Pedagogia Unopar |
| | AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM | |
| | Autor | Mensagem |
---|
ADJANE MARIA
Mensagens : 11 Data de inscrição : 22/09/2013 Idade : 43 Localização : RIO VERDE
| Assunto: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Sáb Mar 15, 2014 9:43 am | |
| JÁ ENVIEI E ESTA CORRETA 1) 5 2) 1 3) 2 4) 3 5) 4 | |
| | | cida
Mensagens : 28 Data de inscrição : 07/11/2013
| Assunto: cida tambem enviei nao deu erros Dom Mar 16, 2014 4:57 pm | |
| | |
| | | seh
Mensagens : 34 Data de inscrição : 17/03/2014
| Assunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Seg Mar 17, 2014 3:01 pm | |
| | |
| | | larissa cruz
Mensagens : 58 Data de inscrição : 22/09/2014 Idade : 33
| Assunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Dom Abr 12, 2015 10:44 am | |
| Observe o fragmento abaixo:
"O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos. Assim, pode-se afirmar que texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja sua extensão. É uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência." (BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília:1998, p. 23)
Nesse sentido, assinale a alterativa que apresenta uma afirmação sobre o conceito de texto e sua importância:
Alternativas:
a) O texto é a forma escrita de representar a linguagem exclusivamente formal que aparece na área científica;
b) O texto é a utilização da grafia para a construção de parágrafos que não necessitam de ordem nem sentido;
c) O texto deve ser visto como toda elaboração exclusivamente escrita de um objeto produzido na fala;
d) O texto deve ser visto como uma unidade coesa e coerente e trata-se da materialização do discurso.
2) Segundo Bakhtin (2010) as condições de produção são elementos constitutivos dos gêneros discursivos e são elas as responsáveis pela produção e significação dentro das esferas sociais nas quais esses gêneros estão inseridos.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresente as condições de produção:
Alternativas:
a) Coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, intertextualidade – citação de outros textos de forma contextualizada;
b) Locutor - quem, interlocutor – para quem, objetivo – por que, veículo - onde, esfera de circulação - onde e contexto - quando;
c) gênero discursivo – texto, conteúdo temático – tema abordado, construção composicional – forma estrutural de produção;
d) Conteúdo temático – tema abordado, coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, locutor – quem.
3) Observe a afirmação de Bakhtin:
"O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo [...]" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 261).
Essa definição apresentada por Bakhtin, refere-se aos:
Alternativas:
a) conteúdos temáticos;
b) estilos;
c) Gêneros discursivos;
d) estudos linguísticos;
4) Observe a definição de Bakhtin acerca dos gêneros discursivos:
"Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso." (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).
O que Bakhtin afirma neste trecho é que:
Alternativas:
a) Os gêneros discursivos possuem estabilidades em sua forma, mas a particularidade do produtor é individual;
b) Os gêneros discursivos não possuem regularidades, de forma que torna-se difícil agrupar estes enunciados;
c) Os gêneros discursivos possuem condições específicas de produção que são delimitadas exclusivamente pelo público;
d) Os gêneros discursivos são formas de se empregar a língua de forma a impossibilitar o reconhecimento de características quanto a sua forma.
5) Observe o texto abaixo:
"A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana e porque em cada campo dessa atividade é integral o repertório de gêneros do discurso, que cresce e se diferencia à medida que se desenvolve e se complexifica um determinado campo" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).
Conforme já dito por Bakhtin, a diversidade dos gêneros discursivos é incontável, uma vez que os gêneros transformam-se e dão origem a novos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta gêneros discursivos que evoluíram ou surgiram com a intenção de ocupar o mesmo espaço comunicativo:
Alternativas:
a) canção – poema;
b) bilhete – receita.
c) romance – conto;
d) carta – e-mail. | |
| | | larissa cruz
Mensagens : 58 Data de inscrição : 22/09/2014 Idade : 33
| Assunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Dom Abr 12, 2015 10:46 am | |
| Observe o fragmento abaixo:
"O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos. Assim, pode-se afirmar que texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja sua extensão. É uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência." (BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília:1998, p. 23)
Nesse sentido, assinale a alterativa que apresenta uma afirmação sobre o conceito de texto e sua importância:
Alternativas:
a) O texto é a forma escrita de representar a linguagem exclusivamente formal que aparece na área científica;
b) O texto é a utilização da grafia para a construção de parágrafos que não necessitam de ordem nem sentido;
c) O texto deve ser visto como toda elaboração exclusivamente escrita de um objeto produzido na fala;
d) O texto deve ser visto como uma unidade coesa e coerente e trata-se da materialização do discurso.
2) Segundo Bakhtin (2010) as condições de produção são elementos constitutivos dos gêneros discursivos e são elas as responsáveis pela produção e significação dentro das esferas sociais nas quais esses gêneros estão inseridos.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresente as condições de produção:
Alternativas:
a) Coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, intertextualidade – citação de outros textos de forma contextualizada;
b) Locutor - quem, interlocutor – para quem, objetivo – por que, veículo - onde, esfera de circulação - onde e contexto - quando;
c) gênero discursivo – texto, conteúdo temático – tema abordado, construção composicional – forma estrutural de produção;
d) Conteúdo temático – tema abordado, coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, locutor – quem.
3) Observe a afirmação de Bakhtin:
"O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo [...]" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 261).
Essa definição apresentada por Bakhtin, refere-se aos:
Alternativas:
a) conteúdos temáticos;
b) estilos;
c) Gêneros discursivos;
d) estudos linguísticos;
4) Observe a definição de Bakhtin acerca dos gêneros discursivos:
"Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso." (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).
O que Bakhtin afirma neste trecho é que:
Alternativas:
a) Os gêneros discursivos possuem estabilidades em sua forma, mas a particularidade do produtor é individual;
b) Os gêneros discursivos não possuem regularidades, de forma que torna-se difícil agrupar estes enunciados;
c) Os gêneros discursivos possuem condições específicas de produção que são delimitadas exclusivamente pelo público;
d) Os gêneros discursivos são formas de se empregar a língua de forma a impossibilitar o reconhecimento de características quanto a sua forma.
5) Observe o texto abaixo:
"A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana e porque em cada campo dessa atividade é integral o repertório de gêneros do discurso, que cresce e se diferencia à medida que se desenvolve e se complexifica um determinado campo" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).
Conforme já dito por Bakhtin, a diversidade dos gêneros discursivos é incontável, uma vez que os gêneros transformam-se e dão origem a novos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta gêneros discursivos que evoluíram ou surgiram com a intenção de ocupar o mesmo espaço comunicativo:
Alternativas:
a) canção – poema;
b) bilhete – receita.
c) romance – conto;
d) carta – e-mail. | |
| | | larissa cruz
Mensagens : 58 Data de inscrição : 22/09/2014 Idade : 33
| Assunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Dom Abr 12, 2015 10:47 am | |
| Vcs podem me ajudar preciso das respostas | |
| | | larissa cruz
Mensagens : 58 Data de inscrição : 22/09/2014 Idade : 33
| Assunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Dom Abr 12, 2015 10:53 am | |
| | |
| | | larissa cruz
Mensagens : 58 Data de inscrição : 22/09/2014 Idade : 33
| Assunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Dom Abr 12, 2015 10:57 am | |
| Considerando que as concepções de linguagem já foram vistas de diferentes formas no decorrer de seus estudos. Hoje, essencialmente, uma dessas concepções prevalece sobre as demais. Assinale a alternativa que corresponde a essa concepção.
Alternativas:
a) A linguagem como expressão do pensamento.
b) A linguagem como um meio de comunicação.
c) A linguagem como forma de interação.
d) A linguagem como expressão do discurso.
2) A língua oferece, para a comunicação social, tipos de linguagem diferenciados. Sobre elas, assinale a alternativa que apresenta os tipos e todos os exemplos correspondentes de forma correta.
Alternativas:
a) Linguagem verbal (cartas, vestimentas e conversa telefônica)
b) Linguagem não verbal (imagens, cores e comportamentos)
c) Linguagem verbal (olhares, placas de trânsito e poemas)
d) Linguagem não verbal (música, gestos e fábula)
3) Num país multifacetado como o Brasil, a variação linguística é um fenômeno que faz parte do cotidiano social. Essa variação da língua ocorre devido a diversos fatores. Assinale a alternativa que apresenta os três principais motivos:
Alternativas:
a) Regionais, socioculturais e contextuais.
b) Relacionais, regionais e escolares.
c) Socioculturais, educacionais e profissionais.
d) Estaduais, gramaticais e sociais.
4) Observe o texto a seguir:
Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,33408579,00.jpg. Acesso em: 26 fev.2015.
Levando em consideração o conceito de língua e variação, assinale a alternativa que representa a cena retratada.
Alternativas:
a) Trata-se de um caso de variação devido à faixa etária, pois os personagens apresentam idades diferentes.
b) Trata-se de um caso de linguagem verbal, pelo uso do "ha,ha,ha" e pela pontuação empregada.
c) Trata-se de um caso de preconceito linguístico, pois um personagem, ao falar, sofre deboche por parte do outro.
d) Trata-se de um caso de comunicação e não variação, pois a língua é igual em todos as regiões.
5) Leia o texto a seguir:
Disponível em: >http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/Devorar%20no%20sentido%20de%20destruir.jpg. Acesso em: 26 fev.2015.
As palavras podem ser aplicadas em eixos distintos de comunicação: denotativo e conotativo em diversas ocasiões. É importante considerar sempre o contexto e a intenção do falante. Neste sentido, considerando o texto lido, assinale a alternativa que apresenta a explicação correta sobre o uso da linguagem na propaganda
Alternativas:
a) O sentido do verbo devorar se aplica somente àquele referente ao ato de comer, pois está é a principal ação do homem na sociedade.
b) O sentido do verbo devorar está aplicado com o sentido apenas de destruição, pois o homem não pensa nas consequências de suas ações para o planeta.
c) O sentido do verbo devorar, neste caso, está ancorado na imagem de uma pessoa completamente nervosa com a situação do planeta.
d) O sentido do verbo devorar não se aplica somente àquele referente ao ato de comer, mas sim ao ato de destruir o planeta por meio da ação do próprio homem. | |
| | | larissa cruz
Mensagens : 58 Data de inscrição : 22/09/2014 Idade : 33
| Assunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Dom Abr 12, 2015 10:57 am | |
| | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM | |
| |
| | | | AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |
|