mensagens : 31 Data de inscrição : 20/10/2013 Idade : 29
| Assunto: Você é contra a aula atividade antes da tele aula ? Leia. Ter Abr 01, 2014 9:12 pm | |
| Se você não concorda com o horário proposto pela unopar, sendo a aula atividade primeiro e depois a tele aula ,assine ! O horário assim como está, acaba influenciando diretamente no aprendizado, percepção de conteúdo além do bem estar fisico e moral de muitos alunos da universidade.Vamos mudar essa situação. Ajude ! Divulguem a todos os polos ,e o seu próprio e encaminharemos para a cordenadora do curso , e também estaremos enviando ao Polo central da Unopar .! É fácil e simples assinar . É só ir no link a seguir, e clicar em assinar abaixo assinado. Link : http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR70778 | |
| | | Thaty37
Mensagens : 7 Data de inscrição : 07/09/2013
| Assunto: AV1 De Comunicação e Linguagem Dom maio 25, 2014 6:26 pm | |
| Av 01 1-5 2-1 3-2 4-3 5-4
Av02 1-4 2-2 3-5 4-1 5-3
Enviei e não deu erro. | |
| | | halinni silva
Mensagens : 1 Data de inscrição : 30/04/2015
| Assunto: alguem ja fez av1 primeiro semestre Seg maio 04, 2015 3:47 pm | |
| Observe o fragmento abaixo:
"O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos. Assim, pode-se afirmar que texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja sua extensão. É uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência." (BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília:1998, p. 23)
Nesse sentido, assinale a alterativa que apresenta uma afirmação sobre o conceito de texto e sua importância:
Alternativas:
a) O texto é a forma escrita de representar a linguagem exclusivamente formal que aparece na área científica;
b) O texto é a utilização da grafia para a construção de parágrafos que não necessitam de ordem nem sentido;
c) O texto deve ser visto como toda elaboração exclusivamente escrita de um objeto produzido na fala;
d) O texto deve ser visto como uma unidade coesa e coerente e trata-se da materialização do discurso.
2) Segundo Bakhtin (2010) as condições de produção são elementos constitutivos dos gêneros discursivos e são elas as responsáveis pela produção e significação dentro das esferas sociais nas quais esses gêneros estão inseridos.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresente as condições de produção:
Alternativas:
a) Coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, intertextualidade – citação de outros textos de forma contextualizada;
b) Locutor - quem, interlocutor – para quem, objetivo – por que, veículo - onde, esfera de circulação - onde e contexto - quando;
c) gênero discursivo – texto, conteúdo temático – tema abordado, construção composicional – forma estrutural de produção;
d) Conteúdo temático – tema abordado, coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, locutor – quem.
3) Observe a afirmação de Bakhtin:
"O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo [...]" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 261).
Essa definição apresentada por Bakhtin, refere-se aos:
Alternativas:
a) conteúdos temáticos;
b) estilos;
c) Gêneros discursivos;
d) estudos linguísticos;
4) Observe a definição de Bakhtin acerca dos gêneros discursivos:
"Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso." (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).
O que Bakhtin afirma neste trecho é que:
Alternativas:
a) Os gêneros discursivos possuem estabilidades em sua forma, mas a particularidade do produtor é individual;
b) Os gêneros discursivos não possuem regularidades, de forma que torna-se difícil agrupar estes enunciados;
c) Os gêneros discursivos possuem condições específicas de produção que são delimitadas exclusivamente pelo público;
d) Os gêneros discursivos são formas de se empregar a língua de forma a impossibilitar o reconhecimento de características quanto a sua forma.
5) Observe o texto abaixo:
"A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana e porque em cada campo dessa atividade é integral o repertório de gêneros do discurso, que cresce e se diferencia à medida que se desenvolve e se complexifica um determinado campo" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).
Conforme já dito por Bakhtin, a diversidade dos gêneros discursivos é incontável, uma vez que os gêneros transformam-se e dão origem a novos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta gêneros discursivos que evoluíram ou surgiram com a intenção de ocupar o mesmo espaço comunicativo:
Alternativas:
a) canção – poema;
b) bilhete – receita.
c) romance – conto;
d) carta – e-mail. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem | |
| |
| | | | AV1 e AV2 de comunicação e linguagem | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|