Pedagogia

Unopar
 
InícioColaborarEmail da TurmaBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe
 

 AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Ir em baixo 
AutorMensagem
ADJANE MARIA



Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/09/2013
Idade : 39
Localização : RIO VERDE

AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Empty
MensagemAssunto: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM   AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EmptySab Mar 15, 2014 9:43 am

JÁ ENVIEI E ESTA CORRETA

1) 5
2) 1 
3) 2
4) 3
5) 4
 lol! Basketball cheers 
Voltar ao Topo Ir em baixo
cida



Mensagens : 28
Data de inscrição : 07/11/2013

AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Empty
MensagemAssunto: cida tambem enviei nao deu erros   AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EmptyDom Mar 16, 2014 4:57 pm


1) 5
2) 1 
3) 2
4) 3
5) 4
 
Voltar ao Topo Ir em baixo
seh



Mensagens : 34
Data de inscrição : 17/03/2014

AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM   AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EmptySeg Mar 17, 2014 3:01 pm

Av 1 do 2° semestre??
Voltar ao Topo Ir em baixo
larissa cruz

larissa cruz

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 29

AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM   AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EmptyDom Abr 12, 2015 10:44 am

Observe o fragmento abaixo:

"O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos. Assim, pode-se afirmar que texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja sua extensão. É uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência." (BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília:1998, p. 23)

Nesse sentido, assinale a alterativa que apresenta uma afirmação sobre o conceito de texto e sua importância:

Alternativas:

a)
O texto é a forma escrita de representar a linguagem exclusivamente formal que aparece na área científica;

b)
O texto é a utilização da grafia para a construção de parágrafos que não necessitam de ordem nem sentido;

c)
O texto deve ser visto como toda elaboração exclusivamente escrita de um objeto produzido na fala;

d)
O texto deve ser visto como uma unidade coesa e coerente e trata-se da materialização do discurso.

2)
Segundo Bakhtin (2010) as condições de produção são elementos constitutivos dos gêneros discursivos e são elas as responsáveis pela produção e significação dentro das esferas sociais nas quais esses gêneros estão inseridos.

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresente as condições de produção:

Alternativas:

a)
Coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, intertextualidade – citação de outros textos de forma contextualizada;

b)
Locutor - quem, interlocutor – para quem, objetivo – por que, veículo - onde, esfera de circulação - onde e contexto - quando;

c)
gênero discursivo – texto, conteúdo temático – tema abordado, construção composicional – forma estrutural de produção;

d)
Conteúdo temático – tema abordado, coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, locutor – quem.

3)
Observe a afirmação de Bakhtin:

"O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo [...]" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 261).

Essa definição apresentada por Bakhtin, refere-se aos:

Alternativas:

a)
conteúdos temáticos;

b)
estilos;

c)
Gêneros discursivos;

d)
estudos linguísticos;

4)
Observe a definição de Bakhtin acerca dos gêneros discursivos:

"Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso." (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).

O que Bakhtin afirma neste trecho é que:

Alternativas:

a)
Os gêneros discursivos possuem estabilidades em sua forma, mas a particularidade do produtor é individual;

b)
Os gêneros discursivos não possuem regularidades, de forma que torna-se difícil agrupar estes enunciados;

c)
Os gêneros discursivos possuem condições específicas de produção que são delimitadas exclusivamente pelo público;

d)
Os gêneros discursivos são formas de se empregar a língua de forma a impossibilitar o reconhecimento de características quanto a sua forma.

5)
Observe o texto abaixo:

"A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana e porque em cada campo dessa atividade é integral o repertório de gêneros do discurso, que cresce e se diferencia à medida que se desenvolve e se complexifica um determinado campo" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).

Conforme já dito por Bakhtin, a diversidade dos gêneros discursivos é incontável, uma vez que os gêneros transformam-se e dão origem a novos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta gêneros discursivos que evoluíram ou surgiram com a intenção de ocupar o mesmo espaço comunicativo:

Alternativas:

a)
canção – poema;

b)
bilhete – receita.

c)
romance – conto;

d)
carta – e-mail.
Voltar ao Topo Ir em baixo
larissa cruz

larissa cruz

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 29

AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM   AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EmptyDom Abr 12, 2015 10:46 am

Observe o fragmento abaixo:

"O discurso, quando produzido, manifesta-se linguisticamente por meio de textos. Assim, pode-se afirmar que texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja sua extensão. É uma sequência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência." (BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília:1998, p. 23)

Nesse sentido, assinale a alterativa que apresenta uma afirmação sobre o conceito de texto e sua importância:

Alternativas:

a)
O texto é a forma escrita de representar a linguagem exclusivamente formal que aparece na área científica;

b)
O texto é a utilização da grafia para a construção de parágrafos que não necessitam de ordem nem sentido;

c)
O texto deve ser visto como toda elaboração exclusivamente escrita de um objeto produzido na fala;

d)
O texto deve ser visto como uma unidade coesa e coerente e trata-se da materialização do discurso.

2)
Segundo Bakhtin (2010) as condições de produção são elementos constitutivos dos gêneros discursivos e são elas as responsáveis pela produção e significação dentro das esferas sociais nas quais esses gêneros estão inseridos.

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresente as condições de produção:

Alternativas:

a)
Coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, intertextualidade – citação de outros textos de forma contextualizada;

b)
Locutor - quem, interlocutor – para quem, objetivo – por que, veículo - onde, esfera de circulação - onde e contexto - quando;

c)
gênero discursivo – texto, conteúdo temático – tema abordado, construção composicional – forma estrutural de produção;

d)
Conteúdo temático – tema abordado, coesão – união dos elementos, coerência – sentido temático, locutor – quem.

3)
Observe a afirmação de Bakhtin:

"O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo [...]" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 261).

Essa definição apresentada por Bakhtin, refere-se aos:

Alternativas:

a)
conteúdos temáticos;

b)
estilos;

c)
Gêneros discursivos;

d)
estudos linguísticos;

4)
Observe a definição de Bakhtin acerca dos gêneros discursivos:

"Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso." (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).

O que Bakhtin afirma neste trecho é que:

Alternativas:

a)
Os gêneros discursivos possuem estabilidades em sua forma, mas a particularidade do produtor é individual;

b)
Os gêneros discursivos não possuem regularidades, de forma que torna-se difícil agrupar estes enunciados;

c)
Os gêneros discursivos possuem condições específicas de produção que são delimitadas exclusivamente pelo público;

d)
Os gêneros discursivos são formas de se empregar a língua de forma a impossibilitar o reconhecimento de características quanto a sua forma.

5)
Observe o texto abaixo:

"A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana e porque em cada campo dessa atividade é integral o repertório de gêneros do discurso, que cresce e se diferencia à medida que se desenvolve e se complexifica um determinado campo" (BAKHTIN, M.M. Estética da criação verbal. 5ª edição – São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 262).

Conforme já dito por Bakhtin, a diversidade dos gêneros discursivos é incontável, uma vez que os gêneros transformam-se e dão origem a novos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta gêneros discursivos que evoluíram ou surgiram com a intenção de ocupar o mesmo espaço comunicativo:

Alternativas:

a)
canção – poema;

b)
bilhete – receita.

c)
romance – conto;

d)
carta – e-mail.
Voltar ao Topo Ir em baixo
larissa cruz

larissa cruz

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 29

AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM   AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EmptyDom Abr 12, 2015 10:47 am

Vcs podem me ajudar preciso das respostas Crying or Very sad
Voltar ao Topo Ir em baixo
larissa cruz

larissa cruz

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 29

AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM   AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EmptyDom Abr 12, 2015 10:53 am

Essa é a av2
Voltar ao Topo Ir em baixo
larissa cruz

larissa cruz

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 29

AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM   AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EmptyDom Abr 12, 2015 10:57 am

Considerando que as concepções de linguagem já foram vistas de diferentes formas no decorrer de seus estudos. Hoje, essencialmente, uma dessas concepções prevalece sobre as demais. Assinale a alternativa que corresponde a essa concepção.

Alternativas:

a)
A linguagem como expressão do pensamento.

b)
A linguagem como um meio de comunicação.

c)
A linguagem como forma de interação.

d)
A linguagem como expressão do discurso.

2)
A língua oferece, para a comunicação social, tipos de linguagem diferenciados. Sobre elas, assinale a alternativa que apresenta os tipos e todos os exemplos correspondentes de forma correta.



Alternativas:

a)
Linguagem verbal (cartas, vestimentas e conversa telefônica)

b)
Linguagem não verbal (imagens, cores e comportamentos)

c)
Linguagem verbal (olhares, placas de trânsito e poemas)

d)
Linguagem não verbal (música, gestos e fábula)

3)
Num país multifacetado como o Brasil, a variação linguística é um fenômeno que faz parte do cotidiano social. Essa variação da língua ocorre devido a diversos fatores. Assinale a alternativa que apresenta os três principais motivos:



Alternativas:

a)
Regionais, socioculturais e contextuais.

b)
Relacionais, regionais e escolares.

c)
Socioculturais, educacionais e profissionais.

d)
Estaduais, gramaticais e sociais.

4)
Observe o texto a seguir:



Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,33408579,00.jpg. Acesso em: 26 fev.2015.

Levando em consideração o conceito de língua e variação, assinale a alternativa que representa a cena retratada.

Alternativas:

a)
Trata-se de um caso de variação devido à faixa etária, pois os personagens apresentam idades diferentes.

b)
Trata-se de um caso de linguagem verbal, pelo uso do "ha,ha,ha" e pela pontuação empregada.

c)
Trata-se de um caso de preconceito linguístico, pois um personagem, ao falar, sofre deboche por parte do outro.

d)
Trata-se de um caso de comunicação e não variação, pois a língua é igual em todos as regiões.

5)
Leia o texto a seguir:



Disponível em: >http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/Devorar%20no%20sentido%20de%20destruir.jpg. Acesso em: 26 fev.2015.

As palavras podem ser aplicadas em eixos distintos de comunicação: denotativo e conotativo em diversas ocasiões. É importante considerar sempre o contexto e a intenção do falante. Neste sentido, considerando o texto lido, assinale a alternativa que apresenta a explicação correta sobre o uso da linguagem na propaganda



Alternativas:

a)
O sentido do verbo devorar se aplica somente àquele referente ao ato de comer, pois está é a principal ação do homem na sociedade.

b)
O sentido do verbo devorar está aplicado com o sentido apenas de destruição, pois o homem não pensa nas consequências de suas ações para o planeta.

c)
O sentido do verbo devorar, neste caso, está ancorado na imagem de uma pessoa completamente nervosa com a situação do planeta.

d)
O sentido do verbo devorar não se aplica somente àquele referente ao ato de comer, mas sim ao ato de destruir o planeta por meio da ação do próprio homem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
larissa cruz

larissa cruz

Mensagens : 58
Data de inscrição : 22/09/2014
Idade : 29

AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM   AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EmptyDom Abr 12, 2015 10:57 am

Essa é a av1
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Empty
MensagemAssunto: Re: AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM   AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM Empty

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AV1 SEGUNDO PERIODO DE DE PEDAGOGIA - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
» av 1 e 2 da prova de psicologia do segundo semestre
» Colo colocar um segundo chat no forum
» Como personalizar o meu segundo portal
» Como retirar o segundo nick em baixo do avatar?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Pedagogia :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: