Pedagogia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

 

 AV1 e AV2 de comunicação e linguagem

Ir para baixo 
+10
AnaPaulapretapop
anataliap2
CPC
dheyse
Cristiana
cida
béu
Dryca2
Daiane Souza
Lu
14 participantes
AutorMensagem
Lu




Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/09/2013

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyQua Mar 12, 2014 9:45 pm

Alguém fez as avaliações virtuais de comunicação e linguagem? Fiz mas a minha deu erro a AV1 ficou

1-2
2-1
3-4
4-3
5-5

a Av2 não fiz ainda...quem puder partilhar agradeço
Ir para o topo Ir para baixo
Daiane Souza




Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/09/2013

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyQui Mar 13, 2014 11:04 am

Av1 1-5,2-1, 3-2, 4-3 e 5-4.
A av2 eu tbm não sei! bjuuuu Embarassed 
Ir para o topo Ir para baixo
Dryca2




Mensagens : 33
Data de inscrição : 02/11/2013

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyQui Mar 13, 2014 2:30 pm

Segundo um amigo do face a dele FICOU ASSIM AV 01 DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PASSOU SEM ERROS:

1: 5
2: 1
3: 2
4: 3
5: 4
mas ainda não tentei...
Ir para o topo Ir para baixo
béu




Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/03/2014

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyQui Mar 13, 2014 10:46 pm

a avaliação 2 ficou assim :
1-4
2-2
3-?
4-1
5-3
Na questão 3 estou com duvidas  confused 
Ir para o topo Ir para baixo
cida




Mensagens : 28
Data de inscrição : 07/11/2013

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: a av1 sem erros   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyDom Mar 16, 2014 5:04 pm

1-5,2-1,3-2,4-3,5-4
Ir para o topo Ir para baixo
Cristiana




Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/09/2013

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: Resposta Av1   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyDom Mar 16, 2014 5:12 pm

Av 1
Respostas:
1-5
2-1
3-2
4-3
5-4
enviei sem erros. Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
dheyse




Mensagens : 87
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 30

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyDom Mar 16, 2014 7:10 pm

Av1
1-5
2-1
3-2
4-3
5-4.
A av2 eu tbm não fiz ainda!
Ir para o topo Ir para baixo
CPC




Mensagens : 107
Data de inscrição : 24/08/2013

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: prova av2   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyTer Mar 18, 2014 9:13 am

Questão 1

Nota: Não gerada

Observe as opções abaixo:


Quanto as opções acima, é possível afirmar que:


Alternativas
• 1 - Tanto I quanto II não podem ser considerados textos
• 2 - Apenas I pode ser considerado texto
• 3 - Apenas II pode ser considerado texto
• 4 - Tanto I quanto II podem ser considerados textos
• 5 - I não pode ser considerado texto, pois não tem elementos de coesão


Sua resposta



Questão 2

Nota: Não gerada

Existem alguns fatores que interferem na estrutura e na organização de textos. Deste modo, assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses fatores:

Alternativas
• 1 - A finalidade, ou seja, o porquê da produção textual
• 2 - Exclusivamente, a adequação ao padrão da língua, ou seja, a adequação do texto às regras da gramática normativa
• 3 - O genêro textual em que o texto irá se enquadrar
• 4 - Os efeitos de sentido que o autor quer provocar
• 5 - Para quem o texto é dirigido


Sua resposta



Questão 3

Nota: Não gerada

Em relação à discussão sobre o conceito e acerca do ensino voltado ao trabalho com textos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
• 1 - A comunicação, seja na forma verbal ou não verbal, ocorre por meio de textos
• 2 - No ensino, a língua não deve ser abordada de forma fragmentada, visto que nos comunicamos por meio de textos e, portanto devem ser abordados em sua totalidade
• 3 - Para as novas teorias linguísticas, o uso da linguagem seria uma forma de interação entre sujeitos, cujo resultado seria o texto
• 4 - Existem alguns aspectos que devem ser considerados ao trabalhar com textos, como, por exemplo, as formas linguísticas, o contexto de uso, as condições de produção e o processo mental de todos esses elementos pelo sujeito
• 5 - O ensino de textos deve ser centrado apenas nas formas linguísticas, ou seja, considerar apenas os conteúdos gramaticais utilizados nas produções textuais


Sua resposta


Questão 4

Nota: Não gerada

Leia atentamente ao texto abaixo:

A CIGARRA E A FORMIGA
Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de comida!
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
-Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
Falou a cigarra:
-Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando!
Falaram as formigas:
-Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.
.

Moral da história:
Os preguiçosos colhem o que merecem.
Para efeitos didáticos Dolz e Schneuwly propuseram dividir os gêneros em 05 grupos. Desta forma, o texto acima pertence ao agrupamento do:


Alternativas
• 1 - Narrar
• 2 - Argumentar
• 3 - Expor
• 4 - Relatar
• 5 - Instruir


Sua resposta



Questão 5

Nota: Não gerada

Por que a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha? Assinale a alternativa correta:

Alternativas
• 1 - Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula
• 2 - Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração
• 3 - Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia
• 4 - A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II
• 5 - Tal tripartição não é falha, uma vez que essas três tipologias abrangem todos os diversos textos que os alunos podem se deparar no dia-a-dia


Sua resposta

CONFIRMEM POR FAVOR SE É DIFERENTE
Ir para o topo Ir para baixo
anataliap2

anataliap2


Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 31
Localização : lagoa do tocantins

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyDom Mar 30, 2014 1:25 pm

a minha prova e a mesma a do 2 semestre respondi assim
2 4
2 2
3 5
4 1
5 3
mas não enviei ainda
Ir para o topo Ir para baixo
AnaPaulapretapop




Mensagens : 36
Data de inscrição : 25/09/2013

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptySeg Mar 31, 2014 7:10 am

Lu escreveu:
Alguém fez as avaliações virtuais de comunicação e linguagem? Fiz mas a minha deu erro a AV1  ficou

1-2
2-1
3-4
4-3
5-5

a Av2 não fiz ainda...quem puder partilhar agradeço

Eu fiz no semestre passado comunicação e Linguagem
AV1 - PED - SEM 1 - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Questão 1
Analise as orações abaixo e assinale a alternativa em que a frase apresenta sentido denotativo:
Alternativas
1 - Aquele aluno éummenino deouro.
2 - Roloupelorostodela umachuvadelágrimas.
3 - Lupo, ameiadaLoba.
4 - Os alunos de Pedagogia são uns anjos.
5 - Meurelógio deouro éum Rolex.
Questão 2
Observe as seguintes opções:
I. A reflexão sobre a linguagem, no ensino fundamental, é importante, uma vez somente discussões a respeito dos conteúdos e técnicas pedagógicas não são suficientes para que haja um entrosamento linguístico adequado entre professor e alunos;
II. O professor, ao trabalhar com crianças do ensino fundamental, deve optar por uma fala difícil, mesmo que este nível de linguagem seja muito diferente do utilizado por seus alunos;
III. O professor não pode adaptar-se ao nível de linguagem do aluno, pois o objetivo da escola é justamente oferecer ao estudante a possibilidade de adquirir outros dialetos e praticar outros níveis de linguagem diferentes do seu.
Quanto à reflexão e à postura do professor em relação à linguagem, assinale a alternativa que apresenta a(s) opção(ões) adequada(s):
Alternativas
1 - I e II, apenas.
2 - I e III, apenas.
3 - I, II, e III.
4 - I, apenas.
5 - II, apenas.
Questão 3
Observe o texto abaixo:
Questão 4
É um mito afirmar que a língua é homogênea, ou seja, que todos falantes a utilizam da mesma forma. Isso ocorre, pois as línguas variam influenciadas por diversos fatores. Assim, tendo em vista tais aspectos, assinale a alternativa que NÃO indica um fator que leva as línguas a sofrerem mudanças e variações:
Alternativas
1 - Fatores regionais, os quais podem ser notados pela pronúncia, vocabulário e o uso de algumas normas gramaticais.
2 - Posição social, idade e sexo.
3 - Nível de estudos, cultura e profissão.
4 - Pela dinamicidade da escrita, que permite as variações da língua.
5 - Fatores contextuais: assunto, lugar, momento, relação entre os interlocutores.
A imagem acima trata-se da obra Guernica de Pablo Picasso, que foi pintada em 1937, inspirado na cidade espanhola destruída durante a Guerra Civil da Espanha e que possuía o mesmo nome. Como envolve todo um contexto, podemos chamá-la de texto. Nesse sentido, para construir o texto (a obra Guernica) acima o autor fez uso de que tipos de linguagem:
I. Somente a linguagem verbal;
II. As linguagens verbal e não-verbal;
III. Somente a linguagem visual (não-verbal).
Assinale a alternativa correta
Alternativas
1 - Está correta a alternativa II.
2 - Está correta a alternativa I.
3 - Está correta a alternativa III
4 - Estão corretas as alternativas II e III.
5 - Estão corretas as alternativas I e III.
Questão 5
Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às primeiras tentativas de escrita na pré-história:
Alternativas
1 - O primeiro alfabeto da humanidade é de origem grega.
2 - As primeiras tentativas de escrita ocorreram com o intuito registrar as histórias e feitos dos homens pré-históricos, uma vez que é natural que a memória falhe e muitos aspectos se percam com o tempo.
3 - As primeiras tentativas de registros das histórias e feitos do homem pré-histórico ocorreram por meio de representações pintadas nas paredes das cavernas (pintura rupestre).
4 - A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, por volta de 4.000 a.C..
5 - Os egípcios antigos foram os responsáveis por desenvolverem as escritas demótica e hieroglífica.

AV1
1-5
2-2
3-3
4-4
5-1

AV2
1-1
2-2
3-4
4-5
5-3
Foi direto, espero ter ajudado
Ir para o topo Ir para baixo
anataliap2

anataliap2


Mensagens : 16
Data de inscrição : 10/09/2013
Idade : 31
Localização : lagoa do tocantins

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyTer Abr 01, 2014 2:08 pm

as minhas passaram direto
av.1
1 5
2 1
3 2
4 3
5 4
av.2
1 4
2 2
3 5
4 1
5 3
ta ai pessoal sem erros
Ir para o topo Ir para baixo
juju




Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/04/2014

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyTer Abr 01, 2014 7:54 pm

consegui mandar e não deu erros av2 comunicação linguagem1-1,2-2,3-4,4-5,5-3
Ir para o topo Ir para baixo
deborahsilva




Mensagens : 31
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 29

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: Você é contra a aula atividade antes da tele aula ? Leia.   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyTer Abr 01, 2014 9:12 pm

Se você não concorda com o horário proposto pela unopar, sendo a aula atividade primeiro e depois a tele aula ,assine ! O horário assim como está, acaba influenciando diretamente no aprendizado, percepção de conteúdo além do bem estar fisico e moral de muitos alunos da universidade.Vamos mudar essa situação. Ajude ! Divulguem a todos os polos ,e o seu próprio e encaminharemos para a cordenadora do curso , e também estaremos enviando ao Polo central da Unopar .! É fácil e simples assinar . É só ir no link a seguir, e clicar em assinar abaixo assinado. Link : http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR70778
Ir para o topo Ir para baixo
Thaty37




Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/09/2013

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: AV1 De Comunicação e Linguagem   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptyDom maio 25, 2014 6:26 pm

Av 01
1-5
2-1
3-2
4-3
5-4

Av02
1-4
2-2
3-5
4-1
5-3

Enviei e não deu erro.
Ir para o topo Ir para baixo
halinni silva




Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/04/2015

AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: alguem ja fez av1 primeiro semestre   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem EmptySeg maio 04, 2015 3:47 pm

Observe o fragmento abaixo:

"O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos. Assim, pode-se afirmar que texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja sua extensão. É uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência." (BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília:1998, p. 23)

Nesse sentido, assinale a alterativa que apresenta uma afirmação sobre o conceito de texto e sua importância:

Alternativas:

a)
O texto é a forma escrita de representar a linguagem exclusivamente formal que aparece na área científica;

b)
O texto é a utilização da grafia para a construção de parágrafos que não necessitam de ordem nem sentido;

c)
O texto deve ser visto como toda elaboração exclusivamente escrita de um objeto produzido na fala;

d)
O texto deve ser visto como uma unidade coesa e coerente e trata-se da materialização do discurso.

2)
Segundo Bakhtin (2010) as condições de produção são elementos constitutivos dos gêneros discursivos e são elas as responsáveis pela produção e significação dentro das esferas sociais nas quais esses gêneros estão inseridos.

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresente as condições de produção:

Alternativas:

a)
Coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, intertextualidade – citação de outros textos de forma contextualizada;

b)
Locutor - quem, interlocutor – para quem, objetivo – por que, veículo - onde, esfera de circulação - onde e contexto - quando;

c)
gênero discursivo – texto, conteúdo temático – tema abordado, construção composicional – forma estrutural de produção;

d)
Conteúdo temático – tema abordado, coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, locutor – quem.

3)
Observe a afirmação de Bakhtin:

"O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo [...]" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 261).

Essa definição apresentada por Bakhtin, refere-se aos:

Alternativas:

a)
conteúdos temáticos;

b)
estilos;

c)
Gêneros discursivos;

d)
estudos linguísticos;

4)
Observe a definição de Bakhtin acerca dos gêneros discursivos:

"Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso." (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).

O que Bakhtin afirma neste trecho é que:

Alternativas:

a)
Os gêneros discursivos possuem estabilidades em sua forma, mas a particularidade do produtor é individual;

b)
Os gêneros discursivos não possuem regularidades, de forma que torna-se difícil agrupar estes enunciados;

c)
Os gêneros discursivos possuem condições específicas de produção que são delimitadas exclusivamente pelo público;

d)
Os gêneros discursivos são formas de se empregar a língua de forma a impossibilitar o reconhecimento de características quanto a sua forma.

5)
Observe o texto abaixo:

"A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana e porque em cada campo dessa atividade é integral o repertório de gêneros do discurso, que cresce e se diferencia à medida que se desenvolve e se complexifica um determinado campo" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).

Conforme já dito por Bakhtin, a diversidade dos gêneros discursivos é incontável, uma vez que os gêneros transformam-se e dão origem a novos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta gêneros discursivos que evoluíram ou surgiram com a intenção de ocupar o mesmo espaço comunicativo:

Alternativas:

a)
canção – poema;

b)
bilhete – receita.

c)
romance – conto;

d)
carta – e-mail.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 e AV2 de comunicação e linguagem   AV1 e AV2 de comunicação e linguagem Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
AV1 e AV2 de comunicação e linguagem
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Av 1 - Comunicação e Linguagem Adaptação alguém pode me ajudar!!!
» Av2. Comunicação e Linguagem 2ºsemestre
» avaliação 1 e 2 curriculo escolar e as tecnologias em educação
» Av 2 - Comunicação e Linguagem
» AV02 - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: